Swype – O futuro da escrita!

32 Comentários

Criado por Randy Marsden e Cliff Kushler (co-criador do T9) Swype é um projecto que pretende implementar uma nova forma de escrever em qualquer gadget com um ecrã táctil, como é cada vez mais comum em telemóveis, tablets, etc. Com o Swype é possível escrever de forma rápida e fácil, seja usando o stylus ou os próprios dedos.

A aplicação permite introduzir texto deslizando o dedo ou uma caneta stylus pelas letras da palavra e reconhece automaticamente a palavra pretendida.

Como é óbvio nem todas as palavras são reconhecidas, podendo o utilizador escrever usando a maneira “clássica”, tocando nas letras da palavra pretendida.

Tem também outras funções como a criação automática de espaços, detecção/correcção de erros entre outros pormenores que contribuem para a sua qualidade e facilidade de uso. Será o sucessor do já famoso T9?

Homepage: SwypeInc

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PlugIn
    PlugIn

    zOMG O_O

    Fucking Awesome! 😀

  2. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    Não gostei muito! Mas parece promissor!

  3. Avatar de marco
    marco

    Sem palavras….SIMPLESMENTE ESPETACULAR!!!

  4. Avatar de Gonçalo Gonçalves

    Excelente tecnologia. Esperemos que em breve se expande para os mais diversos dispositivos existentes.

  5. Avatar de Luís Coelho
    Luís Coelho

    Absolutamente espectacular…Imagino só a quantidade de palavras que este dicionário tem guardado na memória para poder fazer isto…

  6. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Achei engraçado, mas só fiquei convencido com o video de demonstração

    http://www.youtube.com/watch?v=anYvTSnXWbk&feature=related

    1. Avatar de ddfd
      ddfd

      o vídeo foi removido pelo utilizador :@

  7. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Magnifico… Só quero acrescentar que me assustei quando abri a página e ouvi o senhor a falar. 😀

  8. Avatar de Ricardo Lopes

    Era giro se lançassem uma versão para testar com o rato 🙂 Só para ver se nos conseguíamos habituar bem…

  9. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    Isto é “História” a olhos vistos.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tecnologia interessante é a união de T9+gestures=swype. Se não houver falhas na captura do gesto(movimento), com a prática será muito útil.

  11. Avatar de Ricardo Lopes

    @Bruno
    “T9+gestures=swype”
    Não é bem, porque a previsão do T9 é um pouco diferente da previsão do Swype, enquanto no T9 cada tecla são mais que uma letra, no Swype o “problema” é que ao deslizares vais passando por mais letras, e ele também toma mais atenção às letras onde fazes as curvas.

  12. Avatar de pirata
    pirata

    loool com caneco, confuso e brutal ao mesmo tempo.

    Cumpts
    http://www.soupirata.net

  13. Avatar de aver
    aver

    O AdBlockPlus já calou o vídeo. Mas não há necessidade de ter o vídeo em “reprodução” logo que se acede ao site.

  14. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Acho que é muito mais rápido o dedo saltar de tecla em tecla para escolher as letras a escrever no ecrã, do que ir a deslizar por todas as teclas para passar por cima daquelas que são necessárias para escrever o texto.
    Penso eu de que…

  15. Avatar de VIPLOAD
    VIPLOAD

    Sem duvida interessante mas de utilidade discutível,arrastar uma caneta para escrever atropelando todas as letras e acabar por ter que escolher a palavra no caso de serem semelhantes tal e qual se faz num corrector ortográfico, parece-me muito confuso e pouco pratico, não acredito que isto seja o futuro da escrita, fico à espera de algo que seja realmente inovador algo que me deixe de “boca aberta”.

  16. Avatar de C.Oliveira
    C.Oliveira

    Vi uma aplicação no iPhone 3G que já fazia isso, sinceramente não foi nenhuma “surpresa”.

  17. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Das 50 palavras por minuto em inglês… será que conseguimos obter 15 em português ???

    Acentuação, C com a cedilha (Ç) … e um vocabulário mais complexo (ou completo)… penso eu de que 🙂

  18. Avatar de filipedgb
    filipedgb

    @ZiLOG

    Por acaso nao concordo consigo. Acho que é mais rápido a deslizar por cima das outras teclas do que levantar o coiso para cada tecla. acho que deu para ver com o video isso mesmo. claro que não é mais rapido k o teclado tradicional, mas para aquele tipo de teclados…

    @Luis Miguel

    Por acaso isso é uma boa questão. Mas não devemos questionar a qualidade de quem inventou porque quem inventou é ingles provavelmente, e nao teve em conta todas as outras linguas, como seria de esperar. Talvez isto nao seja tao eficiente em portugues, ou talvez se arranje uma alternativa, nao sei.

    1. Avatar de ddfd
      ddfd

      “Levantar o coiso para cda tecla”
      LOL
      Em vez de letras têm lá meninas de mini-saia, só pode!

  19. Avatar de Sergio
    Sergio

    antes de criticarem explorem no youtube e vejam as potencialidades. E não se esqueçam, isto está a nascer. Imaginem daqui a uns anos…

  20. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    É espectacular, mas não acredito que mesmo com o treino consiga escrever mais rápido com a pen do que com os meus 8 dedos no teclado – 2 não utilizo 🙂 – pois além de escrever sempre o que quero não tenho que escolher as palavras quando têm o mesmo padrão. O futuro vai ter de ser o reconhecimento da fala.

  21. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Concordo com o Joaquim Almeida; acho que não é tão rápido como eu com os meus 9 dedos (o polegar direito também trabalha!)
    50 palavras com quantas letras? ao todo quantas letras são?

  22. Avatar de Sergio
    Sergio

    esta-se a falar de smart-phones, pda’s, tv’s, etc… não de computadores com teclados tradicionais. E mesmos quem sabe numa evolução futura

  23. Avatar de Ricardo Lopes

    @Joaquim Almeida
    Não tem nada a ver, aquilo destina-se a PDA’s, tablets e outros gadgets com ecrã táctil, tu num iPhone tens 8 dedos ao mesmo tempo no ecrã para escrever?

  24. Avatar de Morbus

    Nem preciso de ver o vídeo para saber que não é o futuro. Demora mais tempo e é mais complicado. Simples!

  25. Avatar de Sergio
    Sergio

    imaginem um teclado hexagonal com as vogais no meio. E as outras letras disbribuidas à volta.

  26. Avatar de Napalm_death
    Napalm_death

    um bocado offtopic…
    ao abrir esta pagina no pc da empresa, no momento em que carrega o video, com firefox/ie dá-me erro no programa e fecha-se… usa-se proxy aqui…
    em casa funciona bem.
    Ja experimentei com o novo flash 10 e é igual, limpei cache tambem… que será

  27. Avatar de todesengel
    todesengel

    Está surreal o porgrama .. fixe era mesmo testa lo .. pois nas paresentações tudo é muito facil .. mas parece muito promissor

  28. Avatar de Iury
    Iury

    Simplesmente fantástico.

    Tenho, uso e recomendo.

  29. Avatar de jules
    jules

    Será que a próxima geração de teclados pc/mac será assim ?

    não seria fabulástico introduzir texto no pc/mac/tv através do telemovel. Aí está uma solução para o ipad/pads: em vez de teclado fisico(ou parte do ecra touch), utilizar o swype no telemovel para introduzir texto nos pads. e será que dá para “swypar” intensamente texto sem ser cansativo?