CyanogenMod 7 atinge versão final

141 Comentários

Foi lançada ontem a versão final do CyanogenMod 7, baseada na versão 2.3.3 (Gingerbread) da Google.

O CyanogenMod é um firmware customizado disponível para cerca de 30 smartphones Android. Foi criado para melhorar o desempenho e usabilidade dos SO Android, baseado no Android Open Source Project, e recorre a ROMs lançadas por fabricantes e operadoras.

É suportado por uma enorme comunidade de programadores e testers e oferece várias funcionalidades e melhoramentos não disponíveis em nenhuma outra versão oficial do Android.

É utilizador de Android? De que está à espera para verificar o suporte do seu modelo?

A instalação de uma ROM “cozinhada” pela CyanogenMod é em tudo vantajosa e capaz de tirar melhor partido do smartphone, em todos os aspectos.

Há um pormenor requerido aquando da instalação destas ROMs: é necessário acesso “root” no equipamento. As vantagens são largamente superiores às desvantagens… Tudo isso foi já discutido no artigo ““root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades“.

Como exemplo, publiquei recentemente um artigo, “O derradeiro manual do TMN a1“, que explica os passos para instalar, entre outras, uma versão da CyanogenMod, nomeadamente a versão 6.1 baseada no Android 2.2 (Froyo). O contentamento dos novos utilizadores é geral e quem está habituado à ROM original e começa a usar uma ROM “cozinhada”, CyanogenMod ou outra, fica deveras surpreendido pela rapidez e funcionalidades adicionais.

Existem muitos modelos de smartphones, além dos 29 oficiais no momento, que têm versões CyanogenMod adaptadas pela comunidade… portanto, um smartphone para ter uma ROM CyanogenMod não tem necessariamente que ser oficialmente suportado. Caso disso é o TMN a1 (Huawei U8220/U8230), até agora, mas que se prevê que seja adicionado brevemente, formando então os 30 modelos oficialmente suportados.

A lista completa dos modelos suportados pode ser vista neste link. Na wiki do CyanogenMod há indicações passo-a-passo para uma instalação correcta. Tudo deve ser feito com bastante atenção.

O fórum está também carregado de informação e utilizadores prontos a ajudar não faltam. Faça-o com calma e sem medos, não se irá arrepender!

Homepage: CyanogenMod

Partilhar:
Tags:

Comentários

141

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Varader0zs
    Varader0zs

    Mas neste momento ainda há muitos bugs a reportar.
    Para o aparelho HTC Magic não está nada estável…
    Tem muitos reboots espontâneos, há um drain excessivo da bateria, e o modo avião (caso o usem durante a noite) gasta cerca de 50% da bateria. Usei muito tempo a CyanogenMod 6.1 e adorei mas ainda não está estável. Estou com a Ginger Yoshi 2.3.3 e esta sim está muitíssimo mais rápida…depois de “personalizada” fica soberba.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Isso era noutra versão mais antiga. De facto, creio que ocorria quando ligava o modo avião mas agora não me tenho apercebido de que isso aconteça. Estou a usar a v. 7.0.0-RC4

      @Hugo, confirma aí se isso foi corrigido!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Parece que já foi resolvido… mas não tenho como confirmar.

    2. Avatar de juscelino
      juscelino

      Estou usando a versão para mini pro v21 minicm7 V,21. bateria durando muito (3 dias) uso no dia a dia e é muito estável?

  2. Avatar de deam0n
    deam0n

    Ja a tenho desde o primeiro minuto que saiu… cyanogenmod é simplesmente a melhor. Nao tenho nenhum bug, inclusive o wonk.

    Com cyanogem o meu nexus fica muito mais rapido, e as funcionalidades adicionadas, como a costumizacao do lockscreen sao imprecidiveis!

    Sempre fui adepto das nightlys! Hehe

    1. Avatar de josé romão
      josé romão

      olha que o melhor é relativo à experiencia de cada user.. eu pessoalmente nao o considero o melhor

  3. Avatar de jorge
    jorge

    No meu simples LG GW620 bomba 5 estrelas.. saiu no openetna já à uns 5 dias.. usava a versão oficial froyo 2.2 da LG, bem como ja tinha usado a openetna 6.3..
    Mas esta até ao momento é a melhor, até overclock já tras de origem..
    Pode ir como a OE aos 710Mhz (528 de origem) mas uso-a a 245-672mhz)

  4. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    ohhh o SE X10 não está incluído…

    1. Avatar de johnito
      johnito

      O LG GW620 tb não está na lista e o “jorge” diz que funciona 5 estrelas. Acho vou experimentar no meu 845.

