3cXPhone – Um cliente fantástico para VoIP

32 Comentários

VoIP, VoIP, VoIP… certamente que todos nós já ouvimos falar nesta tecnologia/termo. Para quem ainda não conhece esta tecnologia e desconhece as vantagens da mesma, aconselhamos a lerem o nosso artigo sobre VoIP (ver aqui). Se bem se lembram, em Novembro de 2010 começamos a escrever alguns artigos sobre VoIP, mais concretamente como usar o serviço gratuito da Sapo. Hoje vamos conhecer o 3cX Phone para Windows, um fantástico e completo cliente para VoIP.

3cx_00

Relativamente ao VoIP da Sapo, já ensinamos a ligar um telefone analógico para usar o serviço VoIP (ver aqui), a configurar o X-lite para usar o mesmo serviço (ver aqui), a usar o VoIPBuster (ver aqui), a configurar os clientes para Android (iSipSimple e 3CX) e também o iSipSimple para iPhone. Hoje a escolhe recaiu sobre o 3cX.

3cx_02

O 3cX Phone é softphone que está disponível para Android, iPhone e Windows, que permite aos utilizadores ligarem-se a um serviço de VoIP (ex. serviço VoIP da Sapo). Além das características já referidas, o 3CX suporta:

  • Efectuar chamadas VoIP
  • Transferência de chamadas
  • Várias linhas
  • Log/historial das chamadas
  • Suporte para os codecs G.711, GSM e Speex
  • Simples de gerir e configurar
  • Integração simples com Asterisk
3cx_01

Para quem pretender configurar o serviço VoIP da Sapo, pode seguir o tutorial que fizemos para o 3cX para dispositivos com Android (ver aqui). Alguma questão é só deixarem em comentário para podermos dar uma ajuda.

Nota: Relativamente ao serviço VoIP da Sapo, verificamos que o mesmo mudou. Para aceder ao mesmo, é necessário criar uma conta aqui e depois ir a Gerir Produtos e escolher VoIP.

voip_00

Depois basta subscrever os números que pretendemos (até 5 números nomadas).

voip_01

Para saber mais sobre o serviço VoIP da Sapo, podem aceder aqui

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Android e iOS
Download: 3cX (Escolha o seu sistema operativo)
Homepage: 3cx

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Eu gosto mais do CSipSimple, deu-memenos problemas e erros que este.

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Sem dúvida!

  2. Avatar de victor
    victor

    e para quem tem ZON?

    como funciona?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vitor,

      Zon tem VoIP? Se alguém arranjar uma conta para testes posso passar as configurações. Alguém colabora?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mas alguém tem Zon hoje em dia?? 😛

      2. Avatar de Daniel Novo
        Daniel Novo

        A zon tem o serviço office para empresas bastante bom. Permite até dez utilizadores… Era interessante conseguir ligar o 3cx a este serviço. Na minha empresa temos os 10 utilizadores, mas assim podíamos reduzir para , por exemplo dois, e o serviço de telefones interno era feito pelo 3cx, assim já não estávamos limitados aos 10 telefones que a zon oferece. Nem sei se isto é viável mas fica a dica. Porque era mesmo ótimo.

  3. Avatar de NutsPT
    NutsPT

    Caros, embora veja pelas imagens algo diferente, a MEO/PTC dizem-me que de momento fibra n pode ter voip por migração da plataforma…

    isto é verdade?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      cheira-me a treta…

      1. Avatar de NutsPT
        NutsPT

        Também a mim….

        Alguém mais sabe algo? As imagens que obtenho são tal e qual o print screen do artigo…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          A PT mudou a plataforma e sinceramente aquilo está muito mau (pode ser que seja só agora no per iodo de afinações)

    2. Avatar de Ivo Fernandes
      Ivo Fernandes

      Eu tenho MEO Fibra e tenho n.ºs VOIP activos… funciona tudo correctamente.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, o problema que está aqui é que uma vez que a PT mudou o portal, eu pessoalmente não consegui entrar com as minhas credenciais antigas.

  4. Avatar de NutsPT
    NutsPT

    E embora tente tenha uma conta com login recuperado no VoiP Buster… tambem me dá erro a entrar… isto anda tudo marado…

    1. Avatar de NutsPT
      NutsPT

      Tive mm que criar uma conta nova….

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Estranho, se calhar a tua conta expirou. Vou também fazer um artigo com as confs do VoIPBuster. Queres enviar uns screens para mim?

        1. Avatar de NutsPT
          NutsPT

          Queres uns screens de q concretamente?

          Podemos trocar mails se quiseres e pede-me q qdo tiver um tempinho ajudo.

