Unboxing Xiaomi Redmi 3

99 Comentários

Logo a começar o ano, a 11 de Janeiro, a Xiaomi fez mais um lançamento bombástico. Apresentou o Redmi 3, um smartphone de gama média (a mais baixa gama da Xiaomi) construído em alumínio e com várias características não habituais em smartphones desta gama.

Após a estreia da estrutura e corpo em alumínio feita pelo Redmi Note 3, o Redmi 3 é assim o segundo smartphone Xiaomi com estrutura e corpo em alumínio, com maior ergonomia e aspecto mais “premium”. O melhor disto tudo é que o Redmi 3 custa apenas 150€. Veja o unboxing.

redmi_3_unboxing_1


O antecessor Redmi 2, lançado em Janeiro de 2015, conseguiu destacar-se e fez mossa entre a concorrência apertada do Android. O SoC Snapdragon 410 colocou-o num patamar interessante e a qualidade de construção era boa, considerando ser de plástico.

Um ano depois, o Redmi 3 chega com “roupagem nova”, muito mais bonito e com características pouco comuns para um smartphone de 150€. É um smartphone Dual-SIM LTE, construído integralmente em alumínio com arestas arredondadas, tem um ecrã de resolução 720 x 1280 píxeis IPS de 5″ e traz um SoC Snapdragon 616, um octa-core composto por um quad-core a 1,5 GHz Cortex-A53 e outro a 1,2 GHz Cortex-A53. Está disponível apenas na versão de 16 GB de armazenamento interno com 2 GB de memória RAM e em 3 cores diferentes: prateado, cinza escuro e dourado.

redmi_3_unboxing_2

Além da novidade nos materiais de construção, o Redmi 3 também se destaca nas câmaras, agora com a traseira de 13 MP e a frontal de 5 MP, e na enorme bateria de 4100 mAh, onde no seu antecessor era de apenas 2200 mAh.

Vídeo de unboxing

Especificações

  • Ecrã: 5″ de resolução 720 x 1280 píxeis, 294 ppp
  • Dimensões: 139,3 x 69,6 x 8,5 mm
  • Peso: 144 g
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 616, CPU 2x Quad Core, com 1,5 GHz Cortex-A53 e 1,2 GHz Cortex-A53
  • GPU: Adreno 405
  • Memória RAM: 2 GB
  • Memória interna: 16 GB
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot, Bluetooth 4.1 A2DP
  • Câmaras:: traseira de 13 MP com flash LED e frontal de 5 MP 1080p
  • Sistema Operativo: Android 5.1.1 Lollipop, interface MIUI 7
  • Bateria: 4100 mAh não removível
  • Cores disponíveis: prateado, cinza escuro e dourado
  • Preço: 115€ na HonorBuy

A primeira impressão de utilização foi muito positiva, aliás, como tem vindo a ser normal na Xiaomi. A qualidade dos acabamentos, a qualidade do ecrã (mesmo sendo 720p em 5″), o desempenho e o conforto que dá ao tê-lo na mão são características pouco comuns em smartphones de 150€.

Nos próximos dias será sujeito a uma utilização intensa onde todos os pormenores serão apresentados na análise. O Redmi 3 está disponível na HonorBuy com envio a partir da Europa, sem risco de passagem pela alfândega. Aproveite ainda o voucher PPLWARE no valor de 5€.

Xiaomi Redmi 3

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Xiaomi ja me conquistou a 2 anos, cada modelo novo com specs de topo a precos low cost. Esta bateria deve dar no minimo para 2 dias uso intensivo ou 3 dias de uso normal.

    O que mais gosto na marca é que continuam a lançar updates para os seus primeiros modelos.

    1. Avatar de Fábio Macedo
      Fábio Macedo

      Sim! Tenho um e confirmo.

      2 dias intensivos. 3 dias à vontade de uso normal. 🙂

      Excelente máquina.

      1. Avatar de Fábio Macedo
        Fábio Macedo

        *Queria dizer tenho um Redmi note 3

        1. Avatar de Paulo Pinto
          Paulo Pinto

          Tens que me dizer como isso é possível, tenho um e a bateria nem de perto dura isso. 2 dias de uso intensivo, nem por sombras. Não brinques com a malta.

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            o meu redmi note 2 às 23h só tem cerca de 20% e não tenho após em segunda plano nem GPS ligado nem wi fi nem dados móveis… desde que ele veio no dia 7 se não estou em erro que não há um dia que não o meta a carregar

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tambem tenho um redmi note 3, e dura na boa 2 dias com uso a fora do normal.

          Atenção que o Note 3 tem uma bateria de 4000mAh, tem mais capacidade que o do note 1 e do note 2.

