A Cortana vai ler os emails dos utilizadores… para os ajudar

42 Comentários

A assistente virtual da Microsoft, a Cortana, tem crescido e tornado uma ferramenta essencial nas diferentes plataformas onde já é possível usá-la.

Mas os seus desenvolvimentos têm continuado de forma firme e novas funcionalidades surgem agora, capazes de dar uma ajuda preciosa aos utilizadores.

cortana_1

As novas capacidades da Cortana preparam-na para ser uma peça essencial dos utilizadores do Windows 10 e do Windows 10 Mobile, garantindo uma assistência total e integrada com as tarefas do utilizador.

Para isso vai passar a conseguir ler as mensagens que estes tiverem na sua conta de email, garantindo que nada fica esquecido ou que o utilizador não sobrepõem eventos na sua agenda.

Nada vai ficar esquecido ou por fazer

A primeira das novidades da Cortana, vai permitir que os utilizadores possam ser recordados de tarefas ou compromissos que tenham pendentes, mesmo que estes não constem das suas agendas.

Ao lançar a Cortana, estes lembretes vão estar presentes e o utilizador será alertado para a necessidade de os registar, se assim o entender.

cortana_2

Ajuda na gestão do calendário

Também na gestão do calendário dos utilizadores, a Cortana passará a ter uma palavra. Passa a ser sua responsabilidade alertá-los para todos os eventos que forem sobrepostos ou que estejam fora das horas de expediente, garantindo assim que os seus horários estejam de acordo com os seus ritmos.

Há ainda alertas que vão preparar o utilizador para as próximas reuniões, informando-o destas e do que tem de fazer para se preparar.

cortana_3

Todas estas novidades vão chegar em breve aos utilizadores do Windows 10 que estão no programa Insiders e mais tarde será libertado de forma geral.

Infelizmente ainda não vamos poder explorar estas novidades, uma vez que a Cortana ainda não chegou ao nosso país, mas é algo que a Microsoft irá tratar num futuro próximo, espera-se.

Veja no vídeo abaixo todas estas novidades em funcionamento e a forma como os utilizadores vão poder explorá-las e fazer uso delas.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zaark
    Zaark

    A invasão da privacidade em 3… 2… 1…

    1. Avatar de ImNoGamer
      ImNoGamer

      Já estamos numa altura em que ou aceitas e usufruis das vantagens a troco da preciosa privacidade OU vais viver num bunker… 🙁

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Obrigado pela participação, mas não entendeste o meu comentário.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu no meu caso já usava, com produtos da concorrência, com plena consciêndia disso.
        O que acho piada é que a MS que tanto dinheiro gastou a tentar difamar a concorrência por este mesmo motivo, e a tentar-se colocar numa “posição moralmente superior”, afinal faz o mesmo… bem, ao menos desta vez faz abertamente.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          pelo o que dá para perceber a Microsoft não está a fazer o mesmo que a Google. A acção é local, só no aparelho da pessoa, depois de descarregar os emails. Não parece envolver acesso externo.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Certo certo, a parte lógica e de heurística da Cortana até fica “alojada” no terminal e tudo. É mais um que envia “dados anónimos” algures, mas não, é completamente diferente do gmail…

            E quanto ao “não envolver acesso externo”, se alguém me marcar uma reunião fora de horário de expediente, vai ter de pegar no meu telemovel/computador, é? Pois é a única forma de o fazer sem “acesso externo”… Pois, lá se foi esse argumento, se já tinha ido em forma, agora foi em conteúdo.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            O que estou a dizer é que acho que é esta funcionalidade é feita no aparelho e não nos servidores, analisando os emails recebidos no aparelho.

    2. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      O gmail já faz isso há anos para mostrar publicidade mais personalizada e ninguém diz mal… mas como é a Microsoft ai Meu Deus…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        A google não gastou milhares de dolares em campanha de descredibilização da concorrência por fazer o que agora se propoe fazer, enquanto dava a entender que era melhor que a concorrência por não se meter por esse caminho. Foi precisamente por ter seguido essa via que agora pode ser criticada, por ser hipócrita. Ironias…

  2. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    isso é que era doce! Segundo sei, abrir correspondência alheia, é crime!

