Fuduntu 14.10 – Um Remix do Fedora para netbooks

28 Comentários

O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux. Direccionado para servidores e Desktops, o Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.

E se fosse possível conjugar o poder do Fedora com a elegância do Ubuntu?

fuduntu_00

O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o OpenOffice, GIMP, Jupiter, Tomboy, Inscape, Revelation, VIM Enhanced Pidgin. Recentemente foi disponibilizada a versão 14.10 que traz algumas novidades e das quais destacamos:

  • Linux kernel 2.6.39.1
  • Adobe Flash 10.3
  • Chromium 12
  • Shotwell 0.10.1
  • Sistema de ficheiros ETX4 (por omissão)
  • Suporte para gráficas Nvidia e ATI
  • Ferramenta para personalização do sistema durante a instalação
  • Novos temas, novos backgrounds
  • Vários bugs corrigidos

Pode ver a lista completa de actualizações aqui

fuduntu_01

O Fuduntu é uma excelente distribuição para fanboys do Fedora e que pretendam correr esta distribuição em netbooks ou notebooks. O Fuduntu ocupa aproximadamente 1 GB depois de instalado e vem com o Chromium 12, Google Mail, Empathy, Banshee e VLC.

altLicença: GPL
altSistemas Operativos: Linux
altDownload: Fuduntu-14.10-i386-LiveDVD.iso [908 MB]
altDownload: Fuduntu-14.10-x86_64-LiveDVD.iso [951 MB]
altHomepage: Fuduntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de flavio
    flavio

    1º 😀 exelente vou por isto a bombar no meu xD

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Esta distro tem um nome mesmo infeliz… XD

  2. Avatar de NT
    NT

    Por acaso uma distro que parece que tem muito a dar é o pinguy pelo que tenho visto está muito potente e muito virada para o “end user”

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Eu até gostava de instalar linux no meu netbook, mas…

    Suporta USB3.0, leitor de impressão digital e as normais teclas FN?

    1. Avatar de murder_rabbit
      murder_rabbit

      sim penso que suporta isso tudo pelo menos o ubuntu sim já suporta

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      USB 3.0 foi o primeiro SO a suportar.
      teclas FN funciona.. esta no acpi
      fingerprint nunca experimentei mas acredito que dê.

      cumps

    3. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      linux 1º sistema operativo a nivel mundial a suportar usb3.0
      e ja o suportava para ai 1.5 a 2 anos antes de aparecerem equipamentos com usb3.0….
      linux…é muito a frente!!

      cmps

  4. Avatar de Marco Mendes
    Marco Mendes

    O nome é que saiu ao lado

  5. Avatar de pascal
    pascal

    boa tarde, posso instalar isso num netbook hp. depois de instalado reconhece os drivers do netbook? tipo wifi etc etc…. não tenho drive de cds, posso instalar pela pen»?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      yep.

      cumps

  6. Avatar de jedi
    jedi

    Parece bonito, por acaso ja experimentei ubuntu, kubuntu e xubunt, mas nao conhecia este. O painel debaixo parace o mac os x. lol

  7. Avatar de João Campos
    João Campos

    Adoro o nome desta distro 😛

  8. Avatar de sandro
    sandro

    boas,
    instalando num aspire 5742z consigo ter drivers facilmente?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      claro que sim, consegues ter drivers, e user o computador normalmente 😉

      cmps

  9. Avatar de DoContra
    DoContra

    Creio que o link para a versão de 64 bits está errado. Não será este: http://sourceforge.net/projects/fuduntu/files/Fuduntu-14.10-x86_64-LiveDVD.iso/download ?

    😉

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      @Pedro Pinto, o link para download da versão 64 bits continua errado…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas @DoContra

        Confirma la sff.

        PP

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Agora ‘já ’tá bem! 😉

          Reparei no erro ontem (já descarreguei ambas as versões a partir do site oficial), quando “passei” com o rato “por cima” e o nome do ficheiro iso era o mesmo.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    isto do linux está a ficar simplesmente ridículo. 123134434 mil distribuições…já não chega?

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Não, não chega. Nem é uma questão de “chegar”. Para além de ninguém ser “obrigado” a ter todas as distros, quantas mais existirem maior liberdade de escolha tem o utilizador.

      Aliás não há assim tantas diferenças fundamentais entre as principais distros. O Debian, por exemplo, deu origem a tantas (Ubuntu e derivadas será a mais conhecida) que a instalação/utilização de aplicações é transversal em muitas delas.

      Comparando com os smartphones, também achas ridículo haver cada vez mais hipóteses de escolha?

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        touché com essa dos smartphones 🙂

  11. Avatar de Serva
    Serva

    ridículo existirem tantas distribuições ? ….. bom claro que não assim tens a possibilidade de escolheres a que mais se adapta a ti , é assim que esta comunidade progride muito rapidamente e ao contrario da falta de oferta noutros SOs de distribuições oficiais que te obrigam a instalares programas de customização duvidosos em Linux não tens esse problema, ou das parvoíces da Microsoft que te cria dentro do mesmo So vários níveis de So com severas limitações das versões básica e etc …..

    Cumps

  12. Avatar de Cenas
    Cenas

    Bem…eu puxei a minha arrastadeira windows e fiquei curioso em experimentar…algo weird se passa que o windows está realmente a comer a partição toda livre e não deixa o menino ter espaço para instalação…eck…é uma arrastadeira por isso bota tirar windows e meter full fuduntu…uma cena que reparei é que ocupou 7.4gb e não 1 :p o que seria estranho a ver o liveDVD a particionar 6.3gb só para ele :p

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      «O Fuduntu ocupa aproximadamente 1 GB depois de instalado». Será que os 6.3Gb é espaço reservado para expandir programas temporários em modo “live”?

      Geralmente os SOs ocupam muito espaço durante a sua instalação para colocação de ficheiros temporários, que são eliminados após instalação definitiva completada. Ou não…

  13. Avatar de pedro mendes
    pedro mendes

    Boas, alguem me pode ajudar?usava o ubuntu no meu acer aspire one,mas resolvi instalar este fuduntu so que nao consigo ligar o wireless,penso estar o driver em falta,mas nao sei como ir busca-lo,mesmo usando a ligaçao directa com cabo enthernet,alguem me sabe dizer como fazer?

    obrigado

  14. Avatar de eu
    eu

    alguem sabe dizer quais os icons que esta distro usa e a dock a ver se consigo identico no meu archlinux

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gostaria que alguém me informa-se de qual a melhor solução para instalar isto por Pen USB.

    Obrigada e aguardo resposta.

  16. Avatar de Shynkedo
    Shynkedo

    @Filipe,já aqui foi explicado várias x,mas aqui vai uma das formas(a que eu utilizo)1-baixa a iso,2-descompacta o iso para dentro da pen com um qualquer descompactador,eu uso o 7zip,depois de feito isto,fáz boot na maquina pela pen,e é só seguir as indicações!!