10 Dicas para usar o iPhone de forma mais rápida (Parte I)

18 Comentários

Temos abordados quase sempre a questão do lado oposto, isto é, apontamos sempre para o lado do dispositivo o factor velocidade de utilização. Contudo, muitas das vezes são as nossas rotinas de utilização que podem estar erradas, não em termos práticos, mas em termos de ser a forma mais rápida para utilizar as ferramentas disponíveis num smartphone.

Hoje vamos deixar 10 dicas de ouro para si, para colocar no seu iPhone e aumentar a velocidade de utilização das opções porque as adaptou à melhor forma de as encontrar e usar.

imagem_iphone_user_tips00_small


Onde é que se ganha ou perde tempo nas utilização de um smartphone? É principalmente nas voltas que damos para encontrar o que procuramos, nos cliques e toques, no folhear as imensas páginas à procura da tal app que temos mas que está lá para o meio das outras dezenas, no abrir algo que está em segundo ou terceiro plano no ecrã e noutros pormenores que não estão devidamente posicionados.

Lembre-se, estas são 10 dicas que complementam outras que já conhece para melhorar a performance do seu iPhone.

 

1. Usar pastas na Dock do iPhone

imagem_iphone_user_tips01_small

Pois é, isto pode ser logo uma grande vantagem, numa pasta ter as apps que mais utiliza depois das que estão no primeiro ecrã do iPhone. Assim escusa de ir para outra página, basta abrir esta pasta. Normalmente na Dock do iPhone tem 4 ícones que só usa 3 mais frequentemente, o ícone do telefone, o ícone do email e o ícone do Safari.

A música que normalmente lá tem, poderá enviar para cima e colocar ali uma pasta com as apps que normalmente tem no segundo ecrã do iPhone. Verá que nunca mais as perde e ganhará tempo quando as for usar.

 

2. Ajuste o Spotlight para lhe ser útil

imagem_iphone_user_tips02_small

O Spotlight pode ser-lhe util, mas tem de o emagrecer, caso contrario percebe-se porque pouca gente o usa numa primeira opção de pesquisa, seja de pesquisa de uma app seja de um email. Mas repare, não tenha dúvidas que é a forma mais rápida de encontrar algo dentro do seu iPhone, por isso optimize-o com o essencial.

E onde se faz isso?

Fácil, vá a Definições > Geral > Pesquisa Spotlight depois retire das opções marcadas aquelas que não quer que sejam contempladas pela pesquisa, isso fará com que a pesquisa do iPhone encontre o que pretende de forma muito mais rápida, até pode personalizar somente um opção e beneficiar de uma velocidade instantânea.

 

3. Crie uma grelha de Favoritos

imagem_iphone_user_tips03_small

Falamos já no Safari. Sim, não desperdice as 16 posições que o Safari permite para colocar links rápidos para os seus Favoritos. Pode criar ainda pastas, é verdade, mas 15 locais favoritos aumenta significativamente a velocidade com que irá ter acesso a esses sítios. Muitas vezes nem dá conta que não os está a usar e vai sempre pesquisar, perder tempo… pura preguiça.

E como se faz isso?

É simples, com a página que queremos colocar na grelha aberta, verificamos que nos menus em baixo do Safari existe um “quadrado com um seta”, que envia essa página para uma data de serviços e opções, entre elas, como veremos na imagem em baixo, para a opção Marcado.

Agora terá a grelha cheia e com uma facilidade incrível para dar apenas um clique e começar a navegar.

 

4. Reduzir movimento

imagem_iphone_user_tips04_small

Não bastar ser rápido, tem de parecer também rápido. Este efeito torna o iOS mais bonito, apareceu com o iOS 7 e dá mais profundidade ao ecrã, permite o tal efeito Parallax. Ok, é bonito mas em termos práticos vai-o distrair, além de consumir mais energia e tirar alguma agilidade ao iOS.

Neste caso vamos só desligar e nem notará que o seu iPhone ficou sem um efeito “virtual” contudo vai ter a noção que o toque é mais preciso (há quem tenha essa percepção, outras pessoas nem notarão essa diferença). Mas é um ponto a favor da velocidade da sua utilização prática.

