Huawei fecha loja da marca no Colombo! Telemóveis não vendem?

43 Comentários

Se há uns anos a Huawei caminhava para a ser a grande gigante tecnológica e dominar vários segmentos, atualmente já não é bem assim. A marca chinesa revela que está a enfrentar sérias dificuldades no segmento de consumo e nesse sentido, em Portugal, vai fechar a loja do Colombo.

Segundo informações da Huawei Portugal, tudo se deve à evolução dos “hábitos de compra” para o canal digital.


Huawei tomou a decisão de fechar a loja física Huawei Experience

A notícia está a ser avançada pelo canal ECO, que refere que a Huawei vai encerrar a loja da marca no Colombo pelo facto de não estar a conseguir vender telemóveis.

Segundo uma fonte informou o ECO, “A Huawei tomou a decisão de fechar a loja física Huawei Experience, gerida em parceria com a Select Smart, localizada no Centro Comercial Colombo”, indicando que  “os hábitos de compra se tornam digitais, [e nesse sentido] as marcas devem continuar a explorar e a desenvolver novos modelos de retalho e serviços premium que otimizem a experiência do cliente”.

Sabe-se, no entanto, que a marca vai manter o negócio nos canais online.

De relembrar que a loja da Huawei abriu no dia 27 de abril de 2016, criada em parceria com a The Phone House. A marca pretendia ter uma proximidade maior com os seus clientes, conseguindo dar-lhes um apoio mais direto e mais dedicado.

A dificuldade no segmento dos smartphones é um cenário conhecido, até porque em 2021 a Huawei nem sequer fazia parte do TOP 5 das marcas que mais vendem na China.

Atualização: Declaração oficial da Huawei

Para a Huawei, os clientes estão sempre em primeiro lugar. Como tal, fazemos sempre o nosso melhor para responder de forma eficiente às suas necessidades. À medida que estas necessidades evoluem e os hábitos de compra se tornam digitais, as marcas devem continuar a explorar e a desenvolver novos modelos de retalho e serviços premium que otimizem a experiência do cliente.

A Huawei tomou a decisão de fechar a loja física Huawei Experience, gerida em parceria com a Select Smart, localizada no Centro Comercial Colombo, mas continuará a vender os seus produtos inovadores de alta qualidade através da sua loja online, dos seus parceiros retalhistas e agora também no Service Center da Huawei, em Lisboa, através do qual pretende continuar também a oferecer um excelente serviço pós-venda aos seus fiéis clientes.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Estavam a espera do que? Eu antes era utilizador Huawei e de todos os Androids eram os equipamentos que gostava mais, a EMUI era bastante limpa, atualizações decentes, e terminais equilibrados e para quem gosta de foto eram perfeitos.

    Mas sem Google estou fora, tanto que o meu ultimo foi o P20 Pro e depois disso virei para Apple. Possivelmente se não fosse estas sanções por parte do USA e da Google, hoje ainda usaria Huawei.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Gspace… Simples e eficaz. Lembra-te: O governo Americano não foi eleito presidente do Mundo.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Sim Gspace ou Googlefier.. sei perfeitamente que dá para contornar e instalar serviços ou apps da Google.

        No entanto nesta fase da minha vida quero apenas algo que funcione nativo e que supra as minhas necessidades sem ter que fazer “gambiarras” como diriam os Brasileiros, já lá vai o tempo em que perdia horas a mudar ROM’s e brincar com bootloaders e fazer essas brincadeiras.

        Mesmo eu não gostando da Google, os serviços dela são superiores aos da Huawei por isso saltei fora.

        E neste momento a Apple faz tudo isso sem me chatear, só foi tirar da caixa e pronto a funcionar e é só isso que quero.

        1. Avatar de TugAzeiteiro
          TugAzeiteiro

          Tal e qual como eu… percebo-te perfeitamente e foi exatamente isso que fiz!

          1. Avatar de Ze Do Azeite
            Ze Do Azeite

            Cada vez há mais gente a aderir à apple precisamente por isso…It just works… Sem anúncios por todo o lado, queres PAGAS… e por mim é preferível pagar a estar constantemente a ser bombardeado por anúncios.

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Comprei recentemente um matpad e o Gspace nao é resposta a tudo.

        Traz uma serie de problemas, inclusive insegurança pois basicamente todas as permissões,bateria, tempos são do gspace e nao das apps finais.

        Mal consiga ter os serviços nativos via rom/root é o que farei.

    2. Avatar de Honorato
      Honorato

      O p30 /lite/pro ainda tem serviço Google

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Tendo eu o P20 como é obvio não ia comprar o P30, não troco telemóveis anualmente..

