Firefox 5 Final já está disponível para download

64 Comentários

Os novos ciclos de desenvolvimento que a Mozilla implementou para o seu Firefox começaram a dar os seus frutos desde que foi lançada a versão 5.0 no canal Aurora. Logo aí começaram a ser testadas as novas funcionalidades que esta nova versão ia trazer para todos os seus utilizadores.

Os resultados podem agora ser ainda mais verificados com a rapidez com que esta versão atingiu a sua versão estável. Esta versão está pronta e podem descarregá-la de forma oficial através do FTP da Mozilla.


Os planos da Mozilla para a disponibilização desta nova versão apontavam para o dia 21 de Junho, mas o resultado de todos os testes que foram sendo feitos pelos muitos utilizadores destas versões de desenvolvimento permitiram acelerar a sua maturação e o resultado está à vista.

Outro resultado prático da adopção de ciclos de desenvolvimento mais curtos e a disponibilização das versões de teste veio permitir que a versão 5 do Firefox tivesse muito menos versões intermédias e de testes (apenas 7 versões beta) quando comparado com a versão 4 (12 versões beta e 2 RC).

Esta nova versão do Firefox ainda não começou a apresentar quaisquer alterações na interface, sendo dada atenção e desenvolvimento às novas tecnologias da Internet. Foram introduzidas as animações de CSS, melhorado o suporte para WebM e corrigidos outros bugs e problemas.

Ao mesmo tempo que a Mozilla disponibiliza esta nova versão do Firefox, o seu correspondente para dispositivos móveis será também lançado. É esperada para a mesma data, dia 21 de Junho, a disponibilização da versão 5 do Firefox Mobile.

Se pretenderem ter a versão 5 do Firefox já hoje, podem apontar os vossos browsers para os links que apresentamos abaixo. Podem alternativamente usar o Firefox e verificar se a actualização está já disponível.

O Firefox continua a trilhar o seu caminho com vista a ser o browser preferido dos Internautas. A concorrência tem sido forte e tem apresentado argumentos muito válidos, mas a Mozilla tem sabido responder à altura e não se tem deixado ficar para trás o Firefox.

Artigos Relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: Firefox 5 Final Windows PT [13.1MB]
Download: Firefox 5 Final Windows EN [13.0MB]
Download: Firefox 5 Final Linux PT 32Bits [14.1MB]
Download: Firefox 5 Final Linux EN 32Bits [14.1MB]
Download: Firefox 5 Final Linux PT 64Bits [15.1MB]
Download: Firefox 5 Final Linux EN 64Bits [15.1MB]
Download: Firefox 5 Final Mac PT [27.8]
Download: Firefox 5 Final Mac EN [27.8MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de coco
    coco

    Sou o primeiro… a fazer download!!!

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Sou só eu que acha que o título induz as pessoas em erro?
      O firefox não está na versão 5, isto é uma beta ou rc, ou algo do género…

  2. Avatar de gustajes

    Cheguei a usar o firefox durante uns meses, isto há uns aninhos… No entanto experimentei o Opera e até hoje tem sido o da minha preferencia.

    Vou experimentado quase todas as novas versões (definitivas) dos novos navegadores, mas por agora tenho estado mais satisfeito com o Opera.

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Há um ou dois anos atrás também tinha o Opera. Mas nem todos os sites eram vistos de forma correcta (ex: colunas laterais ficavam em baixo, no fim da página)

    2. Avatar de js
      js

      O meu problema com o Opera é maior, pois ele dá erros nos sites que faço que eu não consigo corrigir.
      Ainda bem que o mercado do Opera é praticamente residual!
      Continuo à procura de um programador que seja craque no Opera.

    3. Avatar de Gustavo Fonseca
      Gustavo Fonseca

      Comigo foi exactamente a mesma coisa. O melhor do opera é aquele botão de lado onde podemos ir buscar separadores que fechamos.
      Depois experimentei o chrome e até agora foi o melhor.

      Mas falando do firefox, cada vez que o uso é um regresso ao internet explorer, é lento para carago -.-

  3. Avatar de VLopes
    VLopes

    Mas eu já tenho uma versão 7 num notebook!!!
    Eu explico. Neste notebook com a mesma versão Windows 7 prof ing que outro onde funciona a 4, deixou de se conseguir instalar as versões 3 e 4. Invstiguei e procurei na Mozilla uma versão de 64 bits que encontrei. Instalei, funcionou e tem feito updates automáticos que já vão na versão 7. Têm outro nome e logotipo mas é bem um tipo da firefox/Mozilla.

