Produção renovável abasteceu 43% do consumo de energia (setembro)

12 Comentários

A produção renovável abasteceu 43% do consumo de energia em Portugal em setembro. A produção não renovável “apenas” assegurou 42% do consumo. Os restantes 15% são respeitantes a energia importada, segundo dados da REN.

Conheçam todos os resultados.

Produção renovável abasteceu 43% do consumo de energia


Produção renovável bate produção não renovável

Dentro do segmento das renováveis, as eólicas abasteceram 24% do consumo. As hidroelétricas 14%, a biomassa 5% e e as fotovoltaicas 2,3%. No caso das não renováveis o gás natural abasteceu 32% e o carvão 12%.

Segundo fonte da REN, “este ano a produção a carvão tem estado em queda, particularmente em agosto, em que as centrais a carvão tiveram a utilização mais baixa de sempre no sistema nacional”.

No mês de setembro, a REN reportou um recuo de 3,1% do consumo de energia elétrica, que diz atenuar-se “ligeiramente para menos 2,9% com correção dos efeitos de temperatura e dias úteis”.

Produção renovável abasteceu 43% do consumo de energia

No final do terceiro trimestre, o consumo acumulado anual de energia elétrica registou uma evolução homóloga negativa de 2,1%, ou menos 1%, com correção de temperatura e dias úteis.

Quanto ao mercado de gás natural, em setembro sofreu também “uma ligeira contração”, com uma quebra homóloga de 1,6% face ao mês homólogo do ano anterior, “resultado de um crescimento de 3,1% no segmento de produção de energia elétrica, insuficiente para compensar a quebra de 5,1% no segmento convencional”.

Já no acumulado até final de setembro, o consumo de gás natural registou uma subida homóloga de 2,6%,

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Houve uma época de chuva em que diz que se produziu mais energia eléctrica de fontes renováveis daquela que se consumiu no total. Agora, se apenas se produziu 43% de energia renovável do total consumido, mesmo em época que não choveu, parece-me mau. Parece haver pouco investimento nas fotovoltaicas, mesmo que se saiba que em Portugal pode se produzir muita energia solar.

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Já foi pior. “Ainda sou do tempo” em que a alimentação renovável não ultrapassava os 15% e não foi assim á tanto tempo. Mas sim, temos de continuar a apostar.

  2. Avatar de qqq
    qqq

    baixar o iva da electricidade é que nem pensar

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      há que dar de mamar aos pançudos… a começar no António “Chulo” Mexia…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mesmo estando a EDP a ir-nos aos bolsos, o IVA não fica na EDP, vai todinho para o estado!!!!!

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          pois vai para o estado, mas como eu disse, é para dar de mamar a muitos pançudos…

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    “Compensou” então todo o esforço das empresas eléctricas para impedir os painéis solares nos edifícios. Continua a ter aquela contribuição absolutamente marginal, apesar de ser um país com imenso Sol.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Não há maior aposta nas energias renováveis, principalmente nos particulares, porque o estado deixou-se manietar pelas empresas que têem instalações de painéis solares em Portugal, para terem os incentivos todos para si!!!!!

    A isto chama-se um estado capturado por interesses que não são do país!!!!!

    Que incentivos têem um particular para instalar painéis solares? Quase nada!!!! Ou instala para auto-consumo, ou tem de pedir quase autorização ao Presidente da República e mesmo assim as instalações novas estão limitadas e fornecem energia a preço 0€ à rede!!!!!!! Ou próximo disso!

    Não é preciso o estado dar incentivos, basta obrigar as eléctricas a aceitarem a injecção na rede da energia produzida pelos particulares, ao preço que estes pagam nesses períodos, ou vá lá, com um desconto de 5 ou 10%. Com esta medida, resolvíamos o fornecimento de energia em ponta, que é em princípio quando a produção solar atinge o máximo.

    Mas para isso temos de ter políticos que não sejam sustentados pelas eléctricas!!!!!!!

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Já acontece nalguns paises mais evoluidos em que a energia injetada na rede fica em crédito no contador inteligente e quando o habitante dessa casa passar a consumir energia ele primeiro consome desse crédito só depois passa a contabilizar a energia da rede propriamente dita.

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    É a produção de energia renovável e a conta da eletricidade que não pára de aumentar…
    Desde que a EDP foi privatizada por causa de interesses políticos e não por necessidade, que os contínuos aumentos na conta não param.
    Está mais que na altura de re-nacionalizar certos sectores que foram vendidos ao preço da chuva só para encher os bolsos de certa escumalha…

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    É a produção de energia renovável e a conta da eletricidade que não pára de aumentar…
    Desde que a EDP foi privatizada por causa de interesses políticos e não por necessidade, que os contínuos aumentos na conta não param.
    Está mais que na altura de re-nacionalizar certos sectores que foram vendidos ao preço da chuva só para encher os bolsos de certa escumalha…

  7. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    E depois vemos a EDP cobrar mais de 70 milhões por manobras na produção de electricidade 🙂
    Chinocas são lixados …