Windows 10: 4 dicas para melhorar o uso do Edge

28 Comentários

O Microsoft Edge é provavelmente um dos melhores browsers da actualidade. Apesar do Chrome da Google ser o mais popular, a verdade é que a Microsoft tem dotado o seu novo browser de tecnologia de ponta e os resultados apresentados são simplesmente incríveis, batendo o Chrome em muitos aspectos.

Hoje deixamos 4 dicas para melhorar o uso do Edge. Quem nunca experimentou, tem aqui uma boa oportunidade.

edge_02


Afixar Separador

Tal como existe noutros browsers o Edge permite que os utilizadores afixem os separadores. Ao afixar um separador, este fica “preso” e sempre disponível na barra superior.

Para afixar um separador é tão simples como carregar com o botão do lado direito do rato sobre o separador e depois escolher a opção Afixar.

edge_01

 

Notificações Web

Uma das funcionalidades mais bem conseguidas do Windows 10 é sem dúvida a zona das notificações. Essa zona pode ser também aproveitada para apresentar notificações de páginas Web, isto quando o utilizador já está fora do site.

edge_01

 

Navegação simples nos separadores

Os separadores são uma funcionalidade preciosa nos browser mas se o utilizador se “descuida” quando dá conta tem vários separadores abertos. O problema de ter muitos abertos é que depois os utilizadores já nem sabem onde têm o quê. No Edge existe uma fantástica funcionalidade que permite fazer o preview da página no browser. Para isso basta que o utilizador passe com o rato sobre o separador para ver o conteúdo da mesma.

edge_01

 

Navegação simples por gestos

O Microsoft Edge traz suporte nativo para swipe gesture que permite a rápida comutação entre a página actual e a página visitada anteriormente. Este é sem dúvida um recurso fantástico para dispositivos touch.

Para quem não tem uma máquina com ecrã touch pode sempre usar os atalhos  Control+ PageUp / PageDown.

edge_01

 

O Edge é sem duvida um browser fantástico que integra muito bem com o Windows 10. Segundo a Microsoft o Edge é o melhor browser para vídeo, é bastante eficiente é um dos mais seguros. Destaque ainda para o suporte para extensões entre outras qualidades.

Blog Windows

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    E já tem adblock.
    E tem outra grande mais valia: Integração com a Cortana e a possibilidade de escrevermos notas nas páginas.

  2. Avatar de L.Lisboa
    L.Lisboa

    Uma coisa que me chateia no Edge é cada vez que o abro ele não memoriza o tamanho e localização no ecrã da última vez que o usei. De resto, cumpre.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Afinal não sou o único…

      Também detesto o facto da scrollbar ser mais estreita do que no Windows Explirer. Não entendo essa incoerência na interface…

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Típico: Janelinhas de 800×600 se for um programa “recente”, caso contrário 640×480.
      Não evolui…

  3. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Bom artigo, mas sendo uma tradução do blog post original publicado ontem pelo Windows Blog, não deviam incluir a fonte?

    https://blogs.windows.com/windowsexperience/2016/10/17/windows-10-tip-four-ways-to-get-the-most-out-of-microsoft-edge/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No final do artigo.Abraço

  4. Avatar de Luis Albuquerque
    Luis Albuquerque

    O edge tem uma performance ainda muito abaixo da concorrencia mas a poupança de bateria é um grande plus

  5. Avatar de Theboice
    Theboice

    falta ainda poder colocar atalhos das páginas mais usadas como no chrome, firefox, etc. perde-se muito tempo…

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens os favoritos, tens a possibilidade de afixar o separador, como é dito no artigo. É só experimentar.

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        Se calhar não me estarei a exprimir do melhor modo, fixando o separador não me parece que sirva para alguma coisa, o que eu gosto de ter é a barra de marcadores e ter os atalhos das páginas que uso todos os dias, como a do pplware por exemplo.

        1. Avatar de Lagoas
          Lagoas

          Tenho a barra de favoritos no edge, é só activar!

