CodeBox 1.3 – O melhor amigo do programador

77 Comentários

Ultimamente tenho-me mantido ocupado com programação, mais concretamente Objective-C. Como é uma linguagem nova para mim, alguns blocos de código interessantes passam-me completamente ao lado ao fim de algum tempo.

Outro problema que me acontece diversas vezes é procurar ou escrever diversos blocos de código que já escrevi no passado, mas não sei onde ele está.

Com o CodeBox podemos criar uma biblioteca de código de forma fácil, simples e eficaz. Além disso, temos licenças para oferecer!

Um dos pontos fortes do CodeBox é a sua interface simples que permite uma consulta e adição de código de forma fácil. A interface do CodeBox possui três colunas: a primeira com as pastas e grupos, a segunda com os snippets dessa pasta ou grupo e a terceira com o código de um determinado snippet.

Para criar um novo snippet basta clicar no símbolo “+” da segunda coluna e aí, temos duas opções: novo snippet ou novo snippet da área de transferências. Após criarmos o nosso snippet, podemos definir o título, adicionar tags para facilitar a pesquisa, adicionar assets (ficheiros/código anexo ao snippet), …

Outro aspecto interessante do CodeBox é que reconhece a sintaxe do código e atribui cores a determinadas palavras-chave. O esquema de cores da sintaxe é personalizável. O CodeBox reconhece a sintaxe de mais de 100 linguagens de programação, desde o ActionScript ao YAML.

Uma das funções que mais apreciei no CodeBox foi o menu de acesso rápido na barra de menus. Este menu permite-nos aceder a toda a nossa biblioteca de códigos, mesmo que o CodeBox não esteja a correr. A partir deste menu pode copiar o código para a área de transferências ou abrir uma janela HUD (Heads Up Display) com o código e editá-lo.

Em suma, o CodeBox é uma aplicação extremamente útil para qualquer programador pois proporciona um acesso fácil ao nosso repositório de código, permitindo-nos poupar tempo precioso.

Temos licenças para oferecer!

Os developers do CodeBox cederam-nos gentilmente duas licenças para oferecermos aos nossos leitores. O desafio para ganharem as licenças que estamos a oferecer é muito simples. Se pudessem criar qualquer aplicação, qual seria e porquê. As duas respostas mais criativas receberão uma licença do CodeBox. O desafio termina no dia 18 de Abril de 2011.

Os vencedores do desafio são:

  • Sérgio Monteiro
  • Marco

As licenças serão enviadas para o email associados ao comentário vencedor. Parabéns!

Licença: Pago (3,99 €)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6.6+
Download: CodeBox [Mac App Store – 1.4 MB]
Homepage: Shpakovski

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André da Silva Pato
    André da Silva Pato

    Criaria um App para Android, em que o objectivo principal seria os alunos de qualquer escola depois de fazerem upload do horário para a aplicação, recebessem alertas programáveis de quando e onde teriam a próxima aula, pudessem marcar testes e receber alertas acerca das datas dos mesmos. A aplicação correria em background, para que a qualquer momento se pudesse receber um alerta no ecrã principal.

    (Uma licença dava-me imenso jeito )
    Abraços

    1. Avatar de Pedro Monteiro
      Pedro Monteiro

      Lamento informar que já existe algo parecido.

      1. Avatar de André da Silva Pato
        André da Silva Pato

        como se chama a aplicação ?

        1. Avatar de Ian Brunelli
          Ian Brunelli

          Não sei no Android, mas no iOS o Calendário cumpre esse papel de marcar eventos e ser avisado tempos antes do início do mesmo ‘-‘
          Basta passar seu horário de aula para o Calendário, claro (:

          1. Avatar de Gleuber
            Gleuber

            Conheço um parecido para iOS chamado iStudiez Pro.

        2. Avatar de Letz
          Letz

          chama-se escola

        3. Avatar de Manuel Rocha

          Chama-se Google Calendar. Podes criar lá o horário, partilhar pelos os alunos e estes ainda podem configurar para receberem de forma gratuita sms a avisar dessas mesmas marcações no calendário. Ainda cria ficheiros que podem ser importados, no iOS e no android para funcionar directamente nos calendários destes SOs e ainda existe a possibilidade de fazer sync directo com os mesmos SOs do que se encontra no Google Calendar de forma a fazer alterações em tempo real.

