Afinal a razão era outra! Apple explica porque nunca vai trazer o iMessage para o Android

38 Comentários

O iMessage é o centro dos produtos da Apple no que toca à partilha de mensagens, sendo abrangente no que toca aos dispositivos da marca. Está limitado ao seu ecossistema e por muito que seja pedido no Android, nunca chegou a ter esta versão criada e disponibilizada.

A Apple tem resistido a trazer o iMessage para o Android, sem apresentar uma razão válida. Agora tudo foi esclarecido e a criadora do iPhone apresentou finalmente uma razão pode se recusar a criar esta versão da sua app de mensagens.

Apple iMessage Android mensagens

A razão da Apple para ignorar o iMesssage no Android

A Apple tem no Android algumas apps, mas sempre focada nas suas necessidades. Essa escolha tem deixado de fora o iMessage, que mesmo com muitos pedidos não parece vir a ser uma realidade em breve no sistema da Google.

Agora, e numa entrevista que Craig Federighi da Apple deu ao The Wall Street Journal, num evento que decorre agora, foi finalmente esclarecida a razão para esta opção da Apple face ao Android. Do que afirmou, e caso esta versão existisse, teria sido um esforço “descartável” que teria “impedido [a Apple] de inovar”. Eis a declaração completa.

Se vamos entrar num mercado e seguir o caminho da construção de uma app, temos de estar nele de uma maneira que faça a diferença. Isso significaria que teríamos muitos clientes a quem poderíamos entregar ótimas experiências. Isso tem um custo real. E, o meu medo era que não estivéssemos em posição de fazer isso.

Então, se nós apenas lançássemos uma app que realmente não obtivesse massa crítica em outras plataformas, o que ela teria conseguido é que nos impediria de inovar em todas as maneiras que queríamos inovar em mensagens para nossos clientes, e realmente não ter realizado muito de qualquer outra forma.

E assim, acabamos por sentir que deve fazer a, escolha onde pode fazer a diferença. Escolha onde vai investir e faça isso onde você faz a diferença e por isso essa opção parecia descartável e que não serviria ao mundo honestamente.

Isto reforça o estatuto que o iMessage tem no universo Apple e como isto funciona para cativar os utilizadores a ficar nos sistemas da gigante de Cupertino. Nos casos onde não está presente, tem causado problemas por não ter uma integração.

Uma separação clara no tipo de mensagens

Curiosamente, esta nova justificação fica muito longe de outra que surgiu há alguns anos e de forma interna à Apple. Numa troca de emails ficou claro que esta versão iria remover um bloqueio para os pais oferecerem um smartphone Android aos seus filhos.

Com a Google a apostar em divulgar e massificar RCs, a Apple está a manter-se fiel à sua solução e em mantê-la como um exclusivo. Desta forma impede a fuga de utilizadores para o Android, enquanto tenta puxar a si novos utilizadores para conseguirem comunicar dentro desta rede.

Ter o RCS da Google no iMessage da Apple? É mais fácil comprar um iPhone, diz Tim Cook

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dark
    Dark

    Não me convencem. Resposta muito da década passada. Lá saberão.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      A Apple está neste momento em polvorosa para dar uma resposta deste século e, dessa forma, conseguir convencer-te.

    2. Avatar de Oh
      Oh

      É uma comédia esta empresa.
      Engraçado com este argumento é idêntico ao do sideloading no ios.

  2. Avatar de guedes
    guedes

    Dá para fazer chamadas telefónicas de iphone para android ? Ou só funciona entre iphones ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes fazer chamadas por FaceTime com e sem vídeo.

    2. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Tens messenger, whatsapp e claro ligas para o número da pessoa

    3. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Acho que estava a ser irónico 🙂

  3. Avatar de someone
    someone

    Cheira-me a síndrome de preguiça aguda para investir nesse Use Case…combinado com síndrome forretice aguda €€…

  4. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Até parece que quem tem android precisa dessa porcaria para alguma coisa…

      1. Avatar de carlos silva
        carlos silva

        cuidado com esse comentario. nao deves temer pela vida… os fanboys estao em “polvorosa” 🙁

    1. Avatar de k
      k

      Nem android nem ios, a ser sincero. Whatsapps e afins também existem para ios. Aqui ganha quem tem o melhor produto que consegue ser mais popular – app no telemóvel, app no pcs, site sem precisar de mais nada adicional, etc. Diga-se o que se disser do whatsapp, mas os gajos estão em todo lado e são a definição de “it just works”. Funciona bem, é instantâneo, está associado a um número de telefone, é fácil de instalar e toda a gente tem. A apple pode ficar com o iMessage, o resto do mundo, incluindo o deles, já está servido.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    De que forma o IMessage bloqueia os utilizadores ao IPhone?

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      O ícone verde é uma estratégia de marketing muito bem feita. Os jovens acabam por trocar mais comunicação com os “detentores” do ícone azul do que o verde, fazendo com que o os “detentores” do ícone verde queiram passar para azul, ou seja, cravar aos pais um iPhone…

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Pois, sim…em Portugal não sei se funciona dessa forma, porque rapidamente o “puto” vê que não dá pra instalar o Fortnight…não da pra instalar o YouTube Vanced não da pra instalar o Spotify modificado e assim já não presta

  6. Avatar de Almenlnm
    Almenlnm

    a apple está apenas a proteger o seu negócio, o seu ecossistema fechado. é cool ser apple

  7. Avatar de Jji
    Jji

    Mas na Europa isso nem é assunto. O whatsapp e o messenger e o que toda a gente usa logo com iphone ou android a app de comunicacao e a mesma.

