Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Alpha 2 está disponível

35 Comentários

A equipa responsável pelo Ubuntu tem trabalhado arduamente nos últimos tempos de modo a trazer até nós o melhor do Open Source com a disponibilização da versão final do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot que está prevista para 13 de Outubro 2011.

Enquanto isso, continuando o ciclos de lançamentos e também de modo a obter algum feedback por parte dos utilizadores, o  Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Alpha 2 está actualmente disponível.

ubuntu_11_10_02

As novidades incluídas no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Alpha 2 reflectem as tendências actuais do mundo open source. Como cliente de e-mail o Thunderbird vem ocupar o lugar do mítico Evolution e finalmente foi incluída uma ferramenta bastante interessante para realização de backups/Restore, o Déjà Dup (que já analisamos aqui). O Synaptic também já não vira instalado por omissão no Ubuntu 11.10 e o LightDM passará a ser o novo gestor de logins.

Resumo principais novidades do Ubuntu 11.10

  • Firefox 5
  • Thunderbird (Vem substituir o Evolution)
  • Inclusão do Deja Dup (para realização de backups)
  • LightDM – Gestor de Logins
  • Gnome 3 será a base do Unity
  • Linux Kernel 3.0-rc5
  • A Mesa 7.11 snapshot
  • gcc 4.6.1

Todas as novidades aqui

Calendário de lançamento – Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

  • 2 de Junho – ALFA 1
  • 7 de Julho – ALFA 2
  • 4 de Agosto – ALFA 3
  • 1 de Setembro – BETA 1
  • 22 de Setembro – BETA 2
  • 13 de Outubro – Versão Final

O calendário oficial pode ser consultado aqui

Como se trata ainda de uma versão ALFA, é aconselhável que a actualização/instalação não seja realizada em máquinas em produção. Sempre que possível, crie por exemplo uma máquina virtual  com o VirtualBox (ver aqui)

Download: Ubuntu e Ubuntu Server
Download: Ubuntu Cloud Server
Download: Xubuntu
Download: Edubuntu DVD
Homepage: OneiricOcelot

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Charly

    Finalmente Gnome3 :D, acho muito bem 😀
    Para mim que utilizo Ubuntu à muito tempo, e se fosse por mim o windows ia a baixo ,
    so tenho pena não existir algumas aplicaçoes para linux que existe para windows 😀 Linux ILOVEU

    Parabens 😀

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      LOL windos ia abaixo? e o que fariam as pessoas que usam maioritariamente o computador para jogar? =) quer dizer o linux é bom mas para jogar não diria muito…

      1. Avatar de Charly

        Esta na hora de criarem uma vertente de jogos para linux, para quem não conhece por exemplo o HON é um jogo do mesmo estilo que o LOL mas pago e com graficos bem melhores, e tem a vertente linux e corre tao bem como no windows, o problema é que ninguém pensa nos utilizadores de linux

  2. Avatar de Revenge
    Revenge

    Vou experimentar em VirtualBox 😀

  3. Avatar de Edgar
    Edgar

    Em alpha 2 é que isto fica mesmo brutal!! Vou já usar, e se vir bugs vou mandar vir com eles!

  4. Avatar de Mandrake

    Eu gostaria do Unity misturado com o Gnome3, tem coisas que amo e odeio nos 2.

    Vou testar numa VM quando tiver 1 folga e ver como tá ficando.
    Tô curioso pra ver essa nova interface de login.

    Belo post!
    Thx!

  5. Avatar de Arusnec
    Arusnec

    Gosto da imagem de apresentação!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que a “mascote” para esta versão foi muito bem escolhida 🙂

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Mas não é a mascote que faz o sistema operativo bom. E não é por nada mas vão continuar com o erro de usarem o “unity”, será que sou o único aqui que vê que o unity não é bom o suficiente para se trabalhar?? O que eu já vi do gnome 3 a funcionar parece-me muito á frente e funcional embora com alguns erros pelo que testei no fedora, mas acho que fazia mais sentido avançarem para o ambiente de trabalho do gnome 3 do que um unity, que já está mais que batido que não é funcional o suficiente… mas isto é apenas a minha opnião.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          jpng81

          O Unity foi uma má escolha, certo! Então mas não podes mudar? O mundo do Open Source tem essa grande vantagem 😉

