Análise: Máquina Digital Sony Cyber-Shot DSC-QX10

24 Comentários

Uma câmara para o seu Smartphone

Após o uboxing desta Cyber-Shot DSC-QX10, ver aqui, finalmente aqui fica a nossa análise a esta máquina fotográfica digital.

Trata-se de um conceito moderno, onde esta máquina se pode acoplar directamente no seu smartphone, e captar imagens neste com a qualidade de uma máquina profissional.

Aqui fica, então, a nossa análise.

23-02-2014 21-07-54

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A primeira impressão que tive ao ter em mãos esta Sony Cyber-Shot DSC-QX10 foi de bastante curiosidade pois, se máquina dita ‘normal’, nós sabemos com funciona, aqui era um ‘mundo novo’, eu não sabia como funcionava este conceito, como se acoplava ao smartphone, como seria possível fotografar, como aceder às fotografias… Em suma, foi um pouco estranho o primeiro contacto com este equipamento, motivado em parte pelo desconhecimento do produto, mas também por não ser um conceito usual.

À primeira vista parece ser uma objectiva e não uma máquina, mas a verdade é que é uma máquina digital, mas que está concebida para ser ligada a smartphones via Wi-Fi.

Fomentada pela curiosidade, a exploração da máquina mostrou-se mais simples que o imaginado, e aqui ficam alguns resultados!

NA CAIXA

21-01-2014-22-04-39

Na caixa, esta Sony QX-10 traz os seguintes materiais:

  • Sony CyberShot DSC-QX10
  • Cabo micro USB
  • Correia de transporte para o pulso
  • Acessório de suporte para smartphone
  • Manual de Instruções
  • Bateria recarregável NP-BN

A própria caixa tem um design fora do comum, de forma cilíndrica e de encaixe, condizendo com o conceito simplista e moderno deste equipamento.

sony3_thumb

CARACTERIZAÇÃO

Esta máquina da Sony apresenta-se em cor preta (também existe em branco), de forma cilíndrica e com dimensões e peso bastante simpáticos, o ideal para se trazer numa mala ou bolsa para qualquer lado sem que o peso se torne incómodo.

Sony Cyber-shot DSC QX-10 Black and white[5]

Esta Sony QX-10 tem um peso de, aproximadamente, 90 gramas e uma dimensões de 62.5 mm de largura, 62.5 mm de altura e 33.3 mm de profundidade.

23-02-2014 18-21-16

A máquina adapta-se muito bem à mão do utilizador sendo que, com bastante facilidade, conseguimos aceder a todas as opções/botões e também com simplicidade se acopla ao nosso smartphone.

Relativamente à localização das funcionalidades…

23-02-2014 16-17-11

Legenda

1 – Botão de alimentação (on/off)

2 – Microfone

3 – Visor (indica quando o cartão de memória não está inserido; e a capacidade restante da bateria)

4 – Gancho para a correia

5 – Entrada para tripé

6 – Luz de alimentação/carga (luz verde: alimentação ligada; luz laranja: a carregar; luz vermelha: a gravar um filme)

7 – Zoom

8 – Botão do obturador

9 – Multiterminal

10 – Botão RESET

É um equipamento super leve e muito ergométrico, adaptando-se com facilidade à nossa mão. Todos os botões e entradas estão comodamente embutidos nesta pequena, mas poderosa, máquina fotográfica.

A lente é uma Sony G com um Zoom óptico de 10x (fotografia e filme) e a focagem é feita de modo manual. A máquina traz ainda um Sensor R CMOS Exmor™ e conectividade WI-FI/NFC.

PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Zoom Óptico: Zoom de 10x (fotografia e filme)

Distância de Focagem (f= mm): f=4,45-44,5 mm

Distância de Focagem (f=conversão 35mm): f=25-250 mm (modo 4:3 para fotografia)

Lente: Sony G

Tipo de Sensor: Sensor R CMOS Exmor™

Câmara com processador Bionz, de 18.2 MP efectivos (aprox.)

