Microsoft removeu o YouTube da loja de Apps do Windows

55 Comentários

A criação de aplicações da Google para o ecossistema móvel da Microsoft é praticamente inexistente. As aplicações que existem são na sua maioria fruto do trabalho da Microsoft, que lentamente tem passado para os programadores a responsabilidade de as criar.

Mas numa limpeza que está a decorrer, a Microsoft resolveu remover da sua loja de aplicações a aplicação oficial do YouTube, que tinha sido desenvolvida em parceria com a Google.

YouTube Windows Phone

A aplicação do YouTube criada para o Windows Phone tem uma história longa e que envolveu algumas disputas entre a Microsoft e a Google. Criada inicialmente pela Microsoft, depressa deixou de funcionar por alterações na API, feitas pela Google. Unindo esforços, a Microsoft e a Google conseguiram criar então uma nova versão, que depressa foi abandonada por ambas as partes.

Com uma limpeza a decorrer na loja de aplicações do Windows, onde quer remover aplicações que estão abandonadas e que não têm actualizações há alguns anos, a Microsoft resolveu agora remover a (sua) aplicação YouTube.

Dada a limitação desta aplicação, face ao que o próprio YouTube já fornece no seu site e em aplicações noutros sistemas, não é estranha a opção da Microsoft em remover esta aplicação da sua loja. Provavelmente esta era também uma aplicação com já poucos utilizadores activos e que por isso não irá fazer falta.

YouTube Loja Windows

Com uma oferta já bastante variada de aplicações dedicadas ao YouTube na sua loja de aplicações, a decisão da Microsoft não é descabida e é facilmente justificada.

A app myTube! é um excelente exemplo de uma aplicação de suporte ao YouTube que tem já presença em todo o ecossistema Microsoft, ao ter sido desenvolvida para poder ser usada também no Windows 10, Surface Hub e até no HoloLens.

Esta “limpeza” da Microsoft está a ser feita de forma consciente e sem olhar a empresas ou a programadores. Como se pode ver com esta decisão, não importa o programador ou a empresa que lhes dá suporte.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    cada vez com menos razões para adquirir um windows phone…..

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Comentário de quem só lê as gordas!

      1. Avatar de int3
        int3

        Não é por nada mas a microsoft deve ter umas das melhores frameworks para desenvolver software e consegue ser o pior de todos no ambiente móvel…

        1. Avatar de fla
          fla

          melhores frameworks? what?

        2. Avatar de António Pereira
          António Pereira

          Sinto exactamente o mesmo (programo para Windows e iOS).

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se tivesses um muito possivelmente nunca tinhas usado esta app! Porque o windows 10 mobile tem uma das melhores apps de youtube de todos os sistemas operativos moveis! Esta referida no artigo, e so ler.

      1. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Estas a brincar?
        A aplicação custa 99 cêntimos, a navegação não é tão simples e pratica como a aplicação original do youtube tanto para Android como para iPhone, é sim uma aplicação estática.

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          A aplicação e grátis, 99c é se quiseres dar gorjeta. Só por ai vesse o quanto percebes da windows store. Nem vale a pena comentar sobre o resto.
          E para terminar, background audio FTW.

        2. Avatar de José
          José

          A mim não me custou nada!

    3. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      lol calem-se.. já usei WP e já estava a gostar do sistema operativo como alternativa simples para muitas pessoas que não sabem mexer num android e o deixam cheio de m*, porém WP não é para mim, pouca liberdade, features e apps.

    4. Avatar de Ian
      Ian

      É uma questão do gosto. Eu desisti de android e ios e agora com lumia 950xl estou satisfeito.

  2. Avatar de Castlead
    Castlead

    Tubcast e mais nada !

    1. Avatar de Tony2
      Tony2

      saliento uma grande funcionalidade deste: poder colocar um video (especialmente musica) e colocar o telemovel em lockscreen (portanto sem gasto de bateria para o ecra) e continuar a ouvir

  3. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Nunca a usei, só uso o Tubecast. Mais completa que a oficial para Android e iOS. Não irá fazer nenhuma falta.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Chega perfeitamente.

