Apple pode ser obrigada a abrir o NFC do Apple Pay à concorrência na Alemanha

18 Comentários

Apesar de presente nos smartphones da Apple, o NFC tem sido controlado de forma firme pela empresa. Apenas como e quando assim o entende este está acessível, por razões de segurança e para controlo do equipamento.

Isto pode estar prestes a mudar, caso uma medida seja aprovada na Alemanha. A Apple poderá Apple pode ser obrigada a abrir o NFC do Apple Pay à sua concorrência, para estar de acordo com a lei do país.

Apple Pay Alemanha concorrência NFC

NFC do iPhone poderá ser aberto à concorrência

O acesso ao NFC no iOS é algo que todos sabem estar limitado. As razões são também conhecidas, mas podem em breve ter de mudar. De acordo com uma possível decisão do governo alemão, a Apple poderá ser obrigada a abrir este componente aos concorrentes do Apple Pay.

Esta alteração foi introduzida numa lei contra a lavagem de dinheiro e quer introduzir, de forma alargada, os pagamentos digitais. Caso seja aprovada, vai obrigar a Apple da dar acesso ao seu sistema, podendo qualquer banco lançar a sua app de pagamento, sem ter de recorrer à Apple.

Se usarem o atual sistema via NFC, essas propostas podem ter outra segurança maior, tal como o Apple Pay tem hoje. Agora, e para funcionar, estes serviços são obrigados a recorrer a métodos pouco seguros. Passam pela leitura de códigos QR e outras formas mais básicas.

Apple Pay Alemanha concorrência NFC

Alemanha quer o Apple Pay aberto a todos

Claro que este não seria um acesso completamente aberto. A Apple estará autorizada a cobrar um valor pelo acesso ao NFC no iOS, mas nunca será o valor de 0,15% que atualmente cobrar pelos pagamentos feitos.

De notar que esta alteração à lei não refere especificamente a Apple, mas esta é a única com estas limitações. A empresa, entretanto já reagiu a esta possível novidade. Está surpresa com a chegada desta possível alteração e teme pela segurança e proteção dos dados financeiros dos utilizadores.

Esta parece não ser também a única ação a decorrer. Em breve a União Europeia poderá considerar uma investigação ao Apple Pay. Esta deverá ser liderada por Margrethe Vestager. Mais uma vez estará em causa o bloqueio da concorrência a estas novidades e a estes sistemas seguros.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    A “democracia” europeia no seu melhor: controlo e penalização…

    1. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Tenho iPhone e acho um abuso da Apple. Por exemplo andante no Porto quem tem android pode usar nfc dos android. No iPhone ainda não dá porque a Apple não autorizou a usarem o nfc.

      1. Avatar de Diesel
        Diesel

        tenho que dizer que quando vejo as pessoas a usarem telemóveis em terminais andante ou com revisores dá dó! Como é que as pessoas acham que aquilo é mais cómodo do que usar o cartão? Demora muito mais tempo e dá azo a deixar cair o telemóvel dado a forma como se tem que aproximar. E no comboio pelo o que vejo é raro funcionar.

      2. Avatar de Renato Lopes
        Renato Lopes

        Não autorizou por motivos de segurança..não é uma tecnologia segura. O “Near” de NFC pode não ser assim tão “Near”

    2. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      E livre concorrência é bem vinda, se todos os players fizessem isso o consumidor seria prejudicado, viverias num sistema monopolista.

  2. Avatar de Diesel
    Diesel

    falta a parte da notícia referindo que a lei não obriga a isto caso seja demonstrado que tal acarretaria problemas de segurança

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Falta compreenderes que quem tem de se preocupar com problemas de segurança das apps é quem as desenvolve…os governos têm é de se preocupar com empresas que tentam (muitas vezes conseguem!) dominar determinados mercados ilicitamente. Imagina fazeres compras em grandes superfícies comerciais e quando quiseres pagar através de uma determinada app informarem que apenas o podes fazer através de uma app EXCLUSIVA de determinada marca de “aparelhos”! E todos sabemos que as grandes marcas são “useiras e vezeiras” na celebração desses acordos…

      1. Avatar de Diesel
        Diesel

        Não percebi essa!
        Está-se a falar da segurança de parte da infra-estrutura de sistema de pagamentos (acesso a hardware protegido), não de apps.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Ele também não percebeu 🙂

          Abc

  3. Avatar de Fixo
    Fixo

    A ver se se enquadra a coisa com a baliza:
    – Já há apps para iPhone que fazem uso do NFC do iPhone – para ler tags e assim.
    – Usar NFC associado a uma app de pagamentos é que só o a app Apple Pay.
    – Ao contrário do que diz o post, o que o projeto de lei (ainda não é lei) alemão diz não é – deixar outras apps de pagamentos usar o NFC do iPhone. É – usar o Apple Pay para outros sistemas de pagamentos, mediante um pagamento razoável.

