Windows – Aumente a taxa de transferência em dispositivos USB

83 Comentários

ÚLTIMA HORA – Hotfix do Windows para aumentar a velocidade de transferência em dispositivos USB (Pen, MP3, discos externos, etc)

Enquanto utilizador do Windows 7 e Linux (Ubuntu, Mint e CentOS), sempre reparei que no Linux a taxa de transferência em dispositivos USB era bastante superior, quando comparada a um cenário idêntico mas no Windows 7. E se lhe dissermos que essa taxa de transferência era “limitada” devido a restrições do Windows 7?

Pois, era mesmo isso!!! A Microsoft disponibilizou ontem uma actualização para windows 7 e Windows Server 2008 R2 que permite ultrapassar essa limitação.

windows_00

A actualização identificada como kb2581464 permite que o Windows 7 ou Windows Server 2008 aumentem a taxa de transferência de dados para dispositivos USB. Segundo informações da própria Microsoft, depois de instalado o Update, a taxa de transferência passa dos 64 kilobytes para os 2 MB através do driver Usbstor.sys.

Para começar, faça download do UPDATE aqui, descompactem e depois corram o ficheiro Windows6.1-KB2581464-x86.

Depois de instalado o Update, devem seguir os seguintes passos no windows 7:

Passo 1 – Carregar em iniciar start button , escrever regedit e carregar em Enter

Passo 2 – Já dentro do registo do Windows, ir até:

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\usbstor

Passo 3 – Depois criar uma nova chave VVVVPPPP

Passo 4 – Carregar em Editar, depois Novo e depois escolher QWORDValue

Passo 5 – Escreva MaximumTransferLength e depois carregue em Enter

Passo 6 – Carregar em Editar e depois Modificar

Passo 7 –  No campo Value data, insira o valor máximo de transferência de dados. Escolha a base Decimal e altere o valor para 2097120 (que equivale ao valor máximo para a taxa de transferência para dispositivos USB).

regedit_02

 

No final devem ter algo do género:

Nota: Caso achem os passos anteriores complicados, instalem o seguinte script (download aqui)

regedit_03

Feitas todas as alterações, devem reiniciar o PC e verificar se a transferência de dados de dispositivos USB (ex. Pens, MP3, discos USB externos) é efectivamente mais rápida. Deste lado está confirmado!

Homepage: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Alguém que faça um comparativo do antes e depois do update sff

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Onde posso encontrar o update para versões de 64 bits?

  3. Avatar de JS
    JS

    Boa tarde e obrigado,gostava de saber se para o Vista é igual ou foi so para o 7?
    Na noticia fala so no 7 não haverá para o vista ou ele ja tem.
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A Microsoft apenas refere que é para o windows 7

      1. Avatar de JS
        JS

        Obrigado,mas tenho pena que a Microsoft so se lembre do ultimo SO e não queira saber dos Anteriores.
        Mais uma vez obrigado por ajudar com estas e outras dicas.
        Continuem sempre assim activos
        Um bom Fim-de-semana

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Este fix ainda não apareceu no win update, por ainda estar a ser testado, por isso pode ainda vir para outros SO.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, neste momento é apenas um hotfix

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      O HotFix e’ para o 7. No entanto, o “valor” “MaximumTransferLength” foi introduzido no Vista (o 2000 e XP teem o valor 64KB “hardcoded” no usbstor.sys). Podes tentar no Vista, mesmo que o bom funcionamento ou melhoria de transferencia depende do dispositivo.

      PS: O Linux usa por defeito 120KB (240 sectores * 512 bytes). O numero escolhido tem que ser divisivel por 8 e e’ aconcelhado nao usarem mais do que 2048 (1 megabyte). Assumindo o ‘sdb’ como USB drive:

      $ cat /sys/block/sdb/device/max_sectors
      240

      $ echo 1024 > /sys/block/sdb/device/max_sectors

      Mais informacoes em http://www.linux-usb.org/FAQ.html#i5

      Fiquem Bem!

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    É para sistemas 32bits só ou serve tambem para 64bits? o nome do ficheiroX32.exe

  5. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Não há versão x64?

