Alterar Botões Retroceder e Avançar do Windows Explorer

31 Comentários

Por Ricardo Pereira para o PPLWARE.COM
Uma simples navegação pelo Explorador do Windows requer, por vezes, que tenhamos que retroceder até pastas que abrimos anteriormente e avançar de novo para as pastas onde estavamos. O que usamos? Os Botões de Retroceder e Avançar!

São dois simples botões animados (com mais uma mini seta) que nos permitem navegar até localizações recentes, abertas no Explorador do Windows.

Também os podemos personalizar de forma a obtermos um aspecto conciso e muito sóbrio, tudo na linha que temos vindo a apresentar. Desta vez, então, vamos debruçar a nossa atenção nestes botões, deixando todos os passos necessários para os “customizar”.

Tal como no Tutorial anterior “Alterar o ícone…”, aqui o processo de modificação destes botões será feito da mesma forma.

Quais os processos necessários para a modificação?

  • Tornarmo-nos administradores do ficheiro ExplorerFrame.dll;
  • Alterar 5 bitmaps que se encontram dentro do ficheiro ExplorerFrame.dll;
  • Guardar o novo ExplorerFrame.dll;
  • Criar um backup do ExplorerFrame.dll original;
  • Copiar e usar o novo ExplorerFrame.dll.

1º – Instruções do processo de Administração do ExplorerFrame.dll (simples)

  • Descarregar este ficheiro
  • Extrair o ficheiro .zip;
  • Abrir o ficheiro “Add Take Ownership Option”;
  • Aceitar;
  • Aceder ao ExplorerFrame através do Explorador do Windows (C:\Windows\System32\ExplorerFrame.dll);
  • Clicar com o botão direito no mesmo e clicar em “Take Ownership”

2º – Instruções do processo de Administração do ExplorerFrame.dll (avançado)

  • Navegar até “C:\Windows\System32” e procurar o ficheiro “ExplorerFrame.dll”;
  • Clicar com o botão direito do rato sobre o ficheiro e de seguida clicar em “Propriedades”;
  • Na “janela” de Propriedades vamos aceder ao separador “Segurança”;

  • De seguida, vamos aceder a “Avançadas” e clicar em “Proprietário”;

  • Clicamos em “Editar…”, seleccionamos a nossa conta de utilizador e clicamos em “Aplicar” e de seguida em “Ok”;

  • Agora, teremos que aceder ao separador “Permissões”, clicar na nossa conta de utilizador e de seguida em “Alterar Permissões…”;

  • Clicamos de novo na nossa conta de utilizador e de seguida em “Editar…” e na lista de permissões seleccionamos a caixa de verificação que está à frente de “Controlo Total” e abaixo de “Permitir”;

  • Clicamos Sempre em Ok, Ok, etc., até fechar todas as janelas das Propriedades do ExplorerFrame;
  • Nota: Se forem questionados durante o processo, cliquem sempre em “Sim” ou “Ok”.

3º – Instruções do processo de backup do ExplorerFrame.dll

Este processo é importante, pois, permite-vos ter sempre guardado o ExplorerFrame original do Windows 7.

Por favor efectuem este passo, pois, poderá vir a ser importante.

Apenas teremos que mudar o nome do ExplorerFrame para algo como:

  • ExplorerFrame.bak(.dll);
  • ExplorerFrame.2(.dll);
  • Etc…

3º – Instruções do processo de alteração do ExplorerFrame.dll

Este é o passo crucial de todo o Tutorial, pois, é o que vai alterar os Botões de Retroceder e Avançar do Explorador do Windows 7.

  • Primeiro, vão copiar o vosso ExplorerFrame para o Ambiente de Trabalho;
  • Dentro do ficheiro que disponibilizei para este Tutorial, estão 5 imagens em formato .bmp. Vão copiá-las também para o vosso Ambiente de Trabalho, pois, são essas imagens que farão os vossos novos Botões de Retroceder e Avançar;
  • Depois de terem tudo no Ambiente de Trabalho, vão extrair o software “Resource Hacker” que também disponibilizei no Tutorial e vão abrir o mesmo;

  • Agora, vão arrastar para o Resource Hacker o ExplorerFrame que copiaram para o vosso Ambiente de Trabalho;

  • De seguida, clicam em “Action” – “Replace Bitmap”;

  • Seleccionam o número 280 e clicam em “Open file with new bitmap…”, procuram o ficheiro “280”.bmp que copiaram para o Ambiente de Trabalho, seleccionam o mesmo e clicam em “Abrir”;

  • De seguida, vão ter que clicar em “Replace”;

  • Vão proceder da mesma forma para os números 577, 578, 579 e 581, efectuando a troca, usando os respectivos ficheiros .bmp;
  • Quando estiver alterado, vão clicar em “File” e “Save”, na Janela do programa e o vosso novo ExplorerFrame será guardado no Ambiente de Trabalho com o mesmo nome com que estava (ExplorerFrame.dll)

  • Agora, vão copiar o novo ExplorerFrame e colar na pasta “C:\Windows\System32”.
  • Nota: Aconselho a copiarem também o ficheiro .bmp que contém as novas “setas” e mudarem o seu nome para “ExplorerFrame.1” por exemplo, para saberem sempre qual é a imagem do ficheiro que alteraram.
  • Chegámos ao último passo do processo…
  • Agora terão que abrir o Gestor de Tarefas do Windows (clicando na barra de tarefas com o botão direito do rato e seleccionando “Iniciar Gestor de Tarefas”;

  • Vão procurar o processo “explorer.exe” e vão terminar o mesmo, clicando sobre ele e seleccionando o botão “Terminar”;

  • Cliquem em “Terminar processo” e irá ficar só o Gestor de Tarefas no vosso ecrã (não o fechar!).
  • De seguida, clicam em “Ficheiro” – “Nova Tarefa (Executar…)”, escrevem “explorer” ou “explorer.exe” na janela que se abrirá, clicam em “Ok” e terão o vosso novo Botão do Menu Iniciar aquando do inicio do Explorador do Windows.

