ContextEdit 1.2 – Limpe o Menu de Contexto

3 Comentários

O menu de contexto é uma das ferramentas mais solicitadas pelos utilizadores do Windows. É fácil gerir inúmeros cenários apenas com um clique no botão direito do rato.

Com o tempo e porque os programas que instalamos querem estar nesse palco, o nosso menu de contexto começa a agregar comando inuteis e desnecessários para o nosso dia-a-dia. O ideal será desactivar e em casos mais extremos podemos mesmo remover essa entrada no menu. Tudo de forma simples sem mexer (directamente) no registo do Windows  através do ContextEdit.

ContextEdit permite controlar facilmente os itens que aparecem no nosso menu de contexto – o tal menu que aparece com o clique no botão direito do rato sobre um item no Windows Explorer.

O menu de contexto, com o passar do tempo e com a nossa acção sobre o sistema operativo, agrega inúmeros comandos raramente utilizados. Estes comandos são provenientes de um dos dois locais: comandos de shell armazenados dentro do sistema de registo e manipuladores de menu de contexto.

A proveniência dos itens, é indiferente para o utilizador final, o conjunto dentro do menu é que tem relevância. O Windows Explorer permite adicionar ou remover comandos de shell simples, mas não permite ao utilizador controlar os manipuladores do menu de contexto.

ContextEdit permite controlar ambos os tipos de itens do menu de contexto. Permite também que active, desactive ou remova os itens do menu de contexto.

Outra característica interessante é a capacidade de adicionar os comandos a todos os ficheiros, independentemente do tipo de ficheiro, ou adicionar todos os ficheiros que sejam necessários mesmo que não tenham um programa associado.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: ContextEdit 1.2 [487.25KB]
Homepage: Gregory A. Wolking

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    E adicionar o atalho do explorer com a tecla do lado direito do rato em cima do My computador no Win7, alguém sabe?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Não sei se percebi o que queres, mas penso que a combinação: “tecla windows” + E fazem isso. Digo eu 🙂

  2. Avatar de Lubarck
    Lubarck

    Boa! Estava mesmo precisando arrumar a bagunça no meu Menu!
    Parabéns Vitor! – Postagem bastante útil!