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      se deres autorização , não é

  3. Avatar de jaime
    jaime

    Isso ja tira cafés??!
    Não tira?!?!
    Não interessa para nada ……

    1. Avatar de Presidente
      Presidente

      Sim eu sei que o teu smartphone e o teu computador já têm uma bimby incorporada, vão buscar os ingredientes ao frigorífico, à dispensa ou até mesmo à horta e depois, fazem-te uma bela feijoada…
      À noite fazem-te uma bela massagem antes de adormeceres…
      Não serve para nada? E mais que não seja, ler um mail enquanto conduzes o que no mínimo te pode livrar de uma multa, para não falar de um acidente, não é servir para algo?
      E estares a fazer um trabalho de edição e não precisares de interromper para leres aquele email que estavas a aguadar, é não servir para nada?
      E estares a conduzir e programares a rota no GPS sem por um dedo no smartphone, não é útil?
      Isto para não falar de tarefas mais complexas.
      Eu sei que, se em vez de Cortana fosse Siri, isto séria uma inovação fantástica…
      As assistentes pessoais seja a da Microsoft, a da Apple ou a da Google, são ferramentas que nos podem ser muito úteis no dia a dia, podendo facilitar-nos algumas tarefas. Oxalá as versões para Português de Portugal não demorem.
      Quanto ao café, perfiro que continue a ser tirado pelo Sr. Zé do Café Central, ainda que a reserva da mesa venha a ser feita pela Cortana…
      Cumprimentos.

      1. Avatar de jaime
        jaime

        Lol Obrigado pelo testamento em resposta a uma piada com mais de 20 anos .

        1. Avatar de Presidente
          Presidente

          A resposta não foi à piada, foi ao “não interessa para nada”.
          Continuas a não acrescentar nada ao tema.

          1. Avatar de jaime
            jaime

            O “Não interessa para nada” está incluído na piada. Logo, o ‘testamento’ foi em resposta à piada que não entendeu.
            Só para acrescentar algo então já que não acrescento nada:
            “E estares a fazer um trabalho de edição e não precisares de interromper para leres aquele email que estavas a aguadar, é não servir para nada?” — Não preciso, num ecrã tenho o trabalho e no outro tenho o mail/facebook whatever
            “E estares a conduzir e programares a rota no GPS sem por um dedo no smartphone, não é útil?” .. Não preciso o carro já vem com isso tudo
            “E estares a conduzir e programares a rota no GPS sem por um dedo no smartphone, não é útil?”
            “E mais que não seja, ler um mail enquanto conduzes o que no mínimo te pode livrar de uma multa, para não falar de um acidente, não é servir para algo?” — ha da década passada que ja fazem isso quando emparelhados com um telemóvel nokia básico. O meu fiat lê sms ..

          2. Avatar de Presidente
            Presidente

            Agora sim consegui achar piada: Quatro olhos para ler mail num ecrã editar no outro em simultâneo, é mais prático do que alguém ler o mail ou o Facebook enquanto, por exemplo, se faz uma edição de fotos;
            Os Portugueses tem todos carro com assistente pessoal! Eu tenho e espero continuar a ter, um Toyota Starlet de 1997 no qual apliquei um rádio com Bluetooth que está emparelhado com o smartphone mas, devo ser o único Português sem poder de compra para mais do que isso;
            Ler ou editar e enviar um mail é o mesmo que ler um SMS como faz teu Fiat, boa!
            Os exemplos que dei, referem-se às mais básicas capacidades da assistente pessoal em questão.
            Agora sim consegui achar piada ao “testamento” que tenta explicar uma piada que só o é pela tentativa de diminuir a importância de algo sem argumentos para o fazer.

          3. Avatar de jaime
            jaime

            Quanto aos assistentes da microsoft, apple ou whatever .. estou de acordo. São ferramentas que podem ser muito úteis num futuro próximo

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      É possível que tire, se ligada a uma maquina de café…

      1. Avatar de jaime
        jaime

        Ora se a microsoft fizer um bundle a preço jeitoso …. É negócio!

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Offtopic:
    Vodafone TV+Net+Voz em baixo, pelos vistos em todo o país.
    Só tenho net a funcionar!

    1. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      Tens razão é mesmo em todo o país, felizmente para alguns volta dentro de momentos para outros como eu vai manter-se em baixo…

    2. Avatar de tavares
      tavares

      A partir da net consegues telefonar e ver televisão…não há problema!! Deve ser temporário…rsrsrs!!