          1. Avatar de Helder Meneses
            Helder Meneses

            Eu pessoalmente acho o unity muito bom…rápido, funcional, e mais que tudo foi mais um passo para melhorar o interface linux. Ao contrário do gnome3 que acho pouco funcional, ainda falta muito coisa para poder usar como sistema principal. Experimentei no fedora 15 e fiquei um pouco decepcionado…

  6. Avatar de Revenge
    Revenge

    Finalmente Gnome3 , acho muito bem
    Para mim que utilizo Ubuntu à muito tempo, e se fosse por mim o windows ia a baixo ,
    so tenho pena não existir algumas aplicaçoes para linux que existe para windows Linux ILOVEU
    Parabens

    Eu sou anti linux e este palhaço é anti windows porque??? LIMPEM O QUE ELE DIZ!

    1. Avatar de Charly

      não sou anti windows, apenas se uns tem porque é que os outros nao,

      se existe windows live messenger para mac, o porque de nao existir para linux 😀

      São um pouco racistas

  7. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Leram mal certamente , o Gnome 3 será a base do unity .

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como assim?
      É o Gnome 3 não confundir com o GNOME Shell.

  8. Avatar de Linus Torvals
    Linus Torvals

    Eu nunca gostei destas modernices! Eu gosto é de compilar o kernel e todas as bibliotecas! Isso de ligar e já está é para o Charly que gosta de Gnome 3, ou como a minha avó dizia… o UNITY!!!

  9. Avatar de linus 2
    linus 2

    ainda nao é fim de semana e ja esta tudo maluco…

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Por curiosidade, o pessoal por aqui se agradou com as recentes mudanças no ubuntu ou acabaram migrando para outros ambientes ou distros?

    OBS.: Estou apenas perguntandos vossas opiniões a respeito, não quero começar nenuma discussão.

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Apesar de ter actualizado para o 11.04, não uso o Unity – demasiado pesado.

      E quando tiver mais tempo, instalo de raiz o 10.04 e não volto a actualizar sem ser com LTS.

      Mas penso continuar com Ubuntu.

    2. Avatar de BrunoG.
      BrunoG.

      Simplesmente não uso o Unity e desliguei o Zeitgeist.

      Mas noto que demora mais tempo a arrancar que a versão anterior.

    3. Avatar de Cris.
      Cris.

      experimentei à dias num pc aqui de casa o fuduntu (hum até acho que foi devido a um post pplware) e tive certas dificuldades de utilização. Achei o conceito interessante mas o que me passei foi a falta de comunidade/apoio ao contrario do ubuntu, que acho que é a sua força face às outras e quanto mais gente utilizar ubuntu melhor para o Linux e sua visibilidade.

    4. Avatar de point
      point

      eu mudei… do 10.10 para Debian Wheezy … e não me arrependi nem um bocadinho….

  11. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Meu querido evolution

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      não te preocupes… 😉 vais ficar melhor servido e livre de C# 😉
      O Evolution , era bastante completo, mas ,,,muito, mas muito pesado, esta opção é muito melhor, eles deviam ter feito o Evolution noutra linguagem!
      Mas aparte disso era bastante completo e pesado, agora vamos ficar melhor, o Rythmbox a mesma coisa…

      cmps

  12. Avatar de A
    A

    Viraram-se para os felinos tal como o MAC…hummmmm….cheira-me a plágio
    🙂

  13. Avatar de jpng81
    jpng81

    Enfim, vou ter saudades do ubuntu, quando falaram aqui em gnome 3 até fiquei admirado, mas agora é que estou a ver que vão continuar com a pseudo, bugada barra do unity, vou ter pena, mas eu entro em pânico quando tenho muitas janelas em aberto e quero alternar entre as janelas em várias áreas de trabalho, parece um CAOS. Vou começar a instalar um debian ou um mint11, infelizmente, para mim, o ubuntu morre apartir do momento que aquela barra lateral vai ficar por defeito no ubuntu.

