Flash vai desaparecer em grande! Adobe lançou a sua última atualização

22 Comentários

Não há volta a dar, 2020 será mesmo o ano em que o Flash vai finalmente ser extinto e desaparecer da Internet. Esta tecnologia há muito que está ultrapassada e há bastante tempo que se esperava que desaparecesse de vez.

Com data de fim já marcada, a Adobe resolveu agora lançar uma última atualização e decerto marcar o abandono desta sua oferta. Mais uma vez é aconselhada a sua instalação e foi aproveitado o momento para deixar uma mensagem a todos.

Flash atualização Adobe fim tecnologia

Fim do Flash está mesmo a chegar

É no último dia do ano que o Flash deixará de ser oficialmente suportado. A 31 de dezembro a Adobe irá matar o seu software e deixar de garantir as atualizações necessárias e que ao longo dos anos tem libertado para resolver problemas, alguns muito graves.

Claro que este fim terá acompanhado por algumas alterações nos sistemas operativos e noutros sistemas, para que deixe de estar disponível. A Microsoft já tem os seus planos em marcha e os browsers vão seguir esta decisão irrevogável.

O flash vai desaparecer do Windows 10 com uma simples atualização no final do ano

Chega a última atualização desta tecnologia

Para marcar o seu fim, ainda que a algumas semanas da data, a Adobe resolveu lançar uma nova atualização. Esta é apenas mais uma para esta fonte de problemas, mas a empresa aproveitou para deixar uma mensagem aos utilizadores e aos programadores.

Em vez de deixar claro o que está de novo nesta versão, a Adobe deixou um agradecimento especial. Quis principalmente deixar um obrigado a todos os que ao longo das últimas 2 décadas usaram o Flash de forma constante e aos que criaram conteúdo com esta tecnologia.

Flash atualização Adobe fim tecnologia

Adobe aproveitou para deixar uma mensagem

Para além de interromper o suporte no último dia de 2020 a Adobe irá tomar mais ações. A 12 de janeiro irá bloquear os conteúdos Flash de correrem no seu leitor. Está também a pedir aos utilizadores que removam o Flash Player assim que possível.

O Windows irá dar uma ajuda preciosa no final do Flash, ao eliminá-lo de forma automática. Também os principais browsers vão seguir este caminho e deixar de suportar esta tecnologia, sem possibilidade de ser usada. Está a chegar, finalmente, o tão esperado fim do Flash!

Ainda se lembra do FarmVille? Jogo vai desaparecer do Facebook no final do ano

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    como é que o pessoal vai jogar trials 2?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Vai ser desta que vão começar a trabalhar em vez de passarem o dia no miniclip. 🙂

  2. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    HTML5 é o futuro!!
    Finalmente o fim da lentidão!

    1. Avatar de O bastardo
      O bastardo

      Já é presente e passado, só alguns bananas continuavam a utilizar flash …

      1. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        Ainda defendia tal tecnologia…

      2. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        Os bacanas defendiam tal tecnologia, pq ainda há coisas na web que requerem…
        (O primeiro comentário enviei sem querer)

        1. Avatar de luis ribeiro
          luis ribeiro

          Para se jogar jogos como farmerama pede Flash , por acaso deixei de jogar a alguns anos mas tenho familiares viciados , eu frequentei varios sites que tinham xats da xa.com onde pede flash e todos os sites por exemplo de verem jogos de futebol os administradores todos preferiam esse xat que pede flash onde ate o boneco do nickname tem bastante animação preferiam esse por exemplo c box, que vai ser de nos ? eu era a favor e ainda uso flash para mim 2021 ja vai começar mal

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Espera lá: “A 12 de janeiro irá bloquear os conteúdos Flash de correrem no seu leitor.”, o que é que isso quer dizer?

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      wtf? passaste os ultimos 10 anos debaixo de uma rocha?

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Pois é, enquanto alguns sites não actualizarem as suas aplicações, a partir de 12 de janeiro de 2021 nada vai funcionar em flash, nem mesmo browsers anteriores. A não ser que se use o velhinho truque de mudar a data do sistema (penso eu de que).

      1. Avatar de O bastardo
        O bastardo

        O flash vai continuar a existir e quem não actualizar os browser vai continuar a correr flash. Mas os novos updates vão bloquear flash e não vão existir updates ao formato. Eu até já pensava que não existia.

        E pensar que foi a apple / iOS que iniciou a morte do formato. Espero que a próxima seja a Adobe na sua totalidade.

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          O flash não vai correr a partir de 12 de janeiro. Já experimentei mudar a data, e aparece o logotipo do flash e já não corre. Só se a partir dessa data colocar uma data anterior no computador, e abrir no browser 84 do Firefox, e 87 do Chrome.

          Tentei umas versões antigas do flash que fui descarregando há meses, e continuam a bloquear nessa data de 12 de janeiro. Sacanas.

        2. Avatar de Leafsapphire
          Leafsapphire

          Entedi que esta última atualização tem um “time bomb”, após o dia 12 de janeiro o aplicativo vai se recusar a rodar qualquer aplicação em Flash, independente da versão do browser.
          Quem quiser continuar a utilizar o flashplayer vai precisar instalar uma versão anterior, em um browser desatualizado.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Nunca percebi esta paranóia anti-flash e java… Os grandes ataques nunca foram feitos utilizando vulnerabilidades destes dois plugins!

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Mais pela engenharia social.

    2. Avatar de eu
      eu

      O único comentário sensato até agora.

      Não tenho nada contra nem a favor do Flash mas quando não houver mais plugins e continuarem os ataques, quero ver qual será a desculpa.

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Os grandes não, mas os pequenos a muitos sim.
      De qualquer forma, segurança é o menor dos problemas destas tecnologias, se andasses nesta vida há mais uns anitos e surfar a web não fosse sinonimo de mobile app perceberias o problema destas tecnologias.

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “Com data de fim já marcada, a Adobe resolveu agora lançar uma última atualização…”

    “Está também a pedir aos utilizadores que removam o Flash Player assim que possível”

    Sejam concenssuais e se é para retirar porque vamos instalar a actualização? Ás vezes não percebo estas actualizações…

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Porque há sites/empresas que ainda não migraram para outras tecnologias, e a Adobe quer manter essas situações “seguras” até ao fim.
      O WinXP tbm “acabou”, mas a Microsoft ainda deu suporte durante algum tempo a algumas empresas.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Eu percebo o que queres dizer… mas convem dizer a data do adeus definitivo…digo eu…

  6. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Todas tecnologias tem que ser software livres, se a Adobe libera o flash
    a ser software livre, quero ver os grandes destruirem essas tecnologias.
    Se não for software livre, não vale a pena codificar para elas. É perda
    de tempo. Python, Apache-PHP, livre esse é o caminho.