Calendar 2: Apple teve na sua loja app que minerava criptomoeda

19 Comentários

O fenómeno das criptomoedas invadiu o nosso dia a dia e cada vez mais esta é uma forma de ganhar dinheiro, direta ou indiretamente. Além de todo o processo que pode ser feito, para as gerar, existem também formas discretas de o fazer, muitas vezes sem os utilizadores darem por isso.

Não sendo muito normal, existem já apps que estão a minerar criptomoedas para os seus criadores. Foi precisamente isso que aconteceu com o Calendar 2, mas com a diferença que um bug colocava esta app constantemente a minerar.

Apple criptomoeda

Por agora a mineração de criptomoedas dentro das apps estava associada apenas ao universo Android e muitas vezes de forma encapotada para os utilizadores. Menos lógico é isso ter acontecido na App Store, onde a app Calendar 2 esteve disponível com este código.

O criador do Calendar 2 resolveu colocar uma forma de mineração de Monero como forma de pagamento para a utilização da sua app a todos os que não quisessem pagar diretamente pela sua utilização.

Apple criptomoeda

A forma de compensar o Calendar 2 por quem não quer pagar

Esta intenção e a sua utilização estava declarada na interface da app, na secção de pagamento, onde era descrito que a máquina dos utilizadores iria ser usada para fazer mineração de criptomoeda, mas de forma não intrusiva.

O problema surgiu quando muitos utilizadores começaram a notar um comportamento anormal nesta app, com a mineração a ser constante e a elevar o processador a níveis de utilização máximo, muitas vezes sem recursos para a realização de outras tarefas.

Apple criptomoeda

Os problemas que afetaram o Calendar 2

Gregory Magarshak, o fundador da Qbix, empresa que criou o Calendar 2, revelou que o lançamento desta versão da app acabou por ser vítima de 2 bugs graves e que inviabilizavam a utilização da própria aplicação.

A primeira provocava a utilização do minerador de forma infinita, sem qualquer controlo da aplicação e do próprio utilizador. Este não era suposto ser o comportamento esperado, sendo apenas usado para minerar durante alguns períodos de tempo.

O segundo bug provocava a utilização elevada dos recursos das máquinas, de forma indiscriminada. Os programadores tinham planeado usar não mais de 10 a 20% dos recursos dos Macs, dependendo deste estar ou não ligado à energia.

O problema do Calendar 2 foi resolvido

A Qbix anunciou, entretanto, que iria resolver o problema com a maior brevidade possível, removendo de forma completa o minerador que estava dentro da sua aplicação, até porque este não lhes apresentava quaisquer garantias por não ser de código aberto.

De qualquer forma, e sem que se saiba se foi uma decisão da Qbix ou da Apple, o Calendar 2 acabou por ser removido da App Store, não estando agora disponível para os utilizadores.

A posição da Apple?

Apesar de a Apple não ter uma posição definida sobre a presença destes mineradores de criptomoeda nas apps que estão na App Store, o mais lógico e provável é que seja contra estas formas de monetização, até porque escapam ao controlo da empresa. De qualquer modo este deveria ter sido detetado no processo de avaliação da nova versão da app, algo que aparentemente não foi feito.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EC
    EC

    “não há almoços gratis”

  2. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Nenhum sistema é 100% seguro.
    O maior erro que pode existir é pensar que estamos seguros.
    A Apple é a que dá a falsa sensação de segurança, levam os seus utilizadores a pensar que estão 100% seguros mas não passa de marketing… E ainda digo mais, quantas mais apps não devem estar infetadas?

  3. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Mais uma “facadinha no matrimónio”, Hélder…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não é facadinha nenhuma, se lesses o artigo, vias que a App informava aos utilizadores do que estava a fazer.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E ses soubesses alguma coisa do assunto, sabias que não estava de acordo com a secção 2.4.2 da App Store Review Guidelines.
        Tanto foi que a Apple mal soube disso retirou a App da store.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          A Apple não retirou da AppStore.

          O programador, por consciência, modificou a App.

          E não está em desacordo com a 2.4.2.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            A Apple retirou a App e sim está em desacordo com 2.4.2.
            É a própria empresa a afirmar.

            https://twitter.com/QbixApps/status/973672192406900736

          2. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            És um “marido” tolerante (aka “manso”), é assim mesmo. Pelos vistos não foi “por consciência”, só aldrabas.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          adoro o pormenor “por consciência”. Sim claro todas as empresas fazem as coisas “por consciência”.
          No conselho de administração das empresas está sempre alguém do “departamento consciência” par ajudar as decisões

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Em todas não, só nas que trabalham para/com a Apple 😉

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            sabes que para uma pessoa defender sua religiao vale de tudo

  4. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Com um botão a avisar disso mesmo, queria usufruir, o retorno está lá explicito e em bom inglês.
    A novidade apenas a forma indiscriminada que usava os recursos, de resto, estava lá.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Estava lá uma coisa e na prática fez outra completamente abusiva.

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    Mais uma facada no “credivel e eficaz” sistema de aprovação de apps da apple…

  6. Avatar de Tx2
    Tx2

    “We review all apps submitted to the App Store in an effort to determine whether they are reliable, perform as expected, and are free of offensive material”
    A aplicação funcionava como esperado, pelo menos para os developers 🙂

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    A App foi removida pela Apple e nao pelo developer.
    Esta App estava a violar a secção 2.4.2 da App Store Guideline:

    “2.4.2 Design your app to use power efficiently. Apps should not rapidly drain battery, generate excessive heat, or put unnecessary strain on device resources.”

  8. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    … and they are the best, of the best, of the best… LOL

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Acho estas notícias muito sensionalistas!!! Há milhares de app pejadas de ads bem piores! Como já disseram, não há almoços grátis! Acedito que a mineração, com regras bem claras, pode ser uma ótima alternativa para apps e sites, nomeadamente de jornalismo!

  10. Avatar de Jorgedasbolas
    Jorgedasbolas

    Minerava? Isto é uma palavra?