Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Preview de ficheiros

8 Comentários

Será que o Ubuntu voltou a estar na moda com a disponibilização do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot ? Avaliando pelas intervenções dos nossos leitores através dos comentários, são muitos os que agora começaram a testar este sistema operativo livre. Depois das nossas ultimas dicas (ver artigos relacionados) hoje vamos ensinar a instalar o Sushi para fazer preview dos ficheiros.

sushi_00

Sushi é uma nova ferramenta do Gnome 3.2, bastante semelhante ao Gloobus Preview, que permite de uma forma muito cómoda fazer o preview de ficheiros. Para usar o Sushi no Ubuntu, basta seleccionar um ficheiro no Nautilus e em seguida carregar na tecla ESPAÇO.

O Sushi funciona tanto no Unity como no Gnome Shell e actualmente não depende do Nautilus para funcionar. Assim, é possível recorrer a outros gestores de ficheiros e integrar o sushi.

Actualmente o Shushi tem suporte para fazer preview de ficheiros PDF, vídeo e ficheiros de audio.

Veja como funciona o Sushi

Como instalar o Sushi?

Para instalar o Sushi file preview, basta abrir o terminal (CTRL+ALT+T) e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install gnome-sushi

Depois de instalado, convém fazer logout e logon no sistema. Este é uma funcionalidade interessante e que de certa forma pode permitir uma melhor produtividade no sistema. Continuamos a espera dos vossas dicas 🙂

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de samuel

    Excelente, só que a barra lateral podia se diferente, sei la, achei um poco incômoda.

    1. Avatar de joao L
      joao L

      Só usa quem quer, limitado não estás!

  2. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Excelente dica , instalei a versão de 64 bits deste SO , e de facto a rapidez é muito semelhante a 10,04 que ainda tenho instalada como a minha distro principal , o que estou a notar é a falta de personalização que esta nova versão nos trás já sem a possibilidade de optarmos pela sessão em Gnome clássico , portanto diria que estas dicas são muito interessantes porque de facto permitem um sistema bem mais apelativo .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de joao L
      joao L

      e que tal verificar a config do light dm possivelmente deve existir uma, é procurar no google. No linux tudo se configura!

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    Ainda bem que a porcaria da barra unity não é obrigatória… para quem tem ódio puro á porcaria da barra como eu, aconcelho a instalarem o gnome3.2 que devia vir por defeito no ubuntu11.10.
    Vão ao ubuntu software center e procurem por gnome-shell e instalem. Depois terminem a sessão e é só escolher a sessão gnome.
    O sr. Mark shuttleworth anda a emburrar muito com a porcaria da barra, já vai na segunda vez, por agora pode ser que ainda haja muita gente que na conversa, agora fazer uma terceira vez a mesma barra, é pura estupidez.

    1. Avatar de MOr
      MOr

      Concordo completamente. Acho o raio da barra pouco ou nada útil ou intuitiva.

  4. Avatar de Peergulho
    Peergulho

    Tentei o comando
    sudo apt-get install gnome-sushi
    E obtive:
    A ler as listas de pacotes… Pronto
    A construir árvore de dependências
    A ler a informação de estado… Pronto
    E: Não foi possível encontrar o pacote gnome-sushi