Focagem: Manual

Conectividade: WI-FI/NFC

Armazenamento: Cartão de memória SD/microSDHC/microSDXC

Formato de gravação: JPEG/MP4

Dimensões (mm): 62, 5 (l), 62,5 (a) e 33,3 (p)

Peso: 90 gramas (aprox.)

Mais especificações, aqui.

A ACOPLAÇÃO DO SMARTPHONE

A grande novidade deste moderno equipamento, está na possibilidade de se acoplar a DSC-QX10 ao seu smartphone e, a partir dele, captar as melhores imagens com a qualidade desta câmara digital, transferindo-as directamente para o seu smartphone, via wireless.

sony 2

Pode acoplar a qualquer smartphone, contudo, a aplicação da Sony PlayMemories (que permite a captação das imagens) apenas está disponível para iOS e Android, desta forma não vale a pena colocá-lo, por exemplo, num smartphone com Windows.

Mas como se faz a acoplação da máquina QX-10 ao nosso smartphone? Aqui fica um pequeno vídeo que exemplifica:

Como pode ver é um processo bastante simples. Primeiro devem-se abrir as abas na traseira da câmara e uma delas dá para esticar, para criar uma adaptação multiforma. Então, estique a aba flexível e coloca o seu smartphone, soltando de seguida essa aba para que o smartphone fique bem preso. Depois é só utilizar!

FOTOGRAFIAS E ZOOM

O segredo da captação e transferência de fotografias, está na aplicação PlayMemories Mobile, disponível para iOS e Android, e que vai ser a responsável por este processo. Pode fazer o download aqui para iOS, e aqui para Android. Primeiro de tudo deve ligar a máquina, de seguida aceder à rede WI-FI da QX-10 através do seu Smartphone. Assim que esteja ligado, aceda à aplicação PlayMemopries e a partir daí é só começar a fotografar!

Como funciona?

Resultados (normal e ampliado):2014-02-23 17.16.42

zoom1

2014-02-23 17.17.30

zoom2

Agora que perceberam como é que as fotografias são captadas, aqui ficam outros resultados:

2014-02-23 17.34.31

2014-02-23 17.35.52

O resultado é satisfatório, onde conseguimos obter uma imagem limpa, onde as cores são vivas, claras e definidas. Não é o resultado de uma máquina ‘completa’, mas para quem quiser começar, ou ter um equipamento que não pese e nem ocupe muito espaço para tirar boas fotos na hora, esta é uma boa opção.

Zoom no Máximo

2014-02-23 17.37.53

2014-02-23 17.39.08

2014-02-23 17.39.34

2014-02-23 17.40.39

A grande vantagem em se optar por uma máquina como a QX-10 é que o zoom é fabuloso. Por norma, as câmaras dos dispositivos móveis, por muito boas que sejam, o zoom deixa muito a desejar e, desta forma, este é o recurso ideal para quem gosta de utilizar o zoom para grandes distâncias, conseguindo um bom resultado.

Captação em ambientes escuros

Aquando do Unboxing (ver aqui), recebemos algumas dúvidas nomeadamente se, em ambientes escuros, a câmara activa o flash do smartphone. A resposta é não, contudo, quando a câmara detecta baixos níveis de luminosidade num certo cenário, esta capta a imagem, exibindo-a depois com claridade suficiente para se verem os pormenores e cores do que é captado.

Exemplo:

2014-02-23 17.43.08

Nota: Para a gravação de vídeo, é necessário um cartão de memória.

BATERIA E ARMAZENAMENTO

Esta QX-10 traz uma Bateria recarregável NP-BN que possibilita captar, aproximadamente, 220 fotografias. Se filmar normalmente, a bateria aguenta-se 25 minutos, e se fizer filmagem contínua, o tempo da bateria será 65 minutos. Contudo, estes valores variam de smartphone para smartphone, tendo em consideração a forma como é utilizado.