    Isto não é nada a mesma coisa.

    1. Avatar de Diesel
      Diesel

      Não me parece fazer muito sentido essa interpretação. O Apple Pay é um sistema de pagamentos (com muitas partes envolvidas), de modo que um outro sistema de pagamentos usar o Apple Pay é tornar-se no próprio Apple Pay.
      O que a lei menciona é permitir o acesso a infra-estruturas de serviços de pagamentos

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Continua a ler sobre o tema. Depois diz-me o que é a infra-estrutura do serviço de pagamentos.
        Não me digas que é o NFC do iPhone!
        Não – é o próprio serviço Apple Pay que seria usado por outros sistema de pagamentos – mediante uma remuneração razoável (senão para que era a remuneração?)
        Não, não querem usar o NFC em apps dos bancos alemães. Querem que os bancos alemães, mediante um pagamento módico, possam ser uma opção no pagamento com Apple Pay.
        O que a Apple precisa de demonstrar é que isso tornava o Apple Pay inseguro (o que talvez não seja verdade).
        E por certo com o Google Pay vai ser o mesmo.

        1. Avatar de Diesel
          Diesel

          Pensa lá bem!
          O Apple Pay é o sistema de pagamentos – não um serviço – engloba várias entidades diferentes para criar esse sistema, com custos entre elas. Uma outra entidade querer usar o Apple Pay não estaria a criar um novo sistema de pagamentos, e não seria diferente do que já acontece – os bancos já podem disponibilizar pagamentos com o Apple Pay por acordo com a Apple.
          A lei não é específica para a Apple, a questão de compensação aplicar-se-á a muitas coisas diferentes. No caso da Apple poderia muito bem aplicar-se à parte de transmissão, autenticação e segurança dos dados de pagamento quando é criado um novo cartão no iPhone – está bem descrito que a Apple é um intermediário nesta fase.
          Já li o suficiente sobre esta lei.
          https://www.finanz-szene.de/digital-banking/was-haben-unsere-banken-vom-lobby-sieg-ueber-apple-pay/

          1. Avatar de Fixo
            Fixo

            Pensa lá bem.
            Estamos a falar do acesso ao chip NFC do iPhone para permiti pagamentos contactless até 20€ de apps de bancos instalados no iPhone?
            Ou estamos a falar em usar o sistema e a segurança do Apple Pay?
            Não me vais dizer que o que se pretende é que a Apple crie múltiplos sistema independente, iguais ao Apple Pay, um para a app de cada banco?

          2. Avatar de Diesel
            Diesel

            :S a lei não pretende nada da Apple. A lei é generalista e fala em ser dado acesso a infra-estruturas. Não específica quais são ou como a questão é resolvida.
            Volto a repetir algo a que não respondes, usar o sistema de pagamentos Apple Pay, como tens enunciado, implica não ter um novo sistema de pagamentos. Se queres um novo sistema de pagamentos no iPhone implica a Apple disponibilizar acesso a tecnologia, quer seja o sistema de criação de cartões, quer seja o NFC ou o “secure element”. Qualquer uma destas coisas implica modificações na implementação da Apple.

          3. Avatar de Fixo
            Fixo

            A lei (que ainda não é lei) não pretende nada da Apple … são interpretações jornalísticas 😉
            “usar o sistema de pagamentos Apple Pay, como tens [eu] enunciado, implica não ter um novo sistema de pagamentos.” Não é o mesmo.
            Atualmente os bancos aderem ao Apple Pay, nas condições da Apple, como mais um banco, de que nem se houve falar, que serve para debitar as operações. A Apple lançou um cartão de crédito com base no Apple Pay e dos bancos nem se houve falar.
            Como podes ler na primeira linha do link que puseste: “Neste sistema o Apple Pay ganhou e os bancos perderam”.

            No sistema que os jornalistas adivinham ser o propósito da pré-lei, os bancos estariam a par do Apple Pay – e por certo não é para ter pagamentos contactless de 20€ graças ao acesso ao chip NFC do iPhone.

          4. Avatar de Diesel
            Diesel

            Continuas sem dizer como é que não é o mesmo sistema de pagamentos! Se dizes usar o Apple Pay, então não criam outro!
            O Apple Pay é falado da mesma forma que a VISA ou MasterCard, são formas pagamento possíveis com diferentes bancos, sendo que são os bancos que criam os cartões para os clientes.

            “No sistema que os jornalistas adivinham ser o propósito da pré-lei”, dão como altamente provável que o objectivo dos bancos é a abertura do NFC do iPhone, tal como é repetido no link da primeira linha com o título de “Apple Pay ganhou e os bancos perderam”
            O Apple Pay não está limitado a pagamentos de 20 euros – isso é apenas o limite numa loja a partir do qual requer que a pessoa dê o PIN

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Fixo, faz todo o sentido o que disseste. Não percebo de onde vem esta confusão para aqui gerada.