Steam para Mac disponível com o Portal de graça

57 Comentários

Já tínhamos aqui mostrado algumas imagens e um vídeo do funcionamento da versão closed beta da Steam no Mac. Hoje, foi lançado para todas as pessoas e chega trazendo prendas.

Com a chegada do aplicação da Steam, ficaram também disponíveis imensos títulos disponíveis para compra, como o Civilization IV, Football Manager 2010, World of Goo, Braid, … Mas, o jogo que atrairá a maior parte da atenção nos próximos dias será o Portal, que se encontra disponível de graça até dia 24.

Este é sem dúvida um grande passo para a entrada de uma maior número de títulos disponíveis para serem jogados no Mac, acabando com o estigma de que “um Mac não é para jogos”.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Mac OS X
Download: Steam para Mac [2,8 MB]
Homepage: Steam

Partilhar:
Tags:

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    E linux?? nada?
    =(

      1. Avatar de BigOix
        BigOix

        lol ? porque

    1. Avatar de Moisés
      Moisés

      está para breve…

  2. Avatar de a Friend®

    O pessoal da Steam sem duvida que está a fazer um grande trabalho, não só pelo suporte que está agora a dar ao Mac, mas também por toda a comunidade que estão a gerar…

    Jogos para Mac sempre houve e não são poucos, mas o Steam vai dar um grande boost neste mercado e espero que os grandes titulos cá cheguem. Alguns já ca andam a algum tempo, como é o caso do Bioshock, COD4, entre outros…

    Vamos lá ver quando é que esta comunidade toca à porta do Linux, seria igualmente interessante e penso que irá acontecer mais dia menos dia, já que tanto Mac como Linux partilham do mesmo API gráfico para jogos.

    1. Avatar de pph
      pph

      Nao sera pessoal da Valve?

      1. Avatar de a Friend®

        Pessoal da Steam = Equipa que trabalha na Steam

        Eu sei que pertence à Valve. 😉

  3. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    So falta mesmo para Linux, pois se já em Mac para linux e só mais um passinho 🙂

    1. Avatar de Glink
      Glink

      por acaso estou mortinho por ver isto a rodar em Linux, era da maneira que migrava de vez, em vez de andar aos bocadinhos ^^

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        … como quem diz que windows, e só para steam!…

  4. Avatar de André Silva
    André Silva

    Isto é que são empresas que sabem o que estão a fazer… Em tempos de crise, quando o cliente não vem ter connosco, vamos nós ao encontro do cliente… O Mac e o Linux são 2 mundos que estão praticamente por explorar… Colocar a Steam a funcionar num Mac foi a melhor jogada da Steam desde da disponibilização do CS 1.6 😀

  5. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    Já instalei ontem à noite e já joguei um bocadinho de Portal, que me pareceu bem fluído!!!

    Agora falta trazer o resto dos jogos de windows, tais como half-life, CS e outros

  6. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Era disto que eu tava a espera!!!

    Quando é que o CS está disponivel?

    1. Avatar de Rik
      Rik

      enfim so cs so cs ….

      1. Avatar de Carlos Reis
        Carlos Reis

        Não é só CS mas é um dos meus pontos de interesse pois kero deixar o windows de uma vez

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Nao sei se vao portar o CS, talvez portem o source. Mas os rumores sao que eles tao a tentar levar o source engine para mac/linux.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Já andei lá a cuscar e já se encontra um nº razoável de jogos que dão para PC e MAC, e a melhor parte deste lançamento é que a oferta do Portal é para todos, PC e MAC.

    Eu já tenho a minha conta Steam à uns aninhos e foi só ir lá à página do Portal e clicar para ter o jogo de borla! Por isso façam o mesmo. E se não têm Steam, não faz mal, criem uma conta e instalem para puderem ter o Portal grátis!

  8. Avatar de Rik
    Rik

    Sou Windows e saquei o portal e já o passei, um jogo muito bom para estar de graça aproveitem

  9. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Bem… os servers da steam estão muito ocupados para responder ao meu pedido !! xD parece que tenho que esperar umas horas lol

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só falta mesmo mac’s mais potentes para poderem suportar grandes jogos em FULL QUALITY!

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Até parece que toda a gente joga no PC em High Quality. O meu que me custou bem há pouco tempo não dá Hight Quality para muitos.

    2. Avatar de a Friend®

      Tanto num iMac como na gama de Macbooks Pros de 15 para cima jogas facilmente em High, e digo isto em testes que fiz em maquinas anteriores a esta nova gama de Core i5 e Core i7… que estou bastante curioso de ver como correm lá os jogos…

      http://www.youtube.com/watch?v=ll_vVXAxNHc

      Há videos também a demonstrar o Crysis mas isso foi no Windows instalado no Mac, mas serve também para demonstrar o poder das maquinas. 😉

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Qual é o mac com poder decente para jogar o crysis? Só se for tudo em medium, ou então gostares de jogar a 20 fps.

        1. Avatar de Daniel Filipe

          RCS, também não é qualquer PC que aguenta com o Crysis… Muitos deles correm pior que um Mac a correr o Crysis no Bootcamp.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            sim, mas pelo preço dum mac qualquer pc o faz melhor!