  6. Avatar de Miguel Pio

    Download do UPDATE está OFF

  7. Avatar de cheat2win
  8. Avatar de SirLino
    SirLino

    E para utilizadores do windows 7 SP1 versão 64 Bits, qual é o ficheiro para download??

    SirLino

  9. Avatar de Samu
    Samu

    Link do UPDATE está quebrado….

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O problema é das sessoes do site. Assim que chegar a casa ja actualizo

  10. Avatar de Jorge Revés
    Jorge Revés

    O link para o download não funciona.

    1. Avatar de Paulo
  11. Avatar de cheat2win
    cheat2win

    Nas imagens meteram QWORD, em vez de DWORD. E o correcto será “MaximumTransferLength” em vez de “MaximumTransferLengt”.

  12. Avatar de SirLino
    SirLino

    Só uma dúvida a chave é DWORDValue ou QWORDValue??

    É que no texto falam em DWORDValue mas nas imagens aparece como QWORDValue??

    Ou DWORDValue é para sistemas 32 Bits? e QWORDValue para sistemas 64 Bits?

    SirLino

    1. Avatar de Rolando
      Rolando

      Usa DWORDValue

    2. Avatar de BladeRunner
      BladeRunner

      QWORD para 64Bits.
      DWORD para 32Bits.

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Créditos para o aFriend:

        “That would depend on the length of your entry. You would only need to use a Qword if your entry calls for it. Dword and Qword has nothing to do with the bit version of Windows.”

        1. Avatar de Pedro Pinto

          pronto, duvida desfeita.

  13. Avatar de Rolando
    Rolando

    Link correcto: DOWNLOAD

  14. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Finalmente!

    Espero que seja desta que consiga resolver o grave problema que me assombra à semanas. As transferências já nem estavam lentas… paravam mesmo a meio… :S

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Quando vi a notícia lembrei-me logo do que disseste há uns dias. A Microsoft lê o Pplware e ouviu as tuas preces 😛

      1. Avatar de Vítor M.

        Hehehe…. nunca se sabe 😉

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Actualizado: Tou tramado ainda não foi desta :S

          Começou lento.. deu um disparo enorme a meio e quando já sentia fé que era desta parou a meio.

          Ficheiro de 700Mb,

          Primeiros 50 megas a meio gás.
          500 megas ultra rápido.

          Depois começou a perder fluxo, ficou lento como tudo de novo a rondar tranferências diversas em Kb… e agora está com apenas 1MB para finalizar a transferência mas totalmente parado e o caricato é que diz: Velocidade 2,18MB/seg e tempo restante, cerca de 5 segundos.. mas não passa disso.

          Não foi desta 🙁

          1. Avatar de MOr
            MOr

            Estás a usar o TeraCopy?

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Já não o uso desde o Vista.

            Mas cheguei a experimentar a ver se me resolvia o problema.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Eu acho que lêem, o pplware está sempre atento até ao mais ínfimo pormenor 🙂

      2. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        lol.. who knows 🙂

        Mas vou-lhes dar na cabeça à mesma..eheh…

        Primeiro é um HotFix e não está listado no Windows Update…se não fosse o pplware eu não sabia em primeira mão. (coitados dos que não visitam o pplware com este problema..lol)

        Fui à pagina, tenho que inserir o email e mandam-me o fix por email…que situação mais parva.

        Depois, ter que editar o registry quando o próprio fix poderia ter feito isso (não digo por mim mas podia ser mais user friendly para os leigos)

        Aparte disso, deixo estes links para ajudar:

        Win7 32-bit: http://www.mediafire.com/file/c95hcxl7e08vcnc/New%20×86.7z
        Win7 64-bit: http://www.mediafire.com/?6ka4v1wspsj6f11

        Ainda estou a cruzar os dedos.. lol…tem que ser desta! 🙂

        1. Avatar de Alex
          Alex

          “(coitados dos que não visitam o pplware com este problema..lol)”

          Calma e leiam melhor – “Apply this hotfix only to systems that are experiencing the problem described in this article. This hotfix might receive additional testing. Therefore, if you are not severely affected by this problem, we recommend that you wait for the next software update that contains this hotfix.”