    2. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      Isso não é bem assim, podes sempre procurar no XDA-developers, que decerteza que encontras uma rom CyanogenMod 7, mas compilada para o teu modelo.
      Apesar de não estar na lista oficial do site, há sempre programadores que a aproveitam para outros modelos.

      Cumprimentos

      1. Avatar de TelmoB
        TelmoB

        Quando falo em modelos, queria dizer equipamentos 😀

    3. Avatar de Hugo Cura

      Se leres o artigo, verás que eu refiro esse pormenor. Há muitos outros modelos que não estão incluídos na lista oficial mas têm igualmente a ROM funcional, compilada “por alguém”.

    4. Avatar de Miguel Cabral
      Miguel Cabral

      Confirmo que existe uma rom no xda para o x10 com o CM7 final. Estou a usá-la de momento no meu e funciona muito bem.
      A rom é a Cyanogen CM7.0.0 J015 K002 Gingerbread 2.3.3 do Jerpelea.
      Pessoalmente para uso diário aconselho a versão 014 com o kernel original pois a v015 utiliza um custom kernel que ainda está muito instável e não está completamente funcional.

      1. Avatar de fred santos
        fred santos

        Mas está a 100%? pelo que eu tive a ver camera e wifi não estão a trabalhar muito bem. Podes confirmar isso?

  5. Avatar de Bill
    Bill

    Boas;

    O que eu gostava mesmo,mas mesmo mesmo muito era a versão 2.3 ou 3 para o samsung galaxy tab, cozinhada ou não.
    Da parte da Samsung não espero nada e considerando o comportamento deles em relação às actualizações e suporte dos seus produtos (Tab)não tenciono adquirir mais nenhum produto samsung e não o recomendo que o façam (lixo).

    1. Avatar de Ikari-Pt
      Ikari-Pt

      Existe um beta do CyanogenMod 2.3 algures para o Tab mas nao experimentei pois ao ler que nao tinha wifi…

      Se procurares no google encontras.

      1. Avatar de bill
        bill

        Já o fiz,não encontrei.Pelo que percebi tens um Tab já fizeste alguma actualização p/ uma das versões referidas.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Está actualmente a ser desenvolvida uma versão do Honeycomb para o Galaxy Tab 7″. Parece estar no bom caminho e de certeza que vai aparecer uma ROM completamente funcional e estável. O spacemoose1 domina bem aquilo. Só resta esperar.

      1. Avatar de bill
        bill

        Boas, eu li o artigo mas parece que o desenvolvimento da versão estagnou espero estar enganado e que o ou a spacemoose apresente uma versão estavel e complemente funcional uma vez que da parte da samsung não espero nada.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não estagnou, continua em desenvolvimento. Talvez tenha abrandado um pouco o ritmo… acredito que ele leve o projecto até ao fim.

          Subscreve a thread correspondente no XDA, assim sabes sempre de qualquer novidade 😉

  6. Avatar de Letz
    Letz

    bom post! se pusessem um tutorial para fazer root + custom rom do HTC Hero

    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Letz
      Agora é testar depois certamente sairá um artigo. O Hugo já está a trabalhar nisso 🙂

      Pedro Pinto

      1. Avatar de David Luís
        David Luís

        Para instalar esta ROM é preciso já ter o android 2.3?

        cumps

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Não. A ROM já é a 2.3.3! 😉

    2. Avatar de Hugo Cura

      Se fizesse isso para o HTC Hero, teria de fazer para outros 30.
      Tal como disse no artigo, esse trabalho já está feito no CyanogenMod. Tens a wiki e o fórum. Bastava teres-lo lido que evitava essa pergunta redundante.
      Está aqui tudo: http://wiki.cyanogenmod.com/index.php?title=HTC_Hero_(GSM):_Full_Update_Guide

  7. Avatar de hm
    hm

    Boa notícia! Já uso quase desde que tenho android e a diferença é abismal, de momento no Boston o principal problema é a bateria que está com um consumo excessivo, mas… com mais desempenho é natural que venha mais gasto energético.
    Apenas um reparo, creio que o termo “cozinhada” de aplica quando “apenas” se fazem algumas alterações a uma rom já existente, julgo que as roms cyanogen são totalmente compiladas de origem.

    cumps

    1. Avatar de iceteaaddict
      iceteaaddict

      Usei até à RC3 no Boston, e o problema principal que notei foi o consumo da bateria.
      A Phantom e a Firetrap, nesse aspecto, estão muito melhores!

      Neste momento, uso a Phantom Evolution, com bons resultados.

  8. Avatar de MIGUEL
    MIGUEL

    Soft Stone da TMN já a bombar desde ontem. e que diferença! muito mais rápido!!!!