Para ver a bateria/colocar o cartão, deve desenroscar a tampa traseira do máquina:

2014-02-23 17.56.16

O armazenamento pode ser feito directamente para o smartphone, ou utilizando um cartão de memória microSD ou “Memory Stick Micro”.

CONCLUSÃO

A impressão final com que ficámos deste equipamento é positiva. Um dispositivo diferente, que traz uma lufada de ar fresco para aquilo que poderão ser as máquinas fotográficas do futuro. O conceito é interessante pois o utilizador pode aproveitar os recursos do seu smartphone e usufruir de uma incrementação de qualidade nas suas fotografias.

Contudo, ainda existem algums caracteísticas que poderão ser melhoradas que, talvez os modelos posteriores possam ter em atenção.

Pontos Positivos

  • Peso e dimensões
  • Fácil manuseamento
  • Fácil, simples e boa adaptação a qualquer smartphone
  • Bateria (Recarregamento rápido)
  • Qualidade das imagens satisfatória, com e sem zoom
  • PlayMemories

Pontos Menos Positivos

  • Gravação de vídeo somente com cartão de memória
  • Alguma dificuldade na focagem manual

Esta Sony QX-10 tem um preço de venda ao público de 199€

O que pensam desta Sony QX-10? Será que este conceito vai vingar no mundo da fotografia?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Ribeiro
    Joel Ribeiro

    Parece ser ser um “brinquedo” porreiro. Mas será que com esse preço não se arranja uma maquina fotografica normal igual ou superior?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Essa questão foi já debatida no unboxing. Sim claro que arranjas mas há quem não queira ter uma máquina (até pelo peso/dimensões) mas sim aproveitar os recursos do seu smartphone para conseguir bons resultados. Acho que é para estas necessidades que a gama QX (também há a QX100) está dirccionada.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu acho que o conceito é engraçado, e um “porque não”…

    Mas falta-lhe “poder fotográfico” para ser realmente levada a sério…

  3. Avatar de sergio
    sergio

    Acrescentaria pelo menos mais dois Pontos Menos Positivos:
    *Ausência de flash e/ou ativar o flash do Smartphone
    *Preço face aos que o equipamento fornece

    A ideia é interessante, mas tendo em conta os pontos negativos, principalmente o flash, não sei… Uma “máquina fotográfica” sem flash para mim não serve.

    Fica a ideia…

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas,

    Confesso que não percebo quase de nada de caraterísticas “fotográficas”, mas será que não vai tirar qualidade à fotografia tirada pelo smartphone (não utilizando o zoom óptico)?

    Por exemplo, nota-se diferença quando se tira em HDR num telemovel, esta máquina também o faz?

    Como já Existe uma séria de software específico para fotos em telemoveis…

    Agradeço antecipadamente qualquer esclarecimento! 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É a máquina que tira e capta a imagem, o smartphone apenas é o meio entre a captação e o armazenamento. Assim, e se compreendi bem a dúvida, ao utilizar a câmara esta não vai interferir em nada na qualidade uma vez que funciona de forma autónoma, sem recorrer à câmara do smartphone

  5. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Gostava era de ter ideia de quantas horas duraria por exemplo a bateria de um iPhone 5S a tirar fotografias com esta máquina…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mas a tirar sempre fotos? Hm, isso não testei, mas não acho que seja muito diferente de quando estamos sempre com o telemóvel, não acho que a aplicação seja assim tão consumidora de energia.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Marisa?

    Aqui fica a opinião na Bloomberg, sobre o que acham das bitcoin:

    http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/bitcoin_a_ponzi_scheme_fraud_marathons_richards.html

    Dizem claramente que é uma fraude e um esquema de Ponzi!!!!!
    Estou a deixar aqui esta nota porque é a Marisa que costuma escrever artigos sobre as bitcoins 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ehehe 🙂
      Não sou eu mas irei passar a mensagem 😉