          O artigo devia referir este ponto.
          E até vir no win update ainda pode levar mais alterações.

        2. Avatar de Ricardo Elias
          Ricardo Elias

          Segundo o HotFix, nao e’ preciso editar o registo para usar a funcionalidade (e nao faria sentido), sendo esta automaticamente activada se o Vendedor incluir informacao necessaria no INF. No entanto, para os casos em que isso nao acontece, o controlador do USB usara’ o valor que definirem na(s) respectiva(s) chaves dos “USB devices”.

          “Registry information
          To use the hotfix in this package, you do not have to make any changes to the registry.”

          Fiquem Bem!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            No meu caso, o registo nem existia

  15. Avatar de Jeff
    Jeff

    No site da microsoft, não diz para criarmos uma chave vvvvpppp, e sim para editarmos o valor contido, sendo que:

    “VVVV represents device descriptor idVendor in hexadecimal.
    PPPP represents device descriptor idProduct in hexadecimal.”

    então pelo que deu a entender, devemos fazer isso para cada dispositivo que usar.

    Ou eu entendi tudo errado??

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Entendeste bem… Este procedimento tem de ser usado para todos os dispositivos USB que insiras no computador. Cada um vai ter um “código” do tipo VVVV PPPP …

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Bem reparado…

      Já agora se alguém me poder confirmar, nas outras pastas dentro o “usbstor” se em cada pasta também têm um valor que diz “DeviceHackFlags” … só por curiosidade.

    3. Avatar de GUIMEN
      GUIMEN

      Certíssimo!
      ìa comentar isso mesmo!
      Não entendo como é que fizeram um script…
      Agora já adivinham o fabricante e modelo dos USB que temos? 🙂
      Sugiro que quando virem esta útil notícia, sigam e leiam atentamente o site da Microsoft

  16. Avatar de cmendao
    cmendao

    Também queria para 64 bits… e o link de 32 não funciona 🙁

  17. Avatar de Jorge Revés
    Jorge Revés

    O processo de instalação termina e diz que não foi instalado.
    Alguem sabe porque será?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Só assim é muito vago…mais alguma informação sff 🙂

      1. Avatar de RzR
        RzR

        Abro o instalador e pergunta-me se pretendo instalar e clico Sim. Depois aparece uma janela a dizer “Algumas actualizações não foram instaladas”. Isto na versão x64.

  18. Avatar de Alex
    Alex

    Este fix ainda será testado pela MS antes de se tornar update, quem não estiver à vontade para o fazer é só esperar.

  19. Avatar de frezd
    frezd

    porreiraço pá. realmente em linux transferia-se mt rapido mesmo. excelente noticia, ja instalei, ficou a bombar 🙂

  20. Avatar de Luis
    Luis

    No meu caso bastou instalar a chave do registo, não foi necessário fazer manualmente aquelas modificações no registo.

  21. Avatar de Tiago

    mas afinal é DWORD ou QWORD? :s

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Tiago,

      Segundo a Microsoft é DWord, mas penso que eles se referem a sistemas 32 bits
      http://support.microsoft.com/kb/2581464

      Pois DWord é 32 bits e QWord é 64 bits. Tenho de confirmar isto

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Eu acho que o DWORD é válido em sistemas 64-bit também.

        O meu é Win7 também é 64-bit e os valores do “DeviceHackFlags” estão a 32-bit.

      2. Avatar de Tiago

        estava agora mesmo a ver isso 🙂 obrigado 😀

      3. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Confirma-se, DWORD é o certo mesmo para sistemas 64-bit.

        “That would depend on the length of your entry. You would only need to use a Qword if your entry calls for it. Dword and Qword has nothing to do with the bit version of Windows.”

        Penso que no caso, se fosse diferente, a MS deixava isso como nota.

