Uma nova vitória! Huawei vai garantir mais 6 meses de atualizações para os smartphones

9 Comentários

A confusão que o bloqueio dos EUA à Huawei veio trazer está longe de estar resolvido. Apesar de conseguir suplantar de forma rápida esta situação nos mercados globais, a empresa chinesa tem ainda algumas limitações.

Para resolver as dependências dos EUA têm sido atribuídas licenças temporárias, ainda que limitadas. Esta está prestes a terminar e tudo aponta para uma nova vitória da Huawei. Uma nova licença será emitida e dá à Huawei mais 6 meses de atualizações para os seus equipamentos.

Huawei atualizações smartphones EUA licença

Os EUA precisam da tecnologia da Huawei

A proibição aplicada às empresas dos EUA de fazerem negócios com a Huawei tem saído inegavelmente cara a estas. Há uma natural dependência de muitas empresas do ecossistema já implementado e isso obriga a que existam licenças temporárias.

Claro que estas têm sido renovadas, mesmo com indicações que de podem ser bloqueadas e que são as últimas. Isso tem preocupado muitos utilizadores, porque o acesso às atualizações do Android podem estar em jogo.

Huawei atualizações smartphones EUA licença

Uma nova licença de 6 meses está a chegar

Tudo aponta agora que este problema poderá ser novamente ultrapassado. O departamento de comércio dos EUA deverá renovar na próxima 3ª feira esta licença por mais 6 meses. Esta deverá ser emitida para garantir aos operadores mais pequenos que continuem a funcionar.

Isso garante de imediato o acesso às mais recentes atualizações do Android para todos os equipamentos da marca. É a garantia de que toda a segurança do Android continua a ser mantida e que os equipamentos estão protegidos.

Huawei atualizações smartphones EUA licença

Só estão garantidas as atualizações dos smartphones

O que ainda não está contudo garantido é o acesso ao Android para os novos equipamentos da Huawei. A marca tem o Mate 30 pronto a ser lançado, necessitando apenas de ter acesso aos serviços da Google. A marca deverá decidir em breve se aguarda ou se avança com o seu sistema próprio.

Esta é uma situação que parece estar ainda longe de estar resolvida. A decisão dos EUA continua a prejudicar as suas empresas e os utilizadores do Android. Provavelmente será simples de resolver com o abrir posteriormente das condições desta licença.

Android 10 começa a chegar aos modelos Huawei P30 na Europa

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo L
    Paulo L

    Também não devem de precisar muito mais.
    Não tarda tem o seu OS e deixam de precisar do Android, nessa altura os Américas vão fazer de tudo para tentar bloquear o acesso ao novo OS e os chineses vão fazer um dedo das caldas.
    Quanto ao resto do mundo fica na mesma com um telemóvel funcional e com alguns anos, talvez até com um software bem superior ao Android. Infelizmente vindo de um regime que vai fazer a NSA parecer um bando de anjinhos.

    Obrigado Sr. Trump, o mundo agradece (…ou não)

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Também acho, mas pode ser direita mas tem subido muito em tec, cofres cheios de ouro, ora pode ser direita mas o resto do mundo chora por não terem as ideias deles…

    2. Avatar de Mico
      Mico

      Muito medo tem a graboid de perder dados…

  2. Avatar de Fixo
    Fixo

    Post:
    “Huawei vai garantir mais 6 meses de atualizações para os smartphones”. “Uma nova licença de 6 meses está a chegar”. “O que ainda não está contudo garantido é o acesso ao Android para os novos equipamentos da Huawei.”
    Não vejo alteração nenhuma.

    O que tem interesse perceber é que o Android certificado, o que tem os serviços Google (Google Mobile Services, que inclui o Google Play) é uma marca comercial (trademark) de uma empresa dos EUA (a Google).
    A Huawei está proibida de usar a marca comercial Android.
    Por isso diz que o mate 30 tem SO EMUI10 (baseado no código do Android 10) mas vem sem os serviços Google.

    O pessoal diz que a Huawei: “Não tarda tem o seu SO e deixam de precisar do Android”. Do que se está a falar é — dos serviços Google – os tais que permitem usar a trademark Android que pertence à Google (ou seja, o Android certificado).

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Sabes o que digo? (abuso de posição dominante) isso é a google, deviam levar mais multas e vão levar..

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Pois, mas quando se fala em atualizações do Android que os fabricantes não lançam – o pessoal quer é maior controlo da Google sobre o Android e mais exigências para certificar versões personalizadas pelos fabricantes.

        O que a Google certamente não estava à espera é que, por causa da proibição de a Huawei usar marcas comerciais de empresa dos EUA – a Huawei ia lançar smartphones Android sem serviços Google. Deve ser um bom prejuízo em receitas de anúncios e comissões no Google Play.
        P.S. Dado que os post por aqui têm tendência a dizer que a Huawei vai de vitória em vitória e que a coisa está por pouco para se resolver – penso que não está e que é preciso pensar duas vezes antes de comprar um Huawei sem serviços Google.
        “Ah, mas podem-se instalar por fora …” Creio que não vai resolver a questão de falta de autenticação para o acesso às apps do Google Play.
        Não é a mesma situação dos Xiaomi com ROM chinesa que vinha sem serviços Google, que se instalavam e ficava-se com acesso ao Google Play.

  3. Avatar de Diogo Costa
    Diogo Costa

    A Huawei já deixou claro por várias vezes que não tem uma alternativa para o seu próprio OS e nem precisa. O sistema Android é open source e é assim que a huawei comercializa os seus smartphones no mercado interno a China. O problema como já referido é a licença para utilizar os serviços da Google esses sim são pertences de uma marca sediada nos EUA. Sem os serviços da Google a Huawei vê limitada a venda no Ocidente. Ainda assim este ano a Huawei voltou a crescer na venda de dispositivos e sem dúvida de não fosse todo este embuste por parte da administração tRump este ano a Huawei seria a maior vendedora de smartphones do Mundo.

  4. Avatar de Joaquim Silva
    Joaquim Silva

    Mandar notícias para a net é muito fácil essa huawe devia era ter vergonha e atualizar os dispositivos lançados em 2017 pois eu comprei um tablet em junho de 2018 e até agora não recebi nenhuma atualização nem de software nem de segurança (ainda tem garantia até junho de 2019) tinha 3 smartphones cá em casa e já os troquei por outra marca e o tablet vai agora pelo natal Huawei nem oferecidos os quero.. Não digo que não tenham qualidade mas só isso não chega…