    MVLopes

    1. Avatar de cheat2win
      cheat2win

      Estás-te a referir ao Nightly, que para quem usa o Chrome, é como o Canary.

      Ou seja, pode ir no 7, mas este é uma versão alpha, sendo que a final e oficial ainda só vai na 5.

    2. Avatar de Acima Sempre

      A versão 64 bits, está disponível no site nightly: http://nightly.mozilla.org/ é uma versão de testes, por isso poderá não funcionar totalmente bem (é um aviso para os fracos de coração… não instalem se não gostam de correr riscos).

      1. Avatar de VLopes
        VLopes

        Aqui há uns meses, quando um portátil não me aceitava nem a 3 nem 4, eu procurei a versão 4 de 64 bits e o.k. ficou a funcionar bem. Nessa altura ainda não se chamava Nightly, tinha outro que agora não me lembro. Entretanto esta versão foi-se actualizando para a 5, depois para a 6 e agora é a 7.0a1. E não veja nada de especial, trabalha bem.
        Salvo o erro foi na passagem do 5 para o 6 que ele mudou o nome para Nightly. Não sei se as versões anteriores chegaram a finais, mas o que é certo é que nunca me aconteceu nada de especial. Nem problemas com addons nem com extras…
        Tenho um extra que é o AdBlock Plus para apagar a publicidade animada dos sites e sempre funcionou bem em todas estas versões.

        Por mim não tenho medo das Alfas ou Betas, tarimba de ex.técnico de computadores (reformado) que continua a aprender, por aqui… neste site e convosco…

        Saudações
        MVLopes

      2. Avatar de VLopes
        VLopes

        Finalmente.

        A versão Firefox 4 de 64 bits, quando a instalei chamava-se “Minefield” e ficou na área de programas de 64 bits. No notebook existe ainda a pasta Minefield onde está instalado o que se chama agora exteriormente Nightly.
        Quando há um update o Panda antivírus pergunta-me se autorizo que o ../Mozilla-Minefield se ligue á internet…

        O Mozilla Firefox é instalado na área de programas de 32 bits.

        MVLopes

    3. Avatar de Cognitivo

      A versão 7 que circula por ai é a versão “pre-alpha, agora denominada “Nightly” e realmente tem uma versão 64 para Windows… https://wiki.mozilla.org/Releases#Firefox_5

  4. Avatar de Mr Miranda
    Mr Miranda

    nao nao fui eu! :))))
    pplware sempre em grande!!!

  5. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    De facto, ainda não há muito tempo mudei para a versão 4 e já há a versão 5. Não que seja mau, mas provavelmente nem vou notar diferença alguma, ainda vou ter que esperar um pouco mais por uma verdadeira revolução nos browsers.

    Ao menos podiam lançar uma versão 64bits para windows, creio eu que se tirava mais/melhor partido.

    1. Avatar de VLopes
      VLopes

      E há. Veja os meus comentarios.

  6. Avatar de Fábio Rocha

    Acho que estas alterações não eram caso para uma nova versão. Deveriam ser uma sub versão/update do Firefox 4.

    De qualquer forma é sempre bom ter alterações/melhoramentos mais regulares.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Exactamente o que eu estava a pensar!
      A versão 2 era bem diferente da 3. A 4 foi mesmo uma alteração grande… a 5… melhorou o suporte multimédia e corrigiu bugs? Parece-me mais o 4.1 que o 5.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Mesmo… A Mozilla rendeu-se ao google…

  7. Avatar de VLopes
    VLopes

    Tem razão. Já vai na versão 7,0a1. E o nome tem mudado com a evolução das versões.

  8. Avatar de André M.
    André M.

    Mais uma versão para eu testar!

    Apesar de ter trocado o firefox pelo chrome 😉

    Offtopic:

    A pesquisa do site não está a funcionar:

    “403. That’s an error.”

    Cumps

  9. Avatar de Jaime
    Jaime

    Eles querem ultrapassar a versão do IE e do Opera…trocaram rapidez em subir de versão com a qualidade de cada versão!

