1+2+3 = 6? Deve ser, mas com o iOS 11 é preciso ter calma

97 Comentários

A calculadora é uma das aplicações que faz parte dos sistemas operativos móveis, e no iOS não é exceção. A Apple empenhou-se bastante no iOS 11 e até é caso para dizer que, nalgumas funcionalidades, exagerou.

Se tiver por perto um iPhone com iOS 11 experimente fazer, com alguma rapidez, a soma 1+2+3… o resultado não deveria ser 6? O que andou a Apple a fazer?


Não, não é um problema de matemática… é sim um problema de design e especialmente de efeitos/animações. A descoberta foi publicada no Reddit e pode ser experimentada por qualquer um. Basicamente basta abrir a calculadora e, com alguma rapidez, realizar a seguinte soma: 1 + 2 + 3… O resultado deveria ser obviamente 6, só que devido aos efeitos dos botões o resultado é bem diferente.

Para que a soma apresente o resultado certo é necessário que o utilizador digite os números com alguma calma, para que estes não se sobreponham nos cálculos. Este será mais um “problema” para a Apple resolver e corrigir já na próxima atualização.

De acordo com alguns testemunhos, este problema também acontece com o iOS 10.

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    incrível….

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Mais uma nova tecnologia da Apple. Apenas podem usar a calculadora pessoas lentas…

      1. Avatar de VaGNaroK
        VaGNaroK

        A Apple já deve ter até patenteado isso para a concorrência não “copiar”

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Não é incrivel, o pessoal é que é não vê que ele realmente meteu 1+23. animação do + demora um pc a ficar lock por isso se fores rápido de mais em vez de fazeres 1+2+3 fazes 1+23. Não deixar de ser um bug da UI ou má experiencia do utilizador mas dizerem que a calculadora faz mal as contas é mentira.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Nao deixa de ser um bug de principiante. A Apple deve estar a usar serviços de terceiros para desenvolver o seu SO, e pelos vistos deve ser mão-de-obra barata, a avaliar por este bug indesculpavel de rookie.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sinceramente não considero isto um problema sequer. Até me virem dizer que o iphone bla bla abre 50 aplicações mais rápido que a concorrência. Pondo as coisas desta forma…este passa a ser um problema grave.

      2. Avatar de QyzerrR
        QyzerrR

        yah mas foi dito isso, que era um problema nas animações… acho que o titulo nao foi o mais apropriado. porque ele faz as contas correctamente, nos os humanos como de costume gostamos muito de fussar saporra toda

  2. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Lag??? Ahaha.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      A calculadora é uma aplicação muito pesada, tem de se operar devagar para dar tempo para o cpu fazer a aritmetica necessária xD

  3. Avatar de Pedro santos
    Pedro santos

    Boa noite!
    Problema que já acontece no iOS 10.
    Obrigada

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Verdade 😉

      1. Avatar de Allez
        Allez

        Comigo nunca aconteceu no iOS 10 mas no iOS 11 apercebi-me de imediato.

  4. Avatar de censo
    censo

    Pois, o pessoal tem de ser menos stressado.

  5. Avatar de Golden
    Golden

    Esse problema aqui no meu 6s Plus, com o iOS 11.1 beta 5 não acontece!

    1. Avatar de Ana
      Ana

      O iOS 11.1 nunca mais sai?! Vou mesmo ter que me tornar beta tester?! Não suporto a lag ao usar o 3D Touch. Para não falar nas outras cenas.

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Calma! A beta 5 já anda aí com alguns problemas que têm de ser respondidos.
        http://www.redmondpie.com/ios-11.1-public-beta-5-download-not-installing-youre-not-alone/

      2. Avatar de Golden
        Golden

        @Ana, aguarda mais uns dias e já deve estar ainda versão oficial 11.1, e definitivamente esta é a versão mais estável sem duvida!

        @Alvaro Campos, o beta 5 são apenas 35MB, a questão aqui é que pelos visto muitos e a contar comigo, ouve muita gente que teve um bug na instalação desta beta 5, ou seja o telemóvel dizia que tinha instalado o software, e na realidade não tinha instalado nada, e só depois de umas 5 tentativas é que eu e muitos conseguiram instalar a beta 5, até tenho quase a certeza que está actualização beta 5 foi feita mesmo para corrigir esse erro da calculadora, eu por acaso não tinha notado esse bug, o que notei realmente foi que depois de instalar esta beta 5, a calculadora abre mais rápido do que antes, ou então a animação de transição das janelas na caluladora está bem mais rápida agora!

