5 Bons Clientes IM para Android… qual o melhor?

60 Comentários

Anda à procura de um bom cliente IM para o Android. Não tenho uma opinião formada, embora tenha já feito uma prospecção de mercado e uma ronda de opiniões dos utilizadores que conheço e que usam equipamentos com Android. Obviamente cada um puxa a brasa à sua sardinha e continuo na dúvida…Mas qual será mesmo o melhor?

É certo que em algumas circunstâncias, a escolha do cliente tem de ir de encontro ao serviço a utilizar. No entanto, actualmente já existem também aplicações que nos permitem ter configurado mais que um serviço.

Mas o que temos para Android dentro dos clientes IM?

São muitos os clientes de IM actualmente disponíveis, e já falamos em alguns deles aqui no Pplware. Como nosso top de eleição, reunimos aqueles que nos parecem ser os 5 melhores clientes IM para Android. É claro que estamos sempre abertos a novas dicas da vossa parte e podem sempre meter uma cunha para incluirmos um outro cliente no TOP.

Então os eleitos para melhor cliente IM para a plataforma Android são….. (rufos)

Então para Android podemos reunir os seguintes:
Nimbuzz

Nimbuzz é um Messenger social multi-comunitário combina os mais diversos serviços de IM e redes sociais dos quais se destacam o Skype, Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, ICQ, Google Talk, AIM, GaduGadu, Jabber e Twitter, além de outras redes sociais incluindo Facebook e MySpace. Para quem pretende ter por exemplo o Skype no seu sistema Android, esta é sem dúvida uma excelente solução.

Download: Nimbuzz – Call & Chat for FREE

EBuddy

EBuddy é famoso dentro de algumas comunidades pelo suporte a vários serviços IM, como o Yahoo, MSN, AIM, Google Talk, Facebook e ICQ. No entanto, este serviço requer um registo para receber um ID que lhe permite posteriormente utilizar os serviços referenciados. Basicamente é um agregador de várias redes de messenger. No EBuddy pode configurar o canal de chat, o seu email e recebe mensagens em offline. O serviço é gratuito.

Meebo

O Meebo é um velho nosso conhecido. falámos pela primeira vez neste serviço em 2007 e agora voltarmos a deixar no ar esta ferramenta, na altura para desktop, hoje para Smartphones com Android. Meebo é uma ferramenta web de comunicação instantânea, que possibilita utilizar os mais diversos serviços de instant messaging como o MSN, Yahoo, ICQ, Jabber, GTalk e AOL.

Download: Meebo IM

Skype

Com o Skype, podemos sincronizar os nossos contacto da rede Skype com os nosso contactos no telefone. Podemos estabelecer chamadas e conversas por chat com várias pessoas ao mesmo tempo, como é bastante popular, torna-se numa ferramenta de conversação importante e eficaz, capaz de substituir os tradicionais IM’s.

Download: Skype

Fring

Fring é um software que reúne o Skype, MSN, ICQ, Google Talk, SIP (VoIP), Twitter, AIM e Yahoo. Além do chat, do voip ainda permite videoconferências… tudo num software gratuito agora também muito popular nos smartphones. É tudo numa única aplicação tipo canivete suíço.

Download: Fring

Agora existe a dúvida: ou apostamos num serviço único e dedicado, ou reunimos tudo num. Uns são mais interessantes, em termos de protocolos, outros são mais interessante pela variedade de serviços que agregam Qual deles o melhor para entregarmos o “globo pplware de ouro”?

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zilch
    Zilch

    Uso o ebuddy e até agora dá para o gasto, pena estar-me sempre a mudar a foto de perfil do msn para a do ebuddy 😡

    1. Avatar de TopPlus
      TopPlus

      Realmente o facto de mudar a fotografia não faz sentido.

      Dispensava tb o facto de ser necessário registo.

      Contudo corre bem em background no meu X10mini

  2. Avatar de Kayn
    Kayn

    Não conheço a maioria dos que aí estão mas vou testar. A propósito, correcção, o fring deixou de supostas o skype, não sei bem porque. Na altura o rkype era compatível com Android mas não com o meu Boston por isso a melhor alternativa que arranjei foi o IMO, que estou admirado por não ver na lista acima.

