Firefox 6 Final já está disponível para download

43 Comentários

Os novos ciclos de desenvolvimento que a Mozilla implementou para o seu Firefox começaram a dar os seus frutos desde que foram lançadas as diferentes versões de desenvolvimento. Logo aí começaram a ser testadas as novas funcionalidades que esta nova versão ia trazer para todos os seus utilizadores.

Os resultados podem agora ser ainda mais verificados com a rapidez com que as novas versões atingem as versões estáveis. O mais recente fruto a atingir a versão estável foi a versão 6. Está pronta e podem descarregá-la de forma oficial através do FTP da Mozilla.

 


Os planos da Mozilla para a disponibilização desta nova versão apontavam para a próxima terça feita, mas o resultado de todos os testes que foram sendo feitos pelos muitos utilizadores destas versões de desenvolvimento permitiram acelerar a sua maturação e o resultado está à vista.

Outro resultado prático da adopção de ciclos de desenvolvimento mais curtos e a disponibilização das versões de teste veio permitir que estas novas versões Firefox tivesse muito menos versões intermédias e de testes quando comparado com o passado, em que eram necessárias várias versões beta e RC.

Esta nova versão do Firefox ainda não começou a apresentar grandes alterações na interface, sendo dada atenção e desenvolvimento às novas tecnologias da Internet. A barra de endereços passa a mostrar em destaque o domínio que está a ser visitado, novos menus para desenvolvimento web, uma redução significativa de tempo no arranque para quem usa o Panorama e outras novidades. Podem consultá-las todas no site de desenvolvimento desta versão do Firefox.

 

Se pretenderem ter a versão 6 do Firefox já hoje, podem apontar os vossos browsers para os links que apresentamos abaixo. Podem alternativamente usar o Firefox e verificar se a actualização está já disponível.

O Firefox continua a trilhar o seu caminho com vista a ser o browser preferido dos Internautas. A concorrência tem sido forte e tem apresentado argumentos muito válidos, mas a Mozilla tem sabido responder à altura e não se tem deixado ficar para trás o Firefox.

Artigos Relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: Firefox 6 Final Windows PT [13.3MB]
Download: Firefox 6 Final Windows EN [13.3MB]
Download: Firefox 6 Final Linux PT 32Bits [14.4MB]
Download: Firefox 6 Final Linux EN 32Bits [14.4MB]
Download: Firefox 6 Final Linux PT 64Bits [15.9MB]
Download: Firefox 6 Final Linux EN 64Bits [15.9MB]
Download: Firefox 6 Final Mac PT [28.1MB]
Download: Firefox 6 Final Mac EN [28.1MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chat

    Poxa… voces são mais rápidos que a própria mozilla… 😛
    isso ainda nem está disponível apra download no site deles, pelo menos eu estou a ver a versão 5.0.1

    Parabéns pela rapidez

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Mas se esperares uma semana, já sacas o 11.

  2. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Até há cerca de dois dias sempre usei o Firefox, já o usava desde praticamente que se tornou famoso há uns belos anos. A verdade é que sempre soube que não é o mais rápido a executar tarefas simples como o abrir assim como não era o melhor amigo em termos de consumos. Estive sempre para mudar, mas a verdade é que os plugins que possuía me davam imenso jeito. Então há dois dias, meti mãos à obra e encontrei todos os plugins (excepto um ou outro que usei semelhantes) para o chrome e agora é o que uso. Se tivesse vindo mais cedo, manteria-me ainda no firefox, mas a verdade é que pouco ou nada tenho visto em melhoramentos no firefox, usava-o sobretudo por causa dos plugins, mas se os tenho no chrome, acho mesmo que me vou manter (excepto caso haja outro browser que faça o que faço actualmente de maneira mais eficaz).

  3. Avatar de http://xpango-creditos-faceis.blogspot.com/
    http://xpango-creditos-faceis.blogspot.com/

    Tanta versão e não noto nenhuma diferença lol?

    Só se for para aqueles mais atentos :/

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Rápido e estável e segundo informações recentes a versão 7 promete ser 50% mais light nos recursos necessários.

    Firefox a recuperar…excelente! Só lamento é terem adoptado o estupido esquema do Chrome no que toca a versões.