  8. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Eu sei que sou burro…mas continuo sem perceber um boi do que o Craig Frederighi diz…
    Eu tenho iPhone e todo o ecossistema da Apple e guess what…EU USO O WHATSAPP…porque em Portugal e na maior parte dos países que falam Português…só se usa WhatsApp…portanto…eles que inventem o que quiserem…o WhatsApp continua a ser o rei! Aliás…para comunicar com a escola de condução onde tenho aulas de mota TEM de ser via WhatsApp! Aliás…há muitos serviços a nível de comércio que têm mesmo o número do WhatsApp…estou-me a lembrar da Renault Beira Rio que para saber se a revisão já está feita, é via WhatsApp…nunca iMessages

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      É só para “justificar politicamente”. Basicamente em bom americano BS.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Isto so ‘e problemas nos Estados Unidos pq la nao sabem mais.

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    O iMessage? Aquela app que ninguém utiliza nem sequer os “iPhonianos”? LOL…

    1. Avatar de Vítor M.

      As pessoas usam, mas claro que usam mais o WhatsApp, por exemplo. Aliás, tal como as mensagens no Android, as pessoas usam residualmente. Porque usam sim outros clientes de mensagens. Mas o iMessage tem as suas vantagens dentro do ecossistema. Mas não consegue (nenhum consegue) bater o WhatsApp atualmente. Portanto, o que dizes do iMessage, serve-te que nem uma luva.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Enviar fotos de 6Mb cada através do WhatsApp aaaah, não dá…o WhatsApp estupidamente comprime tudo…é tipo Facebook…Ah mas espera….o iMessages permite e não comprime….
        Tudo bem a poupança de dados é bem vinda…mas acho que o WhatsApp poderia perguntar se quero comprimir a foto antes de enviar (para poupar dados) ou enviar o original…o Microsoft Outlook para iOS, para Android e Windows/Mac faz isso há anos…

        1. Avatar de Vítor M.

          Claro, e há obviamente vantagens. Isso não há dúvidas. Mas no geral, e porque as comunicações são com várias plataformas, os utilizadores usam preferencialmente o WhatsApp.

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Que tal, o iMessages se transformar numa rede social…e estar disponível em iCloud.com e ter integrado o Pages, o Numbers e o Keynotes e o Facetime…tipo o que a Microsoft fez com o seu Outlook.com…em que num só sítio tem lá o Mail, Word, Excel, PowerPoint, Teams, Skype, OneDrive…tudo num só sítio

          2. Avatar de Vítor M.

            Hmmm a Apple já tentou há uns anos. Lembras-te do Ping de certeza https://bit.ly/3TZBtdR

            Ok, não era a altura tão fértil como agora para as redes, mas é um tiro caro para a Apple, digo eu. Mas, se há altura onde tem o maior leque de serviços para “reforçar” essa rede… é sem dúvida agora.

          3. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Vitor M. eu não conhecia o Ping da Apple…fui agora ver e não…não estou a falar dessa coisa obsoleta que estava dentro do iTunes…estava a falar de uma cena mais tipo o Microsoft Loop que agora está patente no Microsoft 365

          4. Avatar de Vítor M.

            Sim o Ping foi algo nos primórdios, nada a ver com o que referiste. Era uma ideia, mas a competição é poderosíssima. Não sei se a Apple quererá entrar nessa frente. Ferramentas não lhe fantal, como referiste!

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sabes que podes enviar fotos sem compressão pelo WhatsApp, certo?
          O mesmo pelo Telegram.

          1. Avatar de Pedro almeida
            Pedro almeida

            Como assim?!?

          2. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Podes? Como? Ah, já sei…faço upload do ficheiro para um Google Drive e mando lhe só o link

  10. Avatar de pedro almeida
    pedro almeida

    deveras interessante para esta conversa

    https://www.youtube.com/watch?v=BuaKzm7Kq9Q

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Portanto, basicamente o que o black diz nesse vídeo é que tipo, na América a malta é tão preguiçosa que nem para criarem uma conta no WhatsApp ou no Telegram o querem fazer e usam a “Default app” para mensagens! Ai ai ai…esses Trumpistas dum raio!

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Imagine-se uma empresa BILIONÁRIA, uma das mais valiosas do planeta, a não ter recursos para fazer o melhor mensageiro compatível com Android. ah ah ah

    Dia 1 de Abril (dia das mentiras, pelo menos cá em Portugal) já foi há bastante tempo.

    Podiam simplesmente admitir: queremos evitar a fuga dos nossos clientes para outras plataformas. Só isso.

    O RCS da Google é muito bonito e tal, mas precisa de dados que nem toda a gente tem, nem terá, porque não apanha sinal suficiente, porque esgotou o pacote de dados, porque nem tem dados activos no seu plano tarifário, etc. Para já o SMS/ MMS não tem alternativa verdadeira, a menos que TODOS os operadores tivessem uma forma de diferenciar o tráfego RCS do restante de tal forma que não pudesse ser burlado e TODOS aceitassem que tal funcionasse de uma forma perceptível pelos clientes, incluindo eventuais limites/ limitações. Não deve acontecer a menos que o legislador da UE obrigue a tal.