Deepin 15.3: Uma distro Linux chinesa irresistível

50 Comentários

O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado  que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Recentemente a equipa de desenvolvimento apresentou o Deepin 15. Vamos conhecer as novidades.

deepin1


O projecto Linux Deepin, que já apresentamos aqui, tem como principal objectivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão não é excepção.

deepin_02

O Deepin 15.3 traz várias funcionalidades para personalizar a dock e a zona para escolha de wallpaper sestá ainda mais intuitiva e com um aspecto melhorado.

Esta versão corrige também um número vasto de problemas encontrados no Deepin 15.2 que saiu em Junho. Todas as novidades do Deepin 15.3 podem ser encontradas aqui.

deepin_01

O  Deepin 15.3 vem também com o Deepin Terminal 2.0,  com uma nova versão do Deepin Image Viewer e do Deepin Calendar. Estas novas aplicações foram optimizadas para garantir a melhor experiência dos utilizadores.

deepin_03

Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15.3. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa. Brevemente apresentaremos um tutorial de instalação.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Isso… instalem chinesices e depois admirem-se 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É como tudo o resto 🙂

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Sim porque instalar americanises tem se mostrado ser muito seguro, lol.

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Odeio americanises tipo pizza, mas adoro americanices tipo Microsoft. 😉

        1. Avatar de paulo
    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      mas o código não é aberto?

  2. Avatar de tony
    tony

    Deve estar minada. Muito me espanta ver alguem que deveria ter um conhecimento razoavel sobre cyber espionagem a distribuir software chines! Tudo o que é chines está potencialmente minado com backdoors.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Estou a ver que para alguém tão instruído em cyber espionagem, falta-te ler as notícias sobre a NSA, backdoors e processos em tribunal para obrigar as tecnológicas americanas a dar acesso directo ao governo.

      1. Avatar de Joao A
        Joao A

        antes dar informacoes a NSA que a china. Os americanos salvam o mundo, os chineses sao contra tudo o que diz respeito a direitos humanos…estive na china a trabalhar 2 anos e alem de haver censura em tudo as pessoas sao obrigadas a viver na miseria para que alguns possam viver bem. OS USA sao o pais mais desenvolvido do mundo, e para o bem ou para o mal sao os que nos permitem ter a vida boa que temos

        1. Avatar de khidreal
          khidreal

          a nivel de dinheiro ou a nivel mental?
          a nivel de dinheiro USA vence, a nivel mental a china vence (nas zonas tradicionais). os antigos ensinamentos chineses são muito perspicazes, e são intemporais, usam-se tanto agora como daqui a 100 anos.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            A China possui uma cultura milenar com tradições, religião e filosofias próprias. Já a cultura dos EUA ainda nem 300 anos têm…

            Mas por muito milenar que sejam, nada se deve sobrepor aos direitos individuais.

        2. Avatar de Keima Kaname
          Keima Kaname

          *Salvam o próprio umbigo.

        3. Avatar de Carlos A.S.Silva
          Carlos A.S.Silva

          Estou na China desde 2005 e concordo em absoluto com o Joao. Alem disso sou cidadao americano naturalizado.
          Ha uma forte opiniao contraria aos EUA . Todavia sao o pais aonda ainda podemos ter sonhos cor-de-rosa.

        4. Avatar de Matheus
          Matheus

          O problema na sua frase está em “…sao os que nos permitem…”
          Por que diabos eles teriam que permitir? Eles querem dominar o mundo.
          Não que eu confie na china, mas os EUA é farinha do mesmo saco, quando muito a parte podre dessa farinhada toda.

  3. Avatar de Joao Machado
    Joao Machado

    Boa tarde Pedro Pinto ,eu vim comentar nesta pagina do deepin porque reparei que voce esta ativo, eu tenho um problema num tutorial que voce fez sobre configuração de voip da meo usando o elastix ,o meu problema é que eu sou vodafone e com as configuraçoes que voce mostrou eu consigo registar o trunk portanto consigo receber chamadas mas nao consigo fazer chamadas outbound ,da me um erro ,apreciava a sua ajuda se fosse possivel se me conseguisse responder por aqui ou mesmo um mail.Desde ja um muito obrigado e continuação dum bom trabalho!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas João,

      Quais as configurações que está a usar? Pode enviar-me para mail sff ppinto AT pplware.com

  4. Avatar de P
    P

    Mais uma para experimentar, ando numa de testar distros linux, xD

    Mas made in china torço um pouco o nariz, nunca se sabe se traz prenda pelo meio!

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Antergos

  5. Avatar de Marco Nunes
    Marco Nunes

    uso diariamente no trabalho e só tenho a dizer bem, é bonito, limpinho, para o meu caso (programação) a loja de software basicamente tem tudo o que se necessita, phpstorm, intellij, entre muitos outros, super rápida e leve, seja chinesa ou o que quer que seja, é linux…. os comentários de ser chinesa e bla bla bla… esqueçam isso…

    1. Avatar de Luan Carlos
      Luan Carlos

      +1, também sou programador, e depois de testar os últimos ubuntu’s e outras distros, me senti “em casa” com o deepin 15.3. Tem problemas, que tinha no ubuntu que hj não tenho mais no deepin.

  6. Avatar de José
    José

    Pois, tudo muito lindo mas é chinesa! Se ao menos houevesse naquele país um regime democrático e livre, não teria muitas dúvidas porque os próprios fariam o controlo. Do Oriente, só confio em algo que venha do Japão, e poderei conceder aos Sul-coreanos. Agora com regimes daqueles por muito que disfarcem, francamente, não confio.