  14. Avatar de Vasco

    @Vitor Ainda não tive contato sério com o unity ou gnome 3. Só testei Ubuntu 11.04 versão netbook em live-usb e foi só pôr e tirar. Por tanto, não sei se gosto ou não. Mas só vou atualizar o Ubuntu (tenho o 10.10) quando sair a próxima versão LTS. Não é por causa destas mudanças, mas por causa de comodidade. Não quero instalar o meu SO a cada 6 meses se a versão que uso agora funciona perfeitamente.
    Por outro lado, tenho experimentado outras distribuições, também para me precaver com uma alternativa se não gostar do Ubuntu daqui para a frente, mas principalmente por curiosidade e um pouco de variedade. Instalei Debian Squeeze, porém a versão amd64 dá um kernel oops de vez em quando, mas a versão i686 tudo funciona bem. E instalei Puppy Linux em frugal numa partição do Ubuntu e no meu netbook.
    Apesar de ainda não saber o que é o unity, o gnome 3 ou o gnome shell, quero salvar que vou dar uma oportunidade a eles, tal como dei ao sistema GNU/Linux quando ainda usava Windows. E ainda bem que dei essa oportunidade. Hoje já não uso mais Windows, porque não quero nem preciso e estou muito satisfeito com GNU/Linux.

  15. Avatar de Goniyx
    Goniyx

    Bom, digo de passagem que sou fã do linux… muitos continuam apegados ao window$ por causa de jogos,,, esse não é meu problema só usuário diário do Ubuntu e pra jogos uso meu Ps3 com 162 jogos num hd externo de 1,5 TB!!!!
    Viva o Linux!!!

  16. Avatar de Bruno B.

    Não consigo instalar esta versão no virtualbox! dá-me erros e mais erros e por fim desliga! 🙁

  17. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Em resposta a um post anterior se os users de Ubuntu tinham gostado do unity e se tinham migrado , eu posso dizer que sim migrei , e sei pelos foruns que muitos já migraram e mais continuarão esta é a minha convição , a Unity não serve como plataforma para trabalhar diariamnete e rápidamente , embora a minha maquina principal ainda tenha a 10.04 LTS , mas o Unity é uma bagunça total , tenho instalado em 2 pcs secundarios distribuições muito interessantes ”PINGUY 11,04 ” , ”MINT KATYA 11 ” , são ligeiramente mais pesados que o Gnome 2.3 mas mesmo assim tenho um p4 com 2gb de ram aonde rolam bem , para além destas distros tenho experimentado muito o Kubuntu inclusive o 11,10 em versão Alpha que está muito estavel , o ambiente plasma 4,6 veio corrigir vários bugs e recomendo , destas 3 distros uma delas será a minha próxima quando tiver de substituir a 10,04 .

    Alguma questão que me queiram colocar acerca destas distros disponham

    Cumprimentos

  18. Avatar de serva
    serva

    Bruno ,

    Boa tarde isso já é costume nas versões Alpha do Ubuntu não se conseguir instalar atraves da maquina virtual , não é defeito é feitio .

    Cumps

  19. Avatar de serva
    serva

    Só mais uma coisa , temi pelo futuro do Linux quando surgiram as aberrações Unity e Gnome 3 Shell , mas de facto esta comunidade é fantastica e tem uam capacidade de se regenerar que dá cartas a muitas empresas que têm milhões para gastar em investigação , esqueci-me de dizer que a Mandriva também está com uma boa distribuição embora ainda em RC , mas está para breve o lançamento final se é que já não aconteceu , por fim queria também dizer que a Suse em ambiente KDE está também muito boa , por isso não existem razões para termos medo do futuro , o projecto que está em marcha de se criar um repositorio oficial LINUX para todas as distribuições é muito inteligente e certamente dará outra projeção a este projecto livre , temos é todos de contribuir um pouco cada um com os seus conhecimentos para que este seja um projecto de futuro .

    Cmprimentos

  20. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Queria só sublinhar que quem tem o Ubuntu actualizado com o Unity, pode deixar de utilizar o Unity e voltar ao Gnome clássico.
    Há muitos sites que dizem como.

    Este foi o 1.º que me apareceu no google:

    http://ubuntuguide.net/ubuntu-11-04-natty-login-to-classic-gnome-2-desktop

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Por isso não me parece que o Unity possa ser o único motivo para deixar de usar o Ubuntu…

  21. Avatar de serva
    serva

    Desculpa , mas não é tão facil assim , mesmo programadores de distros que se basearam no 11.04 e resolveram colocar o Gnome 2.3 encontraram dificuldades e desde já te digo que estas distribuições ” Mint e Pinguy ” que optaram por esta solução as distros ainda não estão totalmente estaveis e existem alguns bugs conhecidos que os programadores estão a trabalhar para os ultrapassar na Mint têm existido várias correções desde o lançamento do Katia 11 , mas mesmo assim ainda não está perfeito já para não te falar no consumo de memoria excessiva .

    Cumps