    3. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      Tenho serviço em Lisboa sem problemas, tv net e telefone, não notei qualquer falha até ao momento.

  5. Avatar de censo
    censo

    A seguir virão os habituais comentários sobre privacidade…

  6. Avatar de tuga
    tuga

    para quando em pt

  7. Avatar de Taximetro
    Taximetro

    Esta noticia estava ontem na app Converge para WP

  8. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Quando sair o Windows 10 para os smartphones este previsto para 2020 sai a Cortana tb

    1. Avatar de marco lopes
      marco lopes

      Isso , e em 2020 Sai em tão afinados que em cojunto com o cortana até me aspiram o carro sozinhos.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se o Windows 10 sair para smartphones em 2020 pelo menos sai mais depressa que o Android LOL

  9. Avatar de Presidente
    Presidente

    Já andei a experimentar a Cortana no Windows Phone 8.1 em Inglês, nunca experimentei com email mas com SMS, não só lê, como escreve e envia SMS.
    Apesar da minha pronuncia em inglês ser um pouco pior que a do Mourinho (mas muitíssimo melhor que a do Sócrates), reconhece e escreve na perfeição o que lhe é indicado.
    Uma funcionalidade espetacular para quando estamos as conduzir.
    Aliás, conduzir com a cortana é como ter uma secretária pessoal no banco do pendura, basta falar e ouvir sem o risco de sermos acediados induzindo uma condução perigosa…
    Espero que a língua portuguesa esteja para breve.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      “…sem o risco de sermos acediados…”
      Eu também espero que a língua portuguesa esteja para breve.

      1. Avatar de Presidente
        Presidente

        Obrigado pela correção mas agora já não dá para corrigir para assediados…
        Sabes que as habilitações mínimas exigidas para ser Presidente da República Portuguesa é a quarta classe e pouco mais tenho.
        Já agora, em bom português, tens algo a dizer sobre o assunto em discussão?
        É que, apesar de devermos todos fazer um esforço por escrever português corretamente, a discussão não é propriamente sobre ortografia…
        Mas volto a agradecer a correção. Bem Haja!

    2. Avatar de rudua
      rudua

      Também já testei a Cortana em Inglês e, apesar de ainda estar em fase beta, está fantástica. Agora é só esperar que chegue em português.

  10. Avatar de RATAX
    RATAX

    Só é pena ainda não haver em Português…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Para que raio andou a NSA a gastar triliões de dólares em tecnologia para descodificar comunicações enquanto estas passam pelos cabos de dados!!!!
    Bastava desenvolver a Cortana, ela pega no e-mail e ainda antes de o utilizador o enviar, ela já se encarregou de fazer o upload … e se um utilizador não a usar para ditar o e-mail, não faz mal, ela envia antes do receptor ou ouvir 🙂

    OK, OK, já sei, teoria da conspiração ou constipação ou lá o que quiserem, mas a sério, desliguem a conexão de dados e vejam o que ela consegue fazer …

    Toda a o reconhecimento de voz para texto ou vice-versa é feita nos servidores da MS

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Para que raio andou a NSA a gastar triliões de dólares em tecnologia para descodificar comunicações enquanto estas passam pelos cabos de dados!!!!
    Bastava desenvolver a Cortana, ela pega no e-mail e ainda antes de o utilizador o enviar, ela já se encarregou de fazer o upload … e se um utilizador não a usar para ditar o e-mail, não faz mal, ela envia antes do receptor ou ouvir 🙂

    OK, OK, já sei, teoria da conspiração ou constipação ou lá o que quiserem, mas a sério, desliguem a conexão de dados e vejam o que ela consegue fazer …

    Toda a o reconhecimento de voz para texto ou vice-versa é feita nos servidores da MS

  13. Avatar de Jorge Lemos
    Jorge Lemos

    Pedro, td bem!
    Só esta pedida: gostaria que o vídeo apresentasse a opção de legenda. Pode ser?

  14. Avatar de jaao
    jaao

    Como o mundo dá voltas!!! A microsoft fazia até propaganda tirando sarro do google, na figura do “carteiro” que lia as cartas de todos! E agora microsoft? vai aderir a pratica também? HAHAHAHA

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      É, a hipócrisia da MS é muita, mas a ironia nesta é por demais deliciosa.