    2. Avatar de Tony2
      Tony2

      saliento uma grande funcionalidade do Tubecast: poder colocar um video (especialmente musica) e colocar o telemovel em lockscreen (portanto sem gasto de bateria para o ecra) e continuar a ouvir

  4. Avatar de jabfg
    jabfg

    O myTube! foi a única aplicação que comprei na loja da microsoft. É muito completa: Permite ajustar a qualidade do vídeo, fazer descarga do video em mp3 ou mp4 e ainda permite ouvi-los com o telemóvel bloqueado (uso como spotify, pois tenho 5gb de net móvel para youtube). Valeu todos os 99 cêntimos que paguei.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Confirmo também tenho e muito boa

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Mesmo tem que se ler tudo!

  6. Avatar de Alucard
    Alucard

    A “app” do YouTube não era mais que um atalho para o Internet Explorer e Edge. “Apps” assim eu dispenso bem.

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      ISTO. A app supostamente oficial que existia atualmente era simplesmente um atalho. Sempre existiram apps bem melhores para ir ao youtube em wp

  7. Avatar de Nildo
    Nildo

    Grandes coisa remover aquilo, não sei pros outros mas aqui só era um atalho no browser pra abrir direto o youtube.

  8. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    bem.. essa app era uma bela bosta.. foi um bem que fizeram à humanidade 😀

  9. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    As lojas também já começaram a remover o stock dos lumias e restantes smartphones windows, cada vez existe menos interessados!

  10. Avatar de RF
    RF

    Experimentem a App “Explorer for YouTube”.. para mim é a melhor que há na loja da Microsoft.

    1. Avatar de Armando Matos
      Armando Matos

      Muito, muito, muitíssimo bom.
      Qualidade de reprodução muitíssimo boa e facilidade de busca.
      Estou a usar no Microssoft Lumia 650 com o Windows 10, está a ser uma agradável surpresa.
      Armando Matos

  11. Avatar de João Matos
    João Matos

    A aplicação era um link para a página web do youtube!
    Já podiam era ter tirado antes.

  12. Avatar de youandtag
    youandtag

    Adeus Windows Phone.
    O meu Lumia 625 está a dar o berro!
    Estou muito contente com ele, mas sem applicações infelizmente fez-me pensar e irei comprar outro sem ser WP…

    1. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Sem app’s?!
      Deixa dar-te um ajuda:
      https://www.microsoft.com/pt-pt/store/search/apps?q=youtube

      Isto só para YouTube!

      1. Avatar de João MS
        João MS

        É inegável que existe uma carencia de apps para este OS. É um facto e não há volta a dar.

        1. Avatar de Dark Mode
          Dark Mode

          Quais é que utilizas de forma rotineira que não existam para W10M e não tenham alternativa?

        2. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          É inegável que o nível de carência de apps depende do que cada user precisa e usa. Portanto, a carência não é um facto, mas sim um ponto subjectivo.

    2. Avatar de censo
      censo

      Portanto, “sem youtube” para ti é “sem aplicações”? Alguma vez usaste esta de que aqui se fala?

  13. Avatar de DB
    DB

    Não vejo qual o é o problema. O Tube HD for Windows Phone é melhor

  14. Avatar de MAC
    MAC

    A julgar pelos comentários, os utilizadores do WP são uns ressabiados.

    1. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Ressabiados?! Porquê?!
      Não deves saber bem o significado da palavra!
      A julgar pelos comentários, vejo que afinal a store do W10M tem mais app’s e mais soluções do que aquilo que é afirmado por alguns, esses sim ressabiados, que falam sem conhecer e dizem mal só porque usam um SO diferente.
      De fato nunca entendi qual o motivo para tamanho ressabiamento…

  15. Avatar de Tiago Alex
    Tiago Alex

    Por favor, a “aplicação” do youtube é apenas um link que vai dar ao browser, nem é preciso ter a aplicação, é só uma perda de tempo e de espaço, mais vale aceder ao youtube atraves do browser.

  16. Avatar de Dark Mode
    Dark Mode

    Para mim a melhor é sem sombra de dúvidas a Tubecast for YouTube:
    https://www.microsoft.com/store/apps/9wzdncrdx3fs

    Em conjunto com o “aditivo” Video 360 para videos em 360°:
    https://www.microsoft.com/store/apps/9nblggh23xvv

  17. Avatar de joao
    joao

    Please, caros comentadores, não confundir estratégias e destinos de Lumia com Windows 10 Mobile.

  18. Avatar de Luís
    Luís

    O quê?! Mas desde quando é que havia uma app para o Youtube!?

