Apple processada por violação de patentes no Siri

30 Comentários

O Siri foi um dos maiores sucessos da Apple nos últimos anos. Este seu assistente virtual garante aos utilizadores uma experiência mais facilitada do iPhone e do iPad, ao mesmo tempo que fornece muita informação útil.

Mas uma empresa norte-americana está agora a acusar a Apple de ter usado no Siri tecnologia já patenteada, dando à Apple a provar o seu próprio “veneno”.

siri_1

Uma das formas que a Apple usa de maneira recorrente, para controlar a sua concorrência e evitar que estes usem as suas tecnologias, é através do registo de patentes e dos processos em tribunal sempre que surgem similaridades.

A empresa Dot 23 está agora a acusar a Apple de estar a usar no Siri três das suas patentes, registadas anos antes da Apple colocar no mercado o seu assistente pessoal.

Estas três patentes, com os números 6,917,802, 7,245,903 e 6,405,029são referentes a sistemas similares aos utilizados no Siri da Apple e são uma parte importante do próprio sistema da Apple. Foram registadas entre 2002 e 2007 e passaram para as mãos da Dot 23 em Setembro do ano passado.

siri_3

As patentes violadas

Em resumo, as patentes 802 e 029 são sobre um sistema de marcação que tem a capacidade de reconhecer e processar caracteres numéricos falados. A patente 029 cobre ainda um sistema com baixa interacção com os utilizadores e que recebe informação de um sistema automatizado. Esta é uma função reconhecida no Siri sempre que o utilizador indica que pretende que seja marcado um número.

A patente 903, por outro lado, refere-se a um serviço de informação que faz uso da localização geográfica dos utilizadores para lhes fornecer informação. Associando-se ao Siri, este assistente consegue dar informação aos utilizadores, em função da sua localização geográfica e sempre que um utilizador assim o pede.

siri_2

Este processo irá agora ser investigado e avaliado pelo tribunal, pretendo a Dot 23 que lhe seja pago um valor referente a perdas, com juros associados. A queixa refere o iPhone 4, 5 e 6 como sendo os modelos que violam estas patentes.

A documentação que deu entrada, relativa a este processo, é já pública e pode ser consultada e verificada abaixo.

A Apple está agora a provar e a ter contacto com a forma como trata as empresas concorrentes, sempre que estas usam tecnologias similares às suas, recorrendo sempre aos tribunais e às suas patentes para impedir as vendas dos equipamentos.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    A Apple viola todas as patentes do relógio do Dick Tracy de 1920…
    Esta é boa!… concretamente o que é que foi violado? A patente é uma descrição vaga de um sistema que recebo coordenadas e informa… hehhehe.

    Vou patentear um sistema de transporte espacial que utiliza um propulsor iónico e antigravítico…e agora ninguém mais vai poder fazer isto!…têm é que lhe chamar outro nome…

  2. Avatar de kadu
    kadu

    FG… Essa Apple já irrita com as patentes!! Só por gozo A comunidade GNU/Linux devia patentiar tudo para uso unico e exclusivo da comunidade e ficar a ver a Apple a ficar sem ideias inovadoras e a MS a voltar ao look win98… Esses gajos sao um entravo á evolução…

  3. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Não espanta a noticia

  4. Avatar de Alex Fabiano Longo
    Alex Fabiano Longo

    só lembrando que a Apple já usou uma bandeira pirata e começou seus sistemas pirateado da xerox

    1. Avatar de JBM
      JBM

      a Apple estabeleceu um acordo com a Xerox, por isso não pirateou. E a bandeira pirata era duma disputa entre equipas dentro da Apple nos anos 80, contra alguma cultura burocrática que havia na companhia

      1. Avatar de int3
        int3

        foi um acordo esforçado quase obrigados a assinar da parte da xerox…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          o quê? A Apple fez um acordo bem cedo com a Xerox, anos antes de lançar os seus sistemas.

          1. Avatar de Macedo
            Macedo

            Meu amigo não houve acordo quanto ao uso do GUI, na altura a Xerox é que não sabia sequer o que tinha e não havia a patents trolls, como a Microsoft fez o mesmo a APPLE… Mas os fans APPLE lembram-se bem deste episódio e esquecem-se facilmente da Xerox e dizem que houve “acordo”… A APPLE é muitas vezes uma patent troll e como dizem, quem com “ferro mata, com ferro morre”
            Tem aqui o link da notícia de 1990 do “acordo”: http://www.nytimes.com/1990/03/24/business/most-of-xerox-s-suit-against-apple-barred.html

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Macedo,
            A Apple em 1979 entrou em acordo com a Xerox, licenciando várias das tecnologias que esta tinha desenvolvido para computadores. A Xerox obteve retorno por esse acordo e pelo licenciamento.