    1. Avatar de jorge
      jorge

      logo ainda vou testar.. podes mandar o link directo?

      so mexi no meu LG GW620, nunca mexi no softstone.. mandas-me os links que interessa ;)?

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Existe para Soft Stone? Qual o link do device?

    3. Avatar de jorge
      jorge

      já está.. muito porreiro mesmo…

  9. Avatar de Zeze
    Zeze

    (Tenho o OPTIMUS BOSTON, ONDE SEGUNDO A LISTA, É COMPATÍVEL)

    Como inexpreiente na matéria, cá vão perguntas de inexperiente:

    1º Existe algum contra em instalar esta ROM, como por exemplo no caso de acontecer algo ao Hardware (ou mesmo ao software) do telemóvel, quando mandar arranjar, eles virem uma ROM, que não é oficial, no telemóvel, eles darem conta e tirarem-me a garantia?

    2º Ao aceder ao Android Market, que versão é que o Market reconhece que nós temos?

    Agradecia resposta
    Abraço, obrigado 🙂

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      1º Estás a violar as regras ao colocares outra ROM.
      Mas há sempre maneira de voltar a colocar a ROM de origem.
      É reversível.
      2º Sim irá reconhecer a tua versão tanto no market como no appbrain

      1. Avatar de Zeze
        Zeze

        E irá reconhecer que versão?

        1. Avatar de Toni Antonio
          Toni Antonio

          Que versão achas que vai reconhecer?! A que acabaste de instalar ou a versão 2014/39xpto NeXT gen?!

          1. Avatar de Varader0zs
            Varader0zs

            Calma lol não sejas tão duro 🙂

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    Realmente para quem gosta de personalizar esta é a ROM ideal. É certo que não tem os widgets como tem a HTC Sense mas existem bons widgets que se podem instalar separadamente.

    É impressionante a quantidade e qualidade das opções disponíveis nesta ROM juntamente com o ADWLAuncher.

    Recomendo personalizarem a gosto e em seguida fazerem o backup 😉

    Obg pela dica Hugo

    1. Avatar de Hugo Cura

      Oi, o backup deve ser feito é primeiro!! Até porque por razões de garantia pode ser necessário.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Tens razão.. mas eu referia-me ao backup das alterações e apps instaladas antes de fazerem updates… se bem que nas várias versões que tenho instalado o CyanogenMod mantém sempre tudo tal como está.

        O impecável disto é que saquei esta versão via ROM Manager via Wifi; entretanto pus o móvel no bolso e fui trabalhar… quando lá cheguei já tinha tudo a bombar… nem sequer tive de reconfigurar nada… muito prático o Over the Air!

  11. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Já agora e o que há para HTC hero mas a 100%?
    Só não fiz root para não perder o Sence mas pelo que vejo ando a perder muita coisa boa.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Vinha perguntar isto mesmo. Não haverá forma de colocarmos o HTC Sense, pois não? É que não é só o aspecto, há coisas que estão mesmo muito boas. Gostava de ter o gingerbread, mas, se calhar, é apenas uma coisa de geek. Para os utilizadores HTC que trocaram a ROM: entre os prós e contras, valeu a pena?

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Sim, valeu. Eu tenho um HTC Desire e gostava bastante do Sense… mas enquanto esperei pelo 2.3 (Gingerbread) que realmente trouxe melhorias tais como a barra de superior, a barra inferior deslizante, o selecionar de texto mais simples e o “copiar e colar” ainda mais intuitivo… o que é certo é que tardava a sair para o Desire a ROM do Desire HD… então acabei por instalar a CyanogenMod que traz outras possibilidades. Existem .apk’s que podes instalar separadamente caso gostes de widgets do tipo “Sense”. Até porque as 7 áreas de trabalho possíveis no ecrã fazem mais sentido com Widgets.

        1. Avatar de Varader0zs
          Varader0zs

          Mas as 7 barras dão para editar…colocam-se as que nos queremos…
          No Desktop clica-se no menu e depois em editar e faz-se o que se quiser

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Exatamente; é possível definir qual a página principal, etc. Referia-me à ocupação desse espaço ser interessante com widgets. Por que para ter um monte de ícones já basta o iPhonix!

        2. Avatar de Miguel Cabral
          Miguel Cabral

          Mas isso da dock inferior que desliza e os 7 ecrãs podes ter em qualquer rom.
          Basta usares um launcher tipo ADW Launcher, Launcher EX ou então Launcher Pro(o que eu uso).
          Isso permite muito mais personalização do “desktop” do que propriamente o CyanogenMod.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Sim, é verdade; não é exatamente igual mas até é mais personalizável!