    Estou muito pouco satisfeito com o Firefox v4 está sempre a blokear o PC. Ainda tenho a v3 num portátil e trabalha lindamente, não leva update.

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Jaime,

      “(…) não leva update.” Isso não é perigoso? 🙂

      Porque não muda de browser?!

    2. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Versão 4 a correr no Pc de casa e no pc do trabalho. Até agora nunca bloqueou 🙂

      Meia volta é dos addons extra …

      1. Avatar de Acima Sempre
        Acima Sempre

        Muitas vezes é dos extras (listagem dos extras mais lentos está aqui: https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/performance/), e em especial dos plugins… geralmente só deixo activo o Shockwave Flash (porque é absolutamente necessário em quase todos os web sites)… o resto tento remover tudo o que é possível, e desactivo o resto.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Shockwave Flash? Ou é shockwave, ou é flash. Lol.

    3. Avatar de js
      js

      “Não leva update”
      Não te esqueças que a maioria dos updates são para corrigir falhas de segurança.

  10. Avatar de Cognitivo

    Eu fiquei assustado, eles disponibilizaram isso no dia 16, pensei que estivessem a brincar comigo… mas depois de baixar e comprovar, lá acreditei…

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ainda não é desta a versão de 64bits para pc? O IE já tem a muitooo tempo mesmo, já era altura de outros browsers tambem o terem…

    1. Avatar de VLopes
      VLopes

      Já há a de 64 bits. Veja meu comentário acima…

  12. Avatar de Cesar Oliveira

    Discordo dessa ideia da Mozilla
    O chrome que já está na versão 12 na verdade isso equivale a versão 2 ou 3.
    Acho que isso em nada benificia os utilizadores.
    Isso é apenas markting para inglês ver.

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Concordo totalmente

    2. Avatar de js
      js

      Como os updates do Chrome são automáticos é perfeitamente irrelevante qual a versão em que o Chrome está, para o utilizador comum.
      O que é importante é que ele está sempre na crista da onda.
      Eu próprio fiz um inquérito a utilizadores do Chrome e 90% não sabiam em que versão estavam.
      O que interessa é que o Navegador seja limpo, estável e rápido.

  13. Avatar de João Costa
    João Costa

    Boas pessoal. Alguem me pode dizer o que faço a pasta que saquei? (linux 64bit EN). Já extraí mas agora não sei o que fazer com a pasta. Isto não tem instalador… Desculpem mas migrei à pouco tempo para Ubuntu e ainda estou habituado ao Windows..

    Cumprimentos, João

    1. Avatar de Daniel

      Deves ter nessa pasta um ficheiro com o nome INSTALL
      Corre esse ficheiro na shell (linha de comandos) .\INSTALL

      Ou então tens de fazer pela shell também, make e make install
      Nao te sei dizer ao certo.

      Mas vê antes este tuturial que é mais facil e nem tinhas de sacar nada. http://www.techdrivein.com/2011/05/install-firefox-5-beta-in-ubuntu-1104.html

  14. Avatar de Nelson Roque

    Ando a ter problemas com o carregador avançado do YouTube desde o Firefox 4, o 3 não tinha razões para me queijar, vou voltar ao Chrome.

    1. Avatar de Daniel

      Para que serve mesmo isso?
      Penso que para o que queres basta usares o script YousableTubeFix no Greasemonkey e ficas com o youtube porreiro.

      Eu uso e gosto.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se isto já é a versão final, porque não se encontra na página oficial (homepage) da mozilla? É que só está lá a 4.0.1.

    1. Avatar de zp
      zp

      Concordo, até porque o meu ff 4.0.1 ainda não atualiza automaticamente para a versão 5, diz que está actualizado com a última versão (mentira!)…devem faltar umas horas…vamos esperar!

  16. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    O problema de consumo de memoria continua o mesmo. Não se nota diferença nenhuma.

  17. Avatar de euZinho
    euZinho

    Alguém sabe se vai fazer update automático do 4 para 5? Agora, quando procuro por novas actualizações não encontra nenhuma…

    1. Avatar de VLopes
      VLopes

      Ouça caro Amigo

      O autor do artigo apresentou lá em cima os links para sacar o produto conforme o sistema operativo.
      Faça como eu fiz, demorou menos de um minuto.
      Baixe o que lhe interessa, clique 2x no ficheiro recebido e ele actualiza o 4 para 5 e já está. Pronto a funcionar o 5.
      Este comentário já vai pelo 5.