      4. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        O QWORD foi introduzido no Windows 2000 (Sistema Operativo 32 bits) para guardar um valor 64bits. E sendo o valor maximo para a chave 2 megas (2 elevado a 11), seria um exagero guardar esse valor numa chave a 64bits, independentemente do SO ser a 32 ou 64bits.

        Fiquem Bem!

  22. Avatar de http://xpango-creditos-faceis.blogspot.com/
    http://xpango-creditos-faceis.blogspot.com/

    Muito bom! =D Toca a aumentar velocidades :p

  23. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    No passo tres deste artigo diz: “Depois criar uma nova chave VVVVPPPP”. No entanto, no Update do Microsoft eles dizem para “Localizar e Clicar” numa chave com o formato VVVVPPPP, e colocam no “Notes” o que o V e P significam: valores hexadecimais para o idVendor e idProduct, respectivamente. Na foto colocado a seguir ao ponto 3, existem 4 chaves ja’ criadas, no computador do autor. Nao deveria ser nessas chaves que deviam incluir o “MaximumTransferLength”?

    “Locate and then click the following registry subkey:
    HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\usbstor\VVVVPPPP


    Notes
    VVVV represents device descriptor idVendor in hexadecimal.
    PPPP represents device descriptor idProduct in hexadecimal.”

    Fiquem Bem!

  24. Avatar de Marco Albuquerque
    Marco Albuquerque

    Olá a todos.
    Fiz tal e qual como estava no artigo e faço uma transferência para uma USB 2.0 a 5,75MB na velocidade que aparece na janela de transferência.
    Confirmo.
    Aproveitem!

  25. Avatar de beta
    beta

    por aqui as velocidades de transferência entre o meu sistema e o disco externo 3.5″ 7.2k não sofreram alterações, anda na ordem dos 31mb leitura e 22 escrita tal como antes…

  26. Avatar de lolwut
    lolwut

    existe alguma forma de testar se ficou bem instalado?

  27. Avatar de Alfaad
    Alfaad

    O windows Xp ele também possui esse bloqueio na taxa de transferência ?

  28. Avatar de Angelo Matos

    Boa noite estou com um problema para fazer este update e pôr tudo a funcionar. Quando faço download e descompacto o ficheiro que indicam não me aparece nenhum ficheiro Windows6.1-KB2581464-x86 mas sim um ficheiro com o seguinte nome: Improve USB Storage Devices Performance in Windows 7.reg.
    Se eu correr este ficheiro ele altera-me algo no registo mas não sei bem o quê. Depois nem sequer consigo encontrar a localização que indicam (HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\usbstor) no registo.Tenho só HKEY_CLASSES_ROOT; HKEY_CURRENT_USER; HKEY_LOCAL_MACHINE; HKEY_USERS e HKEY_CURRENT_CONFIG.
    Alguem pode dar uma ajuda? Tenho o Windows 7 Ultimate x86 com SP1.
    Abraços e obrigado

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      O Pedro Pinto disponibilizou o seguinte link para as tres versoes: http://support.microsoft.com/hotfix/KBHotfix.aspx?kbnum=2581464&kbln=en-us

      Instala o HotFix correspondente ‘a versao do Windows que estas a usar. Nao precisas fazer nenhuma alteracao aos Registos do Windows. Mas se depois de instalares o update e reiniciares o Windows, nao notares nenhuma melhoria na performance, entao segue os passos, substituindo o passo 3 (criar a pasta VVVVPPPP) por “clicar nas sub-chaves (que teem o formato hexadecimal do idVendor e idProduct, tens o exemplo nas imagens do artigo)”, passando, em seguida, para os seguintes passos.

      “Improve USB Storage Devices Performance in Windows 7.reg” e’ apenas uma forma rapida de adicionar os valores que sao explicados neste artigo. Em vez de seguires os passos manualmente, executas o ficheiro reg e a informacao e’ colocada automaticamente nos Registros do Windows. No entanto, como ja’ foi referido nos comentarios, o artigo esta’ incorrecto quando diz para criar a chave.

      HKLM – HKEY_LOCAL_MACHINE

      Fiquem Bem!