          1. Avatar de Carpints
            Carpints

            O meu redmi note 2 que anda sempre com wifi/4G ligado a bateria dura quase quase 2 dias,e devido a negócios estou sempre a usar mail,olx, e facebook messenger.É muito bom equipamento,até eventualmente me desiludir a Xiaomi passou a ser a minha marca de eleição para telemóveis.

        3. Avatar de Jackson
          Jackson

          Cara onde vc comprou o seu? Quanto vc pagou? N teve problema de importação não? Comprei um pela gearbest n sei se esse site é bom

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fico a aguardar a análise de performance mas se nos próximos 3 meses não sair para o mercado nada da xiaomi será de certeza este o escolhido.

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Pena não haver versão dark grey na honorbuy, com envio a partir da EU… será que irá estar disponível daqui a algum tempo?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, em breve deverão estar todas as versões disponíveis.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        e o MI5 é para quando ?

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Tudo indica que será lançado a 24 de Fevereiro. Contamos tê-lo para análise poucos dias depois.

  4. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Boas, mais um artigo TOP aqui no PPLWARE

    Que loja recomendam para fazer a aquisição deste aparelho? Uma em que a garantia funcione, pois já ouvi horrores de algumas lojas online.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    O 4G funciona em Portugal (Lisboa) ?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, funciona. Apenas não é compatível com o 4G de longo alcance, que existe fora dos grandes centros, na frequência de 800 MHz (banda 20).

  6. Avatar de Jose
    Jose

    O preço que me aparece é de 156€.. Sei que não é muita diferença, mas quando falam dos 140€ são na verdade os 156€?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      O preço em dólares é 165$, convertido aqui dá 152,xx€. O valor em € no site é mais elevado, devido às flutuações da moeda.

      1. Avatar de Carolina
        Carolina

        Sim, mas depois o paypal ainda cobra taxas de conversão, por isso mais vale comprar em euros, não? Já agora aproveito para dizer que o valor dos portes do site é excessivo.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          É um pouco alto, sim. Cerca de metade é relativo a taxas de importação e a outra metade são os portes em DHL, que chega cá de um dia para o outro (em áreas não remotas).

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Amigos, tantos modelos com caracteristicas iguais, qual dos modelos para comprar com melhor desempenho, o Redmi Note 3 com 3GB ram ou existe algum melhor ?

    Obrigado

  8. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    não confio em marcas chinesas

    1. Avatar de Jos
      Jos

      Continua a desconfiar, gosto bastante de brincar com pessoas com smartphones de “boas marcas não chinesas” bem mais caros mas com performance igual ou pior 🙂

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Sim e que são feitos no mesmo local que os Miaomi’s e ZTE’s e por ai fora…
        Em portugal é xique pagar um balurdio pelar marca…

    2. Avatar de eRRe
      eRRe

      Pois ficas a saber que são a 2a maior marca a nível mundial e só vendem (oficialmente) na China/Índia/Bangladesh.

      Fala-se do que se sabe, do que não se sabe, primeiro testa-se e depois tiram-se conclusões.

      Feliz dono de um RedMi 1S e de um Mi4C.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        também vende no brasil acho 🙂

        1. Avatar de Pedro Simões
          Pedro Simões

          vende sim eu tenho um redmi 2 PRO, 2GB ram 16 mem. interna e 1.2quadcore. Mas não tem loja física.

      2. Avatar de Roberto Rodrigues
        Roberto Rodrigues

        Olá boas,
        Que tal é o mi4c a trabalhar, estou muito inclinado a comprar esse em vez do redmi 3, devido ao processador.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      E estás no teu direito.

      Mas a confiares em alguma é huawei e xiaomi. Eu já me rendi à qualidade da xiaomi.

    4. Avatar de Boss
      Boss

      Eu não confio em marcas.

      1. Avatar de Whooper
        Whooper

        Xiaomi não é marca branca!!!!

        1. Avatar de Boss
          Boss

          Quem falou em branca?

    5. Avatar de Jsp
      Jsp

      Enfim mais um comentário dito à-toa… Olha Experimenta depois vem aqui dar a tua opinião seja boa ou má nos todos agradecemos.

      Cumprimentos

  9. Avatar de Knight rider
    Knight rider

    Tive mesmo para encomendar a versão Pro, mas, como só está disponível dentro de dois meses vou esperar para as reviews. Fico a espera @Pplware ☺

    1. Avatar de Quatrodas
      Quatrodas

      Quais as diferenças entre o Xiaomi Redmi 3 e o Xiaomi Redmi 3 Pro???
      Obrigado

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Apenas existe a versão Pro do Redmi 2.