      2. Avatar de Varader0zs
        Varader0zs

        Acredita que sim…é da noite para o dia.
        Faz isso e depois irás dar razao e constatar por ti mesmo que foi a melhor coisa que fizeste.
        Não se trata nada de coisas de Geek, mas sim em aproveitar melhor o equipamento que temos sem ter de comprar outros telefones.

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Tb tens outras ROM’s que adicionam o Sense. Ou outras ROM’s Sense com afinações extra. Vê no XDA-Developers o que há lá para o Hero. 😉

    3. Avatar de Luis Gomes
      Luis Gomes

      Sim, dá para o Tatto sem problema nenhum. Já experimentei essa versão no meu. Só tenho um pequeno senão.

      Eu gosto mais de escrever com o teclado numérico do que com o qwerty. O que se passa é que essa versão só tem o qwerty. Já experimentei instalar o HTC_IME mas infelizmente só tem o dicionário (T9) em inglês. Alguém sabe outra aplicação que instale o telcado numérico com o dicionário em Portugues?

      Cumprimentos

      1. Avatar de Hugo Cura

        O Smart Keyboard tem T9 em Português.

        Foi o que usei enquanto estive com o Nexus S. Só tem um pormenor que desgosto: não é muito fácil mudar entre qwerty e T9 com o deslize para a esquerda ou direita, tal como faz o TouchPal.

  12. Avatar de Varader0zs
    Varader0zs

    E anda a HTC a dizer que os telefones não podem ser actualizados porque o desempenho ficaria comprometido…é uma grande tristeza.
    Compreendo que fazem isso para se poderem vender os modelos que vêm a seguir, mas poderiam fazer muito mais do que tornar os clientes insatisfeitos

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      E em certa medida até é verdade. Sobretudo se não instalares a ROM adequada. Há muitas com afinações por fazer. A vantagem é que estão a ser constantemente atualizadas e dão outras capacidades aos dispositivos. E, claro, neste caso é tb a HTC a vender e proteger o peixe deles.

      1. Avatar de Varader0zs
        Varader0zs

        Nem mais concordo plenamente contigo, mas no meu caso tenho um HTC Magic, já tendo dois anos e ainda não está obsoleto, no entanto já saíram equipamentos bastante superiores com o mesmo software que tenho de momento,e tudo graças a mentes que estão dispostas a fazer este magnifico trabalho.

    2. Avatar de Hugo Cura

      É esse o grande problema nos dispositivos Android. Todos os fabricantes dizem o mesmo para venderem o máximo que puderem.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Muita gente pode não ter o “ferrari” ou o “porsche” dos smartphones mas só o facto de terem gasto o dinheiro que custaria um telemóvel convencional num smartphone android já é uma mais-valia o leque de possibilidades. Conheço um mar de gente muito satisfeita com as aquisições por mim sugeridas sem gastarem muito dinheiro e com acesso a imensas funcionalidades. Não estão na posse de super-máquinas mas conseguem fazer imensa coisa com mais vantagens.

  13. Avatar de Igas

    Alguém que já tenha instalado num LG GT540?

    1. Avatar de Tono
      Tono

      Já e funciona lindamente!
      procura em xda-developers ou em android.pt

  14. Avatar de moedinha
    moedinha

    Boa rom , vi num Magic e funciona bem. Pena não haver para o Samsung Spica nada parecido…

    1. Avatar de luis
      luis

      então a CyanogenMod 7 funciona bem no HTC Magic ?

      1. Avatar de Varader0zs
        Varader0zs

        Sim acabei de a colocar e garanto-te que funciona…

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      moedinha quando vi o teu comentário lembrei-me de googlar porque também tenho um Spica I5700 e olha que há para o Spica.

      Vê aqui: http://forum.samdroid.net/f62/cyanogenmod-7-0-0-rc1-spica-alpha2-2-a-4442/

      Mas antes de instalares lê aqui que dá muito jeito de certeza porque convém fazer um backup da rom original.

      Assim que puder vou instalar no meu. Passo-me quando tenho que ver uma imagem porque demoram muito a abrir e quero ver se com esta rom fica mais rápido.

  15. Avatar de Ruca
    Ruca

    Para HTC Touch 3G, alguém conhece uma versão ou forma de o converter em android?

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      Procura no XDA Developers

  16. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Antes de mais boa informação para quem não tinha conhecimento 😀

    Eu uso uma compilação desta rom no meu HTC HD2 e estou bastante satisfeito. Sendo as rom’s da CyanogenMod as mais recomendadas para quem quer tirar bom proveito do seu equipamento.

