Problemas com as SMS no Android? A culpa é da Google e de uma atualização

28 Comentários

Apesar de estarem a cair quase em desuso, as SMS são ainda usadas por muita gente para comunicar. Estas cumprem a sua função e transmitem mensagens curtas e que se resumem a texto, ainda que em alguns casos possam ser complementadas.

No Android a app Mensagens da Google assume um papel importante neste campo. Agora parece existir um novo problema e que afeta o envio destas mensagens. As SMS estão com problemas e a sua fonte parece ser a Google e uma atualização recente que fez.

Android SMS Google mensagens atualização

Um novo problema no Android

Apesar de não ser muito visível, a Google tem responsabilidade em muitos componentes do Android. Falamos, por exemplo, dos processos de comunicação com os operadores para que tudo funcione de forma perfeita. Aqui entra em ação o componente Carrier Services.

Este foi atualizado recentemente e parece ser agora a fonte de muitos problemas no Android. As queixas acumulam-se e parece ser a causa para os problemas com as SMS que têm estado a ser reportadas desde essa altura.

Android SMS Google mensagens atualização

SMS deixam de ser enviadas ou recebidas

Do que é descrito, desde que a última versão do Carrier Services chegou que as SMS deixaram de poder ser enviadas ou recebidas por muitos utilizadores. O problema não parece ser generalizado, mas afetas várias marcas e vários fabricantes.

Com base na informação disponível, o problema parece centrado em apenas 3 marcas de smartphones. Falamos da OnePlus, da Samsung e até da LG. São dos utilizadores de smartphones destas marcas que existem queixas na página do Carrier Services na Play Store da Google.

Android SMS Google mensagens atualização

Google deve resolver tudo com atualização

Curiosamente, as mensagens que são enviadas pelo serviço RCS da Google parecem estar imunes ao problema. Estas, na verdade, não usam a comunicação com os operadores e com as suas infraestruturas de comunicação.

Uma das formas óbvias de resolver este problema é a remoção do Carrier Services. Esta atualização chegou no dia 2 de dezembro e desde essa altura que os problemas estão a acumular-se. A Google deverá resolver esta situação, com uma nova atualização.

Google prepara-se para trazer ainda mais segurança às suas mensagens RCS

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helio
    Helio

    Também tenho problemas no envio/recepção, têm um delay de 10 min. Huawei Mate 10 pro

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Ficou a faltar a seguinte informação, uso a app mensagens da Google em vez da Huawei

  2. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Igual deste lado, no OnePlus 7Pro, se usar o Google Message ha problemas de entrega/ recepção tanto na MEO como na Vodafone principalmente se tiver o RSC activo, se usar a aplicação nativa de mensagens isso não acontece, talvez o problema não seja só no carrier services, mas no conjunto GM + CS pois acredito que a aplicação nativa da marca também use o CS para se comunicar com a infraestrutura do operador.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Não tenho esse problema mas tenho um outro mais chato.
    De cada vez que preciso de usar o SMS estou sempre a receber várias notificações de erro dos serviços Google play. Já vi que isso se deve a ter bloqueado o microfone. Então pergunto. Porque razão precisa o SMS do microfone para estudar sempre a chatear?

  4. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Em desuso? O novo normal irá ser desligar das apps. Comunicação simples é mais do que suficiente. Facebook foi às vida em 2011. WhatsApp ainda tive, por motivos profissionais, durante um tempo. Encerrado também. Quem quiser comunicar comigo tem chamadas, mensagens e e-mails como alternativa. Chega muito bem. É só tralha e mais tralha inútil.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Não é tralha para os cuscos, porque assim fazes passar SMS pela Google e similares.
      Isso serve para quê? Nada para nós, mas para eles muito.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Eles tem uma grande lupa. Veem tudo à lupa por assim dizer. Echelon, diz alguma coisa ? E Five Eyes ?

      2. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Mesmo usando a app nativa do móvel para as sms?