          1. Avatar de AS
            AS

            Xiaomi Redmi 3 ≠ Xiaomi Redmi NOTE 3

    2. Avatar de Carolina
      Carolina

      Acho que estás a confundir com o Redmi NOTE 3. Este por enquanto ainda não tem versão pro.

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Ele refere-se ao Redmi 2, que tem a versão Pro.

        1. Avatar de Knight rider
          Knight rider

          Pois acho que entendi mal, com tantas versões uma pessoa fica um pouco baralhada, :). então é assim eu estava a referir me ao redmi note 3 pro. É esse que tenho em vista

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Sim no dia da vossa review eu faço a encomenda.
    Até porque este Redmi 3 tem o que acho necessário.

  11. Avatar de Diogo Gomes
    Diogo Gomes

    Ola pessoal,
    o meu já vem a caminho.
    Vamos ver.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Boas

      Desculpa a pergunta, mandaste vir de onde?

        1. Avatar de jaime
          jaime

          Bom dia
          Quanto pagas-te ao todo. Telemóvel e portes?

          1. Avatar de Diogo Gomes
            Diogo Gomes

            Com portes, película e desconto “PPLWARE” ficou por “Total: $202.98 “

  12. Avatar de tiago
    tiago

    Boas a nível de qualidade preço qual o que acham que deva comprar, pela vossa experiencia?.

    Queria dar o máximo de 200€, o que aconselham?

    Obrigado

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Meizu M2 Note!!! 😉

  13. Avatar de tiago andrade
    tiago andrade

    dentro da gama xiaomi qual o que aconselham?
    obrigado

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Gostaria de saber se está em Português?

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      A grande vantagem do android e que tu escolhes a lingua. acho q o iphone imitou lol

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Mas não é o caso do MIUI. A ROM chinesa traz apenas chinês e inglês, que é o caso. A Global já traz PT-BR mas ainda não está disponível. Depois existem outras traduções feitas pelas comunidades, que podemos usar à vontade.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Atenção que tens que seguir os passos que a XIAOMI aconselha para não perderes a garantia 🙂

        2. Avatar de Diogo Gomes
          Diogo Gomes

          E a instalção ” morelocate 2″ não funcionará? Normalmente funciona nos outros equipamentos.

          1. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Por acaso nunca testei. Vou ver e depois dou feedback.

        3. Avatar de eRRe
          eRRe

          há sempre a xiaomi.eu, que é o melhor dos 2 mundos 🙂

          tem traduções e google apps de origem, mais as chinesices todas 😀 e dependendo da versão (dev ou stable) actualizações semanais e root (dev rom).

        4. Avatar de Diogo Gomes
          Diogo Gomes

          Caro Hugo,
          recebi ontem o meu belo equipamento. Muito Bom.
          instalei aplicação, configurei.
          Conclusão:
          as aplicações ficaram todas em pt-pt. contudo o MIU7 continua todo em inglês. Vamos ver depois o desenvolvimento.

          1. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Uma versão com múltiplos idiomas deverá estar para breve.
            Também estou a gostar muito deste Redmi 3. Como utilizador de um Mi 4 desde há muito, não há grandes diferenças. É mais ergonómico e confortável agarrar, tem mais autonomia, é (quase quase) tão rápido como o Mi 4 e a resolução inferior no ecrã (720p face ao 1080p) é praticamente imperceptível. Produz mais brilho que o Mi 4.

            Dos que já usei com MIUI baseada em Android 5.1, notei sempre alguma falta de optimização. Neste Redmi 3 não noto isso. Está muito bom.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Diogo, quando dizes instalei aplicação e configurei, qual aplicação que instalou?

            Obrigado

          3. Avatar de Diogo Gomes
            Diogo Gomes

            Rui,
            instalei o morelocate 2.
            *****
            Redmi 3 the best!!! sem palavras. Bateria um máximo. Recebi na 5ª (50% de bateria) e só carreguei no sábado a noite…

          4. Avatar de Paulo S.
            Paulo S.

            Diogo, o meu chegou hoje, e fiquei curioso em saber como fazer isso da modificação, será que podes aconselhar aonde ir buscar ou algum sitio com tutorials, uma coisa assim parecida, para se ir aprendendo com segurança?

            Desde já agradecido.

  15. Avatar de Antonio Simoes
    Antonio Simoes

    Entre este Redmi 3 e o Redmi Note 2 qual é a compra certa?
    E comprando pela Honorbuy a quanto fica os portes de envio?
    Obrigado

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Um tem um score de 30.000 o outro tem um score de 50.000, no antutu, agora o novo note 3 pro tem um score perto dos 80.000 no antutu.

