Crescimento do Android Marshmallow acelerou em Agosto

31 Comentários

Um mês depois do Android Nougat ter sido lançado e de ter chegado aos Nexus, a Google volta a lançar os seus números de utilização do seu sistema operativo.

As mudanças não são significativas, mas há um dado a reter. O Android Marshmallow acelerou o seu crescimento, mantendo um ciclo que vinha de meses anteriores.

Marshmallow

Lançado há quase um ano, o Android Marshmallow tem seguido a mesma linha de adopção que a maioria das versões anteriores do sistema operativo da Google. Lentamente e sem um ritmo garantido cresce nas tabelas de utilização, sem que na verdade tenha uma adesão global nos smartphones.

Os dados da Google referentes ao mês de Agosto mostram que pouco mudou no universo Android. Em particular o Marshmallow continua a ganhar o seu espaço no mercado e tem já uma quota de 18,7%, o que mostra que teve um crescimento de 3,5% em apenas um mês, subindo do 15.2% de Julho.

Este crescimento é superior ao que tem vindo a ser registado em meses anteriores, em que andou pelos 2,9%, 2,6% e 3.2%. Mesmo sendo um crescimento acentuado, ainda está longo do que seria esperado pela Google.

Marshmallow dados

O Android 4.4 KitKat continua a ser a versão mais usada, com uma ligeira perda. Passou dos 29,2% do mês passado para os actuais 27,7%. O Android 5.1 Lollipop ocupa ainda a segunda posição, tendo agora 21.9% e diminuindo a distância para o KitKat.

A versão 5.0 do Lollipop estranhamente perdeu terreno e tem agora 13,1%. As duas versões do Lollipop em conjunto conseguem já ter 35%, sendo a mais usada e tendo quase o dobro da versão Marshmallow.

Curiosamente a mais recente versão do Android, a Nougat, ainda não tem expressão para surgir nesta tabela. Com menos de 0,1%, deverá ser a próxima a surgir nos dados da Google, à medida que novos equipamentos vão ser lançados e que as actualizações começarem a ser disponibilizadas.

Android Developers

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Esta fragmentação é o problema do Android, a Google precisa de obrigar os fabricantes a lançar atempadamente versões atualizadas dos seus Androids

    1. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Os fabricantes vendem equipamentos e nao versoes do sistema operativo.
      Apple vende todo o sistema.
      A microsoft vende principalmente software.
      A google cobiça informacao, a versao android que a recolhe de forma permanente nao é relevante para ela.
      Resumindo, a apple fornece a cana e o local da pesca. A microsoft fornece o local de pesca. A google fornece os iscos.

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      Pode ser o (pequeno) problema dos devs e o grande problema dos updatófilos, mais nada.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        É isso que dizes a ti próprio quando te recusas a instalar updates de segurança no computador?

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          Queres um desenho para perceberes a diferença entre versões de SO e updates de segurança ou vais googlar?

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Queres um desenho para perceber que sem uma nova versão do Android não tens updates à segurança de muitas partes do sistema?

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Googlaste nos sitios errados… tenta de novo.

          3. Avatar de Trend
            Trend

            Disse alguma mentira? Não!
            Os teus sintomas de negação são bem evidentes.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Sabes bem que não é preciso chamar-lhe uma versão nova para atualizar o que quer que seja no telemóvel.

          5. Avatar de Trend
            Trend

            Alpha, sabes bem que os aparelhos Android sem versões novas têm problemas de segurança por não actualização de partes do sistema. Se não sabes ficas a saber. É a realidade, não é uma questão de semântica sobre o nome a usar.

    3. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Essa, pra mim pelo menos, é a grande solução do Android, ser fragmentado… se não fosse isso eu não poderia me salvar da touchwiz e ir pra cyanogenmod!
      se a samsung tivesse desenvolvido um sistema operacional eu teria que sofrer com a obsolencia programada que essas empresas corporativistas fazem.

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Deve ter sido por a ASUS ter lançado o M para os seus ZF2… lololol
    (passado 1 ano!)

    1. Avatar de Kromia
      Kromia

      Verdade tambem finalmente recevi o M no meu ZF2, mas parece estar bom

  3. Avatar de PaidoMota
    PaidoMota

    Quando 50% ainda usa abaixo do 5.0 loool….meu rico iphone 7 256gb

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      meu rico dinheiro 🙂

    2. Avatar de Luis
      Luis

      O que vale é que nos fóruns toda a gente tem os dispositivos que quiser.

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Se a tua preocupação é usar a última versão do SO, não precisas do iphone 7, compra o 5,que é mais barato.

    4. Avatar de Adrien
      Adrien

      Realmente , dinheiro (?) não compra inteligência , agora faz as contas de novo.

  4. Avatar de Crow-
    Crow-

    Android no seu “melhor”. Um mês depois de ter saido o 7, o 6 ainda nem em 19% dos dispositivos está. Resta esperar uns bons meses para terem números para apresentar do 7.0 🙂

    1. Avatar de Joao A
      Joao A

      Mudei para iphone por isso mesmo, que diferenca! Comprei um 5s por apenas 300euros e tenho um smartphone fuido fashion e cheio de estilo..respect e status é bom sentir

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Joao nao me leves a mal, mas pagar 300€ por um aparelho de 3 anos atras nao é nada barato. Espanta-me tu dizeres apenas xddd. Meu rico 640xl por 130€ e meu rico g3 por 135€, faz-se quase os mesmos 300€ mas fico com 2 telemóveis. Enfim

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Isso é psicológico rapaz. És só tu que imaginas isso já te disse noutro post 🙂

      3. Avatar de Alpha
        Alpha

        Telemóvel de gaha… Ainda vais sentir é outra coisa… cuidado!

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    O meu Nexus 6P ainda não recebeu o Android 7.

  6. Avatar de censo
    censo

    Mas algum telefone deixou de fazer chamadas???

  7. Avatar de Nitroglycerine
    Nitroglycerine

    E se experimentasses o IOS 10, que também já está disponível? Esse é um verdadeiro sistema operativo stock e sem fragmentação…!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se não viessem os bem resolvidos vendedores da maçã com os comentários do costume para um post sobre Android é que me admirava.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Imagina a comichão que lhes deve fazer o pobretanas do Android dominar à grande o poderoso iOS! 😉

  8. Avatar de Zenfone 2
    Zenfone 2

    O subsidio de férias também deve ter ajudado às estatísticas.

  9. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Não gostei dessa atualização meu melhores jogos zuo tudo dpois dessa atualização 6.0