    Como já falei num tópico em cima.. no meu caso estou a usar a CyanogenMod compilada, visto que o HD2 não se encontra na lista oficial.

    cumps

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      grande máquina o HTC HD2 com Android… isso sim deve ter sido uma boa compra; pois ressuscitaste esse HTC da terra do WindowsMobile ZombieLand :p

      1. Avatar de TelmoB
        TelmoB

        É verdade, foi sem dúvida uma boa compra e melhor ainda porque não dei 400€ por ele.. pena foi ter que vender o meu N900, mas pronto.
        Andei a pesquisar no XDA o equipamento que tinha bom desenvolvimento e apostei neste HTC. Ainda por cima agora também dá para colocar rom’s do WP7 😀

        Estas aposta de desenvolvimento “externas” aos fabricantes são bem vindas, principalmente para estarmos sempre actualizados e podermos aproveitar o nosso equipamento ao máximo.
        Sendo que nos dias que correm um brinquedo deste não fica barato, logo temos que o aproveitar da melhor forma.

  17. Avatar de Serva
    Serva

    Boas confirmo o que aqui já foi escrito a Samsung não tem praticamente nenhum suporte para os tabletes , a loja é uma grande treta e só tem programas que não são uteis em Portugal , evitar comprar

    Cumps

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      Ou pode-se comprar e colocar ROM´s Feitas por outrem

  18. Avatar de bruno_257
    bruno_257

    Alguém pode-me dizer se esta rom traz a língua Portuguesa?
    Visto que o ZTE blade é oficialmente suportado gostaria de a experimentar mas sou novo nestas andanças do android.
    Ainda tenho o meu SF com a rom stock da Optimus.

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      Sim trás a língua portuguesa… poderás encontrar algumas coisas dentro dos menus em inglês, mas julgo que não vás ter problemas com isso

  19. Avatar de Varader0zs
    Varader0zs

    Já agora deixo aqui uma dica.
    Para quem não se sente à vontade com a linha de comandos, quando tiver de trocar a RADIO ou SPL procurem no XDA Developers por: RadioSwitchGUI_v4.rar recomendo vivamente 🙂

  20. Avatar de NS
    NS

    Olá!
    Tenho varias dúvidas às quais gostaria de saber a resposta.
    1º Como funciona a memória de um tlm destes (tenho um SGS)? Se mudar o sistema operativo limpo tudo?! É como um format ao sistema? Ou existem unidades que não são tocadas?
    2º Os contactos e a agenda, que estão sincronizados com o google não se perdem, certo?
    3º É tão simples mudar como indica no forum? basta instalar uma aplicação do market e pouco mais?

    Cumprimentos e obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      1- é só mexida a partição do sistema. A de armazenamento (conhecida por USB) não é tocada.

      2- certo

      3- podem acontecer alguns contratempos. Basta procurares e seguires um tutorial. O SGS não é oficialmente suportado mas existem já compilações da CyanogenMod feitas para esse modelo

      1. Avatar de K
        K

        Vai com calma com o SGS. Se vais trocar roms, a samsung fez o telemóvel um bocado diferente dos outros, há muito mais a considerar do que, diga-mos, o boston.

        Não há um só conselho que eu te possa dar, mas segue tutorials à risca e, se é o SGS, evita flashar ficheiros com bootloaders.
        Lê bastante antes de te meteres nisto, se o teu tele é dos que nem sequer entra em download mode com o método dos 3 botões então estás para ficar com um pisa-papeis dos caros. 🙂
        E, se é o SGS, não tens necessariamente que “experimentar” uma rom que não está na lista de compatibilidades.
        Deve estar para sair a 2.3 oficial da samsung (anunciado pela própria), já há uma versão 2.3 leaked (que se diz que vai ser a que a samsung vai lançar como oficial no kies) que tem tido reviews muito boas e, se queres apenas por optar por performance e estabilidade, há muitas roms boas 2.2 (One, Darkyy, etc).
        Estou a usar a darkyy com o launcherpro no meu e isto é um mundo de diferença em performance da oficial.

        Não quero assustar ninguém, mas só deixar o aviso que isto não é um processo que deva ser levado de ânimo leve. Lê bastante antes de te meteres no que quer que seja, o que mais há é informação disponível.

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          É sensato o teu conselho. agora é “canja” mas no início tive de lamber muito papel eletrónico antes de fazer o meu primeiro root. E a minha máquina custou-me 550 balas + 90 de seguro… mas valeu a pena até encontrar o rumo das coisas e perceber a mecânica interessante que o Linux oferece.