Aqui está o resultado. Tirem partido deste Tutorial!

Download: Material necessário

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Alguma forma de adicionar o botão “Para Cima” ou “folder Up” que existia no win XP?

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Talvez se usares a “Styler Toolbar” ou algo do género. O Google é teu amigo 😛

    2. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      É simples, saca o classic shell e activas a opção nele.

      1. Avatar de kendimen

        Explica isso melhor, por favor!

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Qual a dll para o xp?

  3. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Quem diz que o windows não é acessivel? Vejam so que beleza 🙂

  4. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Eu gostaria era de saber qual é o tema Windows que o Vítor está a utilizar 😉

      1. Avatar de avlisrotiv
        avlisrotiv

        Antes de nada, bom trabalho Ricardo! Apesar de já não ser (me) novidade, gostei do trabalho. E obrigado também pelo tema, está giro! 😉
        Continuação…

      2. Avatar de Pedro Gomes
        Pedro Gomes

        Peço desculpa Ricardo, vi directamente o nome do autor e nem sequer reparei que uma linha abaixo estava a referência de como tu eras o autor! Parabéns pelo artigo e obrigado pela Resposta!

        Cumprimentos

  5. Avatar de oi?
    oi?

    nao me deixa substituir o ficheiro ExplorerFrame.dll quando o copio para a pasta System32! :S

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Verifica que realizaste correctamente o primeiro ou segundo passo e volta a copiar o ficheiro.

      1. Avatar de pipedesign
        pipedesign

        boas ricardo….

        estive a ver a esse links e gostava de saber como posso instalar a MacBar2 eng….

        apresenta la temas muito fixes…. mas certamente é para mac…

        1. Avatar de Ricardo Pereira

          Não, estás enganado. Isso do MacBar2 eng é um skin para o Rainmeter. E trabalha em Windows

      2. Avatar de oi?
        oi?

        o problema é que quando colo, ao substituir o ficheiro, diz que a pasta esta a ser usada… e que nao deixa copiar o ficheiro ate a pasta deixar de estar a ser usada! :S

  6. Avatar de a Friend®

    Boa dica Ricardo,

    Fiquei foi curioso pelo Pack de icons e cores… gostei bastante…

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Questão, se o tema que eu quiseres usar conter o ficheiro explorerframe.dll para eu inserir se quiser, devo copiar o ficheiro que o autor do tema disponibiliza? Ou há alguma forma de eu retirar as os .bmp do ficheiro e dar uso a este tutorial?

    Continua com o bom trabalho que tens feito até agora 🙂
    Eu cá fico a espera de mais tutoriais.

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Podes utilizar o que é disponibilizado, mas será por tua conta e risco! Sim, porque poderá não ser um ficheiro .dll da mesma versão que o teu Windows 7 ou ser apenas para 64bits.
      E sim, podes retirar os ficheiros .bmp do ficheiro usando o Resource Hacker.

      Obrigado!
      Cumprimentos

  8. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    Boas, como substituo o explorer.exe, da erro por tar a ser utilizado, mas se fechar o processo não o consigo copiar 😀

      1. Avatar de Valeriu
        Valeriu

        Obrigado 😉

    1. Avatar de pedro caetano
      pedro caetano

      Na barra iniciar escreve: cmd.exe e valida com rctrl rshift enter
      Vai iniciar uma shell em c:\windows\system32
      Termina então o explorer.exe e finalmente efectua a substituição.

  9. Avatar de Fábio Barbosa
    Fábio Barbosa

    Eu cá fiquei encantadíssimo com o ícone do Notepad++ que apareceu ali no menu de contexto.
    Alguma dica? Adoro o programa, mas os ícones-padrão são um susto.

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Basta fazeres o Download da última versão do Notepad++ que já contém esse ícone como pré-definido.

      1. Avatar de Fábio Barbosa
        Fábio Barbosa

        Oh!
        É o que dá passar a vida numa conta com privilégios limitados.
        Obrigado pelo alerta. 🙂

  10. Avatar de Mike

    Boas pessoal.
    Podia quase jurar que me lembro de ver um artigo sobre colocar o efeito glass mais tranparente como esse na imagem.
    Lembram-se no nome do artigo, nao?!

    Quanto ao artigo, ui, ja pelo menos há uma decada que conheco o Resource Hacker, e lembro-me que quando nao tinhas mais nada que fazer, fazia este tipo de “tunning”!

      1. Avatar de Mike

        Boas Ricardo.
        Mmmm … nao me parece. Experimentei mas nao dá para diminuir aquele glow a volta da janela da imagem, nao sei se tas a ver.

        Ma sem stress, só achei um estilo mais clean. Mas aparenta ser um tema devido as cores da toolbox.

        Por acaso lembro-me de ler um artigo sobre isso cá, mas nem me lembro de keywords.

  11. Avatar de nmsv
    nmsv

    Acho que é o primeiro tema não original para Win7 que uso. É brutal!

    Em relação ao icons, os mesmos foram alterados com recurso à modificação do shell32 e imageres via resource hacker ou é algum bat já feito?

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Sim, o Tema é excelente!
      Se falas dos ícones do Painel de Navegação (Favoritos, Bibliotecas, etc), foi através do Regedit e quanto aos icones dentro das bibliotecas, foi com um software. Irei falar sobre isso nos próximos Post’s 😛