      A nivel de capacidade de bateria este redmi 3 deve bater todos os outros xiaomi.

    2. Avatar de Paulo S.
      Paulo S.

      Boas.
      Eu depois de ler este unboxing, fui para a compra na Honorbuy e a compra ficou pelo os 185€ e qualquer coisa (+ uns extras).
      O silver é o mais barato que as outras cores e os portes de envio ficam no valor de 25€ e qualquer coisa, com um tempo de entrega de 1-5 dias senão me engano.
      Havia outros portes, um era mais barato, ficava por 18€ e qualquer coisa, mas demorava muito tempo.
      Eu preferi a DHL.

      Cumps

      1. Avatar de eRRe
        eRRe

        DHL têm fama de parar muito na alfândega. Os 3 Mi’s que comprei vieram todos da technospain, e, obviamente, nunca tive problemas com alfândega.

        1. Avatar de Paulo S.
          Paulo S.

          Bem, espero que não, mandei vir por este site em confiança da última parte que está escrita pela PPW.
          No transporte dizem que será entregue na 3ª-Feira, vamos lá ver o que isto vai dar.

  16. Avatar de antonio
    antonio

    so um contra s.o. se fosse win10

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      ou ios….. ninguem comprava.

  17. Avatar de Nelson Terme
    Nelson Terme

    Ótimo Unboxing.

    Espero que chegue logo aqui no Brasil…

    Muito obrigado.

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde,

    Qual o melhor Smartphone até 220€, e se for uma marca chinesa. qual a melhor forma de o comprar?

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu gosto bastante da Xiaomi mas não percebo porque este modelo não trás qualquer proteção a nivel de ecrã… Não faz sentido nos dias de hoje…

    1. Avatar de eRRe
      eRRe

      hás-de dizer qual é a marca que dá protecções de ecrã de borla 😉

      os meus Xiaomi’s vieram todos com capinha (marca branca nos RedMi 1S + películas baratuxas) oferecidas pela loja onde comprei (technospain), o meu Mi4C veio com protecções da nillkin (vidro temperado e protecção do chassi num plástico maleável que não se cola e não sei o nome) pagas à parte, a loja não ofereceu nada neste modelo mais caro :\

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Na gearBest dizem:
    This phone comes with multi-language. We hope you enjoy shopping here with us.”

  21. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Honorbuy

  22. Avatar de Helio
    Helio

    Boas, comprei um redmi note 3 mas não abre App nenhuma. Sabem se tem a ver com a ROM? Alguns vem com a ROM chinesa mas deveriam vir com a ROM indiana certo? Comprei pela fnac online mas o fornecedor é a smart geek. Sabem resolver isto facilmente? Obrigado

  23. Avatar de Rafael
    Rafael

    Hugo,

    a resolução do ecrã não é pequena demais? nota-se ao utilizara que a qualidade da imagem não é boa?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      À distância que costumo estar do ecrã, não noto diferença significativa face ao Mi 4 que uso há mais de 1 ano. A utilização é confortável e o brilho e reprodução de cores do ecrã são muito bons.

  24. Avatar de Rui
    Rui

    O telefone vem com googleaps instaladas?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, traz a Play Store e o Google Play Services.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Para quando em português?

      2. Avatar de JF
        JF

        Informo que não trás googleaps instaladas nem permite instalar

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Se não tem, é claro que dá. Precisas de ajuda?

          1. Avatar de JF
            JF

            Sim, por favor.
            Obrigado.

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Há (pelo menos) duas formas de o fazer.
            A partir da Mi App Store:
            – Abrir a Mi App Store e pesquisar por “Google”.
            – Seleccionar o loja Baidu, com símbolo azul em forma de pata de animal e com as letras ‘du’.
            – Surge uma app com o símbolo da Play Store da Google. Basta carregar Install, depois Launch, depois carregar no botão circular azul e esperar que tudo seja instalado.

            A partir da instalação directa dos apk:
            Instalar um a um, por ordem, cada um dos seguintes .apk:
            1. Google Services Framework
            2. Google Account Manager
            3. Google Play Services
            4. Google Play Store
            5. Google Play Services
            6. Google Contacts Sync

            Para sincronizar o calendário Google, instala a app Google Calendar. O serviço fica a funcionar e pode ser usado pela app Calendar do MIUI.

          3. Avatar de JF
            JF

            Obrigado pela ajuda.
            O google aps já funciona.