          2. Avatar de RCS
            RCS

            Obviamente que não é qualquer um. Mas tens muito por onde escolher.

            O mac dá para jogar muitos jogos, não me venham é dizer que dá para jogar crysis com gráficos de jeito.

        2. Avatar de a Friend®

          E este Macbook nem é dos ultimos

          http://www.youtube.com/watch?v=g_Ecp_jcyKo

          Se procurares mais no youtube o que não falta é videos a demonstrar. Perfeitamente rápido e fluido.

          1. Avatar de RCS
            RCS

            Deves estar a gozar. Macbook bom para correr crysis.

          2. Avatar de a Friend®

            Fazer birra não muda os factos.

            http://www.youtube.com/watch?v=2rfHSDgibgo

            Corre bem a resoluções nativas, e em High.

            Obviamente pode variar de modelo para modelo porque nem todos os Macbooks tem as mesmas gráficas.

            E da gama de Desktops, já vi iMac’s e MacPro’s a correr tudo em VeryHigh nas resoluções nativas dos monitores, entre 1680 e 1920…

            Por isso não inventem argumentos quando não sabem do que falam. O facto de não quererem acreditar em algo não muda os factos.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      @António Mendes

      Não sei qual é a tua definição de “bem” mas e, agora para todos, continuo a achar que pelo menos a nível de placa gráfica e de RAM(principalmente gráfica) os MAC’s poderiam ser bem melhores. Um macbook pro 15′ com um standard de 256MB (de gráfica) por 1749€ não me convence e a nível de RAM poderiam incluir (maior quantidade) nas opções mais caras (e eu sei que através do site da Apple podemos pedir mais 4GB por 360€, isso não conta)

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E acrescento, é só pela placa gráfica que não compro um MAC!

        (o preço também não é muito convidativo e eu tenho a noção q é só para pagar a maçazinha que dá luz)

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          ja pensas-te que é para filtrar pessoas como tu que o Esteves propõe preços destes?

          thanks for playing!..

      2. Avatar de a Friend®

        @Pedro

        Embora sejam factores importantes, RAM e GDRAM, não é isso que dita a potência gráfica.

        Há portateis que têm 512MB nas gráficas, e até 1GB, mas se o GPU for fraco de nada vale. Os GPUs que acompanham os Mac’s costumam ser bons, e estes ultimos melhor ainda, o que acaba por ser mais compensatório e tira-se mais proveito de um bom grafismo/desempenho graças a isso, do que se tivesse mais GDRAM. 😉

        ex. Geforce 305M com 1GB é BEM mais fraca que uma Geforce 330M com 256MB.

        E outra coisa que o MacOsX tem de bom é também a gestão dessa mesma memoria, que consegue ter ganhos de performance significativos, graças ao GCD e OpenCL
        ( Mais info http://www.apple.com/macosx/technology/ )

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Agora só falta dizeres pró Steve incentivar o pessoal dos jogos para fazer o mesmo que fez com os jogos para o iPhone OS 😉

          1. Avatar de a Friend®

            Mercados/Categorias diferentes…

            O que ele fez no iPhoneOS não é nada que a Sony não faça no PSP nem a Nintendo no DS…e brevemente a MS no WindowsPhone7. 😉

    4. Avatar de Shadow
      Shadow

      Que confusão que vai aqui para cima…

      Ponto1: MAC a rivalizar em jogos com o Win ainda vai demorar muito…muito tempo (se tal acontecer), afinal de contas os Mac’s não trazem as melhores gráficas do mercado.(Observando a tendência usa-se gama baixa!)

      Ponto2: Concordo “Pedro” Full Quality no Mac é para esquecer, e embora tal como o aFriend referiu os Mac’s corram Crysis para qualquer jogador que se preze jogar este tipo de jogos a 800×600 ou 1280×1024 :/

      Ponto3: De louvar esta iniciativa da Valve, que embora tenha apelado ao apoio da Apple… até hoje teve aplausos da comunidade… de resto nada…

      “The main reasons why there are not more Mac games out there are due to Mac OS X, the lack of developer tools, such as the DirectX SDK on Windows; and graphics hardware that simply does not run the latest and greatest. Hate Microsoft as much as you want, the fact is that games on Windows have been a focus at Microsoft since Windows 95.”

      http://www.tomshardware.co.uk/valve-steam-mac-mac-games-imac,news-33383.html

  11. Avatar de Danny
    Danny

    Muito fluído o Portal em High Quality e não transforma o meu Mac numa frigideira. Temperaturas normais.

    WOOOOW!

    1. Avatar de a Friend®

      É verdade…

      Gostava era de poder dizer o mesmo sobre os jogos Flash… que hoje um pôs o meu CPU a 80 graus, a testar no Facebook, o que vale é que a ventoinha deu conta do recado…

    2. Avatar de Shadow
      Shadow

      resolução?? 800×600 ou 1280×1024??

