Samba 3.6.0 – Interoperabilidade entre o Windows e o Linux

5 Comentários

Samba – Opening Windows to a Wider World

Com a diversidade de sistemas operativos que existem actualmente, é importante que existam protocolos que permitam a interoperabilidade entre os mesmos. Seria impensável por exemplo nos dias de hoje, um sistema Windows não conseguir “falar” com um sistema Linux  ou um MacOS não conseguir “falar” com um Windows. A adopção do protocolo IP na maioria das redes de dados e sistemas facilitou todo o processo, mas há outro protocolos bastante relevante como o caso do SMB (protocolo Samba).

samba_01

O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. Recentemente, a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o Samba 3.6.0 que traz algumas novidades das quais destacamos:

  • Suporte para SMB2 (Server Message Block version 2) – protocolo usado pelo Windows Vista
  • Suporte para SMB2.1 – protocolo usado pelo Windows 7
  • Adicionado o SMBTA (SMB Traffic Analyser), um software que permite aos utilizadores monitorizar o serviço SMB e  também criar estatísticas de utilização
  • Melhorias a nível de mecanismos de segurança

Veja aqui todas as novidades

Quem pretender instalar o Samba, pode seguir o nosso artigo HowTo: Partilha de ficheiros com Samba ou então seguir a documentação disponibilizada no próprio site do Samba aqui.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Samba 3.6.0 [27,64 MB]
Homepage: Samba

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Silva

    Boa noite Pedro. Devias complementar isso com um resumos do Samba e como é que este foi aberto à comunidade. Uma coisa leve nao mt massuda para quem nao conheçe.

    Cumprimentos e Larguras

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Ricardo, num próximo artigo tentarei abordar essas questões

  2. Avatar de zhor
    zhor

    Nesse artigo How To de 2008 fala no protocolo TCP/IP. Penso que TCP/IP é uma pilha protocolar, um conjunto de diversos protocolos, organizados em várias camadas lógicas.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o protocolo TCP é um o IP é outro, sendo que na camada 3 ainda pode haver salvo erro o IPX das redes netware da Novel, mas pesumo que só se possa usar TCP com o protocolo IP, não sei se dará com ipx?!

      cmps

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Qual é o débito máximo em rede em SAMBA ?

    É maior que FTP ou sFTP ?

    O SAMBA não tem um enorme overhead ?

    Em FTP o débito é cerca 12Mb/s numa rede (ethernet 100Mb/s).