Sony descontinua suporte Linux para PS3

62 Comentários

Desde que foi lançada em 2006, uma das funcionalidades interessantes na Playstation 3, era a possibilidade de executar outros sistemas operativos, além de aquele que a Sony inclui na sua consola. Embora a Sony não o admitisse era uma funcionalidade especialmente talhada para correr o Linux numa PS3, o que tornava a consola da Sony num verdadeiro canivete suíço.

null

Apesar da flexibilidade que esta funcionalidade sempre trouxe para a PS3, no próximo mês a Sony irá descontinuar o suporte para outros sistemas operativos, através da introdução do firmware 3.21 cujo o único propósito será remover a entrada de instalar outros SO’s, em todas as consolas anteriores ao modelo “Slim”. Segundo Patrick Seybold SCEA da Sony esta medida deve-se a “preocupações de segurança”, não tendo contudo adiantado mais pormenores sobre este aspecto.

O responsável da Sony refere ainda que ao desactivar esta funcionalidade, irá permitir ter acesso a uma gama variada de títulos e conteúdo de entretenimento num sistema mais seguro. Isto significa que actualização será opcional, mas todos os utilizadores que não o façam, não irão conseguir aceder à rede da Playstation e jogar títulos ou reproduzir conteúdos blueray que necessitem da versão 3.21 ou superior do firmware.

Por esta razão a Sony deixa de mãos atadas muitos utilizadores fiéis à sua plataforma, que terão que proceder ao upgrade. Todos os utilizadores que tenham o Linux instalado depois de receberem a actualização, deverão mover os ficheiros importantes alojados na partição de Linux, já que não terão acesso aos mesmos depois da actualização de firmware.

É no mínimo surpreendente esta posição da Sony, já que na altura em que anunciou a PS3 Slim, que já não tinha esta funcionalidade, assegurou que esta funcionalidade não seria removida dos modelos anteriores em futuras versões de firrmware. Numa altura em que a PS3, mantém uma luta cerrada com a Xbox e a Wii, poderá ter sido uma medida contraproducente, já que esta era uma funcionalidade diferenciadora e bastante atractiva para utilizadores mais avançados e fãs da personalização em consolas.

Talvez estes utilizadores sejam apenas um nicho de mercado pequeno, que a Sony pode ignorar, mas perder utilizadores numa altura de bastante competição neste mercado não será uma decisão precipitada?

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chicosoft

    A sony cada dia desilude mais… E eu que sou um fan PS3 🙁

    1. Avatar de Ichigo
      Ichigo

      Eu acho muito bem…
      A ps3 e para jogar, Não e um pc..
      Alem disso e uma boa jogada para evitar a pirataria..

      1. Avatar de João
        João

        Ou não forneciam o suporte desde o início ou o suportavam até ao fim. Tirar a meio é que não.

      2. Avatar de Pablo
        Pablo

        Para quem não sabe a funcionalidade linux no ps3 e usada para montagem de super computadores de baixo custo, que são usados para modelagem matemática, logo essa ferramenta ajuda os nossos pesquisadosres a fazer ciência.

    2. Avatar de djStormy
      djStormy

      CALMA JOVENS!

      Será que só eu é que vi, que a data de lançamento desse firmware é dia 1 de Abril?

  2. Avatar de Alien69
    Alien69

    A Sony está com medo….

    o Geohot mete respeito !

    1. Avatar de Tiseac
      Tiseac

      Por acaso essa foi uma das razões evitar a pirataria na consola pelo que li.

    2. Avatar de p0int
      p0int

      Este é que sabe! 😉

  3. Avatar de Luiz Guilherme Nunes Fernandes
    Luiz Guilherme Nunes Fernandes

    Fala sério, bota fé na sony cada vez mais, mas agora sem o nosso tux nela, o que será de nossas vidas?

  4. Avatar de racoq

    É realmente uma pena esta decisão. A PS3 das três grandes, era a única que permitia isso era uma mais valia. Em tempos pensei em adquirir uma por esta razão, para a ter na sala e em algumas situações aceder à net e IM com o Linux. Enfim… Acho que é um tiro no pé, já que era algo que diferenciava a PS3 da concorrência.

  5. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Consola feita para jogos.
    Querem instalar o Linux instalem no pc.
    Não sei qual é o trauma.
    Menos uma preocupação para a Sony.

    1. Avatar de racoq

      O problema é que esta funcionalidade foi uma das funcionalidades alvo de propaganda pela Sony na altura de lançamento da PS3

      Se pensasses menos no teu umbigo e visses que as tuas necessidades são diferentes de todas as pessoas, virias que de facto isto afecta um nicho de utilizadores, mesmo que sejam poucos.

      Há certamente pessoal que queria uma consola e ao mesmo tempo queria um PC básico para aceder à internet e com isso poupar dinheiro e por essa razão compraram a consola a pensar nisso.