    E bastante completo, suporta skype, facebook, msn e muitos mais ao mesmo tempo.

    E o meu programa de chat de eleição. Não faz chamadas como o skype, no entanto. Só chat.

    1. Avatar de Pedro Miranda

      De facto o imo.im é bastante intuitivo, aconselho vivamente, e a ultima versão permite mandar clipes de som, não é a mesma coisa que VoiP mas dá para remediar 😉

  3. Avatar de TCardoso
    TCardoso

    Pena não terem analisado o MSN Droid, é o melhor para mim.

    Cumps

    1. Avatar de Vítor M.

      Se quiseres analisar, incluo ainda no post. Assim aumentamos a qualidade da oferta.

      Caso aceites, podes mandar texto, link e imagens para geral{arroba]pplware.com ao cuidado de Vítor M.

      moi-même 😉

    2. Avatar de Alziro
      Alziro

      Ou o Trillian. Ainda vai em beta mas porta-se muito bem.

      http://www.trillian.im/learn/tour-android.html

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Para msn uso o MSN Talk, penso ser o único com opção de iniciar com estado offline.

      1. Avatar de Afrsa
        Afrsa

        É o que eu tenho! Experimentei todos os que estão aí na lista, mas fiquei com o MSN Talk. Penso que seja o mais parecido com o MSN normal.

        Cumps!

      2. Avatar de Pinote
        Pinote

        é o que tenho também, acho-o optimo

      3. Avatar de Nuno A.
        Nuno A.

        O MSN Droid também dá.

    4. Avatar de Nuno A.
      Nuno A.

      Também concordo. De facto é o melhor.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Só não percebo porque razão a Microsoft ainda não lançou uma versão do Windows live messenger para o android…..

    1. Avatar de José Simões
      José Simões

      Querem por cá fora a versão linux primeiro, é claro.

      1. Avatar de dbrenha
  5. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    EU uso o Nimbuzz e gosto bastante da interface em geral e não consome muita ram (outros que testei comiam me mais de 20Mb de ram. O único defeito que encontro e que gostava que mais alguem me confirmasse se lhe acontece o mesmo é as imagens de exibiçao dos contactos do msn não aparecerem… por exemplo facebook etc aparece. Só do msn é que não.

  6. Avatar de Igas

    Nimbuzz sem dúvida!!

  7. Avatar de JoaoVr
    JoaoVr

    Experimentei esses todos a cima mencionados e acabei por optar pelo Trillian, pareceu-me a melhor escolha.

    1. Avatar de André
  8. Avatar de Miguel Barbosa

    A minha escolha recaiu no Nimbuzz, não por ser o melhor para chat, mas por conseguir agrupar várias redes sociais numa só aplicação e permite efectuar chamadas de audio para, por exemplo, MSN, Google Talk, Skype e ainda posso utilizar a minha conta Voipcheap para efectuar chamadas por VOIP.

    Pena que os contactos de MSN que estão bloqueados não apareçam, ou será problema meu..

    Sem duvida que em termos de características é o melhor!

    Bom artigo, visto que andava à procura de algo assim esta semana 😉

  9. Avatar de José Simões
    José Simões

    Eu só uso o IM muito (mas muito) raramente. Nos últimos anos tenho usado o pidgin que é bom, mas que tem além disso uma qualidade pouco citada, mas que é muito importante para mim.

    O pidgin suporta vários (e diferentes) nicks meus no mesmo protocolo.

    Eu explico melhor. Por questões de fugir ao spam eu mudo lá muito de vez em quanto o meu endereço de email, mas continuo a suportar endereços anteriores através da filtragem automática do spam nesses endereços depreciados.

