5 Dicas úteis para aumentar a sua performance com o iPhone

53 Comentários

Existem muitas funcionalidades que, embora a maioria possa saber da sua existência, muitos ainda desconhecem a utilidade das mesmas. São, em grande parte, pequenas alterações comportamentais do sistema ou de aplicações nativas mas que proporcionam de imediato um novo método de trabalho.

Hoje e porque vemos em concreto muitas questões colocadas tanto do Fórum como no nosso Facebook, deixamos um leque de 5 úteis dicas.


Estas 5 sugestões têm a ver com várias funções existentes no iPhone. Cada uma delas influência de forma diferente o modo de usar, por exemplo, o cliente de Mail, o Editor de imagem ou ainda o Safari. Mas já vamos a cada uma delas para vos mostrar que há muita coisa que sabiam que existia… mas que não sabiam de facto!!!

Alterar Motor de Pesquisa no Safari

O safari mobile, browser nativo no iPhone, iPad e iPod Touch, vem com um motor de pesquisa predefinido. A Apple decidiu que seria o motor da Google que estaria a servir o Safari, mas isso não quer dizer que não possa alterar essa escolha da Apple, até porque pode ter outras preferências.

Apenas estão disponíveis estes 3 motores

Par alterar o motor predefinido no Safari, vá a Definições > Safari e agora logo em cima, Motor de pesquisa altere para os possíveis, Google, Yahoo ou Bing.

Editar Fotos no iPhone

Esta é outra função que poucos utilizadores do iPhone ou iPad usam. Principalmente porque muitos desconhecem esta função. Quando tiramos fotografias no iPhone, podemos proceder a alguns ajustes, fazer algumas correcções, para que fiquem logo com mais perfeição.

Para tal, não precisamos de aplicações de terceiros para fazer algumas acções:

Começamos por escolher a imagem e clicamos no botão Editar:

Botão Editar para mostrar ferramentas de edição

Agora, verá no fundo da imagem as várias ferramentas de edição, aqui poderá fazer o seguinte:

anterior próxima

  • Rodar a imagem
  • Activar auto-realce
  • Remover olhos vermelhos
  • Recortar e restringir

Verá que estas dicas resolverão grande parte dos pequenos “defeitos” que as suas fotos possam apresentar.

Retirar Mensagens SMS do Ecrã Bloqueado

Muitas mensagens que recebemos devem ser lidas só por nós. Até porque são, em grande parte das vezes, do foro familiar, profissional ou social e não queremos partilhar com o mundo. O que normalmente acontece é que, com o actual sistema de notificações do IOS 6, as mensagens de texto aparecem (ou podem aparecer) mesmo com o ecrã bloqueado o que tornará a mensagem exposta ao mundo, se o iphone estiver visível.

Manter privadas as mensagens

Se a ideia for apenas avisar mas não mostrar, temos de remover da área de notificações essa função. Vamos seguir os passos.

Vamos a Definições:

Ícone Definições

Agora clicamos em Notificações:

Nas Notificações está o ponto onde queremos chegar

De seguida descemos até encontrar o separador Mensagens:

Separador Mensagens alterar um simples factor

Agora dentro do separador Mensagens vamos procurar a opção Mostrar pré-visualização:

Esta é a função que faz toda a diferença

Agora poderá reparar que as mensagens chegarão da mesma forma com o ecrã bloqueado, para que saiba que recebeu uma mensagem, mas agora apenas sabe que recebeu e não vê o seu conteúdo. Nem o utilizador nem quem está à volta, quando o ecrã está exposto.

Sejam iMessages ou SMS apenas aparece a notificação

Agora apenas será notificado que recebeu um SMS ou uma iMessage, mas a mensagem deixará de ser mostrada, o que lhe dá alguma privacidade.

Activar Bcc para controlar respostas aos mails

Quando recebemos mails e a nós, cá no pplware.com, acontece com frequência, discutimos assuntos por mails, sempre em resposta ao primeiro email que gerou a discussão. Então vamos ver um grupo, com todas as respostas dos intervenientes mas não vemos as nossas respostas, apenas as vemos quando estão no “corpo” do que vai sendo respondido, mas era importante termos a nossa resposta também presente nesse grupo de troca de emails.