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Curiosamente e sem que esperasse a Huawei actualizou o meu P20 para o Android 11, sem ter passado pelo 10…assim mantenho o tlm mais uns tempos…

  2. Avatar de someone
    someone

    Acredito que a Samsung será a próxima…

    1. Avatar de Lanterna Vermelha
      Lanterna Vermelha

      Samsung é sul-coreana, país aliado aos EUA. Isto tudo é política, a Huawei tem uma presença muito forte no mercado empresarial de telecomunicações, o mercado doméstico é apenas um género de nicho de mercado tal como a Nokia que sobreviveu à custa do mercado empresarial

      1. Avatar de someone
        someone

        a notícia refere-se à loja…tal como o meu comentário…No colombo tens uma loja Samsung, que curiosamente também foi inaugurado pela Phone House.

        Acredito que a Samsung será a próxima, porque a maioria das pessoas compram o produto noutras lojas fisicas ou até online (porque preço…)

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          A loja da Samsung não vende só smartphones, e o retalho físico em Portugal ainda é muito forte. A Huawei simplesmente foi abaixo, e não justifica ter uma loja física aberta, se ninguém vai comprar smartphones por não terem os serviços Google.

          1. Avatar de someone
            someone

            a Samsung do Colombo é só mobile experience…é disso que estou a falar e é isso que a noticia se trata…

      2. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Sim é política e duvido que sobreviva à custa do mercado empresarial, pois era por esse nicho que as informações eram transmitidas.

        1. Avatar de Catfish
          Catfish

          Não, não é política, é economia. Imagina que compramos tudo à China e não produzes nada, ficas economicamente dependente. Fase seguinte, eles aumentam preços só porque sim e tu pagas o que eles querem.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      A Samsung é Coreana, não tem nada a ver com a China.

      1. Avatar de someone
        someone

        A notícia é sobre a loja…não a marca em si…
        A Samsung também foi inaugurada pela Phone House… acredito que a propria loja também está com quebras de vendas porque os consumidores preferem outros canais de vendas…

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Treta, é o mesmo que dizer que a Zara ou H&M estão com quebras porque os consumidores preferem outros canais. Nos EUA diria que tens razão, mas em Portugal o comércio online ainda é uma pequena percentagem. O consumidor português ainda é um consumidor muito físico, e como tal as lojas físicas continuam a vender muito bem.

          1. Avatar de someone
            someone

            Comparar moda com tecnologia não é o mesmo…
            Quantos daqui não vão comparar preços noutras lojas do mesmo produto, para verificar se não encontras mais barato? Ou vais sempre à worten dar mais 100paus só porque sim…?

  3. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Se a empresa não falir, já é uma sorte…
    Recentemente o presidente da marca, disse que o objetivo para os próximos 3 anos, era evitar a falência.

    1. Avatar de Jebus
      Jebus

      Vendo o report anual com lucros de 15biliões, diria que está longe da falência : https://www.huawei.com/en/annual-report/2021

    2. Avatar de PML
      PML

      O principal negócio da Huawei não são os telenóveis. Têm routers, switches, equipamentos de transmissão e, onde têm mais lucros, nos equipamentos de suporte às redes móveis. O mesmo se passa com a Nokia, onde os telemóveis eram uma muito pequena parte do negócio. Ambas estão muito bem de saúde.

      1. Avatar de VP
        VP

        Exactamente, a NOS por exemplo instala imensos routers Huawei nos seus clientes empresariais.

        1. Avatar de VP
          VP

          E não esquecer que têm também soluções para produção solar. Inversores, baterias.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          A Huawei só no negócio das telecomunições móveis é fortíssima. Só em ativos de rede para estações base para clientes operadores de telecomunicações é uma catrafada de negócio. Fora os sectores das redes empresariais que não as móveis e mais recentemente a energia.

          Eels não vão a lado nenhum tão cedo.. O mercado doméstico para eles é peanuts.

  4. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Excelentes equipamentos. Sou cliente e não é difícil ter outra vez os serviços Google instalados e a funcionar sem problemas. Uma simples aplicação faz tudo em segundos. Oficialmente a Huawei não pode ter os serviços, mas o telefone é meu e não da empresa (como uma certa marca) .

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Pois e empresas como a Microsoft e a Google so sabem estragar negocios. E por isso que a aposta certa nos sistemas operativos dos telemoveis seriam o linux codigo aberto. Mas claro esta isso e uma base que demora a construir e como o android chegou primeiro duvido que alguem o consiga destronar.

  6. Avatar de Pedro Vieira
    Pedro Vieira

    O terrorismo funciona na perfeição em todas as suas vertentes.
    Infelizmente sem os serviços da Google, muita gente abandonou a Huawei.
    Ainda sou fiel ao meu P20 mas, o próximo será talvez um Oppo ou Xiaomi.