Onde se desliga?

Vamos a Definições > Acessibilidade > Reduzir movimento e desligamos essa opção. Se achar que um dia, o que acho que não acontecerá, isto lhe faz falta, volte aqui e active.

 

5. Organize as caixas de mail no seu Email

imagem_iphone_user_tips05_small

Se tem várias contas de mail a cair no seu iPhone, posicione-as por prioritárias, isso fará com que os mails possam aparecer por ordem ou por outra organização que pretender. Se clicar na seta para ir ter às caixas e ver a opção Editar verá que pode parametrizar o que aparece no seu Email. Se, por exemplo, não usa a opção VIP, remova essa opção, se quer os emails não lidos sempre em cima, active essa opção e arraste para primeiro lugar. Depois clique em OK e veja como tudo fica mais simples.

Esta é a primeira parte… vão aparecer mais, até lá vão experimentando estas e deixem as vossas opiniões. Caso usem outras dicas, partilhem.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    11. Desinstalar o YouTube, e instalar o MXTube

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      boa dica Nelson, andava a procura de um desses. Usei o Youtube Pro com JB mas agora ja nao funcionava.

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Não conhecia 🙂 Até vou ver porque dizes isso 😉

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Só pelo motivo de ter a possibilidade de fazer download de videos?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, por causa de duas coisas:

          1. No pub

          2. Podes sair e continuar a ouvir os videos

          3. Não te chateias com a qualidade, pões uma, e ficam todos os videos a sair nessa qualidade, e não te degrada a qualidade sem motivo aparente como a app oficial.

          4. Para abrir os links, não abre a app do youtube, abre logo numa tab no browser, que é melhor até, imho.

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        Imagina que queres desligar e bloquear o telefone e continuar a ouvir a tua playlist, com este consegues, com a App oficial do Youtube não consegues, a musica para de tocar estupidamente.

        Alem disso controlas as musicas pelos atalhos do control panel, e tambem podes guardar videos e fazer playlists na app

    3. Avatar de Liph
      Liph

      “…de forma mais rápida”

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        É mais rápido, porque não precisas de esperar pela publicidade.

  2. Avatar de roberto
    roberto

    12. Ativar as notificações de email, redes sociais, sms… Por faixa. Para responder a menagens, emails… E o melhor.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Por faixa, ou avisos (caixa a meio)?

      Felizmente, com o iOS 8 isso será melhorado, não necessitando de abrir a app para responder…

      1. Avatar de roberto
        roberto

        Não, uso mesmo faixa, se quiser respondo se não quiser não respondo, acho esses avisos um bocado chatos…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Pois, também, mas as faixas são o comportamento normal…

          1. Avatar de Krespin
            Krespin

            UAU!!! Não me digam que o iOS vai ter a funcionalidade de floating apps? Bora patentear isto…

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            LOL?

            Olha, avisa-me quando o Android permitir notificações no lockscreen.

            Quando permitir desligar os sons das notificações sem desligar as notificações (mesmo que a app não tenha essa opção)

            Limitar o número de notificações por app

            Ter badges

            Ter badges sem ter notificações chatas

            Optar entre avisos (caixas de opções) e faixas (pop-up)

            Pois…

            Tem a opção de desactivar as notificações, e é tudo…

  3. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    E ainda diziam que era intuitivo :s isso pareceu me complexo, mas poderá ser por desconhecer alguns dos termos utilizados.

  4. Avatar de AA
    AA

    Alguem sabe como eliminar os icons dos favoritos do safari. Explicaram como coloca-los, mas não como tira-los.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Muito simples: long-press (dá para os mover de lugar), e depois aparece também a opção para editar ou eliminar.

  5. Avatar de Telmo Gil

    A opção 4, já tinha utilizado, mas o iPhone fica muito lento ao mudar de aplicações (abrir/fechar) e mesmo na mudança de “ecrãs”…a função spotlight parece-me uma muito boa dica.