TeamSpeak 3 – Comunicação entre gamers através da Internet

40 Comentários

A área do gaming reúne actualmente milhões de utilizadores em todo o mundo. Os jogos online são hoje os preferidos dos jogadores e em termos de plataforma de comunicação a escolha recai normalmente sobre o TeamSpeak.

Vamos conhecer que funcionalidades oferece esta plataforma.

gamer_00


O TeamSpeak é uma plataforma de comunicação de voz (cliente e servidor) que permite aos utilizadores comunicarem entre si entre outras acções.

Esta plataforma pode ser usada obviamente em outros cenários mas, as características que inclui fazem com que seja uma boa solução para o mundo gaming.

Principais características

  • Baixa Latência
  • Comunicações seguras
  • Escalabilidade
  • Conectividade multi-servidor, com permissões
  • Personalização tanto ao nível do cliente como ao nível do servidor
  • Suporte para dispositivos com iOS e Android
  • Suporte para transferência de ficheiros

team_00

Num próximo artigo iremos ensinar a instalar o TeamSpeak, tanto a versão servidor como a versão cliente. Como alternativa ao TeamSpeak existe também o skype, que recentemente passou a esconder os endereços IP dos utilizadores e assim evitar ataques de trolls.

É jogador? Qual a plataforma que usa para comunicação com outros jogadores?

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GiGA
    GiGA

    Uso desde o TeamSpeak 2

  2. Avatar de JL
    JL

    Outra alternativa, e gratuita, é o Razer Comms.

    1. Avatar de rui
      rui

      Já é mais flúida? É que da última vez que usei, gastava-me bastante ram e processador (deixava-me o sistema lento que nem jogar em condições podia).

      1. Avatar de JL
        JL

        Sempre consegui jogar sem problemas, mesmo com overlay do Razer Comms.

  3. Avatar de Nelson Lima
    Nelson Lima

    Uso TeamSpeak e Mumble, depende.
    Interessante seria fazerem um comparativo entre os dois!

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      Qual é que gostas mais?

  4. Avatar de Simao
    Simao

    acho que e a melhor opção a nivel de tudo, facil de utilizar, configurar, utilizo todos os dias para este efeito ja desde do teamspeak 2, mal se nota na latencia do jogo, nunca utilizei o skype para este efeito.

  5. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    O Mumble também é muito bom. Com a vantagem de ser Open Source:
    http://www.mumble.com/

  6. Avatar de Nokia 3310
    Nokia 3310

    boas,
    eu usava TS3 mas agora passei a usar o Discord gratis e muito bom.
    Pings até 40ms mas de resto muito bom, facil de configurar e dá no browser; tlm; PC e Linux

  7. Avatar de maneca
    maneca

    Muito bom.
    E já agora instalação em Raspberry alguém já conseguiu?

  8. Avatar de RuiP
    RuiP

    Experimentem o Discord.

    1. Avatar de David
      David

      +1 Assim não precisam de andar a pagar TS com proteção DDoS, o Discord faz exatamente o mesmo (melhor na minha opinião) e é completamente grátis. Sei que existem servers TS grátis (ou salas) mas uso Discord à 7 meses e nunca mais usei Skype nem TS.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tenho de experimentar

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Estava a ver que ninguém falava de Discord, simplesmente brutal!

    4. Avatar de João Roda Antunes
      João Roda Antunes

      +1

  9. Avatar de clau
    clau

    Se mandar vir algo do reino unido como encomenda,ela será alvo da alfandega?

  10. Avatar de Rúben
    Rúben

    De facto é o melhor simplesmente pela personalização, permissões e organização.

    Administro uma comunidade no que diz respeito ao TeamSpeak e de facto, se não é o único, é dos únicos que permite fazer as distinções de jogadores, seja a nível de permissões, seja apenas a nível “informativo” (Níveis, stats, etc..).

    Depois para não falar da latência, velocidade de resposta, qualidade, etc..

  11. Avatar de Rudi
    Rudi

    É bom mas tem muitos problemas especialmente a nível técnico:

    – É possível alguém externo usar o TS3 server para fazer ataques DOS (falha de segurança grave).
    – Problemas em usar MariaDB se o servidor da DB não dar uma resposta rápida ao fazer um commit tende a fazer disconnect aos utilizadores.
    – O suporte do pessoal técnico no forum não é dos melhores, diria mesmo que não respondem sequer a possíveis bugs detectados no sistema.
    – não tem versão para ARM.

    isto leva a que se alguém quiser lançar um servidor com muitos clientes que seja obrigado a procurar um servidor com alguma valências para garantir um serviço continuo e sem baixas.

