Samsung vai abandonar a produção de smartphones na China

13 Comentários

A China é, tradicionalmente, o maior produtor de tecnologia do mundo. Todas as grandes marcas têm ali as suas fábricas ou delegam em empresas do país. Os fatores para esta escolha são bem conhecidos e aceites por todos.

Para contrariar esta linha, a Samsung resolveu colocar um travão nesta produção. A marca Coreana vai deixar de produzir smartphones na China e fechou a sua última fábrica no país.

Samsung China smartphones produção mão de obra

O fim da produção de smartphones na China

Há muitos anos que a Samsung tem baseado grande parte da sua produção de smartphones na China. É neste país que a empresa consegue os preços de produção mais baixos, com a qualidade de mão de obra que se espera.

Com todas as mudanças que têm acontecido na China nos últimos tempos, este apelo tem começado a desaparecer. É neste contexto que a Samsung anunciou agora que vai fechar a sua última fábrica no país.

Esta estava situada em Huizhou e já tinha iniciado a diminuição da produção desde junho. Já antes disso, do mesmo modo, no final de 2018, a Samsung tinha fechado outra fábrica. As informações apresentadas apontam para a necessidade de melhorar a eficiência da empresa.

Samsung China smartphones produção mão de obra

Custo de mão de obra limita a Samsung

Há alguns fatores que podem ter contribuído contra a Samsung e forçado a sua decisão. Os custos de mão de obra estão a aumentar e, por outro lado, o abrandamento da economia não tem ajudado nas vendas das principais marcas. Não é também esperado que este cenário se altere num futuro próximo.

Esta decisão não implica, contudo, qualquer mudança na presença da marca no mercado chinês. Este não é o mercado de eleição da Samsung, onde tem apenas 1% das vendas de smartphones, mas é um ponto importante e onde quer estar.

A marca está limitada com a concorrência que encontra no país. Se por um lado tem de lutar contra os equipamentos de entrada de gama das marcas locais, por outro tem igualmente na Apple e na Huawei concorrentes de peso na gama alta.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Sendo fanboy da samaung, nem eu comprava um Samsung, iPhone ou sequer um Xiaomi se vivesse na China. Com smartphones tipo Nubia X, vivo nex 2 e etc, há muitas ofertas melhores e verdadeiramente inovadoras. Uma pena que no resto do mundo seja bastante difícil comprar um desses.

    1. Avatar de kan
      kan

      Todos que vc citou sao descartaveis, nao aguentam o pique, nubia entao nem se fala.

      tanto de videos de gente reclamando.

      1. Avatar de Pedro Sousa
        Pedro Sousa

        Gente a reclamar há em todas as marcas e modelos…
        Só do note 7 foram 2 milhões e meio…

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    “Custo de mão de obra limita a Samsung”

    Já encontraram outro país onde os desgraçados trabalham 1$ dia…

    1. Avatar de RPG
      RPG

      India e Vietname, já há algum tempo.

      1. Avatar de paulo.j
        paulo.j

        @RPG na tuga o minimo e $3.5

        1. Avatar de RPG
          RPG

          É.. É só malta rica por aqui lol. E então produção/desenvolvimento de tecnologia, é ao virar de cada esquina. Parece Shenzhen.

    2. Avatar de paulo.j
      paulo.j

      Desgraçado?! Então a China não está cheia de pasta? Ou é apenas para os afiliados do partido da foice? Liberdades!

      Faz muito bem a Samsumg abandonar!
      Huawei empresa fachado do partido da foice, Xiaomi, talvez?

    3. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      1$ por dia foi há década…
      Devias ver os preços actuais e já percebida porque é que até a Volkswagen tem produção em Portugal e não na china…

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        O pessoal ainda nao percebeu que um licenciado na China quando sai da faculdade tem um a salário superior do que existe em Portugal. E mais o emprego abundam muito mais, tendo mais facilidade em pedir aumentos.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas porque é que a Samsung não produz tudo na Coreia do Sul, lá não precisam de trabalhos?
    Com ~ 7,734,473,338 de pessoas no planeta, de certeza que lá pela Coreia do Sul, com ~ 51,225,308 de pessoas, não arranjam ninguém que queira trabalhar nas fábricas da Samsung?
    Porque é que só olham para o dinheiro e não em ajudar as pessoas a serem úteis? Que cambada de gente inútil essa que só vê os cifrões à frente, também terão o que merecem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mão de obra sul coreana não é barata, pensas que lá ganham os salários miseráveis que pagam em Portugal? Mas há coisas da Samsung feitas na Coreia do Sul, eu já tive um SSD made in Souh Korea.

    2. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      O desemprego na Coreia de Sul é de 4.0% nesse momento, o mais alto em muitos anos (7.10% foi o máximo já restrado, em 1999) e, difícilmente irão encontrar gente interessada em trabalhar nesse tipo de emprego por lá (talvez velhotes sem condições) devido ao altíssimo nível educacional do país.