  21. Avatar de Varader0zs
    Varader0zs

    1º Quando fores mudar, irás ficar sem o sistema operativo que o telefone trazia.
    2º Os contactos ficam na tua conta google, mas certifica-te que fizeste sincronização antes de prosseguires com a alteração da ROM.
    3º Não é complicado. Há modelos que podem ser mais intrincados do que outros mas nada que não se faça. Le bem e volta a ler tudo antes de seguires em frente 🙂

  22. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Está genial 🙂

  23. Avatar de Couto
    Couto

    Alguem usou a aplicacao num Acer liquid ( o branco )!?

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      Que aplicação?

  24. Avatar de -_-'
    -_-‘

    “O CyanogenMod é um firmware customizado (…)”

    Por favor, ‘customizado’ não…! Escrevam português, ‘personalizado’!

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      Então tambem irás ter de falar com quem aprovou o acordo ortográfico, porque irás passar a escrever mais abrasileirado que nunca

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Ó Hugo… e tu o teu: “atualizado” :p

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso é um caso complicado e que encaro bastante mal. Gosto bastante da forma como escrevemos português e sou totalmente contra essas mudanças “acordadas” há 20 anos mas que agora, algum PATETA, se lembrou de tirar isso do caixote.

          Enquanto “algo” não me obrigar a isso, escreverei como aprendi 🙂

          … e estiveste bem no teu comentário!

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            ehehe… em tempos tb fiz cara feia ao acordo. Se bem que não é perfeito, há coisas que fazem sentido; até porque é sabido que a Língua não é estática e sofre evoluções, sobretudo culturais. Mas há que preservar o nosso património sem, simultaneamente, fechá-lo a 7 chaves num baú. Por isso, estou de acordo com uma boa parte do NAO. Há vantagens na divulgação da L. Portuguesa bem como há tb custos associados a isso.

            Seja como for, após ter lido alguma história e as respetivas mudanças, percebi finalmente que nem tudo é como dizem, e algumas palavras podem e devem ser escritas como dantes; por ex.: “facto”… só os brasucas é que devem escrever fato… pois eles pronunciam assim. Não sendo perfeito o acordo (até porque há PALOP que parece nem terem tido voto na matéria – eles tb contam) será certamente mais um passo na modernização da nossa língua. Só acho que nem deve ser nem 8 nem 80; do tipo “PHarmácia”… tás a ber a cena bué coiso e tal né 😉

  25. Avatar de José Alberto
    José Alberto

    Seria excelente um tutorial para a instalação/”modernização” deste tipo de software em alguns telemóveis, nomeadamente o meu velho (e desbloqueado) HTC Tattoo (ainda com Android 1.6).

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      Mas com esse ainda havia problemas. Não funcionavam algumas coisas depois de colocar a ROM.
      Não sei se isso já está melhor é só uma questão de confirmares

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Já há versão 2.3.3 para o HTC, o processo de instalação é semelhante aos outros smartphones. Já foram feitos aqui vários tutoriais, podes consultar um deles aqui: http://goo.gl/qmvFD
      Quanto a rom esse telm é conhecido na comunidade por “click” podes fazer download aqui: http://goo.gl/KmLGI
      Fazer tutoriais para todos os diferentes telemóveis por vezes não é fácil porque não temos esses equipamentos ou porque os métodos são tão semelhantes que não vale a pena(é a minha opinião).

      Cumps

      1. Avatar de José Alberto
        José Alberto

        Muito obrigado, Miguel. Já tenho o novo CM7 a funceminar no meu Tattoo! Só falta instalar as aplicações Google (estou a tratar disso).

    3. Avatar de dajosova
      dajosova

      José… esta versão dá no Tattoo. Sem problemas!!! Já o testei.

  26. Avatar de Mr.Obvious
    Mr.Obvious

    (Engadget há 1 ano atrás :S)

    1. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      ahahah, esta agora foi muito boa.
      Sempre a tentar deitar a baixo, o que vale é que quem sabe do assunto não liga, porque o que disseste é impossivel! Enfim!

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Tens razão… é Obvious que estás atrasado no mínimo 1 ano! 😮

  27. Avatar de Bruno Barros
    Bruno Barros

    Viva, uso a CM7 desde a RC3.
    Sem duvida a mais rápida que testei até hoje no nexus one.
    A nivel de recursos gasta os mesmo que o froyo (android 2.2), mas o 2.3 bem mais rápido a nível de menus, abrir e fechar app’s, gostei do taskmaneger.

    Cumps

    1. Avatar de Varader0zs
      Varader0zs

      No que respeita a recursos vai sempre depender do kernel, e claro da utilização do utilizador, mas há uns bem compilados e há outros assim assim

      1. Avatar de Bruno Barros
        Bruno Barros

        Sim, nisso tens razao.