Para contornar essa eventual dificuldade a Apple implementou uma função de recurso, que não é mais que enviamos para nós mesmos uma cópia do nosso email. Para tal vamos activar o BCC, função que, nativamente, vem desactivada.

Vamos a Definições e depois a Mail, Contactos e Calendário:

Entrar no grupo Mail, Contactos e Calendário e activar o Bcc

Agora vamos descer e procurar a opção Bcc sempre para mim:

Bcc activo, agora receberá sempre uma cópia

Com o Bcc para mim activo, sempre que enviar um mail receberá uma cópia para si, dessa forma poderá sempre ter a percepção de quando enviou, pois a sua mensagem ficará encadeada com os restantes emails.

Ocultar o seu número de telefone no iPhone

Não é que actualmente seja algo que as pessoas suportem, até porque cada vez mais, quem liga de forma anónima, começa a ser rejeitada. Pelo menos é o que já vejo a acontecer com frequência. Mas se por algum motivo quiser ou precisar de ocultar o seu número de telefone quando vai fazer uma chamada, até porque haverá um ou outro motivo que justifica, vamos deixar aqui os simples passos. Muita gente sabe como fazer isto… mas garanto-vos que muita mais desconhece!!!

Vamos lá então a Definições e procuramos o a opção Telefone:

Opção Telefone, dentro das Definições

Agora no grupo Chamadas clique na opção Mostrar o meu número:

Será aberta a opção que altera o estado desta função

Agora desligue esta opção que, por predefinição, vem activa. E já está.

Slide desligado, o número não será apresentado.

Este será o aspecto com que, do outro lado, de quem recebe a sua chamada, verá a sua chamada a chegar:

Número bloqueado pelo emissor

Estas são apenas algumas das muitas opções que existem no iOS e que não tira quase proveito nenhum delas. poucos são os que conhecem profundamente todas elas e são menos ainda os que as usam.

Agora poderá alterar, para melhor claro, o seu comportamento e performance no iPhone. Relembro que algumas dicas podem ser aplicadas também ao iPad e iPod Touch.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de naoentrar
    naoentrar

    …performance?

  2. Avatar de miguel L.
    miguel L.

    Obrigado!

  3. Avatar de Steve

    Realmente…grande perdormance! 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Na gosta? Na usa, beirinha do prato 😉 Mas olha que muitas pessoas usam estas dicas, pois desconhecem, nem todos são “inginheiros” como ustedes, señhor!

      Aquele abraço 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        A verdade é que não se trata de uma questão de performance, mas sim de personalização de funcionalidades…

        Cumps!

        1. Avatar de Vítor M.

          Que aumentam a performance na utilização 😉 esse é o ponto G 😉

          1. Avatar de bla
            bla

            Mais uma vez, comportamentos que só podiam ser teus, vitor m…

            “Amor, logo vamos jantar?”

          2. Avatar de Vítor M.

            Tenho que te ensinar tudo. Não podes tratar uma mulher á pancada, depois queixas-te…. nem comento 🙂

            Olha que já não és novo 😀

  4. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Obrigado pelas dicas!!!

  5. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Artigo tão insosso…

    1. Avatar de Vítor M.

      Já ponho na mesa o sal e a pimenta 😉

      1. Avatar de Ana Ferreira
        Ana Ferreira

        ei, que baixaria aqui! É CEO? para si, um LOL 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Ana, sei que gostaste 😉 relevo por seres assim 😛

          Mas quando respondes ao que pedi? 😀

          Vá, trata do assunto.

  6. Avatar de OneX
    OneX

    Se for o Iphone 3GS não há nada a fazer borra-se todo com ultimo ios6 lol

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      O iPhone 3Gs está a fazer quatro anos, não é propriamente o último modelo. Teve as actualizações todas, excepto em algumas coisas que não fazem uma falta por aí além como o Siri.

      Só deixei um há pouco tempo, porque alguma vez tinha de ser. Excepto quanto à bateria que durava pouco tempo, ainda podia continuar com ele mais uns anos sem problema nenhum.

      Já agora, uma app que está a €0,86 e que vale bem a pena – é scanner, com OCR em mais de 40 línguas incluindo o português e com tradutor (através do Goole Translator): TextGraber+ Translator, da ABBY (a mesma empresa do OCR para PC ABBY FineReader).