    Ainda não testei extensivamente foi o Mumble com muitos utilizadores mas é uma boa alternativa ao TS3, apesar de ser muito mais simples e menos apelativa visualmente, contudo tem versão ARM.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      “É possível alguém externo usar o TS3 server para fazer ataques DOS (falha de segurança grave).” não não é.. se estas a falar do IP do Teamspeak para dar DDoS e deixar o servidor de Teamspeak offline é natural.. é necessário ter conexão com a maquina que aloja o servidor teamspeak, não é falha nenhuma.

      O Teamspeak não exibe o teu IP, a menos que sejas um administrador incompetente e que deixes os IPs de todos os users expostos.. ou partilhes com alguem.. porque de resto é mais seguro que o Skype.

      Nisso falhaste.. não existe falha nenhuma.. se existe sê mais explicito e detalha.

  12. Avatar de clau
    clau

    se encomendar algo do reino unido,ela será parada na alfandega?

  13. Avatar de rui
    rui

    Usava RaidCall há um tempo atrás até saber dos “problemas”. Depois fiquei pelo skype pois não me apeteceu procurar outro. Mas desde que apareceu o discord que a minha ferramenta de eleição. Não volto para outro a não ser que este morra ou fique mau. E deixo uma sugestão ao pplware: fazerem um artigo sobre o Discord que é uma excelente alternativa.

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Agora estou a usar o discord

  15. Avatar de TiJoaquim
    TiJoaquim

    Boas.

    Eu costumo usar o TS3 à já vários anos, inicialmente para gaming, mas atualmente uso para ligações à distância mesmo. O Skype sempre está com problemas, seja crashes, bugs ou problemas de ligação, isto já para não falar que é uma lentidão até que a chamada comece a tocar no outro lado. Enfim, tentei o mumble por uns tempos mas nunca consegui ter a qualidade do teamspeak nem o som tão limpo, pois sempre se ouve o barulho de fundo. À uns dias atrás, devido a uma sugestão num comentário aqui em outro artigo no pplware decidi experimentar o Discord e, embora o programa seja 5*, infelizmente o lag para chamadas à distância é insuportável. Vou me ficar pelo Ts3 o qual nunca me falhou, só espero que o discord algum dia tenha melhores servidores ou um maior número deles.

  16. Avatar de Rui Gamer
    Rui Gamer

    Eu utilizo o skype para falar, é bastante fluido e muito melhor que o TeamSpeak.. para jogar Counter-strike Global Offensive notam diferença , devido à baixa lag, já com TeamSpeak fica a brekar por todos os lados

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Não digas asneiras o Skype utiliza o dobro do CPU e da RAM como é que podes dizer que é mais fluido que o Teamspeak? Quando o Teamspeak utiliza menos CPU? Eu quando vou jogar recuso-me a abrir o skype para falar, ou teamspeak ou nada feito!

      Agora dizeres que o Skype é melhor para “Gaming” não não é.

    2. Avatar de Diogo Martino
      Diogo Martino

      LOL. Skype > Teamspeak 3 em gaming? Vai sonhando 😀

    3. Avatar de Marvel
      Marvel

      Só podes ser Silver..

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Também sempre usei o TeamSpeak mas agora toda a gente está a usar o Curse

  18. Avatar de Firo
    Firo

    Podiam comparar o skype, o mumble, o ts3 e o que eu uso com os meus amigos, pois nao precisamos de criar servidores, curse voice

  19. Avatar de Jose
    Jose

    Roger Wilco, Team Speak, Ventrilo, Raid Call, Mumble, Skype usei esses todos mas o melhor é mesmo o Discord. Chat Channels ala miRC e salas para conversar. Grátis e sem latência.

  20. Avatar de Dinis
    Dinis

    Eu usei o x-fire e o raptor (agora amd gaming evolved) e nunca notei lag. Além disso contabilizam as horas de jogo, servem de cliente de vários programas de comunicação (face, mirc, msn, etc), tiram screenshot, vídeo capture (da playstv) e vídeo streaming (da twitch)…

  21. Avatar de Cris
    Cris

    Porque não Mumble? É _free_, grátis, tem qualidade superior, menos latência e é sempre o primeiro cliente a adoptar as últimas tecnologias, como Opus, por exemplo.

  22. Avatar de Joao Pedro Silva
    Joao Pedro Silva

    Curse voice e sem duvida a melhor coisinha de sempre!!!

  23. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Discord – simple

  24. Avatar de Diogo
    Diogo

    Usei o Ventrilo e já há bastante mudei-me para o TS 🙂

  25. Avatar de ANTÓNIO fERNANDES
    ANTÓNIO fERNANDES

    eu já instalei o Team Speak 3 e não consegui que funcionasse tive que desinstalar novamente, não voltei a instalar porque não explica em Português como funciona.