Zetta – Uma falsa história de sucesso

61 Comentários

Actualmente, com o crescimento do mercado mobile, têm aparecido cada vez mais empresas que tentam ganhar a sua quota.

Em Espanha surgiu recentemente uma polémica com a Zetta, uma marca que afirmava que desenhava e desenvolvia os seus próprios smartphones… mas que afinal não era bem verdade.

Zetta Europa

Num mercado onde cada vez existe mais oferta, as marcas têm de conseguir destacar-se pela qualidade da usa oferta e dos seus serviços.

Com os principais modelos actualmente a surgir no continente asiático, onde estão marcas como a Samsung, Huawei, Xiaomi, OnePlus e Motorola, algumas marcas Europeias tentam usar o facto de desenharem e desenvolverem os seus smartphones a partir dos seus países de origem como um argumento diferenciador do seu produto.

Embora algumas marcas garantam este processo de construção, o que acontece se o argumento não for totalmente verdade?

zetta smartphones

Esse é o caso da Zetta, uma marca de origem espanhola, mais concretamente de Zafra na Estremadura, que anunciava que produzia e montava os próprios smartphones quando, na verdade, apenas comprava modelos das conhecidas marcas chinesas Xiaomi e Doogee e os personalizava.

Anunciada com o slogan “O primeiro smartphone da Estremadura”, a Zetta é uma marca criada em Dezembro de 2014 por 3 jovens que pretendiam lançar a sua própria marca de smartphones com todo o processo de desenvolvimento e montagem centrado em Espanha, tendo, por isso, conseguido um apoio governamental de cerca de 700 mil euros. Actualmente conta já com 7 lojas físicas na Estremadura, assim como 80 pontos de distribuição espalhados pelo resto do país.

https://videos.sapo.pt/Y4MtD0Yq83LHYPBmTgyR

Iniciaram com um smartphone, o Zetta Conquistador, que vendeu 500 unidades logo no primeiro dia, e com o sucesso deste, alargaram a sua gama para 6 modelos diferentes. Um dos mais publicitados foi o Zetta Metal, um smartphone com construção de boa qualidade e boas características, que intitularam de iPhone Killer.

Mas, o que parecia ser um sonho tornado realidade para estes rapazes, rapidamente se transformou num pesadelo quando o fórum Forocoches descobriu que a Zetta não estaria a montar os seus smartphones, mas sim a comprar smartphones chineses da Xiaomi e Doogee para serem personalizados e vendidos sob a sua marca.

zetta

Neste processo, a marca espanhola encomendava, em grandes quantidades, modelos chineses onde, posteriormente, colocava o seu logo, uma bolota mordida (fazendo lembrar a maça mordida da Apple), autocolantes com a sua marca na bateria e noutros componentes de forma a esconder os vestígios das marcas originais e alterava o sistema que vinha de fábrica com o smartphone. Foram ainda incluídos logos da JBL e da Corning Gorilla Glass quando estas empresas não têm qualquer participação no desenvolvimento dos Xiaomi usados de base.

Neste esquema, que entretanto foi apelidado de Bolotagate, foram usados modelos como o Xiaomi Redmi 2 Pro, que servia de base para o Zetta Conquistador 4.7 SE, e o Xiaomi Redmi Note 3, que servia de base para o intitulado iPhone Killer, o Zetta Metal.

zetta - modelos

Como se o uso de smartphones de outras marcas já não fosse grave o suficiente, a Zetta conseguiu ainda piorar mais a sua situação com o uso de um sistema que não era seu em alguns smartphones, tendo sido usada uma versão da CM13.

Como a CyanogenMod é uma ROM de código aberto para desenvolvimento livre, não está habilitada para uso comercial, sendo assim proibida a sua utilização directa num smartphone, a não ser que seja usada uma versão licenciada da descontinuada Cyanogen OS.

zetta - cm13

Resumidamente, esta era uma marca que prometia fornecer uma relação de confiança, qualidade e segurança para o cliente, mas que acabou por se mostrar como um esquema em que aproveitavam smartphones chineses, colocavam o seu logo, os seus autocolantes as esconder os originais e alteravam o sistema operativo por um novo que poderiam nem ter licença para usar. 