    Em determinadas circunstâncias há uma associação intima entre o endereço de email e o nick. Assim tenho de suportar nicks diferentes meus nos protocolos da microsoft, da yahoo e da google (mais de um nick no mesmo protocolo)

    P pidgin gere isso de modo perfeitamente transparente para o utilizador. E faço isso à anos, em computadores cuja capacidade de cálculo era inferior ao do meu telemóvel actual.

    Algum ou alguns desses programas consegue gerir isso?

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      WTF??? pidgin em android??? lol

      1. Avatar de Ghost Rider
        Ghost Rider

        Gostaria de saber mais sobre isso! 😛

        Aliás, no meu N900 eu uso o Pidgin mas ele está uma coisinha bem adaptada com praticamente (nem todas…) as funções do Pidgin num desktop. (e é assim que eu quero, que andar com coisinhas mais leves que nem avatares carregam não é para mim)

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    Olá a todos

    Pretendo adquirir um telemóvel novo, pois o meus já tem mais de 4 anos e gostaria de ter um equipamento que me permitisse instalar software (estes são bons exemplos), que me permitissem fazer chamas via VOIP, através da rede WIFi, ou da 3G. Como se trata de um serviço de dados, estava a pensar em subscrever um plano de Dados de Internet mensal junto da Operadora TMN (pode ser outra), para uma utilização fora de rede WiFi! A operadora diz-me que isso não é possível fazer!!! Alguém conhece alguma coisa para este assunto?

    Um abraço e bom fim de semana!

    1. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Eu neste momento tenho um HTC Desire com um plano de dados associado. Não estou a perceber essa da TMN dizer que não tem, mas pronto, é TMN ta tudo dito. 😀

      Adiante 🙂

      Relativamente a telemóveis se queres um TLM com android dizem que o Samsung Galaxy S é muito bom. Como disse tenho o HTC Desire gosto bastante do tlm só a autonomia é que não é grande coisa. Se lhe der um uso intensivo ela vai-se em menos de uma dia, só com wifi ligado para receber mails e telefonemas.

      Espero que ajude, mas alguém mais que dê opiniões xD

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        obrigado pela dica, mas o Galaxy S está um bocado fora do limites orçamentais para um telemóvel!
        Não queria gastar mais de 200€

        1. Avatar de Hugo Cura

          Então TMN a1. A comunidade já fez maravilhas para ele, e continuam…

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Concordo plenamente Hugo. Parece que já saiu drivers para o multitouch (2 dedos). Confirmas Hugo Curo, já tives-te oportunidade para testar?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Não sei de nada em relação ao multitouch. Tenho andado minimamente a par das novidades e agora que falaste nisso até fiz uma pesquisa rápida e não há ainda nada funcionar (pelo menos que tenha encontrado).

            Mas se souberes de algo… partilha 🙂

          3. Avatar de jpng81
            jpng81

            TMN A1 gandaaaaa canhão , tenho um e é de mais… FLB 1.7 muhahahahhah overclockado a 700Mhz muhahahhahaha 😀

    2. Avatar de Corvus

      Realmente, quem te atendeu da TMN não deve estar a bater bem (ou então estava a pensar na hora de saida) 😉

      Ainda hoje subscrevi o serviço de internetnotelemovel ( http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.0143d3546741f79ae8f48210751056a0/?vgnextoid=0122a0219cd02210VgnVCM1000005401650aRCRD ) e eles fazem publicidade a ele bem destacado na página principal.

      Enfim… até já :p

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        foi resposta da linha de atendimento a clientes da TMN e na Loja TMN…..

    3. Avatar de José Simões
      José Simões

      AS operadoras de telemóveis não gerem directamente redes WiFi e sim GSM/GPRS/etc…provavelmente com quem tu falavas confundiu-se com tantos nomes. Sugiro que não fales em WiFi GSM 2G 3G. Quando tiveres GSM – ou seja “Internet no telemóvel” é assim que eles percebem – volta a perguntar aqui ao pessoal umas dicas para usar WiFi.

      Ainda ontem uma senhora me garantia à porta de minha casa que o telefone “optimus home” (não dos piores acrescento) para o qual me tentava converter, funcionava por satélite.