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Quem quer que controle o Sistema Operativo (SO) do telemóvel e os serviços expostos através dele também controla toda a informação nesse dispositivo. Não importa assim tanto de quem é a app que te mostra os SMS, quando essa app vai invariavelmente utilizar as interfaces do SO para efetivamente enviar/receber as SMS (i.e., não são as apps que te autenticam no operador e interagem permanentemente com a rede pex. para receber novas mensagens, é o SO que trata disso pelas apps — apenas estás a escolher qual a interface gráfica com mais funcionalidades para escrever/mostrar SMSs).

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            ty.
            Então, no meu caso, apenas a Google me consegue “controlar”.

      3. Avatar de Peace
        Peace

        As SMS não passam pela google, apenas pelos operadores, pq são eles que encaminham para o telemovel de destino, tal como uma chamada telefónica.

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Nada a ver então com o que o Anónimo referiu?

    2. Avatar de Redhawk
      Redhawk

      Falas muito com o teu outro eu certo? É que estás contra a corrente…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        qual corrente? a dos palermas nas cavernas?

  5. Avatar de Polo
    Polo

    A app da Google nunca funcionou bem comigo..

  6. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Só se for no teu mundo. Além de que, nunca fui fã de andar em manada. Sigo as minhas ideias. Ou para viver preciso de apps de m que, no fundo, dão-me zero benefícios?

  7. Avatar de Alb
    Alb

    Tenho este problema com um oneplus 7t, mas não é de agora, actualizei a carrier services ontem mas já ando a ter problemas no envio e no recebimento de mensagens já há algumas semanas

  8. Avatar de Oscar
    Oscar

    problemas no messenger hoje alguem tem? seja no ios, android ou browser?

  9. Avatar de Thomas
    Thomas

    Aconteceu-me o mesmo entre dois telemóveis. Mi A2 e mi note 10 lite da xiaomi. So recebi a mensgame 10 horas depois xD. Mas so acontecia entre 2 pessoas, as outras estava a funcionar normal.

  10. Avatar de SergioFerreira
    SergioFerreira

    Recebi esta mensagem da APP de mensagens que uso (Textra)…

    “VERY IMPORTANT:
    To see if the problem impacts you, open the Play Store app, search for Messages (by Google) and if there is a button there that says “Enable” then you need to press that. If not, then the issue does not impact you.”

    Como não sou um dos afectados, não sei se funciona, mas aos que estão afectados, digam de vossa justiça!
    Cumps

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Nunca a usei… não faz sentido usa-la…

  12. Avatar de Augustus
    Augustus

    O problema surge na atualização do Vista Web do sistema do Android foi o que eu notei

  13. Avatar de Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso

    Aqui estou com esse problema..
    Para eu receber/envia preciso fazer uma ligação, normalmente ligo para a operadora e recebo… Mais é bem chato

  14. Avatar de Aurelio
    Aurelio

    O meu Iphone 12 pro nao tem problemas desses… Android nunca mais
    Os androids sao dao é problemas

  15. Avatar de GDRP
    GDRP

    O teu iLixo só não dá problemas quando o seguras de forma que mandam.
    @PPLWare e que tal fontes de notícias não inlfuenciadas? É que escrever notícias com origem no blog do OnePlus… Será notícia ou referral?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Nota-se que não leste a notícia ou se o fizeste saltaste partes importantes e que refutam o que acabaste de dizer.
      “São dos utilizadores de smartphones destas marcas que existem queixas na página do Carrier Services na Play Store da Google.”
      (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.ims&showAllReviews=true)

      No link acima, que está no artigo e de forma bem visível, encontras queixas de utilizadores com smartphones de outras marcas. A utilização de um link do fórum da OnePlus serve para materializar outras queixas, fora da loja de apps da Google.

      Agora, parece mais simples dizer mal só por dizer. MAs nada a que não estejamos já habituados.

  16. Avatar de Jane Tavares
    Jane Tavares

    Meu Android 10 não envia SMS para IOS.
    Recebo normalmente, mas não envio.

    Entre Android tudo ok.

    Problema é Android x Ios