A Zetta já respondeu hoje, através de um comunicado oficial, referindo que as acusações não são comprovadas. Afirmam ainda que o seu primeiro modelo, o Zetta Multiverso, foi desenvolvido por eles com ajuda de redes de produção chinesas e que os modelos seguintes resultam na adaptação e melhoramento de alguns modelos chineses para o mercado europeu, criando também valor com o seu serviço de pós-venda.

Outra das afirmações da Zetta é que, para resolver os problemas de compatibilidade de redes que os smartphones chineses têm com a rede europeia, incorporam software que melhora e torna possível o uso destes na Europa.

Estas declarações vêm piorar mais ainda a posição da marca espanhola, uma vez que utilizam argumentos que não são bem válidos. Além de ter sido claramente comprovado por parte da comunidade o uso de autocolantes para esconder as verdadeiras marcas, uma simples alteração de software não é suficiente para resolver os problemas de 4G dos modelos da Xiaomi, visto que alguns apresentam incompatibilidades directamente no modem instalado.

Esta é uma situação que não deverá ter um final feliz para a marca espanhola, dado que utilizaram inapropriadamente apoios governamentais, equipamentos de outras marcas e referência a tecnologias como o Gorilla Glass e o som JBL que nem sequer estavam incluídos nos smartphones vendidos.

Zetta

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “conseguido um apoio governamental de cerca de 700 mil euros” e mais algum das vendas.
    Como dizia o meu avô “anda meio mundo a tentar enganar o outro meio…”.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito original uma bolota mordida xD

  3. Avatar de IT
    IT

    NO alentejo há muito porco a comer bolota…Em Espanha, passa-se o mesmo!

  4. Avatar de Mike
    Mike

    E aquela marca portuguesa que fez um lançamento grande, com uma festa, etc., há novidades?

    1. Avatar de P
      P

      Tem smartphones para o MEO, tem hoje no pplware a notícia

  5. Avatar de P
    P

    Isso quer dizer que telemóveis como os Wileyfox, não podem ser vendidos por trazerem de origem o CyanogenMod?

    1. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Os Wileyfox trazem uma versão licenciada da cyanogen OS, a versão comercial da CyanogenMod desenvolvida pela Cyanogen inc tal como acontece na OnePlus e na Bq.

  6. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    Não vejo qual o problema. O Continente tb não compra laranjas num lado e vende sumo no outro?

    1. Avatar de Berrio
      Berrio

      E à quem venda laranjas a Espanha e torne a comprar as mesmas que vendeu aos espanhóis…

      1. Avatar de armindo
        armindo

        sim se as laranjas não existirem. imprimem-se duas faturas e avisa-se o fisco.

  7. Avatar de NT
    NT

    Quer dizer… Eles abriram uma fábrica de autocolantes? Ou um armazém de importação?

    Infelizmente devido à escravidão, herrrr mão de obra barata quero eu dizer… não vejo outros a fabricar esse tipo de gadget em massa e com um valor baixo. Talvez na Índia que também estão relativamente “perto” e também com o mesmo problema de mão de obra barata.

    Mas a azeitona no topo é mesmo os 700 mil Euros “desviados” do governo.

  8. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Mas será que a estes “chicos espertos” não lhes ocorre que, mais tarde ou mais cedo, alguém iria prestar assistência aos ditos smartphones e iria descobrir os verdadeiros fabricantes….

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Só que quando isso acontecesse, já eles têm metido ao bolso alguns milhões…

  9. Avatar de Pedro Barata
    Pedro Barata

    Por isso gosto de marcas conhecidas, a malta que se mete em aventuras por ser mais barato acaba por ficar a ver navios..iphone n da problemas

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Claro que não, nem sequer há garantia para os iPhones. Uma coisa que não dá problemas, nem precisa de garantia.

  10. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    É o que dá gestores, MBA, CEO, CFO, COO…

    Antigamente era o industrial e o director-geral. E funcionava. Agora, é só empresas que têm mais financeiros do engenheiros…

  11. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Daniel Jesus, refere que alguns Xiaomi tem modem incompatível com o 4G europeu.
    Se eu quiser comprar um Xiaomi Mi5 ou Mi5s na Amazon ou Gearbest, terei problemas com o 4G?

