Apple lança actualização para falha grave do Mac OSX

20 Comentários

A chegada de mais uma versão do iOS, na semana passada, veio corrigir uma falha de segurança grave que tinha sido descoberta no ecossistema da Apple.

Se muitos achavam que se limitava ao iOS, a chegada de mais uma actualização do Mac OS X veio mostrar que o seu impacto é muito maior e chega também aos computadores da Apple.

Mac OSX

Foi de forma muito discreta que a Apple disponibilizou recentemente duas actualizações para o OSX, que vêm corrigir uma falha de segurança grave, recentemente descoberta.

Estas actualizações tratam deste problema no OSX El Capitan e Yosemite e também no próprio browser da Apple, o Safari. A Apple recomenda a todos os utilizadores que as instalem de imediato, para que fiquem protegidos contra o Pegasus, um software que explora estas falhas.

Tal como no iOS, após receber um simples link, os utilizadores são encaminhados para um site que rapidamente, e sem qualquer intervenção do utilizador, consegue instalar malware que passa a controlar as máquinas, tendo acesso a toda a informação dos utilizadores.

Mac OSX

O que é o Pegasus

O Pegasus foi descoberto depois do activista de direitos humanos Ahmed Mansoor ter recebido uma mensagem estranha no seu iPhone. Depressa a encaminhou para ser avaliada por várias empresas de segurança, que chegaram à conclusão que era uma tentativa de controlar o seu smartphone.

Do que foi possível entender, o Pegasus é um software desenvolvido pela empresa israelita NSO Group, especializada em criar aplicações para controlar e aceder remotamente a dispositivos, vendendo as suas aplicações a governos.

A Apple recomenda a todos os utilizadores que façam a actualização dos seus sistemas para que fiquem protegidos contra o Pegasus e as suas capacidades. Estas actualizações encontram-se disponíveis na zona de actualizações da App Store.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Trend
      Trend

      mais uma comentária?

      1. Avatar de Just a guy
        Just a guy

        *comentário, pelo menos aprende a escrever já que a originalidade não é o teu forte

        1. Avatar de Trend
          Trend

          aprende a ler nas entrelinhas antes de achar que a outra pessoa não sabe escrever…

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        “falha grave do [supostamente impenetrável] MAC OSX”

        1. Avatar de Trend
          Trend

          O [supostamente impenetrável] é suposto serem palavras da Apple ou da tua veia literária?
          Já deste uma olhadela para a quantidade de correcções que são periodicamente lançadas em todos os sistemas? Achas que são por incompetência ou o desenrolar natural da evolução das medidas de segurança?

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    … UI!!! que mais nenhuma tem falhas!!! UFFFAAAA que paciência para estes anti-applistas!!!! enfim!!!!!

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Quem supostamente não tinha falhas era o MAC OS, não os outros; aposto que eras um dos que apregoa(va) isso mesmo.

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    … pois!!!!! ——–> ÚLTIMA HORA: Samsung suspende venda dos Galaxy Note 7

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Olha a azia 😛
      Viva ao tuga, não preciso ser feliz, desde que os outros sejam ainda mais infelizes LOLOL

    2. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Ainda bem que não tenho Samsung, o meu Z2 continua uma máquina

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Que SO é esse tal de Galaxy Note 7??
      Ah, espera, não tem nada a ver com o artigo, foi só para desviar atenções. A Samsung fez aquilo que a Apple devia fazer com as suas “diseases”, mas não faz… O teu iphone maroto também já começou a apresentar “sombras de gray”? 😀

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        A Samsung não fez mais do que a obrigação dela! Ao contrário dos ”disseses” da Apple os Notes 7 estão na garantia! Ao contrário da Apple foi no mês de lançamento não foi passado 3 anos! Se fosse como no caso da Apple a Samsung fazia como a Apple e olhava para o lado e continuava a vender engenhos explosivos ! 🙂

  3. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    Estás à espera do quê? Quando se pensa que tem o melhor do mundo e o resto não presta é óbvio que é uma satisfação ver constantemente noticias de falhas. Pessoalmente para mim é igual se são eles, ou o Android, ou o Windows, etc. , pois todos os sistemas dependem de quem o usa e eu não acredito que todos eles consigam criar um sistema perfeito, vai sempre haver um hacker que é mais inteligente e vai descobrir as falhas.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Xprotect trata desta falha.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Então não te dês ao trabalho de fazer o update de correção da falha grave que manteve os Macs e o seu Xprotect expostos até agora.

    1. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      Isso é que era bom para a Samsung…

  4. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Já fiz a actualização no meu hackintosh e correu tudo bem 😉

  5. Avatar de fritzenzix
    fritzenzix

    Ao menos sempre que há uma falha no OSX é noticia…