LAN Party: Aprenda a instalar um servidor de comunicações

32 Comentários

O gaming está hoje focado na vertente online e nesse sentido é importante que todo o ambiente de jogo seja criado. Ontem apresentamos aqui o popular TeamSpeak 3, uma plataforma de comunicação para os jogadores que oferece várias funcionalidades interessantes. como por exemplo a baixa latência, suporte para dispositivos iOS e Android, comunicações seguras, etc.

Hoje ensinamos a instalar o Servidor do TeamSpeak numa máquina com Ubuntu.

teamspeak


O TeamSpeak é uma plataforma de comunicação de voz (cliente e servidor) que permite aos utilizadores comunicarem entre si entre outras acções.

Esta plataforma pode ser usada obviamente em outros cenários mas, as características que inclui fazem com que seja uma boa solução para o mundo gaming.

Como instalar o servidor TeamSpeak no Ubuntu?

Apesar de aparentemente ser uma tarefa complexa, a verdade é que instalar o servidor TeamSpeak num Linux é algo bastante simples. Para tal devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Obter o Servidor do TeamSpeak

Para obter a última versão do TeamSpeak 3 basta que o descarrega da página do projecto aqui.

teamspeak

Passo 2) Descompactar

Para descompactar o servidor basta usar o seguinte comando

tar xvzf teamspeak3-server_linux-amd64-3.0.11.4.tar.gz

teamspeak

Passo 3) Executar o TeamSpeak

Para executar o TeamSpeak, devem aceder à descompactada (cd teamspeak3-server_linux-amd64/) e em seguida executar o comando

./ts3server_startscript.sh start

team_03

E está feito, o servidor está neste momento a ser executado na máquina.

Para testar se tudo funciona, vamos descarregar o cliente  (brevemente vamos ensinar a configurar os clientes) na mesma máquina e indicar o endereço do servidor, um nickname e a password do servidor.

team_05

Em seguida indicamos a Privilege Key que foi fornecida quando arrancamos o servidor

team_06

Se tudo estiver correctamente configurado, o cliente deverá ligar-se ao servidor sem problemas. Casa pretendam experimentar com outras máquinas não se esqueçam de indicar o servidor IP (privado ou público) do servidor.

teamspeak

Nota: No caso de pretenderem aceder ao servidor do exterior (tendo este um IP público ou mapeado no router) e caso tenha o iptables activo, não se esqueçam de abrir os portos necessários:

iptables -A INPUT -p udp --dport 9987 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p udp --sport 9987 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 30033 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 30033 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 10011 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 10011 -j ACCEPT

Caso tenham alguma dúvida ou dificuldade em ter a plataforma a funciona deixem as vossas dúvidas nos comentários. Boas jogatanas””!

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de clau
    clau

    alguém sabe me dizer se uma encomenda vinda do reino unido para na alfandega?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não , só de países fora da UE

  2. Avatar de clau
    clau

    “mount -t nfs -o proto=tcp,port=2049 :/ /mnt”

  3. Avatar de SubZ3r0
    SubZ3r0

    Caso pretendam já feito IP: ts3.ymb.pt , podem utilizar o site com o mesmo dns http://ts3.ymb.pt para criar salas ou alterar os vossos servergroups.

    Good Gaming []

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Podiam tambem explicar como adicionar uma licensa de 512 slots para o pessoal que queira mais espaço.

    1. Avatar de Tecnoids
      Tecnoids

      Mas isso é preciso pagar …

    2. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Para efectuares isso tens que pedir uma NPL aqui: http://npl.teamspeakusa.com/ts3npl.php

      Se seguires as ‘regras’ quanto à atribuição de licenças sem fins lucrativos eles enviam uma e depois podes ‘carregar’ no server folder.

  5. Avatar de Roberto
    Roberto

    Podiam ensinar a fazer era com o Windows, é que ninguem usa o linux para jogar… so se tiver um pc a fazer só o server

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Okapa, vamos tratar de tutorial.

      1. Avatar de Roberto
        Roberto

        Muito obrigado 😀

  6. Avatar de Gonçalo Fialho
    Gonçalo Fialho

    Alguém faz ideia de como obter uma non profit license?

    1. Avatar de NPAfonso
      NPAfonso

      a. Go to http://npl.tritoncia.com/ts3npl.php
      and fill in your information. In approximately 1 hour
      you’ll receive an e-mail with your non-profit
      “licensekey.dat” file attached.

      aqui: http://forum.teamspeak.com/threads/63164-Complete-guide-to-setup-a-TeamSpeak-3-Server-on-Windows-desktops

  7. Avatar de Dinis
    Dinis

    So acho que o título está mal: se é uma LAN PARTY então não é preciso um servidor de comunicações. Gritar uns com os outros ao vivo é muito mais interessante…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      😀 És expluso…só podes dar gritos de guerra 😀

  8. Avatar de Josué Faria
    Josué Faria

    Interessante, que maior parte dos jogos já tem sistema de voice no jogo.
    A vantagem de usar um por fora é para fazer batota: típico dar a posição do inimigo quando se está morto…
    Depois há acusação de cheats… mas estão é a usar auxiliares externos ao jogos (básicamente um cheat).