    Se visualmente é o mesmo, porque não adoptar builds em vez de versões. Continuo a não perceber. Já não há programadores old school, tou a ver…

    1. Avatar de Filipe Sousa
      Filipe Sousa

      Isso de ser 50% mais light na versão 7 faz-me lembrar os anuncios das batatas fritas light, que se for-mos a contar todas as vezes que anunciam diminuição de gordura chegava-mos a um ponto que iam ter gordura próximo do 0%.

      Com isto dos browsers passou a ser a mesma treta, promessas e mais promessas…

      No que toca a esta nova maneira de contabilizar as versões, parece que sai uma versão nova de 15 em 15 dias em que pouco ou nada muda.
      Até parece que quanto maior for o numero da versão melhor vai ser em relação aos concorrentes.

      Enfim… o marketing é o que vai levar este mundo á desgraça para a qual caminhamos a passos largos.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Mas é essa a questão, meu amigo. O Firefox tornou-se o sucessor do IE como “browser das massas”. Quase todas as pessoas que conheço com o mínimo de conhecimentos de Windows usa Firefox. E são comuns os comentários do tipo “Chrome apareceu há tão pouco tempo e já vai na versão 13, enquanto que o Firefox ainda vai na versão 4”.
        É a lógica da batata que funciona para muita gente. Eu também não gosto desta forma de apresentar as versões, porque normalmente uma mudanção de versão representa mudanças mais significativas.

    2. Avatar de Elements
      Elements

      Concordo. Antes ouvir falar de uma nova versão (sem ser na parte “decimal”) era excitante por se sabia que ia haver grandes mudanças. Agora isso já não diz nada, eu já uso a beta do firefox 6 ha um pouco e se não tivesse lido este artigo nem tinha notado diferença em relação à 5 além da velocidade.

  5. Avatar de Gabriel Queiroz

    foi esperar mias um pouco ate meus plug-ins estarem aptos a trabalhar na versão 6

  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Rapidissimos!!!

  7. Avatar de marcio
    marcio

    Instalei o suposto Final release do Firefox 6, mas o que me apareceu é Beta e não Final.

    De qualquer maneira para aceder ao PPLWARE que está como Homepage 🙂 Fica mais lento que a versão 5.0.1 🙁

    Portanto vou voltar ao anterior temporariamente

    Mas digo também que o PPLWARE para dar noticias levam FOGO…

    Continuem assim… Forças

    1. Avatar de marcio
      marcio

      Esqueçam o meu comentário anterior, aponta como beta porque ainda se situa em outro local apontado, e já vejo melhorias nesta versão. Só bastava-me reinicializar o PC.

  8. Avatar de Shadow723
    Shadow723

    No site da mozilla ainda tem a versao 5.0.1

  9. Avatar de Daniel©
    Daniel©

    Finalmente, ja ansiava por esta versao para o mac 🙂

  10. Avatar de J Costa
    J Costa

    O Pplware é sempre o primeiro a dar-nos estas notícias!

    Já instalei, mas a maior parte dos addons que uso ainda não são compatíveis.
    Assim, voltei ao 5.0.1 e vou aguardar mais uns dias.

  11. Avatar de Mitch
    Mitch

    Já uso a versão 8.0a1 há mais de um mês.

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Bolas 2x , rapidíssimos de facto , eu optei pelas versões de teste e já vou na 8 e todos dias tenho uma actualização , as melhorias de facto notam-se na velocidade de abertura das paginas o que torna mais agradável surfar pela net .

    Continuem assim , eu também tenho o Pplware como homepage e até no meu tablet aonde muitas vezes contribuo com o que sei para o debate .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  13. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Há anos que uso o Opera. Rápido e estável. Ainda não encontrei razões para mudar 🙂

  14. Avatar de pedro
    pedro

    Para mim é chrome e ponto final. Penso que é o browser mais inovador e mais simples pois o utilizador pensa em navegar e n no browser em si.

    http://www.tinybiturl.com

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Mais simples, sim
      Mais inovador, nem tanto.

      As extensões ainda deixam muito a desejar e falta-lhe muitas features importantes e uma delas que a Google quase de certeza nunca irá inserir no Chrome, por motivos obvios.

      “Informar sitios web que não quero ser vigiado”

      Algo que o Safari e Firefox já têm.