  28. Avatar de JM
    JM

    🙁 Não inclui o ZTE Racer (TMN Softone…)
    E claro a TMN não tem nem planos para um mero upgrade para o 2.2….
    Eu corro uma ROM não oficial 2.1 e o TMN está mais rapido, mas fiável, e sem o crapware da TMN/Sapo…
    Esperemos por alguma alma caridosa que faço a porting da CM7 para o Racer.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      acabei de meter no meu softone.. ve uns comentarios mais acima tens o link para o necessario.. 😉

  29. Avatar de Antonio
    Antonio

    Alguem me sabe dizer se este Mod 7 é compativel com o tmn a1 ?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Procura aqui neste forum: http://goo.gl/umfP acho que tens ai qualquer coisa. Tens uma alterada por um português, mas é a CyanogenMod 7: http://goo.gl/CsNhl

    2. Avatar de Hugo Cura

      Espera-se pacientemente que seja oficialmente suportada, vê o estado do “processo” aqui: http://review.cyanogenmod.com/#change,3670

      A que está disponível no modaco tem muitos problemas. A actual do Tom, aparentemente, tem bastantes mais correcções.

    3. Avatar de Luis Sousa

      Espera mais uma semanas e pode ser que o u8230 (A1) juntamente com o u8220 tenha suporte oficial para este Mod. Pelo menos é o que dizem os rumores na comunidade modaco…

  30. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já está a bombar no meu ZTE Blade (Optimus San Francisco) desde ontem. Está um espectaculo.

  31. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Para o Galaxy mini já existe algo?
    Já procurei e não encontro nada…
    Quem tiver novidades desde já agradeço.

  32. Avatar de Samuel
    Samuel

    CM7 Stable (7.0) – A versão que saiu não é a final, é sim a versão estável sendo esta em tudo idêntica à nigthly 38. Vou colocar o que se fala na comunidade sobre esta versão:
    “THIS IS NOT CM7 FINAL, by any means. It’s CM7 Stable, purely by name, and is nearly if not fully identical to Nightly 38, it is only different by name. Final indicates that it’s the last version to be released, ie FLB Froyo G2 r11, or Japanese Jellyfish RLS9, which were both the “final” versions of their rom tree. The only reason this version has been labelled CM 7.0.0 final is that’s it’s the final for that particular number, and the final for Gen1 phones.”
    Sem dúvida que os próximos dias dirão se esta versão cumpre as expetativas.

  33. Avatar de claudio
    claudio

    como poderei ver se isto da para o vodafone 945?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se for esse o ZTE Joe, então não existe nenhuma versão da CyanogenMod compatível.

  34. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    Alguém que confirme se testou no A1

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim funciona, e a mais recente versão pública encontra-se no modaco.

      Tal como disse neste comentário, a versão oficial e melhorada deverá estar para breve.

      1. Avatar de Algarvio
        Algarvio

        Obrigado.
        Vou testar.

      2. Avatar de PedroNGV
        PedroNGV

        Estou a aguardar essa versão!

  35. Avatar de David Luís
    David Luís

    Boa noite

    Alguém pode-me indicar um tutorial fidedigno que possa seguir com todos os passinhos de como trocar a ROM de HTC Desire e que não pesco mesmo nada de como fazer isso.
    é que estar a espera que a htc faça o update para o android 2.3 ainda deve demorar uns bons séculos, lol.

    Peço desculpa se já responderam a alguma questão similar a esta, mas e que não consigo ler nem metade dos post pois da-me erro a carregar a pagina, mais um vez desculpem se estiver a repetir a questão de alguém.

    cumps

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu mencionei no artigo que o cyanogenmod tem um fórum e uma wiki.
      Aqui tens o que procuras: http://wiki.cyanogenmod.com/index.php?title=HTC_Desire_(GSM):_Full_Update_Guide

      1. Avatar de David Luís
        David Luís

        Obrigado

  36. Avatar de DFPA46
    DFPA46

    Com esta Mod dá para instalar aplicações no cartao sd (tenho um tattoo)?

  37. Avatar de August Pinto
    August Pinto

    quando sair a versao final para o tmn A1, façam um post com tudo bem explicado para poder instalar no meu.. estou a espera disso ha mt tempo..
    instalei as roms apresentadas num post aqui no pplware e ñ gostei mt, mas espero melhor..
    nao se esqecas do tmn a1 😉

    qualqer informaçao valiosa n hesitem em me informar detalhadamente, para poder experimentar no meu 😉

    1. Avatar de varader0zs
      varader0zs

      Já experimentas-te ir ao XDA developers ou ao android.pt??

  38. Avatar de dajosova
    dajosova

    Em tempos tentei particionar EXT4 o meu cartão de 16GB (Classe 10) para que o Android pensasse que essa partição de 1GB fosse a memória interna.