  7. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Essa “coisa” porque realmente nem sei que nome dar a isso, é dos gadgets mais estúpidos que existe.
    A DSC-QX10 teria como objectivo complementar um smartphone com um sensor e lente de melhor qualidade, mas vamos a ver o sensor é quase do mesmo que se vê nos smartphones e a lente é uma simples Sony G. Seria muito mais interessante se tivessem utilizado um sensor 2/3 ou mesmo 1″ associado a vidro de qualidade Carl Zeiss como mas compactas de qualidade da Sony. Ou seja quem quer tirar fotografias minimamente razoáveis que é o que essa DSC-QX10 apenas permite, fica melhor servido com uma verdadeira máquina compacta, e até aposto que por menos dinheiro fica até melhor servido. E se para muitos o ponto forte dessa máquina é ser compacta, ela até pode ser pequena, mas devido a ter a forma de um cilindro é pouco pratica para transportar nos bolsos ao contrário da maioria das compactas existentes no mercado.

    1. Avatar de Rosana Figueiredo
      Rosana Figueiredo

      Coloco ela acoplada ao celular e enfio na bolsa, bem normal, não ocupa espaço , não pesa, simplesmente perfeita

  8. Avatar de João Jesus
    João Jesus

    E em relação a comandos manuais? o que se pode fazer?

    1. Avatar de Rosana Figueiredo
      Rosana Figueiredo

      Dar zoom, balancear o brilho, branco e preto, focar, manualmente tb

  9. Avatar de Marcio Pego
    Marcio Pego

    Falta o Flash.

    1. Avatar de Rosana Figueiredo
      Rosana Figueiredo

      Acredite, não faz falta!

  10. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Boa ideia. No entanto a qualidade deixa muito a desejar.
    A usabilidade e’ reduzida. Nao tem flash… nao me convence.

  11. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Dspinola, concordo com vc não me convenceu também, custo benefício (899,00) com imagens razoável e aceitável não dá, e outra coisa, analisando bem ela é mais uma máquina digital(sem display) que transmite o que vai bater para o smartphone e armazena nela! Por isso não considero um complemento para o smartphone, ele só usa o mesmo pois não tem display só isso vc nem precisa do smartphone apontou bateu e pronto ou filma. Veja uma máquina sony com lente Carl Zeiss tá 499,00 ou 699,00…imagem infinitamente melhor…a samsung lançou o Zoom e Zoom 2 com as mesmas especificações eles são caros agora mas daqui a pouco, vai ter gente vendendo e bem barato. Outra cansei de ir em aniversários, faltou o cara da câmera ou os Paparazzi, ninguém puxa o super smartphone p bater a foto (pois gasta muita energia da bateria p foto “flash” e filmagem), agora uma câmera faz o sucesso, imagina vc usar wi-fi e seu smartphone…kkkk ninguém.

    1. Avatar de Rosana Figueiredo
      Rosana Figueiredo

      O gasto de bateria é normal. Quando vc desliga a câmera ela automaticamente sai da Wi-Fi . Quando vc liga ela entra tb automaticamente na Wi-Fi da câmera e é só usar. Simples assim.

  12. Avatar de Pedro Ricardo
    Pedro Ricardo

    Por 80€ acham que vale a pena o investimento?

  13. Avatar de Rosana Figueiredo
    Rosana Figueiredo

    Tenho uma câmera dessas e adoro , fácil, simples manuseio e fotos maravilhosas. Faz fotos em macro, fotos no escuro, surpreendentemente, ficam lindas. Já fotografei em lugares com pouca luz e saíram perfeitas. Existe uma demora no salvamento das fotos mas se optar pelo não salvamento automático no celular , vai mais rápido. Depois é só consultar as fotos e escolher qual salvar no celular, ou deixar salvas na câmera e passar para o micro. Ou até deixar armazenadas no Playmemories e pronto. O zomm é ótimo também. Um ótimo presente que me dei. Vale a pena.

  14. Avatar de Rafael Luan
    Rafael Luan

    Gostaria de saber o preço dessa câmera, ainda não consegui encontrar o valor dela.
    Você poderia me informar?
    Obrigado!