Chegou o novo Raspberry Pi Modelo 3B+ por $35

30 Comentários

Foi em 2014 que a Fundação Raspberry Pi revelou que estava a trabalhar no sucessor do Raspberry Pi modelo B. Hoje a Fundação anunciou que já está à venda este novo modelo e que custará $35.

Conheçam todas as especificações do novo Raspberry Pi Modelo 3B+.


Depois de alguns anos sem nenhuma novidade, eis que chegou o Raspberry Pi Modelo 3B+. Esta nova versão do Raspberry Pi usa o mesmo CPU do modelo 3 (mas a velocidade passou de 1.2Ghz para 1.4Ghz), vem com 1GB de RAM (tal como o 3B) e corre os mesmos sistemas operativos.

As melhorias deste modelo centram-se também na eficiência energética.

Resumo das novidades

  • CPU Cortex-A53 ARM de 64 bits com 4 núcleos a 1.4GHz 
  • Wireless 802.11ac e Bluetooth 4.2
  • Faster Ethernet (Gigabit Ethernet over USB 2.0)
  • Suporte para Power-over-Ethernet (com PoE HAT)
  • Melhorias ao nível do protocolo PXE e booting via
  • Melhorias ao nível da eficiência energética

Conheça melhor o novo Raspberry Pi Modelo 3B+

Este novo equipamento traz um conjunto de especificações bastante interessante. É o primeiro Raspberry Pi a trazer suporte para boot via PXE e também o primeiro com Dual-band 802.11ac que permite que este equipamento se ligue a redes que funcionam nos 2,4Ghz e 5Ghz. Segundo a Fundação, ao nível da energia para este equipamento é fundamental que se tenha um carregador de 2.5A (de boa qualidade).

Em breve o Pplware lançará o seu novo KIT com esta nova versão. Estejam atentos.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Araújo
    Tiago Araújo

    Umas correcções:
    A velocidade do processador aumentou de 1.2 para 1.4GHz
    Manteve a mesma RAM que o modelo 3B (1Gb e não 512Mb como diz no artigo)
    Bluetooth mudar de 4.1 para 4.2 (mais eficience)
    Wireless mudou de 2.4GHz 802.11n para 2.4GHz/5GHz 802.11b/g/n/ac
    LAN mudou de 10/100 Para Gigabit apesar de que, uma vez que funciona por USB2.0 está limitada a 300Mbps.
    Melhoraram a eficiencia e o alcance das antenas wireless

    Uma questão que coloco é, será que é compatível com as caixas do modelo 3B?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      É compatível com a maioria das caixas do 3B.

    2. Avatar de Bob
      Bob

      A caixa foi só arranjar um modelo bom, e impresso em 3D, fica muito barato 🙂

  2. Avatar de Celso
    Celso

    Já precisava era de uma porta sata!

    1. Avatar de David
      David

      Podes sempre comprar um adaptador USB -> SATA?

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Sim, mas preferia andar sem adaptadores. Mas para quem quiser, o banana pi tem porta sata.

  3. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    A avaliar pelo site https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-3-model-b-plus/ e pelos PDF https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/schematics/rpi-3bplus_reduced_schematic.pdf
    https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/mechanical/rpi-3bplus_mechanical.pdf o novo raspberry não tem mais duas portas USB, pelo menus externas, em relação ao 3B e tambem não tem mais pinos GPIO já que o conector continua a ser de 40 pinos. Tem 4 novos pinos para o PoE mas localizados perto das portas USB. O Layout é igual ao do 3B.

  4. Avatar de bom senso
    bom senso

    e pá 1gb de ram, por favor, já era altura de terem evoluído e metido pelo menos 4gb de ram para dar mais margem de manobra….

    1. Avatar de carlos
      carlos

      nunca tive problemas com falta de memoria nos vários projectos que tenho feito

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      A RAM não é o problema, a única pega actual é o CPU e o IO limitado.