      3. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Lag…? Disseste Lag? Cuidado com as blasfémias e mal dizeres sobre um OS tão perfeito como é o IOS… 🙂

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Aprendam a usar a palavra lag.

      4. Avatar de Mark
        Mark

        Pois. E garanto te que não terás problema nenhum com isto.

    2. Avatar de ElCapitan
      ElCapitan

      Artistas tens de ser rápido, o problema não é no calculo mas sim um lag que não deteta a tecla mais.
      Mas duvido que este problema afete muitos users iOS 😛

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        O problema é um erro tão básico que até mete raiva, parece que os listeners não funcionam a tempo inteiro, não estão activos durante as animações, ou seja: Erro grave de programação mal estruturada, muito básico mesmo.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      No beta 5 continua a acontecer, sendo o beta 5 o GM, não vamos ter isso resolvido no iOS 11.1. É ridículo que até numa simples aplicação de calculadora eles falham…

      1. Avatar de Golden
        Golden

        Acontece sim senhor no iOS 11.1 beta 5, peço desculpa, mas basta repararem na hora em que postei a minha mensagem, para verem o porque de eu falhar looool!

  6. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Se calhar o teste não foi feito num iPhone 8 ou X, e como não tem um potentíssimo A11 dá esse problema, a APP da calculadora precisa de muitos GFLOPS para fazer contas lolol

    A calculadora num Modelo single Core que tenho faz essa conta num ápice 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Tico
      Tico

      Vê lá se ao fazeres a conta consegues ver toda a operação… tenta editar números ou sinais já clicados… Pois está na hora de mudares para android.

    3. Avatar de Diogo Aleixo
      Diogo Aleixo

      Espera… O quê? Isto não tem nada a ver com as contas. Mal seria.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Pois não, apenas tem a ver com um erro estupido e infantil, em que os listeners não estão activos durante as animações, portanto, um erro mais estupido que a própria estupidez.

    4. Avatar de Vítor M.

      Por causa das coisas até fiz no iPhone 8 Plus versus o iPhone 7 Plus e com o mais recente iOS oficial e a última versão do iOS 11 beta. Caray… que a Apple não sabe fazer contas 😀

      No iOS 10.3.3 também aparece o mesmo bug. Recuando ao iOS 6.1.6 está correto. Nessa altura o iPhone fazia contas certas 😀

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Carregado + 2 vezes após 2 fica certo. lol

      2. Avatar de Golden
        Golden

        Tens de carregar melhor na tecla + quanto passas do 2+3 simplesmente isso!

        Se fizeres muito rápido 1+2 tudo bem, mas quando fazes muito rápido a passagem do 2 para o + 3, aí sim está o erro com ele não activa a tecla do + quando fazes muito rápido esse processo, mas se for feito com a velocidade normal, tudo está correcto!

        1. Avatar de Golden
          Golden

          * Se repararem ao fazer tudo muito rápido, a tecla do mais quando fazemos 1+2 e tecla do + fica a cor branca em vez de laranja, mas quando passamos do 2 para + 3, não funciona correcto, até porque a tecla do + nesse momento não activou a cor para branco, e ficou na mesma cor em laranja, dai ele dar o erro para 23, agora feito as contas muito rápido, realmente tem ali um bug na calculadora que não activa a tecla + apartir do segundo número, e em escrita muito rápida!

        2. Avatar de Vítor M.

          Sim sim, isto, como é dito no texto, tem a ver com o design e com os efeitos que as teclas produzem, se for feito devagar funciona bem. 😉 mas precisa de afinação.

          1. Avatar de Golden
            Golden

            Mas é mesmo, tem de ser afinada a calculadora, eu no meu comentário mais em cima as 7 da manhã induzi o pessoal em erro sem querer, ao dizer que no iOS 11.1 beta 5 isso não acontecia, pois também é normal, estava a fazer as coisas ainda meio a dormir looool, mas depois de fazer muito rápido, existe realmente aquele falhanço em que não activa a tecla do mais quando passa para 2+3 em velocidades de escrita rápida!

  7. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Afinal o homem tem razão!!! As pessoas andam a usar mal o iPhone!!! They’ve to calm down…

    1. Avatar de rodrigojds
      rodrigojds

      They’ve to calm down. – nao.
      They have to calm down. – sim

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É destas correcções que o mundo precisa lol

  8. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Lá está… ainda não tem IA (Inteligência Artificial)! Aliás, aqueles relógios de pulso com calculadora dos anos 70/80 davam-lhe uma lição.