  15. Avatar de Canelas
    Canelas

    E a 5 já foi ao ar?

      1. Avatar de Canelas
        Canelas

        Eu sei. Qd se fala na versão 5, fala-se da última versão.
        Mas desaparece a versão 5?

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Hm, o meu FF ja actualizou para a versão 5 há umas semanas atrás, creio :/

  16. Avatar de serva
    serva

    O opera também uma boa solução sem dúvida e injustamente pouco falado .

    cumps

    Serva

  17. Avatar de jrk
    jrk

    Aguardarei o auto update na próxima terça-feira. 🙂

  18. Avatar de rafael metal
    rafael metal

    ola, muito bom este site, sempre atualizado com muitas novidades valeu galera!

    1. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      O pessoal deste site são mais rápidos que a CNN. 😀

  19. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Quais sao as melhorias desta nova versão? Acho que o pplware esqueceu-se de as colocar…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Melhorias? Então passou da versão 5 para a versão 6, queres melhor que isso? 😀

  20. Avatar de cool-man

    melhorias?
    Nada.
    Apenas subiu o numero da versão

  21. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Desde que me lembro que uso FF. Só o abandonei depois de “andar com a casa às costas” de pc em pc e ter de ter uma versão portatil. Aí migrei para Chrome. Depois vieram os plugins para Chrome e abandonei de vez o FF. É muito grande, pesa em memória e sempre que preciso de o instalar tenho de carregar codecs e plugins. Chrome é bem mais simples. Além disso tenho o Gmail sincronizado e automaticamente carrega plugins, dados e temas sempre que preciso de uma instalação fresh. Para instalar a clientes, tenho outra conta sincronizada e é só sincronizar e voilá. Rápido, simples e directo.

    Em velocidade, Chrome mostrou-se bem mais rápido. Logo, FF fica de lado, embore teste sempre cada versão pois informático tem de testar 😉

  22. Avatar de valente99
    valente99

    Era fã do Firefox, para mim era o melhor, mas da versão 4 pra frente para mim nunca mais foi o mesmo,fiquei desiludido, no meu PC passou a encravar n vezes, instalei a versão 5 e nada mudou, congelava montes de vezes, agora voltei-me para o chrome, e estou bastante satisfeito.

  23. Avatar de Luís Artur
    Luís Artur

    Pena ainda não trazer o fullscreen nativo para o Lion 🙁

  24. Avatar de Canelas
    Canelas

    Em relação ao consumo de ram: mantem-se, aumentou ou diminuiu?

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      A versão 5, 6 e 7 são iguais, sem tirar nem por.

      Apenas tem sido melhorado e optimizado. Menos crashes, mais seguro e mais leve devido a essas optimizações. Na realidade, este 6 é nada mais nada menos que o Firefox 5.1 … e o 7 será o Firefox 5.2 …. pela lógica correcta. E já estou a puxar bastante, porque há casos que devia ser simplesmente 5.0.1… 5.0.2

      Engraçado é as extensões deixarem de funcionar, quando na realidade funcionam. Só que ao mudarem a versão o verificador de compatibilidade “pensa” que é uma versão completamente diferente…. enfim.

  25. Avatar de Canelas
    Canelas

    Em relação ao consumo de ram: aumentou, mantem-se ou diminuiu?

    1. Avatar de valente99
      valente99

      Epa nunca tive a curiosidade de verificar o consumo

    2. Avatar de jrk
      jrk

      Bem, teoricamente cada versão fica melhor. Mas depende das páginas que costuma visitar. No meu caso, não tenho reclamações.

      Mas para o Firefox 7 foram anunciadas melhorias mais visíveis, não sei se apareceu aqui no pplware.

      1. Avatar de Canelas
        Canelas

        O problema é que visito as mm páginas com o FF, chrome e opera e noto que o FF é o que mais consome. Reduzi o número de extensões, mas o FF continua a consumir que nem um burro.

  26. Avatar de Luis
    Luis

    Após a actualização o Java deixou de funcionar…

  27. Avatar de Rene Matienzo
    Rene Matienzo

    Não seria a versão RC?

    Eu instalei, to gostando, mas o Orkut ta com algum bug, ele trava quando vai carregar, fica carregando chega a travar todas as abas, não abre mais nada, ai tem que fechar tudo e abrir denovo.