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Mas repara que ainda há muitos que não têm. E o pessoal já usa isto há séculos, por isso esse argumento não é válido… e btw também há clientes de voz dentro dos jogos só para o squad em que também dá para fazer isso…

      1. Avatar de Josué Faria
        Josué Faria

        Falo do Counter-Strike:
        Quando morres não falas com os teus colegas.
        Com o Team-Speak falas sempre. = Cheat.
        Se ficarem 1×1, se um deles puder falar com os colegas “mortos” facilmente elimina o outro jogador.
        Quem tiver a assistir parece um sexto sentido “como ele sabia que estava ali?” depois surpreende-se que lhes chamem cheaters.

        1. Avatar de NPAfonso
          NPAfonso

          Hmmm… So deve jogar DM ou casual, isso não acontece em competitivo 😉

          1. Avatar de Josué Faria
            Josué Faria

            Isso acontece em todos os servidores públicos… todos os dias.

        2. Avatar de Dinis
          Dinis

          Eu jogo muitas vezes com vários amigos em casa e lembro-me que no CS Source havia um mod que escurecia o ecrã dos team mates que estava no mesmo IP mas tirando isso quer com team speak (ou outro software de comunicação externo ao jogo), quer com todos numa casa a jogar, dá para “cheatar” mesmo em competitivo… se tiveres três pessoas a olhar para o radar e a ouvir pegadas tens mais hipótese do que se fores só tu e ainda por cima envolvido no combate. No modo casual ainda é pior porque eu posso rodar a câmara e ver as costas do teammate. Posso também mudar a equalização do som de modo a que certas frequências ouçam-se mais que outras (ie: amplificar os passos). Ou drivers gráficos que retiram as texturas. Ou drivers de som que aumentam os passos… Estes são problemas e desafios do gaming competitivo online. O que é facto é que, em finais e eventos que sejam em LAN, os melhores jogadores MATAM sem “xites” portanto a “xite” é para indivíduos medíocres que nunca vão a lado nenhum.
          Só um pequeno apontamento: acham que falar com os outros em teamspeak é uma “xite” ou um “exploit”? Apesar de lhe ter chamado “xite” estou mais inclinado para o “exploit” uma vez que as características do jogo não são alteradas. Por outro lado, “exploit” costuma ser quando se usa o jogo de uma maneira que não estava prevista pelo programador para obter uma vantagem (o que também não parece se aplicar aos programas de comunicação externos)…
          Que acham? Precisamos de uma palavra nova para definir o uso de um programa de comunicação de forma dúbia?

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já tenho um servidor de Teamspeak3 no meu Pc (windows) a algum tempo, dá bastante jeito 🙂 Muito bom tutorial p quem queira instalar em Linux.

  10. Avatar de Diogo Martino
    Diogo Martino

    Para quem tem um grupo de amigos (10-30) e estiver a pensar comprar um servidor, não compre num host “normal” de gameservers, etc. No meu caso cada um deu 1-2€ e compramos uma VPS durante 2 anos com 28€. Já aguentou 50 pessoas no servidor sem lagar. E no caso de uma VPS há uma liberdade total, coisa que não há num servidor comprado só para aquilo.

  11. Avatar de Francisco Silva
    Francisco Silva

    Olá a todos venho mostrar um novo programa gratuito melhor que TeamSpeak 3.
    Discord é um novo programa de de comunicação gaming que pode ser usado no em todos os sistemas operativos, smartphones e também no browser.

    Podem testar https://discordapp.com/

    1. Avatar de Jean
      Jean

      Não vi teu comentário, acabei de postar a mesma coisa, realmente muito bom.

      1. Avatar de Francisco Silva
        Francisco Silva

        Na boa Jean, temos de mostrar a comunidade portuguesa gaming que precisam tanto destas para jogar e a vantagem em usar o Discord é que não tem IP & DDoS Proteção.

  12. Avatar de Jean
    Jean

    Existe um concorrente do TS que é o Discord eu utilizao para jogar com meu time CS e funciona muito bem, não é necessário criar servidor pois tu cria nele mesmo, e é free também.
    https://discordapp.com/

    1. Avatar de Nuno Machado
      Nuno Machado

      Free?
      Hoje em dia ninguém dá nada a ninguém. A partir do momento em que aceitas os termos e condições do Discord, estás a expor os teus dados, ou seja, apesar de não pagares monetariamente pagas com os teus dados “que valem muito”.

      Com o teamspeak isso não acontece!

      Eu também não quis estar dependente de provedores de TeamSpeak, porque as licenças são um pouco dispendiosas para uma comunidade média/grande, aluguei uma VPS 5€/mês e adquiri uma Non-Profit License, que me disponibiliza 512 slots.

      A minha licença vai fazer 2 anos de atividade sem nunca ter qualquer problema, sendo a comunidade ativa a renovação é automática.
      Só recorri ao suporte quando mudei de VPS, porque teria de informar a mudança do IP.

      Quanto aos pontos negativos do TS3, será a sua UI um pouco antiquada relativamente aos dias de hoje e também a configuração de permissões demasiado complicada.

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Em portugal, podemos optar pela http://overweb.pt/ Servidores de TeamSpeak 3 barato