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nem todos os utilizadores do iphone conhecem/exploraram o iphone para conhecerem estas características que podem ser uma mais valia para o dia-a-dia, por isso toda a informação e bem vinda.

    P.S-Mas realmente não tem muita coisa a ver com a performance do dispositivo.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, mas no título diz “a sua performance no iPhone” ler é um exercício importante… 😉

  8. Avatar de Evandro Angeloni
    Evandro Angeloni

    1 Dica para melhorar a performance.. comprar um S4.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Por acaso pensei no que faria com um S4 se me dessem um… usava-o ao final do dia a jogar badminton ou vender e ficar com a guita? opção 2 claramente.

    2. Avatar de Vítor M.

      Não vale a pena, tenho duas raquetes de ténis de mesa novinhas, não ganhava nada com essa.

      1. Avatar de Ana Ferreira
        Ana Ferreira

        Ora, coloque-se no seu lugar! Comente, mas fornecendo a sua opinião neutra!

        1. Avatar de Vítor M.

          Carissima 😀 neutral será em ponto morto? Isso seria ignorar os ilustres visitantes, prática que não permito, pela sua importância. Cada um tem um valor enorme aqui, e cada resposta tem uma contra-resposta, mesmo jocosa é sempre com o respeito devido.

          Prazer em ver a menina por cá, novamente… 😀

    3. Avatar de OneX
      OneX

      Não vale a pena este pessoal ta todo ceguinho.. É so apple Fans , qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que qualquer android de Topo com HTC one ou Sam S4 dão 20 a zero ao ultimo iphone lol E não venham com desculpas de fluidez que android 4.1 jellybean é extremamente fluido e rapido

      1. Avatar de Vítor M.

        Tens razão. Cada um defende o seu 😉 mas ainda não há como ter material de qualidade.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        E não querer um telemovel com android ou uma raquete, serve de justificação para não querer o S4?

        Se não serve, paciencia.

        Engraçada essa generalização aos Apple Fans. Gostar de BB ou WinPhone já não contam? Se consideras os outros como Apple Fans, que diremos de ti que és um Droid FAN!

        1. Avatar de Vítor M.

          O S4 é grande máquina, agora fora de brincadeira. E não há dúvida que a parada está alta.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            De facto é uma boa/excelente máquina, mas raquetes não é para mim 😉

            Ainda sou daqueles que prefiro ecrãs mais comedidos e não vou pelos cores e gigas de ram 😀

            Mais facilmente trocava pelo novissimo BB Z10 do que por este droid. E por falar em Z10, review? 😀 Não esquecer de divulgar o mundo das apps para o BB 10

  9. Avatar de cristiano
    cristiano

    Esta gente….
    Vitor não ligues que devem pensar que fazem melhor… lol
    E porque a luta constante android/ios ? Cada um gosta do que gosta e acabou….

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehe, sabes que ao longo destes 8 anos… estou vacinado e não ligo, obviamente sei de que mal padecem 😀 e gosto de os picar, até porque muitos hoje, muitos mesmo, outrora fanáticos utilizadores android, são hoje felizes utilizadores de iPhone, mudaram de nick e mail e estão a comentar nalguns posts que escrevo e que outros editores Apple, aqui no pplware, escrevem… mas eles acham que não sei disso 😀

      Não é importante isso, mas é um facto interessante 😉

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Já agora só por curiosidade, também acontece o oposto?

  10. Avatar de MArk
    MArk

    Boas dicas, obrigado!

  11. Avatar de Miguel Ribeiro

    Fiz isto tudo e não me “aumentou a performance do bixo”…

    1. Avatar de Vítor M.

      A ideia é aumentar a tua performance ao utilizar o “bixo” 😉

  12. Avatar de Luís
    Luís

    Obrigado.

    Curiosamente já conhecia e já tinha utilizado uma ou outra dica mencionada.

    Mas, como diz o autor, muita gente não sabe. E como o saber não ocupa lugar, é sempre bom ensinar e melhor ainda aprender.

    É um facto que também concordo com alguns comentadores que não ‘aumenta’ a performance.. A não ser que o aumento da performance da utilização do dono do telemóvel…

    Bom dia e bom trabalho.