      1. Avatar de bom senso
        bom senso

        carlos nunca tiveste falta de memoria nos projectos, mas lá está porque secalhar nunca elevaste a fasquia em que 1gb de ram se torna pouco, e já muitos que usam o RP3 fizeram testes e demosntraram isso que 1gb de ram limita muito quando se quer ir mais alem, tal como já foi referido, esperava-se muito mais deste novo RP3 que basicamente pouco traz de novo face ao anterior…

        eu também sou utilizador de RP3 , estou satisfeito, mas lá está consciente da sua limitação, e ram é uma delas, dai ter dito que deveria ter apostado em aumentar a ram, assim continua-se limitado quando se eleva a fasquia em multasking…

  5. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Volto a dizer: este bicho ficava mesmo bem se tivesse 2 x rj45! Já estou a ouvir as vossas engrenagens a trabalhar com as possibilidades deste potencial 😀

  6. Avatar de Mário Lemos
    Mário Lemos

    Boa tarde, dá para ligar um disco externo de 2,5′ que não tem alimentação própria para ver filmes/ouvir música guardados no disco (é alimentado pela porta USB)? Se não, como é que pode fazer? Só se podem utilizar discos externos com alimentação própria?
    Obrigado

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Observe que você está alimentando o Raspberry Pi com uma fonte micro USB de 3A (algumas pessoas usam até menos). A potência dessa fonte seria consumida completamente pelo disco externo, assumindo que trata-se de um HD, não sobrando nada para a placa em si. Alguns modelos de SSDs tem um consumo bem menor e talvez até possam ser alimentados pela porta USB do Raspberry, mas eu não acho que seja uma boa ideia fazer experimentações desse tipo. O melhor é alimentar mesmo o SSD externamente e evitar um aquecimento adicional desnecessário nos componentes da placa.

      1. Avatar de Bruno Pinto
        Bruno Pinto

        Como posso alimentar esternamente? Desculpe a ignorancia

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Com Hubs tipo esta https://www.aliexpress.com/item/Ugreen-All-in-One-USB-HUB-High-Speed-3-Ports-USB-3-0-HUB-with-TF/32712628045.html ligas um carregador normal a ela pela entrada microusb que tem e alimentas o que quizeres.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Sim é possivel, mas não penses ligar nada mais que o HDD, pois não vais ter potencia soficiente para nada mais. Para evitar problemas energeticos sempre podes comprar hub USB com entrada para ser alimentada e ligar o que quizeres. Tens isto por exemplo: https://www.aliexpress.com/item/Ugreen-All-in-One-USB-HUB-High-Speed-3-Ports-USB-3-0-HUB-with-TF/32712628045.html

    3. Avatar de Sequeira Santos
      Sequeira Santos

      Dá para ligar sim, costumo ligar para ver filmes ou ouvir música e não noto nada de faltas ou falhas de energia.

    4. Avatar de Sequeira Santos
      Sequeira Santos

      Dá para ligar sim, costumo ligar para ver filmes ou ouvir música e não noto nada de faltas ou falhas de energia.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    A única critica que faço é a falta de USB 3.0 e isso notasse na gigabit ethernet, que não consegue passar dos 300mbps. É para algumas aplicações também dava jeito o aumento da velocidade do USB 3.0 vs 2.0.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      300 Mbit já é ser otimista… O USB 2.0 por não ser full duplex perde imensa capacidade.

  8. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Deveria ter um SoC de 10nm e 2 GB RAM, além de Porto menos um USB 3.0. Há box completas com Android com o hardware referido pelo mesmo valor, caixa, carregador e comando à distância.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      tens que me dizer qual é a box que tem soc de 10nm por menos de 60 euros….

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Isto quando apareceu o 1º modelo, o mercado não era bem para uma box com Android.
      Mas agora, consegue-se melhor hardware para esse efeito, já tudo pronto.

      Mas como solução para testar algumas coisas espeficicas, com um micro pc de baixo consumo, continua a ser muito boa. Acho que já existe muita concorrência, que talvez ultrapasse estas caracteristicas.

  9. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Acho que já que está sendo lançado um novo modelo seria interessante pelo menos incluir uma opção com 2 GB de RAM.

  10. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Uns quantos desses a minerar yenten é que é bom…

  11. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    O meu raspberry pi 3 serve-me muito bem para o uso. Não vejo necessidade de fazer upgrade

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pessoalmente, se tivesse mais ram, pensaria seriamente em mudar do RP3 que corre o plex para este, apenas mais velocidade na ethernet, wi-fi com norma AC, não uso o meu por wi-fi, não sinto necessidade de mudar, o RP3 a correr o plex sem transcondig safa-se muito bem, com um disco externo com alimentação própria, quando sair novo penso em mudar, mas neste momento, nem por isso…

  13. Avatar de Augusto Gonçalves
    Augusto Gonçalves

    Eu uso a RPi para robótica e não vejo necessidade de fazer updrages como o aumento do processador ou de memória.
    Quem tem necessidade disso há alternativas como a Rock64 ou a odroid que correm muito bem versões do android.
    Também há placas com preços muito acessíveis com memória ddr4 ( tem o dobro da velocidade da memoria dd3) que são muito boas para fazer de NAS.