        2. Avatar de Paulo S.
          Paulo S.

          Tem pois, está numa pasta que não me lembro do nome, a dizer 1, 2, 3, 4 e 5.
          Em cada pasta com o respectivo número tem as cenas do google.
          Começas é do primeiro e acabas no 5º.
          Eu também fiquei um pouco perdido quando fiz-lhe o reset e depois lá descobri isso.

          1. Avatar de JF
            JF

            Obrigado, mas não consegui encontrar as pastas identificadas.

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    Smartphone interessante, a Honorbuy da garantia e o serviço pós venda e eficaz?

  26. Avatar de Rui Moutinho
    Rui Moutinho

    Boas, estou na duvida entre este Redmi 3 e um Wiko Fever… sei que este é mais barato do que o fever, no entanto não dispenso a vossa opiniao. Aquelas apps em chinês dão para desinstalar ou temos de as ter sempre no telemovel?

  27. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Ao pessoal que que tem um Xiaomi, alguma vez já aconteceu-vos isto.
    Estava muito bem com o RedMi 3 a ver netflix e puff, black screen e não consigo fazer nada dele agora.
    Está a carregar à 10 mnts, pensando eu que é da bateria, mas acho estranho, pois tinha 54%.
    Carrego no botão para ligar e nada.
    Os botões de som fazem o som de aumento de volume.
    Não sei como resolver isto, pois neste télélé, não consigo tirar a bateria.

    Algum conselho ou ajuda?

    1. Avatar de JF
      JF

      Tenho um redmi 3 com o mesmo problema. Agradeço p.f. que me informe se encontrou a solução?

      1. Avatar de Paulo S.
        Paulo S.

        JF, o meu e-mail é comics.scanned@gmail.com , manda-me um mail que eu vou te dar as informações todas possíveis para o mandares para a garantia, que foi o que me aconteceu a mim.
        Mas dou-te a informação toda que eles vão perguntar, para não ficares 3-4 semanas com perguntas e respostas de despiste, como eu fiquei.

  28. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Boa tarde, do que percebi, este telefone só poderá utilizar um cartão de memória externo, caso apenas utilize um cartão SIM.
    Também penso que ficamos com o problema de poder retirar a bateria quando o telemóvel bloquear e que até agora noutros telefones por vezes era a única solução.
    Dentro destes preços ( até 200€ ) para um XIAOMI 5″, Dual SIM e com a possibilidade de utilizar um cartão de memória em simultâneo, o que aconselhariam ?
    Andei à procura, mas não encontrei um quadro comparativo entre os diversos modelos da XIAOMI. É pena.
    Por fim, não acham que é preferível comprar um XIAOMI numa loja em Portugal ? Será que a pouca diferença de preço não compensa caso haja alguma avaria dentro do período da garantia ?
    Não estou com este meu comentário, a querer dizer que estes telefones bloqueiem ou avariem com facilidade, mas pode acontecer a qualquer um 🙂
    Obrigado desde já pelas vossas respostas.

    1. Avatar de Paulo S.
      Paulo S.

      Se conseguires numa loja real cá em PT e perto de ti melhor.
      Experiência própria, o meu RED tem sido uma dor de cabeça na parte da garantia.
      Ele avariou passado quase 1 mês e já lá vai quase 2 semanas de e-mails com o suporte da HB e só pedem é mais informações e e vídeos que vão para o técnico deles e nada.
      RedMi3 avariado à 2 semanas, quando tem que ir arranjar, pois o lcd apagou do nada e a bateria sem fazer nada, despeja num instante.

      Com isto dito, não quero dizer que o suporte seja mau, simplesmente acho que é lento e não tendo a certeza aonde vai chegar.
      E também não quero dizer que isto aconteça a todos, simplesmente tive azar com as minhas primeiras andanças na marca Xi.

      Com o RedMi3 não podes tirar a bateria e o slot de cards é dual sim ou one sim+1 sd card, não podes ter os 3 ao mesmo tempo.

  29. Avatar de Diogo Gomes
    Diogo Gomes

    Acabou de sair a rom multi-língua.
    Vejam aquim como fazer a instalação da rom
    http://www.honorbuy.com/forum/thread-360041-1-1.html

    1. Avatar de JF
      JF

      Bom dia,
      Não consigo instalar a ROM ora identificada no Readmi 3.
      O STEP 4 não funciona! – “Decompile and install the ROM flashing tools after downloading is completed (if there’s a security prompt, please select Allow).Open MiFlash.exe and paste the address copied in the last step into the address bar. Click on the first button to Refresh, and MiFlash will automatically recognize the phone. Then click the second button to flash.”
      Parece que o MIFLASH não reconhece o telemóvel.
      Será que alguém me pode ajudar?
      Obrigado.
      JF