      Eu tenho um plano de dados TMN à uns 5 anos, se não mais. Bem tenho der ter porque o telemóvel funciona com ligação à Internet em qualquer lugar de Lisboa.

      Lamentavelmente nem me lembro como se chama o plano nem exactamente quanto custa, mas sei que se paga um valor fixo e, excedido um plafond, se paga ao byte.

      Eu raramente saiu de uma zona WiFi amigável, pelo que não uso muito, mas um dia destes vou-me informar dos planos e ver os meus consumos (na altura que assinei só havia dois planos, um OUTRO pagava-se ao byte desde o instante zero).

      Mas talvez aqui alguém faça um estudo comparativo para te facilitar a vida. De momento eu não tenho disponibilidade para isso.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Boas Zé Simóes

        Essa do telefone via satélite está bem apanhada!!! Eles inventam cada uma….

        Em relação aos planos da TMN, eles são vários e é até provável que estejas a pagar demais com esse teu plano antigo. É melhor veres isso…

        PS: Já se cruzamos muitas vezes na estereo:)

        Aquele Abraço

        1. Avatar de Jose Simoes
          Jose Simoes

          Sim, talvez tenha de ver o plano, mas como nunca pago muito de telemóvel (no total) vou deixando passar…

  11. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu iso o meebo, mas porque ja estava abituado que ainda uso no browser

  12. Avatar de JoãoReis
    JoãoReis

    uso o ebuddy.

  13. Avatar de Hugo Cura

    Usei inicialmente o MSN Droid mas depois mudei para o Trillian durante uns tempos e não me desiludiu, mas apenas para MSN.
    Assim que depois conheci e comecei a usar o Nimbuzz… simplesmente o melhor, ganhando larga vantagem por ter serviço de voz e suportar o Skype, Facebook, Live, whatever simultaneamente.
    No entanto já li umas coisas sobre o Fring e parece ser ainda melhor, já que tem SIP. Falta só testá-lo a fundo (é já).

    Portanto, antecipadamente arrisco a dizer que o Globo de Ouro PPLWARE vai para… Fring!!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Precipitei-me… pensando melhor, corta-se o globo ao meio e vai metade par ao fring e outra para o Nimbuzz. Parece-me que não há um melhor, complementam-se.

  14. Avatar de android
    android

    infelizmente existe aí um erro o fring já não tem skype, pois o skype tirou-lhes o direito do mm para o utilizar

  15. Avatar de @nemeh
    @nemeh

    O Fring aceita video chamada só de Fring para Fring… mas ja é uma passo além dos outros.

    Só essa interface dele que nao me agrada mto Poderia ser algo mais sério.

  16. Avatar de pph
    pph

    Esta um pouco imcompleto, faltam ai dois clientes de peso, o MSN Droid e o MSN Talk.

    O talk nao fica a dever nada a nenhum desses.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Exacto.

      Uso o Talk para MSN e o Fring para o VOIP da Sapo.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Podes me dizer as configuracoes que tens para Sapo Voip?

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Penso que seria mais útil se fizessem uma tabela comparativa dessas 5 aplicações.

  18. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    não gosto do msn talk fica com processos em background mesmo depois de fechado…

    ando a usar o meebo e gosto bastante… ate à Microsoft fazer um msn mobile uso este 😀

  19. Avatar de David
    David

    Um pequeno aparte…eu recentemente (ontem) reparei que fiquei no meu Boston sem a minha rede wi-fi, isto é, simplesmente não a detecta, pensei que fosse falta de sinal por estar um bocado longe de casa, até que hoje tentei-me ligar novamente e não encontra, estou “coladinho” à fonte da rede mas nada, já agora andei a fazer uma “limpeza” às pastas do Android que estavam vazias com o Astro, não sei se foi ai que pude ter feito algo de errado, agradecia ajuda e obrigado pela atenção.

    Cumprimentos,
    David

    1. Avatar de Hugo Cura

      Quase de certeza que fizeste asneira. Dou-te um exemplo que eu próprio já verifiquei há uns tempos: se fores ao astro à pasta /data vês que está vazia, no entanto está lá informação preciosa ao sistema. Instala novamente a ROM.