          Cumps,
          Manuel Rocha

          1. Avatar de André da Silva Pato
            André da Silva Pato

            Aqui está o ponto a que queria chegar, importa-se o ficheiro “calendário”, produzido quer no google calendar, quer no outlook (e por aí além), e a aplicação trata dos alertas. A vantagem é que nesta app que estou a idealizar as pessoas têm total controlo dos alertas, a temporização dos mesmo e por aí além (só dar largas á imaginação)

            Cumprimentos e obrigado pelas respostas

    2. Avatar de André da Silva Pato
      André da Silva Pato

      o objectivo é fazer upload de um ficheiro de calendário, já há algo que faça isso ?

    3. Avatar de André Silva
      André Silva

      humm, gostei da ideia…quando tiver um tempinho vai ser o meu próximo projecto!
      Fazer o upload de um XML com o horário de cada aluno e sincronizar todos os eventos no calendário com os determinados alertas!

      1. Avatar de André da Silva Pato
        André da Silva Pato

        Acho é uma ideia para avançar, e esta aplicação ajudava um pouco :p

        1. Avatar de André Silva
          André Silva

          Após uma pequena analise até nem parece muito complexa.Bastava ter uma plataforma web para personalizar horários com dados de login…de seguida com esses mesmos dados obtia toda a informação pretendida e armazenava no telemóvel.
          Quanto a mostrar notificações bastava um widget no ecrã principal…ou então lançar um popup com a informação.

          Já fiz aplicações idênticas…não é nada assim de muito complexo, tenho que tirar um tempinho para implementar 😉

  2. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    para mim apenas c/c++ e para isso nada melhor que o meu querido code::blocks

    cmps

    1. Avatar de Anon
      Anon

      code::blocks FTW!!!!

  3. Avatar de sagres
    sagres

    ola
    e uma ferramenta destas para windows ou ubuntu?
    nao se arranja?
    isso é que era de valor 😛

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      De acordo 🙂

    2. Avatar de David Luís
      David Luís

      Para windows tens o codex nao é tao “bonito” como este mas faz o mesmo trabalho

    3. Avatar de David Luís
      David Luís

      http://ufridman.org/codex.html link para o site do codex

    4. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O que não falta é aplicações deste tipo para o ubuntu ou outros sistemas Linux é uma questão de procurar e não ir atrás de modas

    5. Avatar de carlos
      carlos

      Para Windows tens montes, mas o VS desde pelo menos o 2005 tem ferramentas incorporadas para gestão de snippets.

    6. Avatar de Luis

      Snippely. Baseada em Adobe Air, dá em qualquer SO.

    7. Avatar de João Dias
      João Dias

      Sublime Text 2, é o que utilizo no Ubuntu.
      Ainda vai na versão Alpha, mas é um programa espectacular. Suporta uma infinidade de programas, é bastante rápido, costumizável e suporta também snippets de código pessoais, para além de já vir de origem com alguns.

      O programa é pago, mas a versão de experimentação (igual à versão paga) tem um período infinito, nunca acaba.

      Screenshot:
      http://img683.imageshack.us/img683/328/readetrabalho1018.png

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Não suporta programas nenhuns, suporta é highlight de código 🙂

        Estava a ouvir algo sobre programa eleitoral e escrevi :facepalm:

    8. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      para c/c++ …sem duvida code::blocks

      cmps

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Bom dia Pplware!
    Eu não estou muito interessado no concurso da aplicação (:

    Mas gostava de vos pedir umas opiniões… Eu estou com ideias de fazer um Browser Game, e gostava da vossa ajuda se não se importassem…
    Eu faço questão de programar o site a 100% mas o meu problema é a parte gráfica:
    – Será que me podiam dar uns conselhos, que programas usar para os desenhos, etc.?
    – Acham que um projecto como este, desenvolvido por um rapaz de 14 anos teria relevância?

    Desde já, obrigado pela atenção… Podem-me responder por um comentário ou pelo e-mail!