  9. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Um fanático da Apple dirá que não estão a dar-lhe o uso devido, pois falamos de um smartPHONE, e não de uma smartCALCULATOR…

  10. Avatar de diogo
    diogo

    No meu android de 100 eur nao acontece.
    Parece um relampago!!! iphones….

  11. Avatar de Mykos
    Mykos

    Mais uma inovação da Apple, não pára de surpreender.

    1. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      Para muito boa gente, a partir de agora 1+2+3=23
      LOL

  12. Avatar de User
    User

    No meu funciona bem

  13. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Está explicado como é que chegam ao preço de venda dos iphones…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, sempre a somar 😀

    2. Avatar de Goncalo
  14. Avatar de Luís Almeida
    Luís Almeida

    Lol, não assume o operador +.

  15. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    E pá quando li o título até me cuspi todo a rir xD

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Espero que já te tenhas limpo 😀

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      +1! O meu café hoje teve aditivo :’D
      O título está original xD

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    E um problema também relacionado com cálculos (este bastante pior!).

    https://twitter.com/bmmla/status/923111740518301696

    😀

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Eu tenho a versão 11.0.3 e isto não acontece.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Eu também tenho a 11.0.3.

        Confirma se estás a fazer pontos (acontece o bug) e não com virgulas (não acontece o bug).

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    viram que da segunda vez que carregaram no botão “+” o botão não deu feedback?
    Se não deu feedback não executou a acção que devia.

  18. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    Está explicado o preço dos Iphones! Fizeram as somas na calculadora do IOS… Ainda vão dizer que a matemática é que está errada!

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não só na Calculadora, mas as vezes a escrever tambem acontece.

    Parece mais algo relacionado com o touch… ou na comunicação do mesmo.

  20. Avatar de dumberdog
    dumberdog

    Se esse é o problema mudem para o Android e deixam de ter esse problema.

  21. Avatar de kkkkk
    kkkkk

    A calculadora no iOS 11 funciona lindamente. Só se tem é que não carregar no operador nem nos números muito rápido pois demora um milésimos de segundos a ficar activo novamente. Aliás, isso é visível através da coloração dos botões da calculadora. Enfim! Enfim.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Mas isso é o que o artigo refere. A questão é que não deveria ser necessário esperar para poder avançar nos cálculos. Não faz sentido e precisa de ser optimizado.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por essa ordem de ideias qualquer Android de 60€ é melhor que um Iphone. Só têm é de ter calma com ele.

      1. Avatar de Golden
        Golden

        Hehehhe o Hugo não tem a ver, também não exageres looool, simplesmente ali na calculadora tens de fazer as contas normalmente e não de gás, num android de 60€ se fazes tudo de gás, só tens que esperar quase 1 minuto para que ele se mexa, quando não crasha mesmo!

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Só que não, até um chinês de 100 euros faz isso em condições. Mais vale usarem o argumento que já se tornou cliché no iOS – “a próxima atualização resolve”.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tal como começas por dizer…basta não fazerem “de gás”, se quiserem, pois se o fizerem não vai crashar, nem vai demorar 1 minuto.

          1. Avatar de Golden
            Golden

            Continuo a afirmar que não tem nada a ver uma coisa com a outra, até porque por um processo normal a resposta é rápida na calculadora é instantânea, com um smarphone de 60€ por mais que faças um processo normal tens de aguardar que ele te de a resposta na aplicação, atenção que estou a usar este argumento na base ronque dizes em cima, ( só tem de se ter calma com ele)!

            Ora ao dizeres isto penso que te estás a referir a performance do smartphone android de 60€ no seu todo e não apenas a usar a calculadora, caso esteja errado na maneira que interpretei o que dizes, aí até um Nokia 3210 é superior a qualquer iPhone neste momento, usando calculadora vs calculadora!

  22. Avatar de pois.....
    pois…..

    até á umas semanas atrás 2+2/0 dava 2 😀 mas esse já foi corrigido 😀

    1. Avatar de PL
      PL

      2+2/0 é igual a 2

      A divisão deve ser feita primeiro logo seria 2+0 =2

      Agora se fizeres 2+2=4/0=0
      A matemática não é para todos

      1. Avatar de António
        António

        2/0 = 2 ?!?!?!?!?!?!?! :O

        “A matemárica não é para todos”

        1. Avatar de PL
          PL

          2/0 é 0 isso está claro mas essa não era a equação.

          A equação era 2+2/0 logo segundo a regra matemática a divisão deve ser feita primeiro a menos que houvesse parênteses tipo isto (2+2)/0 ai sim seria 0.