    1. Avatar de censo
      censo

      Desde que tu optaste por nem ler o artigo e vir diretamente para a secção do bitaite!

  19. Avatar de dew
    dew

    ”que depressa foi abandonada por ambas as partes.” A Microsoft não é burra ao ponto de desistir de uma das apps mais importantes num sistema móvel, a Google é que a obrigou. Ela (Microsoft) sempre quis desenvolver a aplicação, ofereceu-se a ajudar a Google e até ser ela própria a criá-la.

  20. Avatar de jose
    jose

    Provavelmente irei comprar um lumia 550. Sendo eu um utilizador de Android, fico preocupado por não ter hangouts, no Windows mas de certo encontrarei alguma App com suporte. Podem me dar uma ajuda?

    1. Avatar de Joao A
      Joao A

      nem hangouts nem googlemaps, nem snapchat…ja usei lumia 925 e adorei a sua camera mas digo te sinceramente foge pois vais ficar frustrado com a falta de apps e o pessimo multitasking “resuming 10segs” cada vez que mudas de app mesmo num snapdragon 810

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        @João A
        Tenho o Lumia 930 com o mesmo processador e não tenho nem um resuming que falas e o multitasking é fluido e sem lags.
        Experimenta fazer um Hard Reset.
        Hangouts – Cliente for Hangouts
        Google Maps – Gmaps
        Snapchat – Specter (Pago e para já com algumas limitações)

    2. Avatar de José Brandão
      José Brandão

      Tens um client hangouts com integração no continuum… Lamento a falta de conhecimento.

    3. Avatar de José Lameira
      José Lameira

      já tenho o lumia, e as apps facebook, meu deus nao valem nadinha, quanto ao hangouts usei esse cliente para hangouts, nao sendo a pro, esta sempre a chatear, google maps nao preciso, snap tambem nao. em geral gostei, mas nao se compara ao android. copy paste ta quieto so funciona em certas coisas. quanto ao tal resuming nunca me apareceu. mas tem aplicaçoes interessantes.

  21. Avatar de latpinto
    latpinto

    A Microsoft é muita parra e pouca uva…

  22. Avatar de Anibal Dias
    Anibal Dias

    Eu tive problemas, foi com a última actualização do Win 8.1. Fiquei sem acesso aos conteúdos dos dispositivos ligados pelas portas USB, eram reconhecidas, mas não se tinha acesso aos conteúdos, fiz um restauro para data da actualização e ficou resolvido. Neste momento a actualização está por mim suspensa. Coloquei esta questão aqui, porque não vi ninguém a mencionar esta situação.

  23. Avatar de Anibal Dias
    Anibal Dias

    Eu tive problemas, foi com a última actualização do Win 8.1. Fiquei sem acesso aos conteúdos dos dispositivos ligados pelas portas USB, eram reconhecidas, mas não se tinha acesso aos conteúdos, fiz um restauro para data da actualização e ficou resolvido. Neste momento a actualização está por mim suspensa. Coloquei esta questão aqui, porque não vi ninguém a mencionar esta situação.

  24. Avatar de @lvezD
    @lvezD

    Independentemente de terem 20 ou 30 aplicações não oficiais, o abandono por parte da Google demonstra o pouco sucesso que o Windows consegue na vertente mobile. Aparentemente a Microsoft tem tudo para dar certo… o SO é desenvolvido para um grupo restrito de dispositivos (à semelhança da apple), fácil de desenvolver aplicações(supostamente, nunca tive a oportunidade de testar) e mais importante talvez, a interface é semelhante ao que a maioria dos utilizadores está habituado visto ser semelhante à versão desktop…

    mas por algum motivo não dá. Terá sido por a Microsoft ter apostado tarde demais?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acho que foi mais isso, entraram já tarde demais. O Android já levava um grande avanço no mercado, e agora é muito complicado conseguir dar a volta isso. Aquilo que mais afasta o pessoal do WM10 agora será mesmo a falta de apps. Para alguns, as apps existentes são suficientes, para outros que precisam de usar apps específicas que só existem para Android e iOS, é impossível usar o WM.
      A MS ao descontinuar a linha Lumia, e sem lançar nada no imediato alternativo, vai acabar por piorar mais a situação. É que em Portugal praticamente só mesmo Lumia, não há mais alternativas com WM10.

  25. Avatar de Andre
    Andre

    Cada vez windows phone está menos atractivo