      1. Avatar de Shadow
        Shadow

        ops li mal “Danny”… li crysis em vez de Portal

        Portal Release Date: 10 Oct 2007

        Recommended: Pentium 4 processor, 1GB RAM, NVIDIA GeForce 8 or higher, or ATI X1600 or higher

        Se o Portal não fosse fluido com estes requisitos…

  12. Avatar de JC
    JC

    Alguém me explica rapidamente o que é isto do Steam? É uma página de uma empresa de jogos?
    Obrigado.

    1. Avatar de a Friend®

      A Steam está para PC e Mac, como a PSN está para a PlayStation e XBOX LIVE para XBOX360…

      Que é basicamente uma loja onde podes comprar jogos, adicionar amigos, tem uma grande comunidade de jogadores para fazer os jogos online em multiplayer, etc…

      1. Avatar de JC
        JC

        Por acaso tb não conheço esses PSN e o outro da Xbox mas já estou a perceber. É uma loja de jogos com serviços extra de rede social etc. Mas qual a razão do sucesso? Os jogos são mais baratos que numa Worten? Estou mesmo muito fora do mundo dos jogos.

        Numa de boa disposição: a malta já se desabituou os torrents? (Ihih..)

        Espera, estou a brincar, ainda bem que se compram jogos; as empresas investem milhões em desenvolvimento e acho bem que vejam retribuído esse pesado investimento.

      2. Avatar de a Friend®

        @JC

        É basicamente isso. Mas de facto é bom haver comunidades como a Steam, uma das razões da pitararia é o preço alto dos jogos, e na Steam costuma haver grandes promoções mesmo, desde jogos a 5, 15, 20 euros… o que acaba por ser bom para ambas as partes 😉

        E assim ficamos com jogos baratos, livres de cracks, e podem igualmente ser jogados online com os mais variados servidores através da Steam…

        Basicamente esta é a razão de ele ser tão aguardado e apreciado, e é claro, agora para Mac e mais tarde para Linux também significa que o leque de jogos vai ser ainda maior, o que irá tirar a dependência do Windows a muitos utilizadores. 😉

        1. Avatar de JC
          JC

          Obrigado 🙂

          Então a malta das placas gráficas não pode, agora mais que nunca, descurar o linux. ATI, Intel, NVidia.. toca a acordar e a contribuir com bons drivers.

          1. Avatar de Shadow
            Shadow

            Em teoria não!
            Afinal de contas o mercado de Pcs é o único a actualizar para as gráficas mais recentes e a dar lucros…

            Mas quem sabe se no futuro isso não muda.

  13. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    n foi hj q saiu, foi ontem. é importante dizer q tambem ja é oficial q ira sair uma versao para linux ate ao verao.

    agr é q a competicao começa a ser justa:D

    cumps!

  14. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    meh … Adeus Microsoft. … agora foi a machadada final uma vez que o stream corre o Guild Wars …

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      o steam nao corre o guild wars. Se os produtores desse jogo nao fizerem uma versao mac, vais continuar a dizer olá microsoft =P

  15. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    Algo que faltou dizer na notícia, é que isto só dura até ao dia 26. Depois disso ja n há portal pra ninguem. Ou seja, só durante alguns dias é k se pode jogar…

  16. Avatar de Valdo
    Valdo

    Boas,
    cada vez mais me motiva para mudar para Mac.
    Mas infelizmente só o vou conseguir comprar no final do mês.
    Uma questão: posso aproveitar agora que o portal é gratis até dia 24 e registar-me agora para depois quando tiver o mac não ter custos?

    Obrigado.

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      não..
      para poderes aproveitar a oferta, tens de conseguir entrar com a tua conta da steam online num mac, e activar o portal..
      em windows a oferta n está disponível por isso n vais ter as mesmas opções!..
      de qualquer das maneiras, podes sempre pedir a um amigo mac user para faze-lo por ti!..

  17. Avatar de Jose
    Jose

    Ficava feliz, se isto saisse para o Linux.

    Mas com os problemas que o Ubuntu 10.04 tem com as placas ATI, nao me ia valer de muito.

  18. Avatar de Jokerrunner
    Jokerrunner

    Alguém sabe se na steam existem jogos que corram no mac mini?

    Versão Core 2 Duo 2,2 ghz.

    Não acredito no portal mas talvez exista outro, tipo arcade.
    Até tenho uma conta do Cs mas nunca mais joguei.

    De facto, a Steam estar agora disponível para OSX foi uma boa aposta.
    Agora todos aqueles que no trabalho por terem a maça não podiam jogar, já não tem desculpa.

    Vamos ficar atentos, pois a taxa de desemprego vai subir drasticamente

    Pplware sempre no pico di Iceberge.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O Portal é tão leve como o Counter-Strike Source, visto que usam o mesmo motor gráfico.

      Obvio que o Portal puxa mais um bocado, mas é mesmo um bocado pequeno. Nem se nota diferença.

  19. Avatar de pouic
    pouic

    como desinstalo isto??!?!?!?

    Testei mas já não queria mais utilizar!!!!

    Basta desinstalar a aplicação?

  20. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Eu comprei o CS + Steam quando usava o windows. agr k existe para o mac, terei de comprar novamente o jogo ou usarei o mesmo codigo que vem com o jogo?

    :S