EUA retira taxas de importação da China que afetavam os preços de GPUs e motherboards

9 Comentários

Como sabemos, e aqui também já referimos por diversas vezes, a relação entre os Estados Unidos da América e a China não é das melhores. E, como tal, o país administrado de Joe Biden implementou várias sanções e restrições a marcas, empresas e produtos do país asiático.

No entanto, segundo as informações reveladas, os EUA retiraram agora as taxas de importação da China que afetavam os preços das placas gráficas e motherboards. Em concreto, as tarifas cobradas pelo país chegavam a ser de 25%, sendo criticadas por fabricantes como a Nvidia, Zotac e HP.



EUA termina com taxas de importação da China

De acordo com as informações, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos da América reestabeleceu nesta quinta-feira (24) placas de circuitos impressos, ou PCBs, como alguns dos 352 componentes e produtos que agora fazem parte da lista de exclusão às taxas de importação aplicadas a equipamentos produzidos na China.

A taxa de importação varia entre 7,5% e 25%, tendo entrado em vigor no mês de janeiro de 2021 no âmbito de uma disputa comercial entre as duas potências. Contudo, a medida foi bastante criticada por fabricantes de chips gráficos como a Nvidia, Zotac e HP.

Esta alteração será então benéfica para vários segmentos, sendo que terá um impacto direto nomeadamente sobre o preço de fabrico de componentes eletrónicos, tais como chips gráficos e motherboards. Segundo os detalhes indicados pelo Tom’s Hardware, esta mudança poderá representar uma redução do preço cobrado pelas peças que chegam ao consumidor final.

No entanto, também se estima que o real impacto no mercado das placas gráficas ainda demore algum tempo até ser sentido. Mas, para começar, o fim destas taxas deverá certamente beneficiar as marcas que, assim, vão poder aumentar as suas margens de lucro, um aspeto importante depois das perdas consequentes da escassez de componentes e da impossibilidade de produção devido ao confinamento causado pela pandemia da COVID-19.

O fim das taxas também acontece numa altura em que o preço das GPUs começa a aproximar-se cada vez mais do valor recomendado pelas marcas.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    “Poderá representar uma redução do preço cobrado pelas peças que chegam ao consumidor final” duvido muito menos uma redução de 25%

  2. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Poia… esta loucura de preços só podia se uma “americanisse”!

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      Oi? Se a gráfica ou Motherboard é produzida (como todas) desde o chip até a placa total na Ásia, está 25% NÃO afectam as placas para a Europa. O preço elevado é a marca que o coloca e os meninos que fazem mining.

      1. Avatar de Mining
        Mining

        Tens alguma coisa contra o mining?
        Só tenho 1x – GTX 1080 TI, 1x – RTX 2060 60GB, 1X – RTX 3060 12GB LHR V2 e 3X – RX 6600

        Se quiseres posso vender-te uma….

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Se a carapuça serviu…

      2. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        não é culpa dos meninos do mining… as empresas como nvidia é que querem fazer lucro em cima de ti.. e a culpa é um bocado de todos, como os pc’s gaming que de gaming não tem nada..

  3. Avatar de Oscar
    Oscar

    Nao têm chips e tiveram que abdicar e torcer o nariz aos chineses. Sao uns palhaços. E entretanto o consumidor final sofre. Haviam de agora nao lhe vender os chips!

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Os americanos não dão ponto sem nó…
    Estão a fazer isso para que a china deixe de apoiar a Rússia!!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Também foi o que me pareceu