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Os Xiaomi têm limitações no LTE e não apanha a nossa banda 20, ou seja, a banda responsável pelo 4G fora dos grandes centros urbanos.

      1. Avatar de Ricardo Saraiva

        Nas cidades também se utiliza os 800 MHz no LTE. Há freguesias no Concelho de Cascais em que os três operadores apenas utilizam essa frequência no LTE. Em outros locais ainda não tive oportunidade de testar, mas o mais habitual são os 1800 MHz.

      2. Avatar de LR
        LR

        Alguns modelos da Xiaomi já têm banda 20, como o Redmi Note3 Pro, International Version.

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Quem sabe, sabe! 😉

    2. Avatar de ic
      ic

      Eu tenho o Mi5 e nunca notei problemas com a falta de velocidade de dados moveis.
      Sou de Lisboa e estou 90% das vezes em LTE. Quando saio da cidade continuo a encontrar muitas vezes LTE. No entanto quando não encontro, o HSPA+ (3,5G) já tem velocidades competentes para o uso.
      Se for por causa da bandas aconselho te a não deixar de comprar.

  12. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    off topic: comprei o meu Asus Zenfone 3 😀 podiam fazer unboxing aqui para o pessoal está brutal o Smartphone

  13. Avatar de P
    P

    Ao menos ai sabemos que é made in china de certeza não é?

    1. Avatar de Berrio
      Berrio

      Será que seu formar empresa Portuguesa de télélés e afins o Estado dá-me uns milhões a fundo perdido?Claro tenho de convidar pá sociedade um gajo do governo Lololol.

  14. Avatar de Alvega
    Alvega

    “De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento”.
    Bom seria se fossem somente estes a fazer “marosca”, tomara eu € como tretas deste género por ai andam, com tantos empreendedores, saídos do nada e rapidamente feitos milionários…
    Claro que é o que dá quando ensinam os meninos que os fins justificam todos os meios, erradamente digo eu.
    Espelho de uma sociedade actual, sem princípios fortes.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu infelizmente tenho anos de experiência com negócios com empresas espanholas e tenho sempre azar de apanhar sempre aldrabões. Não quer dizer que sejam realmente aldrabões, mas tê-los como parceiros é uma experiência que prepara para mercados como angola ou o brasil (é género vacina: não é tão mau, mas ensina-nos a estar de pé atrás assim que se inicia uma parceria). Actualmente tenho um que tiveram o azar de me disponibilizar a framework de testes deles… e batiam-se que faziam testes em todas as releases… não é que apanhei-os e provei que não faziam testes alguns com aquela ferramenta há mais de um ano? Lá confirmaram, e lá fui eu resolver os problemas que tinham com a framework deles de forma a ao menos da próxima vez mentirem-me sobre outra coisa qualquer (como possivelmente mentirem-me sobre não cuspirem no meu café por os ter apanhado com a boca na botija).

  15. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    Isto difere assim tanto do modelo “Fabricado na China, Desenhado na Califórnia”?

    1. Avatar de jonasfreitas
      jonasfreitas

      difere e muito quando alguem diz que produz e monta no seu proprio país e mente discaradamente.
      quando alguem diz que é fabricado na china e desenhado na califórnia é mesmo isso…pensado num lado mandado fazer no outro…

    2. Avatar de Daniel Jesus

      Sim nesse caso todo o desenho e desenvolvimento é feito na Califórnia, Madrid, Paris, Lisboa ou onde seja e mandado construir em fábricas chinesas. Isto é comprar um Xiaomi, meter uns autocolantes com o meu logo e vender com a minha marca.

      1. Avatar de Berrio
        Berrio

        Se é Xiaomi já dá para ficar descansado, é meio caminho andado para não ter problemas.

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          conheço pessoas que já andam aderir xiaomi’s ao invés de comprar iphones e samsungs.