      1. Avatar de David
        David

        Desculpa a demora na resposta, mas estive de cama com uma bela de constipação a celebrar o meu aniversário o que é sempre óptimo, a minha duvida agora é como faço para instalar novamente a rom?
        Eu actualizei para 2.1 através da rom disponilizada pela optimus, tentei fazer o processo de instalação mas continua na mesma, o mais ridículo é que consigo apanhar net na casa de uma vizinha que esta longe da fonte, mas na minha casa nada…

        1. Avatar de Hugo Cura

          Hmm… estranho. Se calhar o melhor é fazer umas visitas à vizinha! 😀 hehe

          Bem, eu tinha já um método para tirar isso a limpo, mas era preciso teres root… Mas como tens o Boston, não estou a par do desenvolvimento nesse aspecto.
          Bastava, com a devida aplicação, fazer um backup seguido de limpeza completa, instalar a ROM e testar com o sistema limpinho.
          Agora, sem usar esse método, não estou a ver o que poderás fazer.

          btw, parabéns e as melhoras! 😉

          1. Avatar de David
            David

            Pois eu como o Boston é a minha primeira vez com o Android também não sei mexer grande coisa.
            Contudo já descobri a coisa mais absurda da minha vida, eu consigo ligar-me à minha rede, mas tenho de me ligar primeiro a uma rede livre, por exemplo a “ZON_FREE” e a partir dai ele já capta a “ZON_FREE” emitida pelo meu router da ZON e depois lá consegue encontrar a minha rede, ou seja vou ter de passar a ir à cozinha, que é do outro lado da casa para voltar ao meu quarto e ligar-me descansadinho à minha rede wi-fi.

            Pelo sim pelo não vou é seguir o teu conselho da vizinha :p hehehe

            Obrigado pelos parabéns e pela ajuda! 😀

    2. Avatar de zebias
      zebias

      eu também fiquei sem acesso ao wi-fi, mas não apaguei nenhum pasta ou ficheiro. fiz a actualização do boston para 2.1 assim que saiu o update e sempre funcionou bem. ontem deixou de procurar as redes wi-fi automaticamente e tb não consigo configurá-la de forma manual.
      alguma sugestão?

  20. Avatar de Renato
    Renato

    IMO.IM paara mim muito completo tem skype e é simples de usar…

  21. Avatar de Paulo Henriques
    Paulo Henriques

    Ha muito tempo que consulto o pplware mas estreio hoje o meu comentario so por causa de ti Vitor M.Comprei recentemente o a1(estou 95% satisfeito pela compra e recomendo)e o teu artigo elucidou de uma maneira geral uma pergunta que ja me tinha ocorrido.
    Um grande obrigado e tb a todos os intervenientes dos comentarios nos quais se aprende ainda mais.

  22. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Para quem só usar o WLM, do que andei a experimentar o melhorzito é mesmo o MSN Talk, que não é referido no artigo.

    Para usar mais serviços ao mesmo tempo, o Nimbuzz seria interessante se funcionasse direito (tem problemas com o SGS e com outros telemóveis), por isso estou com o Trillian (também não mencionado) ainda em beta mas já está bem bom e promete.

    Agora até prefiro o Trillian, só lhe falta é o suporte ao Skype.

  23. Avatar de The Duke
    The Duke

    Para messenger, e-buddy. Para tweets e para facebook, o gravity.

  24. Avatar de Arthgrafic

    Não encontro o Skype para adicionar no NIMBUZZ!!! lol

  25. Avatar de jango
    jango

    Já alguém testou o TalkDroid???

  26. Avatar de saulo
    saulo

    Falae galera!!
    Eu uso o ninbuzz baixei esses dias…
    Alguem sabe me dizer pq só consigo usar o facebook???
    Nada mais nele fuinciona só o face…
    o Msn dá como email ou senha errada sendo que estão certas…
    Quem tiver ninbuzz me add saulo_moreno