          A equação original era 2+2/0, como primeiro terias de fazer a divisão ficaria 2+0 logo o resultado seria 2

          1. Avatar de António
            António

            LOOOOOL

            Qual a diferença de ter
            2/0 ou
            -(2+2)/0 = 4/0?

            ah, e isto nao é equação nenhuma 😉

            “A matemática não é para todos”

          2. Avatar de João Pinto
            João Pinto

            no primeiro comentário:

            “até á umas semanas atrás 2+2/0 dava 2 mas esse já foi corrigido ”

            A divisão tem prioridade relativamente à adição,
            então o PL tem razão,
            logo “A matemárica não é para todos”

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Nada é divisível por 0. A matemática não é para todos.

        1. Avatar de PL
          PL

          Claramente só estudaste matemática até a quarta classe.
          Senão terias ouvido falar em fórmulas.

          1. Avatar de António
            António

            Mas qual formula Boss?

            2+2/0 parece-te uma formula?

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Basta analisar linguisticamente durante 3 segundos para perceber que não faz sentido.
            Ainda assim, qualquer coisa a dividir por zero dará, no seu limite , infinito.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Até que enfim, aparece alguém que percebe de matemática!!! 😉

        3. Avatar de kkkkk
          kkkkk

          Por acaso tudo é divisível por ZERO. De facto a matemática não é para todos. Upa um impulso de Dirac!

  23. Avatar de Vasco
    Vasco

    Nos tempos em que o SJ era vivo o sujeito responsável pela equipa que desenvolveu o UI da calculadora já estaria a enviar CV’s. Errar, toda a gente erra, mesmo chamando-lhe “bugs”, para adocicar a asneira. Contudo, certos erros básicos de interface são imperdoáveis em equipamentos caríssimos e já devem estar mais do que testados e corrigidos antes do produto ser colocado na rua. Falta de empenho no trabalho?

  24. Avatar de João Santos
    João Santos

    Estranho no meu 7+ funciona bem com o 11.0.3

    1. Avatar de Vítor M.

      A sério? Eu tenho aqui o iPhone 7 com a 11.0.3 e dá igual ao vídeo que fiz e que está no artigo.

      1. Avatar de Golden
        Golden

        Ele deve estar a fazer devagar ou normal como eu hoje de manhã cedo, é por isso que o João diz que esta bem!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já tentaste tirar tipo umas vinte fotos e variar ente retrato. Live, video ? Has-de tentar. Está a bloquear a câmera

  25. Avatar de Josinaldo
    Josinaldo

    Processamento lento. Se fosse com um Android, só teriam críticas! Como é com a Apple dizem que é um probleminha! Se numa operação tão simples o sistema dá um resultado errado, imaginem com um cálculo mais complexo?
    Testei de todas as formas e mais rápido o possível e o meu Moto X Play calculou corretamente.

  26. Avatar de korh
    korh

    O outro já apareceu com alguma desculpa da treta, ou só aparece quando é para glorificar um (mau) producto???

  27. Avatar de NF
    NF

    Também acontece no iPhone 5S, com o iOS 7.1.2.

    https://youtu.be/3LexppBqikA

    E, ao que parece, no 3GS também! (com iOS mais antigo)

  28. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isso é MENTIRA , isso é a forma como se toca nas teclas , eu tenho iOS 11 e já tentei fazer e deu-me 23 porque eu fui muito rápido a clicar depois fiz mais uma 10 vezes e deu sempre 6
    Mas línguas atrás de vídeos de YouTube.
    Há é um bug na Câmera que bloqueia isso sim
    E o YouTube está uma merda

  29. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu fico é estupido só de pensar que alguém ter de usar a calculadora para essa simples conta….
    Faz falta a regua e Professores com P maiúsculo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sabes que muito provavelmente quem fez a conta não buscava o resultado em si certo?
      Mas já agora….se é assim tão simples explica o resultado. Pelos visto anda por aqui uma grande confusão no que respeita a dividir por 0 😛

  30. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estou-me a lembrar das críticas que foram feitas à Microsoft por causa disto: https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/calculadora-windows-10-anda-enganar/

    Então e agora, não há críticas, oh iPhones? A Apple deve ter algum estatuto especial… Temos de ter calma…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Esse sim…foi um problema de matemática e bastante mais grave.

  31. Avatar de int3
    int3

    O que eu vejo é 1+23.

  32. Avatar de Alan Rebello
    Alan Rebello

    A compra do novo iPhone XXXX resolverá o problema

  33. Avatar de António
    António

    Isto explica a formula de calculo dos precos de mercado da apple.