    P.S. Tenho 14 anos, 9º Ano(sem qualquer curso em informática)

    1. Avatar de GG
      GG

      Olá Diogo,

      Vais programar tudo sozinho? e tens noção dos conhecimentos que tens que ter, por exemplo, de segurança?
      Em relação à parte gráfica, sempre optei pelo Illustrator e Photoshop, são os mais poderosos, até porque, os programas da Adobe interligam-se entre si.
      A idade não é relevante na minha opinião, se o trabalho final for de qualidade, mas a verdade é que de experiência não tens muita.
      Cumps
      GG

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        *nenhuma 🙂

        Pois, também estou preocupado com a segurança!
        Mas vou-me basear em projectos Open-source, penso que tenho todo o direito a isso!

        O Photoshop é próprio para desenhar? Acho que nisso optarei pelo Illustrator.

        Já estudei Javascript, PHP(muito vagamente),CSS, HTML(óbvio) e por aí…
        Já decidi que vou fazer em PHP.

        A minha ideia é o jogo SEM PRIORIDADES, ou seja, não há Premium!
        Obterei o dinheiro para o jogo a partir da publicade, e assim não há desvantagens!

        Bem, acho que é só um sonho (: Obrigado pela ajuda!

        1. Avatar de JAPIM

          Conselho . .. aplica-te no php :p

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Obrigado pelo conselho!
            🙂 Claro que o farei, será a base de todo o meu Website.

            Obrigado pela ajuda de todos! Principalmente da “GG”!

          2. Avatar de GG
            GG

            * do GG

            Bem, programas a pagar ou não, tu é que tens que fazer a escolha, simplesmente te indiquei os melhores.

            Se estás a fazer o projecto sozinho e tens poucos conhecimentos de php, acredito que vais ter imenso trabalho, mas força nisso.

            http://www.phpfreaks.com/forums/

            Excelente forum para aprenderes, muito.

          3. Avatar de Diogo
            Diogo

            Apontado :b

            Obrigado, foste excelente!

      2. Avatar de PC
        PC

        “Em relação à parte gráfica, sempre optei pelo Illustrator e Photoshop, são os mais poderosos, até porque, os programas da Adobe interligam-se entre si.”

        E tens noção dos custos das licenças destes programas? Poderosos são, mas são licenças muito dispendiosas. São programas que na minha opinião, valem todo o dinheiro, mas serão necessários para um projecto desta dimensão?

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Sim, é verdade…

          Acho que é um bocado mau dizer isto em público mas:
          Penso que há outros “meios” de usar essa aplicação para uso pessoal!

          Mas obrigado pelo alerta, tens toda a razão!

        2. Avatar de asfd27

          daí existirem cracks (;

        3. Avatar de Antonio
          Antonio

          Ola, para quem nao gosta de cracks 🙂 e porque falaste em open source tens sempre o Gimp (substituto do Photoshop):http://www.gimp.org e por exemplo o Inkscape (para o Illustrator):http://inkscape.org
          E para o PHP existem tambem inumeras Frameworks que te podem ajudar, embora alguns “entendidos” digam que tornam as aplicacoes mais lentas (nunca fiz testes) mas que tornam o desenvolvimento mais rapido e facil e verdade.
          Abraco

          1. Avatar de Gosto +1
            Gosto +1

            GOSTO 😀

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            ;D Não conhecia o Inkscape, vou experimentar…

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      Digo-te já que para fazeres isso tudo sozinho ( desde os gráficos até á implementação ) vais ter que suar muito!

  5. Avatar de André da Silva Pato
    André da Silva Pato

    o meu coment nao aparece

    1. Avatar de André da Silva Pato
      André da Silva Pato

      Peço desculpa !

  6. Avatar de applethebest
    applethebest

    É sem sombra de duvida uma aplicação muito boa, ja utilizo algum tempo, e já usei algumas, mas esta aplicação oferece um leque mais abrangente do que aquelas que conheço.

  7. Avatar de Bruno Pires
    Bruno Pires

    Eu felizmente passo o dia a desenvolver código, mais recentemente código em Objective-C! 🙂

    Quando criar a minha App para iPad será uma app para simplificar o dia-a-dia dos utilizadores e que lhes permita uma melhor organização das suas tarefas e dos seus dados, permitindo assim que os utilizadores acedam em qualquer sítio, em qualquer lugar à informação que necessitam no formato que necessitam.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Estou a desenvolver uma aplicaçao um pouco assim, mas nao so em objective-c mas tambem para windows phone 7

  8. Avatar de Hugo

    Por caso na minha disciplina de Projecto, do curso de TIC, estou a desenvolver uma aplicação que vai gerir a Associação de Estudantes, a nível de sócios, entrada e saída de dinheiro, interacção com a reprografia, lojas com que temos parcerias, para os descontos pelas parcerias.

