Instalar o Teclado Swype no iOS com Jailbreak

20 Comentários

A inserção de texto nos dispositivos móveis tinha, até há bem pouco tempo, dois standards, a escrita mecânica e a escrita por previsão (o conhecido método T9).

O primeiro padrão de input apareceu com a história dos dispositivos onde eram inseridos os textos e o modelo T9 apareceu pela mão de Cliff Kushle, um dos co-fundadores deste modelo.

Em Setembro de 2008, Cliff Kushle e Randy Marsden voltaram a inovar ao lançar uma nova e revolucionária forma de introdução de texto, o Swype.

Este sistema permite introduzir texto deslizando o dedo ou uma caneta stylus pelas letras da palavra e este, pelas combinações, reconhece automaticamente a palavra pretendida.

Esta forma de escrever nos dispositivos móveis fez escola na plataforma Android e até foi considerada como uma das 10 melhores aplicações para o sistema operativo da Google.

E para o iOS?

Oficialmente a Apple não traz mais nenhum teclado além do tradicional que todos conhecemos, mas podemos mudar isso. É o que vamos ver hoje, no entanto só será possível quando utilizado o método Jailbreak ao iOS, permitindo assim “partir amarras” exclusivas com a App Store da Apple e recorrer a outros repositórios.

O método para fazer Jailbreak ao sei iDevice já foi apresentado aqui e quem quis fazer poderá agora ter acesso ao Cydia e seguir os seguintes passos para instalar o teclado Swype no seu iPhone.

Como instalar o iSwipe nos dispositivos Apple com jailbreak:

1. Lance a aplicação Cydia.
2. Vá ao menu Manage > Sources > e clique no botão em cima do lado direito Edit > Agora clique em Add e insira o seguinte endereço: http://wynd.x10.mx
3. Clique agora no botão Add Source e será instalada mais uma fonte de aplicações. Espere que seja integrado e actualizado este novo local.

4. Agora, nas Sources clique no novo repositório que apareceu o Wynd Repo e encontrará disponível, no seu leque de ofertas, o iSwipe na versão 0.2.1.
5. Instale e deixe o sistema reiniciar.

Claro que não é uma forma útil para nós portugueses,visto que este teclado apenas esta talhado para reconhecer os movimentos e combinações inglesas. No entanto e a julgar por outros projectos, se este tipo de input for bem sucedido a Apple poderá permitir no futuro esta forma de inserção de texto. Fica a sugestão.

Como em qualquer outra aplicação instalada do Cyndia, se pretender remover este programa do seu iPhone poderá lançar o Cydia seleccionar Manage > Packages > Swype > Modify > Remove.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MOr
    MOr

    Para o velho Symbian também há e em português desenvolvido pela própria Nokia.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Eu no meu Nokia 5800 usava o Swype…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        …e em PT, esqueci de acrescentar.

    2. Avatar de Bruno B.

      É pena é ser um pouco lento no nokia 5800!

  2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Ficou giro a imagem à esquerda e o texto à direita.

    Este Vitor anda a ficar “tolo”, é so posts de JB xD ~ estou a sentir a concorrência ~ ^^

  3. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    E pronto desisto, após varias horas de tentativas, de restauro atrás de restauro (já foram uns 10), de passar ficheiro a ficheiro, chego a conclusão que é impossível restaurar de forma manual as passwords das redes wireless q temos associadas ao nosso iPhone, não vai lá com keychains, com.apple.wifi, NetworkInterfaces, preferences, com.apple.network.identification… Para esquecer, backup manual das password só mm c app jailbreak e apontar a SSID e a respectiva pw -_-

  4. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Boas ppl. Alguem sabe de como meter o dicionario em portugues? Ja estive a ver e sao aproximadamente 600 ficheiros com palavras em ingles.

  5. Avatar de aver
    aver

    Muito giro, mas pouco prático.
    Quando tiver “corrector ortográfico” em português pode ser que melhore.

    1. Avatar de hchorao
    2. Avatar de Vítor M.

      Exacto. Vamos esperar que alguém de lembre de adicionar uma das muitas listas existentes.

  6. Avatar de henrique
    henrique

    pois não tem portuga …. passo.me com o teclado do iphone, porque é que ele não aprende com o que lhe dizemos (escrevemos), mesmo após várias correcções ele faz sempre o que quer. Há algo que não saiba?

    fiquem bem

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sempre li por aqui que o teclado do iOS era bastante “inteligente” a aprender novas palavras e formas de escrita…

      1. Avatar de carlos
        carlos

        confirmo que aprende

        1. Avatar de henrique
          henrique

          aprende? o meu não. Há alguma opção?

  7. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Tenho um iPod touch e um Android. Nao gosto de teclado virtual mas prefiro ainda assim o teclado por defeito do iOS do que os que o Android tem. As alternativas ao teclado do Android por defeito ate nao sao mas. Mas para ter um teclado funcional tambem e necessario ter um ecra com tamanho mais generoso. Nao e o caso do meu telefone… so falta dizer que tenho de comprar o ultimo iPhone… agora acho que sim.. tem mesmo de ser.

  8. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    É por estas e por outras que uso teclado físico.

    1. Avatar de Fábio Leite
      Fábio Leite

      Acho bom o normal do iphone mesmo. O swipe do galaxy s não consigo me entender.

  9. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Eu no Meu Galaxy S tenho-o e com dicionário em inglês, realmente a única coisa que falta para ser excelente é mesmo o corrector Ortográfico

  10. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Perdão, queria dizer dicionário em Português

  11. Avatar de Ze
    Ze

    N consigo add A soucer, no final da um erro oq eu faco?