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É como a BQ e a Wiko, só que essas não compram smartphones para mudar logotipos. A BQ e a Wiko (ou melhor dizendo, Tinno) encomendam sistemas a OEM e mandam personalizar. O consumidor anda todo convencido que compra smartphones de desenvolvimento francês ou espanhol, quando na realidade são chinesices da pior espécie.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      A bq, pelo menos nas gamas E, M e X são desenhadas em Espanha e mandadas construir na China. O que referes era nos modelos anteriores à gama E.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Desenhadas com lápis de carvão e depois mandam os chineses reproduzir o molde… Chegam à China e pedem orçamentos a vários OEM para um smartphones com determinadas características e preço, e quem tiver o melhor preço, siga. O aspeto até pode ser giro, mas lá por dentro aquilo é um conceito feito pela Pegatron ou outro OEM chinês qualquer.

        1. Avatar de João
          João

          Estas completamente enganado David 😉

          Alias, com esta polemica toda em Espanha até ja houve uma reportagem sobre como a BQ desenvolve os seus dispositivos, do inicio ao fim. Procura com ela antes de dizeres disparates.

    2. Avatar de MiguelDias
      MiguelDias

      A BQ não sei mas a Wiko sim, no outro dia precisei de um LCD para um wiko e quando meti a referencia da flex la apareceu uma marca chinoca com o mesmo equipamento com outro nome 😀

  17. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Ao menos fabricavam os smartphones na Amadora que o pessoal precisa de mais trabalho honesto.
    Assim tipo Leica ali em Lousado – Vila Nova de Famalicão.

  18. Avatar de Daniel
    Daniel

    Empresas espanholas… outra marca espanhola vendia um telemóvel como modelo de topo no seu catálogo, há 2 anos e pouco, que não era mais do que um rebrand de um telemóvel feito para o mercado indiano (o Xolo Q3000), a única diferença é que nessa a empresa espanhola em causa ainda fazia alguma coisa quanto ao SO (pouco, mas fazia).

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Então e a famosa Wiko que se vende em qualquer lojita por este país fora? Tudo convencido de que é francês, na realidade é um rebranding da Tinno Mobile, chinesices do piorio. Mas alguma empresa dessas se vai dar ao trabalho de criar um smartphone do zero? Os chineses já possuem plataformas pré-concebidas, é só alterar a câmara, quantidade de RAM, etc.
      O mesmo se passa com marcas brancas de SSD, é praticamente tudo NAND Toshiba com controlador Phison e firmware padrão, onde só mudam a string do fabricante e modelo. Qualquer um pode criar um SSD desses, basta poder encomendar 2000 unidades, e pode ter SSDs da marca Manel Cigano 🙂

    2. Avatar de DelScipio
      DelScipio

      Falso, a nivel de hardware tambem era diferente, a disposiçao da motherboard e tudo. A BQ nesse modelo so desenhou a board. Ha videos da empresa a explicar o fabrico desse telemovel.
      Hoje em dia a BQ tem muito mais poder pelo que faz o design em Espanha e envia para a China que tambem tem colaboradores para o fabrico, como todas as outra empresas.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Os vídeos foram feitos para enganar os parolos, é uma forma de marketing como o da Zetta. Durante algum tempo a Zetta conseguiu passar a ideia de que era tudo concebido em Espanha, e conseguiu enganar muito pessoal, mesmo só colando autocolantes. A BQ sempre é mais discreta, mas não deixa de ser uma chinesice, disfarçado de espanholice.

        1. Avatar de João
          João

          Cheira-me que tu tas é incomodado por um tal de FHD não ter sido atualizado. Estas completamente enganado naquilo que afirmas, mas pronto, cada um com a sua mania 🙂

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mas qual board? A única coisa que “personalizaram” foi as cores, o logo e o SO (o BQ Aquaris 5.7 vinha com stock android e com particionamento decente, pois as partições no Xolo Q3000 estavam muito mal pensadas, de resto instalavas a rom de um no outro sem qualquer problema).
        Têm exactamente as mesmas dimensões, as mesmas especificações (um era anunciado como W-CDMA o outro UMTS, única “diferença”, no entanto é irrelevante pois vai dar ao mesmo em termos práticos pois é 3G, o modem é o mesmo e as frequencias suportadas também… dai existir imensa gente com xiaomi mi4 WCDMA e nunca se queixou).