  6. Avatar de João Valente
    João Valente

    e como se reduz a altura da barra de endereço?

  7. Avatar de João Valente
    João Valente

    bom seria a barra de endereço e dos separadores serem mais estreitas, tipo chrome

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A diferença de “altura” da barra de endereços e da barra de separadores entre os browsers é de menos de 1 mm! Se utilizadres a barra de favoritos nos dois…a diferença “alarga-se” para cerca de 1 mm!! Será que essa diferença incomoda tanto?

      1. Avatar de João Valente
        João Valente

        num monitor pequeno faz a diferença…

      2. Avatar de João Valente
        João Valente

        não é 1 mm mas são 5 mm

        eu uso os dois mas gostava do EDGE tivesse essas barras mais pequenas…

  8. Avatar de Insider
    Insider

    Realmente, cópia do artigo referido acima. Regra de bom comportamento : coloquem a fonte. Vou imaginar que foi esquecimento…

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    Para mim pessoalmente o Edge é o melhor browser da atualidade em todos os sentidos…mas é apenas a minha opinião!!

  10. Avatar de Noname
    Noname

    Porque razão quando vejo alguns sites, nomeadamente o pplware, as imagens piscam quando passo o cursor por elas ?

  11. Avatar de Noname
    Noname

    Porque razão quando vejo alguns sites, nomeadamente o pplware, as imagens piscam quando passo o cursor por elas ?

    1. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Isso também acontece no meu PC Acer mas na Surface não!

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Acontece me o mesmo, mas é só neste site. Deve ser problema dos drivers da gráfica, imagino eu…

  12. Avatar de Noname
    Noname

    Desculpem a repetição …

  13. Avatar de sakura
    sakura

    “”Edge é provavelmente um dos melhores browsers da actualidade””
    “provavelmente”? é o melhor em novas tek,s html5, mozila, webkit(apple), so mesmo o blink(google) é que está a altura.
    para que kodi, vlc, os jogos da googel store (flash) run fast in full srcren, melhor que no chrome….. ++ seguro e class +AAA gestor de passw na MS sinc. cortana etc…. no win10 corrector, vpn, ate tenho Tor no edge basta usar o (SubSystemLinux)do windows.
    e sim quanto + se usa a cortana mais eficaz é.

    https://developer.microsoft.com/en-us/microsoft-edge/platform/status/

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Bom dia, podes explicar melhor quando referes «ate tenho Tor no edge basta usar o (SubSystemLinux)do windows»? Não peço uma aula, mas uma explicação para que possa compreender mais um pouco e decidir se instalo (o resto fica por minha conta).

      1. Avatar de sakura
        sakura

        win10Pro64 14946
        install WSL
        #sudo apt-get update
        #sudo apt-get install mc htop tor polipo wget
        windows edge copy past to file “www.github.com/jech/polipo/blob/master/config.sample”

        #mc F5 copy form /mnt/c/users….. config.sample
        #F4
        “tira o # em ”
        sockParentPorxy, sockParentType
        F2
        F10,F10.
        # polipo -c /home/sakura/config.sample & tor

        Bootstrapped 100% Done.

        config edge sttings–>net–>porxy manual
        add:http://localhost porta 8123

        edge –>auutwvpt2zktxwng.onion/index.php

        !nao run como root
        !seguraça isso e uma configuracão generica.
        !se nao sabe o que esta a fazer…..
        o & no linux serve para nao ter mais de 1 instancia do wsl mas pode ter 3 ou mais para ver os erros htop, polipo e tor.
        como utilizadora de gnu/linux gosto mais de:
        https://github.com/turbo/alwsl

  14. Avatar de vitor
    vitor

    Engraçado, o edge também faz o mesmo que o Chrome….. Mas, felizmente mais rápido, mais limpo e com menos consumo, seja de real ou bateria……

  15. Avatar de jorge
    jorge

    pesquisa….não aparece a opção “Pesquisar no…Google”….seleccionando uma palavra e clicando no botão direito do rato