            O caso que indicas foi uma questão de copyright (não de patentes) em virtude da Apple ter processado a Microsoft por causa do Windows também por copyright. A Xerox queria defender a sua posição e achava que a Apple não teria direito a copyright sobre o seu GUI (o GUI da Apple).
            Quem ler o processo verifica até que a Xerox nunca chega a acusar a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não ganhou o caso e desistiu de apelar.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Macedo,
            A Apple em 1979 entrou em acordo com a Xerox, licenciando várias das tecnologias que esta tinha desenvolvido para computadores. A Xerox obteve retorno por esse acordo e pelo licenciamento.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            O caso que citas foi 1 processo de copyright (não de patentes) em virtude da Apple ter processado a Microsoft por causa do Windows também por copyright. A Xerox queria defender os seus direitos e achava que a Apple não teria direito a copyright sobre o seu GUI (o GUI da Apple).
            Quem ler o processo repara até que a Xerox nunca acusa a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não ganhou o caso e acabou por não apelar.

          5. Avatar de Poeta
            Poeta

            Fez “acordo”? O acordo foi mostrar durante 3 dias os laboratórias da Xerox Parc e o que andavam a fazer em troca da opção em comprar 100.000 ações da Apple… Não foi em usar o GUI da Xerox Parc, por isso o processo de 1990. A Microsoft fez o mesmo, quando viu o que a Apple andava a fazer, numa famosa visita de Bill Gates “fez acordo” e lançou o Windows primeiro… Incríveis, estes acordos 🙂 Porque achas que a Microsoft nunca foi processada por copiar “ideias” da Apple, porque estas nunca foram da Apple…

          6. Avatar de Daniel
            Daniel

            JBM, lê a notícia e vê que não existiu acordo nenhum no que dizia respeito às denúncias da Xerox…

          7. Avatar de Narco
            Narco

            Até da pena, voce era capaz de ser escravo da Apple.
            Acho que é como o Donald Trump diz, a “Apple” podia dar um tiro em alguem que voce gostava e voce continuava a votar na Apple.

            Seja mais adulto.

          8. Avatar de Narco
            Narco

            Andas perdido rapaz, defendes uma marca, uma simples marca, como se fosse alguem da tua familia, e nem que sejam verdades tu ficas chateado.

            Tens familia, amigos? Abre os olhos, acorda para a vida.

          9. Avatar de JBM
            JBM

            Poeta,
            documenta-te melhor sobre o que esse acordo envolveu e sobre o licenciamento que a Apple fez, de por exemplo o SmallTalk, etc, etc. Vai ler sobre o conflito dentro da Xerox por causa do acordo, com o pessoal da Xerox Parc a tentar resistir ao que as chefias tinham decidido.
            Quanto à Microsoft ela foi processada, a Apple é que não conseguiu grande coisa, pois anedoticamente até tinha feito um acordo com a Microsoft de licenciamento de tecnologia para que ela desenvolvesse software para o Mac.

          10. Avatar de JBM
            JBM

            daniel,
            tu é que deves ler como deve ser a notícia até ao fim. 1º que tudo o processo centrasse em questões de Copyright, não patentes, 2º poderás ler nos últimos parágrafos que a Xerox nunca chegou a acusar a Apple de quebra de Copyright, o que queria era que a Apple não tivesse Copyright sobre o interface, achava que o Copyright era unica e exclusivamente seu.
            E se reparares a Xerox só entrou com este processo depois de a Apple ter ido atrás da Microsoft por questões de copyright, muitos anos depois do sistema da Lisa ter aparecido.

          11. Avatar de JBM
            JBM

            Narco, toma juízo.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          O processo que indicas foi por copyright (não patentes) e ocorreu por a Apple ter iniciado judicialmente outro processo contra a Microsoft pelo Windows também por copyright.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            A Xerox tinha intenção de defender os seus direitos e achava que a Apple não tinha direito a copyright do seu interface (o interface da Apple). Se leres o processo verás que a Xerox não acusa a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não venceu e acabou por não apelar.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Se leres o processo verás que a Xerox não acusa a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não venceu e não apelou.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Se leres o processo verás que a Xerox não acusa a Apple de quebra de copyright da Xerox. A Xerox não venceu e não apelou.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            A Xerox queria proteger-se e considerava que a Apple não podia ter copyright do interface (o interface da Apple).

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    A imaculada Apple… Ohhhhhhh, não…

    Agora INCHA apple!!!

  6. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    What goes around comes back around.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    “Hey Siri” quais são as tuas patentes?
    Não sei, ninguém disse nada.

  8. Avatar de Narco
    Narco

    Só podem estar a usar de má fé contra a Apple.

  9. Avatar de El Capitain
    El Capitain

    Não entendo por que é que o comentário não saiu da moderação….

    1. Avatar de El Capitain
      El Capitain

      Afinal saiu… Para o lixo!
      Foi por citar um parágrafo do vosso texto?