    Objetivo: libertar ao máximo a memória interna de 147MB disponível para configurações de aplicações!

    Resultado: o desempenho piorou drasticamente… arrastava-se

    Estou certo que fiz algo mal pois segui um tutorial à pressa sem ler muito. Agora, o que me sugerem para fazer isso com eficácia? Sei que não dá com todas as ROM’s. O que me aconselham?

    Ora, o meu cartão Class 10 é efetivamente mais rápido que a memória NAND Flash. Ou seja, é recomendável usar esta técnica com cartões Class6 ou superior. Mas a maior vantagem é que tudo fica a funcionar a partir do cartão; já que mesmo com o A2SD / App2SD as aplicações vão comendo a preciosa memória.

    Julgo que isto é um ponto muito importante sobretudo para quem instala muita tralha e quer mantê-la. Sugestões aceitam-se 😉

    1. Avatar de varader0zs
      varader0zs

      Isso é fácil de fazer…tens de ter a recovery v1.7.0.1
      Dentro dessa recovery tens de ir a “Partition sdcard” e depois tens lá na 3ª linha
      “SD:ext2 to ext3”
      depois desse processo acabado já podes passar ah linha 4.
      “SD:ext3 to ext4” e irá demorar cerca de 5 minutis para um cartão de 8gb (depende de como fizeste as outras partições) e já terás o cartão como queres 🙂

  39. Avatar de ze
    ze

    Vou já instalar no meu blade ( sapo a5).
    Depois passo cá dizer como anda.

    À partida o que me preocupa mais é a autonomia. Actualmente tenho flb r11 não sei como será a comparação.

    1. Avatar de ze
      ze

      Testado e Reprovado no sapo a5.

      A nível de performance deixa muito a desejar. É lento a responder ao toque.

      Mudar de uma área de trabalho para outra faz-se com muita lag.

      O menu principal também tem muita lag.

      Não sei se é só do meu mas com o flb froyo o móvel responde muito mais.

      1. Avatar de ze
        ze

        Lembrei de outra coisa.

        Não tenho o market nas aplicações, nem nada da google. :/

        É normal? como coloco?

        1. Avatar de Hugo Cura

          É normal porque não instalaste.

          No tutorial do cyanogenmod, encontra-se várias vezes uma frase do género “Optional: Download the Google Apps for the device.”.

          Basta seguir o tutorial à risca.

  40. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Ja rula aqui no meu boston..em termos de fluidez parace-m mt boa esta versao nao notei ainda nenhum bug vamos agr ver o consumo de bateria que era o principal defeito d versao 6 d algumas builds antes desta stabel…

  41. Avatar de mig
    mig

    já pus no meu zte blade. ainda tem bugs. tive dificuldades em conectar o wifi. em relação as nightly´s no geral não encontro grande diferença. ando tentado a por de novo a jelly rsl9

  42. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Com esta ROM no HTC Desire continuamos a estar limitados aos 170mb (+ou-) para instalar apps???

  43. Avatar de Ismael
    Ismael

    Tentei fazer a modificação no meu Milestone 2 (TIM Brasil) mas não consegui. Alguém tem alguma dica pra dar?

  44. Avatar de PM
    PM

    Alguém já instalou a cyanogenMod 7 no A1? Ainda tem muitos bugs ou já é de confiança para o A1? É que estava a pensar instalar ou então instalar a versão 6 que está indicada no tutorial “derradeiro manual do A1” e que pelos comentários parece ser óptima.
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      A CM7 está instável ainda. Instala a 6 que está muito boa. Uso-a há bastante tempo e está impecável, com quase 200 aplicações instaladas. Só demora é um pouco a iniciar completamente por causa da velocidade de leitura do cartão SD.

      1. Avatar de Begincaos
        Begincaos

        Boas, Sr. Hugo. Será que esta versão já está estabilizada para o nosso A1?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Ainda não. Neste fórum pode encontrar o mais recente desenvolvimento e actualizações para o Huawei u8220/30. Há ainda outros modelos com a Cyanogenmod 7.1 em fase beta e esse é um deles. Dentro de semanas devem surgir novidades.

  45. Avatar de Ismael
    Ismael

    Alguma ajuda pra instalar no Milestone2 da TIM Brasil?

  46. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sabem se esta rom é compativel com Optimus Boston?

  47. Avatar de Lucas Carvalho

    Eu preciso de uma rom customizada para o meu ZTE Racer. Alguém ajuda?

  48. Avatar de pedro
    pedro

    finalmente saiu o 2.3.7 para o vodafone 945 ( ZTE Joe ) voltar a gostar do telemovel 😛