  19. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Se não forem condenados no âmbito desta fantochada empresarial, estou convencido que os administradores da empresa ainda têm futuro na politica! Se não o conseguirem em terras de nuestros hermanos, aposto que têm futuro entre as ninhadas dos nossos políticos: para cada ovelha a sua parelha, e entre ovelhas ranhosas há sempre um grande apoio …!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se fosse cá não eram condenados de certeza, ainda arranjavam algum cargo como secretários de Estado. É que certamente sabem dar boas ideias de como enganar o Povo.

  20. Avatar de ZeManel
    ZeManel

    Ja faltavam ca… Lol

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    A science4you faz o mesmo, pelo menos, com os drones. O drone4you xl na verdade e um x8c.

  22. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    Resumindo a Zeta foi uma pêta

  23. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Como se fosse a unica marca a fazer isso XD. Tem a BQ, Wiko, Laiq etc, todos fazem o mesmo

    1. Avatar de João
      João

      Errado. A BQ desenha todo o dispositivo, desde o design até à escolha dos componentes ao contrario de outras marcas como a Wiko e Laiq que fazem o chamado “re-branding”.

      A BQ já fez re-branding no passado, nos primeiros modelos (Aquaris 5, 5HD, 5.7 e 4.5). Atualmente todos os dispositivos deles já não são re-branding como afirmas 😉

  24. Avatar de phil
    phil

    O governo que entregou 700.000€ a uns cromos para fazer um smartphone nacional é que é culpado. Ninguém nem nenhuma entidade consegue montar uma marca que produza smartphone de qualidade com desenvolvimento e produção própria com 700.000€ de financiamento. É demais evidente para se cometer um erro tão crasso.

  25. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    o problema não é tlms xinocas. problema é falta de informação por parte dos consumidores e não saberem aonde comprar.

    também era igual se eu mandar vir uma encomenda de iphones 7 e colocar em todos os telemóveis diamantes falsos e seria capaz de vender tudo por 2000€. é o que dá comprar tlm status lol

  26. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Bom pelos comentários que já vi aqui, podemos concluir que a china é que está a dar, a Apple desenha e manda chinês fazer por 100 e vende por 900, a Samsung desenha e manda chinês fazer por 100 e vende por 800, essas marcas europeias fazem ao contrário, mandam chinês fazer e depois desenham, afinal começo a acreditar que Xiaomi, One Plus etc… Vendem mais barato mas não enganam os clientes, tem a mesma qualidade que os grandes ícones mas não colocam preços altos porque não estão a revender!!!! Afinal se formos a ver bem as coisas, isto faz sentido, se podes comprar mais barato diretamente no fabricante, porquê pagar mais caro só por causa do desenho patenteado, afinal a Apple e companhia não andam a cobrar qualidade mas sim patentes!!!!!

  27. Avatar de Myself
    Myself

    Não sei onde foram buscar essa da CyanogenMod não poder ser comercializada…
    A CyanogenMod é OPEN SOURCE e tem a mesma licença que a AOSP, ou seja, podes descarregar todo o codigo disponivel e fazer com ele o que quiseres, modificar, não modificar, comercializar, whatever.

    O que têm que fazer é:
    -Mudar o nome (sim, o nome é proprietário)
    -Integrar as Google Apps para ter playstore e afins, mas isso implica uma certificação Google (que para esta empresa devia ser “skip that shit”).

    Mas mais uma vez pplware, get your facts straight.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      MySelf, o seu comentário acaba por ser uma resposta a si próprio. Se uma das exigências é mudar o nome, a CyanogenMod não pode ser vendida como CyanogenMod como aconteceu aqui. Para ser comercializada com esse nome tem de ser usada uma versão comercial, ou seja, o CyanogenMod OS.

      As informações que aqui colocamos, estão de acordo com as informações também disponibilizadas por outras publicações mundiais que fazem a mesma interpretação que nós deste caso.

      Deixo alguns exemplos:

      http://www.xatakandroid.com/moviles-android/zetta-tiene-otro-problema-el-software

      http://www.ibtimes.co.uk/zetta-spanish-phone-brand-under-fire-allegedly-passing-off-rebranded-xiaomi-phones-their-own-1586988

  28. Avatar de João Silva
    João Silva

    É tipo geringonça…