  29. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    fui ao site do hotfix, tive que meter o mail e enviaram-me as instrucções de download, mas quando acedo ao site indicado, pede-me um user e password, mas no mail não vinha nada indicado.

    1. Avatar de Zé

      Tenho exactamente o mesmo problema. Será que alguém pode alojar as versões 32b e 64b noutro lado?

      Obrigado

  30. Avatar de Redin
    Redin

    DEVE TER HAVIDO AQUI ALGUM MILAGRE…

    ficheiro – 7.94GB

    do disco rígido usb para pc – 30MB/s
    do PC para o disco rígido USB – começou nos 57MB/s e foi baixando até aos 26MB/s

    ficheiro – 903MB

    do PC para a pendrive – começou nos 130MB/s e baixou ate aos 17MB/s onde ficou neste valor no fim do gráfico mas algo demorado para terminar.
    da pendrive para o PC – esteve com valores acima dos 400MB/s

    com estes resultados nem vou mexer.

  31. Avatar de jopa
    jopa

    Fiz um pequeno teste antes de instalar.

    Corri o software H2testw para medir as velocidades em duas Pen USB diferentes (uma normal de 4gb e outra que é um leitor de miniSD 2Gb) antes e depois do fix.

    Podem ver os resultados aqui:

    https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzgOafyBklwwM2ZlYjQ3NjYtOTI3Ni00NTcwLWE1MzUtZTMwMzFlNDVlMDJi&hl=en_US

    Basicamente não vi qualquer diferença.

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    Confirma-se. Com uma pen de 32GB cerca de 29 MB/s, não me lembro de passar dos 20 sem o update.

  33. Avatar de jo§e

    Hehehe eu há muito que superei essa limitação…. instalei o Linux Mint 😉

  34. Avatar de vitor martins
    vitor martins

    oi,

    para mim este update foi um erro colossal !!!!
    Antes transferencia de dados max-34mb media-24-26mb.
    Depois transferencia de dados max 900kb media-740kb.

    Como solucionar este problema????

    Obrigado

  35. Avatar de Nuno J
    Nuno J

    Para quem tem o problema de pedir password a fazer download (no meu caso V64bits), basta fazer right-click no link e “Guardar ligação como…”

  36. Avatar de Careca
    Careca

    Boas

    Depois de ler os comentários…

    Esperamos pela evolução.

  37. Avatar de Seilaeu
    Seilaeu

    Aqui funcionou, embora “levemente”
    mas brgd pela dica.

  38. Avatar de Wagner
    Wagner

    Windows_7 64bits, hotfix de 64bits.

    HD tune antes:

    Máxima: 25MB/s
    Média: 24,8MB/s

    HD tune depois:

    Máxima: 25MB/s
    Média: 24,7MB/s

    Ou seja, continuou a mesma merda!

  39. Avatar de altair
    altair

    Ola preciso de ajuda fiz como estava no tutorial e não aumentou a velocidade continua no mesmo 300kb, o que tenho de fazer a mais para melhorar.O meu win7 64bts

  40. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    a mudança não foi nada significativa.
    a transferência de um arquivo com 795 MB para um pen drive antes da instalação foi de 3min 14seg 19milésimos.
    depois da instalação o mesmo arquivo levou 3min 09seg e 92 milésimos.

  41. Avatar de Screamer
    Screamer

    Acho que faltou referir que este patch apenas traz mais valias para ALGUNS dispositivos.
    Vejo pessoas a queixarem-se de que não houve melhorias para dispositivos que já estão no máximo das suas capacidades.
    Um disco USB 2.0 nunca conseguirá taxas de transferência EM PICO maiores que 50MB/s. Atendendo às limitações dos controladores USB/SATA, essa taxa de transferência será várias vezes inferior. Taxas de 25MB/s são bastante satisfatórias neste caso.
    No caso das pen’s, nem se fala. Aí há que contar com as velocidades de leitura/escrita dos módulos de memória, que são muito mais baixas.

  42. Avatar de LauroRM
    LauroRM

    Alguém sabe como eu chego nessa chave de registro? Só consigo ir até o regedit…