  5. Avatar de T.Castro
    T.Castro

    “para Android, iPhone e Windows”, não sabia que iPhone era um sistema operativo =P. É apenas um alerta, apesar de em termos de contexto permanece igual, pois também se trata de “disponibilidade para iPhone”, no entanto no meu do Android e Windows destoa. Digo eu…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      T.Castro
      Já falamos isso várias vezes aqui pelo PPlware. Pela teu raciocínio, Android também não é um sistema operativo …é sim uma plataforma que tem um sistema operativo.
      Android, iPhone, iPad, iPod….é só para simplificar 🙂

  6. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Já há muito que não havia posts de voip!
    Gostava muito que fizessem mais posts, especialmente para que os vossos leitores (como eu) possam aprofundar conhecimentos deste tipo de comunicação… É um mundo muito específico e complexo…

    Porque não “voip para totós”? 😉

    Obrigado!

  7. Avatar de jay
    jay

    Boas, eu criei a conta voip da sapo. Mas agora não consigo utilizar isto :S fica sempre em “Waiting for profile, please be patient…” eu fiz segundo o tutorial antigo que tinham aqui mesmo para a sapo, mas como o programa ja n e bem igual há umas opçoes em q n sei bem o que meter… alguém sabe qual poderá ser o problema ? Obrigado

    Já agora, estavam aí a falar do portal novo da PT, têm de se registar no novo portal.. As credenciais do antigo já n servem.

    Obrigado

    1. Avatar de jay
      jay

      Ok, já consegui :))

  8. Avatar de Fred
    Fred

    Boas

    uma pergunta se calhar estupida
    tenho conta meo e tou a pensar criar uma conta voip.
    para depois configurar no meu android.

    se tiver noutra rede que nao seja o meu router meo vou ter chamadas gratis a mesma?

  9. Avatar de Antonio Alves
    Antonio Alves

    Tentei a configuração indicada o voip do 3CX para o meo. E não consigo configurar com exito.

    Vai dando Connecting [1] , [2], [3] e depois indica “Not connected”

    E em debug aparece ” Phone connection failed, PBX not responding.”

    Ajudem por favor.
    Obrigado

  10. Avatar de Nuno Ribeiro
    Nuno Ribeiro

    Sendo cliente Meo Fibra posso subscrever um número VOIP nómada que é gratuito, certo?
    Se ligar para a rede fixa e tiver wifi não pago mais por isso?

  11. Avatar de carlos
    carlos

    Ao aplicar o 3CXphone no meu htc,deixei de ter acesso ao radio…será que este aplicativo está a desviar o sinal ou tem a haver com a configuração?

    Agradeço resposta…obrigado

  12. Avatar de Roberto Lucio
    Roberto Lucio

    Tem voip da sapo e ao actualizar o x-lite para a versão actual deixou de conectar. Tentei para o 3CXphone, mas as imagens das configurações aparecem completamente diferentes das que vocês ilustram (para o android que dizem ser igual)
    Gostaria de ter o voip a funcionar no pc. Que devo fazer? qual a melhor aplicação? como configurar?
    Obrigado
    Roberto Lucio

  13. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Também estou com o mesmo problema. O x-lite actualizado deixou de funcionar correctamente e nunca consegui instalar o 3CXphone. Alguem tem alguma sugestão?

  14. Avatar de a.maia
    a.maia

    De facto é verdade, a versao X-Lite que funcionava impecável. Um dia destes quando ia ligar dizia que tinha expirado. Então baixei a outra que tem lá , mas nunca mais funcionou, instala o o MicrosoftvisualC, umas tretas, mas a verdade é que receber , recebo mas efectuar, dá3 bis e nada. Quando na anterior versao funcionava à primeira, logo que se configurava. Também tenho tentado com o 3cXPhone mas nao consigo. Se alguém conseguir algo deixe aqui. Eu farei o memso.

  15. Avatar de Ricardo Araújo
    Ricardo Araújo

    Este 3cx é muito complicado de configurar e pela instruções do 3cx do android não vou lá. Podiam fazer um exemplo de configuração para este 3cx do windows. No android consegui configurar neste não…

    1. Avatar de Ricardo Araújo
      Ricardo Araújo

      Já descobri. Comigo funcionou assim:

      Account name: InPhonex
      Caller Id: +351numero voip

      Extension: +351numero voip
      Id: +351numero voip
      Password: colocar a password do numero

      Selecionar “i’m out of the office” e inserir “voip.sapo.pt”

      Selecionar “Use outbond proxy server” e introduzir “proxy.voip.sapo.pt:5070”

      E está feito 😉

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    E o Microsip? Alguém sabe configurar?