    Como utilizador de MAC, esta aplicação vai.me dar muito jeito, visto não existiram muitas do género para MACOSx, que eu conheça. Agora uma licença vem mesmo a calhar.

    1. Avatar de Hugo

      Alguém me diz onde posso sacar uma versão experimental, sem ter de comprar logo, na AppStore?

      Cumprimentos

      1. Avatar de Ian Brunelli
        Ian Brunelli

        Acho que não há versão experimental :/
        Tomara que o dev lance logo uma versão “Lite” na Mac App Store.

        1. Avatar de Hugo

          É que quero experimentar esta ferramenta. Sei que vai ser bastante útil para mim. Mas não quero pagar antes de experimentar.

          Acho esse um grande defeito da AppStore é não existir versões trial.

  9. Avatar de Ian Brunelli
    Ian Brunelli

    Eu desenvolveria uma app que estendesse o desenvolvimento web aos aplicativos móveis. Por exemplo, enquanto desenvolvia no desktop, veria o resultado simultaneamente num tablet.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      (: Original, sim senhor!

      Só acho um pouco difícil…

  10. Avatar de Sérgio Monteiro
    Sérgio Monteiro

    Viva,

    Eu desenvolvia uma aplicação para “gajas”. Esta teria como informação o guarda-roupa delas, e as possiveis combinações que elas fazem com a roupa. De manhã, agitar o telemovel ou algo assim e sugeria o que elas iriam vestir…caso nao gostassem, agitar novamente…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Já existe.

      1. Avatar de Sérgio Monteiro
        Sérgio Monteiro

        nao sabia…qual é o nome?

        acho que dá uma boa prenda 🙂

  11. Avatar de Marco

    Então a minha sugestão para uma aplicação é um despertador com as seguintes caracteristicas:

    O despertador toca e para fazer snooze apace um labirinto no ecrã. Só tens que navegar a tua saída do labirinto sem tocar nas paredes. Sempre que tocas numa parede o despertador toca mais alto e diminiu o tempo que vai estar em snooze.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Perfeito. Já sem a quem oferecer esse despertador xD

    2. Avatar de Ian Brunelli
      Ian Brunelli

      Já existe um app que te coloca a resolver um puzzle ou equação matemática e só é desligado após a resposta correta: http://www.androlib.com/android.application.com-hlidskialf-android-alarmclock-qwC.aspx
      Essa fica para os masoquistas de plantão 😛

  12. Avatar de Ian Brunelli
    Ian Brunelli

    A propósito, algo não foi esclarecido: um participante pode postar mais de uma sugestão de app?

  13. Avatar de diogo
    diogo

    O que seria curiosa era fazer uma app do pplware para iPhone. Já tive essa ideia, e estou a começar a também desenvolver em Objective-C. Se precisarem de ajuda é só dizer alguma coisa 😉

  14. Avatar de Hugo

    Já que falaram agora em “Gajas” aqui vai mais um sugestão. Desenvolvimento de um Dicionário para as entender!

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Criaria uma aplicação para controlo de custos de entidades públicas e que atribuísse graves penalidades a gestores/políticos corruptos e inúteis.

    A aplicação teria regras que permitiriam fazer gestão corrupta mas procederia a validações internas que detectando má fé por parte do utilizador reencaminharia um processo para tribunal em relação à pessoa em questão. As validações efectuadas pelo software teriam peso judicial bastante elevado.

    Hey, podemos sonhar não é? 🙂

  16. Avatar de Sight
    Sight

    lol uma aplicação de gestão de snippets não-gratuita? É uma piada certo? Existem milhares de websites que fazem tudo isto.

  17. Avatar de Edgar Clérigo
    Edgar Clérigo

    Acesso a moodle – facebook – twitter – Email (smtp/pop3) para estudantes em iOS. Moodle para receberem a timeline das ultimas modificações existentes nas cadeiras a q está inscrito; Facebook, toda a gente tem facebook , logo seria interessante ir buscar a timeline do utilizador; Twitter – há muita gente c/ conta nesta rede social, logo ir buscar a sua timeline tambem teria o seu interesse; Email – Ir buscar tambem os ultimos emails da conta q está configurada; Depois numa table inicial , mostraria tudo misturado devidamente identificado com uma timeline unica ! Isto para Android já está feito e para windows, agora é fazer port para iOS

  18. Avatar de Paulo Brás
    Paulo Brás

    Experimenta o code-box e vais ver como o código parece mágico!