  7. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    A digitalização de uma parte considerável do comércio é uma tendência que está a ser imposta, e cada vez mais evidente, pois o cliente procura um serviço de excelência e bom-gosto numa loja física assim como profissionalismo, conhecimento, educação, e bom atendimento, por parte dos funcionários, coisa que não se tem verificado nos últimos 15 anos onde a mediocridade de quem atende o cliente é enorme.

    Isto faz com que os compradores prefiram a via digital, de maneira a não terem que se chatear.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Sim Figueiredo, é verdade! No entanto é importante lembrar que que nesses espaços físicos os funcionários levam com a má educação/disposição dos clientes, salários mínimos, condições e horários precários que dificilmente alguém habilitado aceita trabalhar assim. Já os que aceitam, acaba por ser pessoal sem formação, despreparado e sem conhecimento ou especialização (por exigirem polivalência em todos os departamentos) e acabam por oferecer proporcionalmente a isso tudo o serviço medíocre que se espera. Não é nada de novo nem surpreendente…

      1. Avatar de Ze Do Azeite
        Ze Do Azeite

        Ora ai está… e é assim em todo o lado, não só nas lojas…

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exatamente. Quem aceita lá trabalhar não o faz por amor à camisola. Estão-se nas tintas se vende ou não, ganham p salário mínimo sempre.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Sim mas as lojas físicas são importantes para “ para sentir” os objetos , ver pormenores, ter uma ideia da sua dimensão ao vivo (e não estou a falar só de telemóveis obviamente).
      Por exemplo, nunca compraria um carro sem experimentá-lo, no entanto preferia realizar depois o acto de compra on-line sem passar pela conversa de vendedor dos stands de automóveis.

      1. Avatar de Ze Do Azeite
        Ze Do Azeite

        A Conversa dos vendedores nos stands automóveis muitas vezes é benéfica para quem adquire o carro. Não sou vendedor de automóveis.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Não, a conversa é benéfica para o stand/vendedor. O objetivo do vendedor é impingir um carro ao cliente, para ganhar a comissão. O mesmo com as imobiliárias. Quem está a mediar a venda de casa está-se nas tintas se a casa está boa ou má, quer é vender, der por onde der.

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Se o vendedor for honesto na conversa pode muito bem passar informacao util para o cliente. Por exemplo imaginando que alguem vai comprar um carro electrico , e o suposto cliente lhe pergunta sobre as baterias, e suposto eles saberem sobre isso e esclarecer o cliente , nao deve ser so vender.

  8. Avatar de frango assado
    frango assado

    huawei sempre teve bom hardware. esta no adn deles vai continuar a ter..ja xiaomi….cof cof….akilo é lixo em cima de lixo a nivel de sensores do pior que existem…mas no papel ficam bonitos dizer ke “tem”.
    relogios estao a frente de todos os outros androids e afins….perde so com o iwatch (por pouco, mas perde).
    comprei um tablet para o meu pai da huawei super barato 220 euros prai em promo, akilo é material muito bom e fluido. nao tem google store? nao tive problemas em instalar nada ke precisava para ele. nem me dei ao trabalho de procurar alternativas. tenho 2 ipads e os meus envelherecam bem mal a nivel de velocidade….parecem calculadoras….servem para cortar o pao quando preciso de uma base…..
    eu como lido com telemoveis no dia a dia sem bem o ke estao por dentro e iphone > pixel > huawei > samsung >>> xiaomi. nao falo na melhor camera, processador mais rapidoooooo e arredores ..o ke tem mais memoriaaaaa o ke tem mais frango assadoooo…..falo de TODAS as peças que fazem um telemovel ke sao centenas, da experiencia do user, dos updates, facilidade de utilizacao e just do it.

  9. Avatar de secalharya
    secalharya

    Huawei e Xiaomi não fazem cá falta.
    Lixo eletrónico!

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E tudo por um só parâmetro—>a total ausência dos serviços da Google nos seus dispositivos.Isto deu cabo de um gigante mundial como a Huawei neste segmento.É incrível mas é a mais pura verdade e é inegável.

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    E uma boa forma de as empresas que estao dependentes dos servicos e aplicacoes da google pensarem numa estrategia para combater isso. Gasta-se tanto dinheiro inutilmente, podem muito bem cativar programadores para desenvolver um sistema independente. E se a google dificultar o acesso a esse SO queixa na UE deve dar resultado.

  12. Avatar de Profeta
    Profeta

    Faltou acrescentar, esta ai um bom argumento para fazer queixa na UE ou a google pode prejudicar milhares de clientes europeus so porque sim ? Isso devia ser revisto a meu ver.

  13. Avatar de Angelini
    Angelini

    Acredito que sim que não vendam, mas também não me admira nada porque a loja deles está ao lado da Worten.
    E quando a loja do lado vende mais barato o produto da marca deles do que eles, então lá se vai a experiência do consumidor… e digo isso porque comprei uns freebuds 3 mais barato nessa loja worten do que na loja deles e eles só encolheram os ombros.