    1. Avatar de Vítor M.

      É isso, aumenta a performance do utilizador, tal como indico no título 😀

      E sim, muita gente desconhece, até porque são dicas e truques subtis.

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Concordo com tudo menos com o título. “Performance de utilização” não me parece uma boa justificação.
    Diria antes personalização, pois nenhuma das opções traz mais performance e é subjectiva, pois há quem prefira os popups nas sms ou ter o número bloqueado. Mas atenção, o artigo está muito bem feito e é bastante útil, só estou a criticar o título pois parece título para puxar cliques.
    Abraço.

    1. Avatar de Vítor M.

      A subjectividade sempre existirá na apreciação de cada um. Na minha óptica, o título está correcto, depois na vossa subjectividade, como pessoas livres de interpretar, façam a vossa leitura.

      Sempre foi e sempre assim será comigo, porque vos considero inteligentes para tal. Portanto, sintam-se perfeitamente á vontade 😉

      Abraço.

  14. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Dou-te valor Vítor, não é fácil ter que aturar isto tudo sempre que escreves um artigo sobre a Apple! Para esta malta não existe o claro e o escuro! Só existe o Android, que é o que eles usam, porque são muito bons para usar Apple e Apple não presta e quem usa é ingénuo e blá blá.
    Para os efeitos tidos como convenientes, eu tenho equipamentos de ambas as plataformas, e não sou cego, nem doente, nem fanático e sei ver e avaliar a realidade e gosto de estar informado sobre ambos.
    Proponho que todos os artigos que faças sobre iphones, ipads, macs, ios e apple em geral sejam a dizer mal… Assim verás que os comentários serão muito mais simpáticos!
    Ahah!

    Mais lenha para a fogueira!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Realmente, às vezes é preciso paciencia de santo 🙂

  15. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    na questão do numero anonimo náo é mais pratico utilizar o velhinho codigo *#31#9xxxxxxxx em vez de andar sempre a ativar/desativar essa opção -.- ?

    1. Avatar de Vítor M.

      É sempre uma alternativa. Boa lembrança.

  16. Avatar de Melo
    Melo

    Obrigado pelas Dicas. Pena é que os “experts” do iPhone não tenham aproveitado os seus comentários para acrescentar mais algumas. Foi, aliás, nessa expetativa, que os li. Perda de tempo!
    Abraço,
    Melo

  17. Avatar de [Miguel]
    [Miguel]

    Sou o unico a achar que este titulo nao faz qualquer sentido?..

    O que foi feito, foi alteraçoes/personalizaçoes no aparelho e dar a conhecer a ferramenta de editar imagens lol

    1. Avatar de Vítor M.

      Já o Tim dizia o mesmo, ele já não era o único a olhar o céu 🙂 mas era feliz na sua alegre casinha, metida nos contentores. Isto é um circo de feras, por isso existe um homem do leme, que decide os títulos 😉 ás vezes é á minha maneira.

      Mas é apenas um pormenor, foca-te no artigo, até porque tens um android e vês o mundo ao contrario.

      Abraço e alguns xutos e pontapés 😉

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        por momentos parecia que estava a ler um script dos trocadilhos da casa dos segredos lol.. =P

        1. Avatar de Vítor M.

          Casa dos segredos? Vais ter de me esclarecer…. agora apanhaste-me!!!

          1. Avatar de Ricardo Santos
            Ricardo Santos

            trocadilhos com palavras e/ou letras de músicas é o reportório habitual do programa da TVI, haha.. tens que ver a Teresa Guilherma para perceberes bem o que estou a dizer… Aconselho-te é a comprares uma TV FUll HD com mais de 102cm pq esta la uma brasileira que acho que não cabe nas tv’s convencionais… LOL

          2. Avatar de Vítor M.

            😀 aaa já sei do que falas, aqui o povo já me mandou o link da brasileira 😀

            Hehehe, isso já percebo!!!

      2. Avatar de [Miguel]
        [Miguel]

        Tenho android e iphone por acaso 😉

  18. Avatar de rui silva
    rui silva

    obrigado pelas dicas, muito úteis
    aumentei imenso a performance do meu iphone

    1. Avatar de E J
      E J

      …gostei do sarcasmo.

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O ponto abordado sobre a notificação das mensagens é uma mais valia para muitos utilizadores, que não sabem que o podem alterar.

    Cumprimentos