  7. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    É…ninguém resiste muito tempo no Linux.

    1. Avatar de Edisson
      Edisson

      Será?? Talvez tenha razão, afinal faz apenas 12 anos que uso Linux e não sei quanto tempo ainda vou usar, nunca se sabe quando vamos morrer…

      1. Avatar de Gil-Debian
        Gil-Debian

        idem aspas aspas

    2. Avatar de [ANTI] Biotico
      [ANTI] Biotico

      Pois, só o utilizo como sistema operativo principal desde 1997

  8. Avatar de João carlos
    João carlos

    Queixam-se que é chinês, backdoors, etc, e depois esquecem-se que tem toda a vida exposta no Facebook, Google, Microsoft, Apple, etc.

    1. Avatar de Gonçalo Silva
      Gonçalo Silva

      Ganhou a Internet por hoje. +1

    2. Avatar de RubenS
      RubenS

      Nem mais esta gente e a mania das perseguições de privacidade. Mas esquecem-se que tão expostos seja lá com o que for como já mencionaste, por isso não venham com estas conversas da treta de chinês, americano, russo ou seja lá o que for.

  9. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    É engraçado que sempre que sai um artigo da distro elementaryos, sai de seguida um do deepin

  10. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    Vou instalar no Notebook da minha filha de 3 anos, ela vai adorar.

    😀

  11. Avatar de Jefferson
    Jefferson

    Eu uso e muito bom

  12. Avatar de Astrofix
    Astrofix

    Tenho usado e vejo que tem alguns bugs, espero que essa atualização arranje algumas coisas, mas ainda tenho as minhas dúvidas entre essa distro e a Elementary.

  13. Avatar de Ñ intendo de linux
    Ñ intendo de linux

    Poderia ter essa interface DDE no ubuntu.

  14. Avatar de Ñ intendo de linux
    Ñ intendo de linux

    Só tem no arch e derivados e o próprio deepin.

  15. Avatar de Ñ intendo de linux
    Ñ intendo de linux

    As interface mais bonitas do linux.
    Pantheon, DDE, Unity, Plasma, Budgie.
    E o coquetel do Zorin OS.

    1. Avatar de Luan Carlos
      Luan Carlos

      a única coisa que curto do pantheon, é o seu gerenciador de arquivos. O unity é muito bonito também, o problema, que eles estão cagando feio no unity 8, querem fazer a mesma coisa que a MS fez com o windows 8/8.1. o Plasma e o Budgie ainda não testei. Estou utilizando atualmente o Deepin 15.3 e até hj foi a distor que mais gostei, e que menos me deu dor de cabeça, a respeito de bluetooth.

  16. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Aqui dos nuestros hermanos, a distro Antergos, Arch based, fantástica.

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Só instalo Linuxes da Coreia do Norte, esses sim completamente seguros 😀

  18. Avatar de khidreal
    khidreal

    só é pena que sacar atualizações no Deepin seja uma dor de cabeça… se querem ficar com o OS por atualizar, estão à vontade, mas se o querem atualizar boa espera de 4H para sacar 700MB, os mirrors mais proximos de portugal estão localizados em Inglaterra e itália, com a estupenda velocidade de download de 20KB/s…

  19. Avatar de Bruno Pinheiro
    Bruno Pinheiro

    Encontrei um blog referente ao deepin que já tem os OS para download no Mega e na Google Drive, estou a sacar esta versão a 3 MB/s…

  20. Avatar de Gamer06
    Gamer06

    Fiz dual boot com o W8.1 e tudo bem. Só me deparei com uma situação. Quando o tentava desligar/reiniciar ou suspender pelo menu iniciar só o ecra é que desligava.
    Como foi so para testar esta distro, removi agora a partição que tinha feito e agora ja desliga e suspende normalmente.

  21. Avatar de Jorge Martins
    Jorge Martins

    Os links não funcionam…

  22. […] Deepin 15.3: Uma distro Linux chinesa irresistível […]

  23. Avatar de jao Miguel panzo
    jao Miguel panzo

    os chines nao estao maia estam criar sistema baseada em linux

  24. Avatar de Andrius Sampaio
    Andrius Sampaio

    Fala, galera! Alguém aqui sabe onde posso encontrar conteúdo/tutoriais etc. do Deepin OS? Por exemplo, não consigo instalar temas ou ícones no sistema. Nada se altera, mesmo eu tendo feito o que os tutos mandam. O que devo fazer? Não encontrei resposta na web ainda?

  25. Avatar de New James
    New James

    Meu problema sério com a Deepin é em relação aos drivers gráficos. Meu hardware é um pouco antigo, necessito dos drivers 304.104 e nos repositórios só encontro o 304.102, que deixa meu sistema lento demais e inviável de se utilizar. O driver Nouveau dele não aguenta muito o trampo rodando o chrome ou outros navegadores. Odiei esse lance de atualizador gráfico ao reiniciar a máquina, era bem mais facil deixar a atualização ser relizada no sistema ou via terminal, depois bastaria reiniciar e pimba.

    A Wiki deles ainda não está totalmente traduzida para inglês e alguns tutoriais ali parecem terem sido reciclados da internet. Sério, li alguns sobre instalar drivers de vídeo que já cairam em depreciação. Percebi que após configurar o teclado na instalação, ele não reconheceu o layout e muito menos o esquema de montagens de partição. Meu segundo sistema que era o Manjaro ficou em desuso. As atualizações poderiam ser dividas, a store deveria ser aproveitada para atualizar os repositórios e os pacotes utilizados. Enquanto que o sistema cuidaria só das demais atualizações.