      Saudações

      MVLopes

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Não foi essa a pergunta feita, e há quem prefira actualizar quando for lançado oficialmente nos servidores para o browser encontrar.

  18. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Saludos do Brasil , realmente o FF 5 está muito bom e muito mais veloz , tb concordo que deveria ser 4.1 , mas ta ótimo .

    Vcs gostaram do leitor de PDF ?

    No teste sunspider , o FF 5 mostra muito mais velocidade !

  19. Avatar de Marco Mendes
    Marco Mendes

    550 permission denied.

      1. Avatar de Mahovis
        Mahovis

        Thanks for your interest in Firefox 5

        We aren’t quite finished qualifying Firefox 5 yet. You should check out the latest Beta.

        When we’re all done with Firefox 5 it will show up on Firefox.com.

        🙁

  20. Avatar de Fábio S.
    Fábio S.

    já não dá para sacar o firefox 5 final windows 32 bits :C

  21. Avatar de Sombra
    Sombra

    Bem, vou voltar ao Firefox!!!

    Depois do “catastrófico” Firefox 4, finalmente este Firefox 5 à velocidade do Chrome.

    Gostei e adorei, muito leve e rápido.

    Back again.

    1. Avatar de canelas
      canelas

      “Depois do “catastrófico” Firefox 4”??
      Já houve versões piores. E acabar com a 4 foi um erro. Deviam acabar com a 3.6 que tantos problemas está a dar.

  22. Avatar de João M
    João M

    Algum link para mirror do pt-pt do windows ?

    1. Avatar de J Costa
      J Costa

      Através da versão actual do Firefox: Ajuda => Acerca => Verificar actualizações

  23. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Sem permissão 🙁

  24. Avatar de Bruno Guerreiro
    Bruno Guerreiro

    X2 🙁

  25. Avatar de zp
    zp

    Links not working!!!

  26. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    O que gosto no chrome:
    1) Rapidez
    2) Fluidez
    3) Extensões que se activam e desactivam sem reiniciar o browser
    4) Informação sobre as extensões, privacidade que oferecem e segurança, no local de instalação.

    O que mais destesto no firefox:
    1) Falta de fluidez (em formulários
    2) Extensões que para activar/desactivat tem de se reiniciar o browser
    3) Falta de informação sobre as extensões, privacidade que oferecem e segurança, no local de instalação.

    Não fora a falta de privacidade que a própria google pratica e a excelente flexibilidade do firefox numa utilização mais profissional e o chrome substituiria o firefox como meu browser, ainda não o substituiu mas está lá muito perto.

  27. Avatar de Bruno Q.
    Bruno Q.

    Por aqui também não dá para fazer download.

  28. Avatar de js
    js

    O link windows pt não funciona, dá erro.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      –> Firefox –> Ajuda –> Sobre o Firefox –> Aplicar Atualização

  29. Avatar de VLopes
    VLopes

    O Firefox 5 versão Android também foi colocado hoje no Android Market.
    Ensaiei no 3.1 do Eee Pad Transformer e NÃO, fica um horror. Caracteres esborratados levam tempo a ficar nítidos. Quando se aumenta um texto com 2 dedos eles ficam esborratados se não se levantam os dedos. E ao levantar os dedos levam tempo a atingir a nitidez.
    Desinstaleio-o logo, até porque também não tem Adobe Flash, não aceita.
    De todos os browsers que testei a minha preferencia vai para o Opera Mini. É o melhor quanto a mim, é pena também não aceitar Flash, mas é o que eu uso.

    Saudações

    MVLopes

  30. Avatar de J Costa
    J Costa

    É pena o addon do Roboform não funcionar ainda nesta nova versão.
    Sem ele não tenho acesso às minhas passwords 🙁

    1. Avatar de J Costa
      J Costa

      O Roboform já lançou uma versão compatível com o Firefox 5 🙂

  31. Avatar de Rei Naldo
    Rei Naldo

    Afinal o update do 4 para 5 é automática através do Help/Ajuda.