  19. Avatar de Carlos Alexandre
    Carlos Alexandre

    Aplicação para analisar de forma automática as despesas do estado e indicar o quê e onde cortar de modo a ver se isto ia para a frente.

  20. Avatar de António
    António

    Uau 2 licenças em troca de uma ideia genial – criativa -… eu preferia ficar com a ideia.

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Tambem tens alguma razão, mas essas ficam para ti ! Entregas uma mais ou menos lol

  21. Avatar de Rui Peres
    Rui Peres

    Boas, Gostei muito da ideia deste software.
    Mas a minha pergunta é a seguinte,Não existe um software idêntico para windows, mas que funcione com sincronização?! tipo dropbox, metia lá código e aquilo actualizava em todos os computadores?

    Desde já um muito Obrigado!

    1. Avatar de Luis

      Também estou a procurar isso. Adoro o Snippely, mas não tem essa possibilidade, nem é portable, o que permitiria ter tudo a correr dentro de Dropbox…

    2. Avatar de Luis

      Problema resolvido! E posso continuar a usar o Snippely!

      A base de dados do Snippely é um ficheiro chamado application.db (SQLite) e encontra-se em: C:\Users\\AppData\Roaming\com.snippely.6E4C758165F11BBEC90F106AA88CF53EB51547B1.1\Local Store

      O que fiz foi um link simbólico para uma pasta do Dropbox e pronto 😉

      Para quem não sabe fazer links simbólicos para ficheiros, aqui vai:

      Windows: mklink application.db
      Linux: ln -s application.db

      Há outras soluções, como ter algum software de sincronização a sincronizar o ficheiro diariamente para uma pasta do Dropbox.

  22. Avatar de Rui
    Rui

    Criaria um jogo

  23. Avatar de Miguel Nogueira
    Miguel Nogueira

    Desenvolvia uma aplicação que permitisse através do gps obter info sobre todos os eventos públicos a decorrer num raio de x metros/km.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Terias que ter uma maneira de obter essa informação, ou seja…alguma entidade teria que disponibilizar esse serviço

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu criava uma aplicação totalmente independente e inteligente capaz substituir a classe politica. Esta seria composta por diferentes módulos que governavam diferentes áreas como economia, ambiente etc.

    Teria como inputs a opinião das pessoas e tudo o que for relevante para uma melhor gestão e tomada de decisões.

    Outro modulo disponível iria controlar o crescimento da população politica para que não viesse a existir uma revolução (Revolução dos tachos) por parte destes.

  25. Avatar de DET
    DET

    Uma aplicação online que permitiria um interface mais pratico entre senhorios e maioritariamente estudantes, para facilitar a procura de quartos e casas para estudantes que vao para a universidade.
    Sendo no entanto algo mais universal entre univs.

    Criterios de procura ,preços,numero de quartos, etc seria ma das opções

  26. Avatar de jesus
    jesus

    Uma aplicação para telemóvel que descodificasse o choro dos bebés, dessa maneira simplificava a vida ao pai na ausência da mãe. Daria um jeitão a um monte de pais de fresco.

  27. Avatar de ME
    ME

    Boa aplicação que ajuda bastante a quem desenvolve software.

    Uma ideia que está ser implementada, seria a monitorização de pessoas via dispositivos móveis, quer pessoas idosas ou pacientes, utilizando sistemas posicionais que podem “ver” onde a pessoa está ou se ultrapassou limites geográficos pré-definidos, actividade (movimento, e utilizando acessórios, obter ECGs,…).

    Sendo a tendência da população a envelhecer e os sistemas de saúde sem mãos a medir, seria uma ajuda importante, não só para sistemas médicos como para acções de ajudas sociais com idosos.

  28. Avatar de Hugo Codinha
    Hugo Codinha

    Qual foi o resultado do passatempo!

    Ganhei!? LOLOLOL

    cumprimentos

  29. Avatar de Hi World!
    Hi World!

    É de aproveitar este programa, enquanto está a 0,79€! 🙂