      1. Avatar de Focus
        Focus

        a Wii faz isso;)

      2. Avatar de RicardoResende
        RicardoResende

        A Ps3 não dá para ir a net normalmente?
        Não tem uma versão do youtube e isso?

        Opá olhar para o meu umbigo?
        A mim nem me faz diferença.
        A quem faz diferença não actualize a consola e pronto.


        Só não percebo, uma consola tem o propósito de jogar.
        Um telemóvel de telefonar.

        E hoje em dia querem telemóveis com saída HDMI, usb cameras HD.
        Dão uma mão querem logo o braço.

        1. Avatar de a Friend®

          Se uma PS3 tem uma capacidade excelnte para servir de computador, e pelo preço que é, porque não?

          Por exemplo, um PC também foi feito para “trabalho” mas há quem o use para jogar.

          Quem tem uma PS3, e adora jogos, pode igualmente usá-la com Linux e fazer dela um centro de trabalho. Potêncial não lhe falta.

          Agora vamos supor, que alguém comprou a PS3 para e aproveitou o 2em1, e em vez de comprar um PC aparte pra trabalhar, usava a PS3… em que fica agora? Vai ter que comprar um PC?… 😉

        2. Avatar de chicosoft
          chicosoft

          Existe uma palavra, que fez muitas ps3 serem Vendidas: Cluster…

          não acreditas? procura na net

        3. Avatar de mmick
          mmick

          RicardoResende: Tens Openoffice na PS3? Tens emuladores de jogos na PS3? Tens a capacidade de ler RMVB e outros formatos além dos originais PS3?
          A resposta é NAO e para isso precisas do Linux na PS3. Daí que a única protecçao de que se fala é da SONY enquanto empresa que quer ganhar dinheiro e daí nao vejo o porquê de a defenderes.
          Uma coisa é nao quereres o Linux para nada, outra é defender a Sony em retirar uma funçao que foi uma questao de marketing E PENA MINHA nao ter dinheiro para a processar já que é uma “feature” relatada e que vao cortar.

          1. Avatar de RicardoResende
            RicardoResende

            Tenho um pc
            Onde posso ter isso tudo.
            Ps3 é uma consola.
            Não um pc.
            Já agora o teu frigorífico tem aquece comida?

          2. Avatar de DeeSeven
            DeeSeven

            Os “Velhos do Restelo” sempre existiram, e sempre vão existir…
            Evoluir? Acompanhar a evolução da tecnologia!!!! Isso dá muito trabalho…

            Porque é que vou comprar um PDA quando posso andar com um telemóvel e um portátil atrás?!!!

            Amigo, a tecnologia e as inovações nem sempre são más 😉

    2. Avatar de João Ramalho
      João Ramalho

      não sei se sabes mas há muitas universidades a usar a PS3 como computador para vários projectos de investigação pois a consola é mesmo muito rápida.

      na minha universidade por exemplo um dos meus professores tem 3 em cluster. não sei que ele vai fazer agora mas duvido que o interesse primário dele seja o blueray

    3. Avatar de Flavio

      okok
      consola é feita para jogos
      mas sendo assim porque que tens que instalar certos jogos nela?
      porque é que tem disco?
      nem uma nem outra funçao haviam, so na ps3
      se é para jogos porque me disponibilizam a oportunidade de por musicas, imagens e videos?
      porque?
      sao umas funcionalidades que dao jeito
      assim como ter linux
      queres uma consola so pa jogar compra a wii que é a mais completa..
      eu tenho um computador e nao preciso de mais que a wii para jogar e ate tem jogos bastante interactivos
      agora a ps3 saiu para mostrar que uma consola nao serve so para jogar
      tentem entender

    4. Avatar de ptuser@playstation2-linux.com
      ptuser@playstation2-linux.com

      Não sei se sabes mas o poder computacional da PS3 em Linux a nível de gráficos, matemáticos, e outros. E muito superior que o quad cores e etc que andam por ai.

  6. Avatar de Paulo Ribeiro

    as tantas é por esse mesmo bug que as andam a desbloquear

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Aonde e por quanto?

      1. Avatar de Paulo Ribeiro

        Penso ainda não ser “publico” mas foi um tipo novo que descobriu como se faz, aqui: http://www.gamestooge.com/2010/01/25/playstation-3-finally-hacked/

        O hack funciona (para já) por hardware.
        Se há alguma coisa por aí ainda não sei.
        Da-lhe uns mesitos…
        O “problema” é que desta vez a Sony atrasou em anos o desbloqueio da consola, mas parece que ainda ninguém tinha conseguido porque não tinham pegado nisto com calma.

        1. Avatar de chicosoft

          Isto não quer dizer que consigam correr jogos piratas… Ainda falta muito, desde crakar o Blu-Ray e outros…

          eles simplesmente conseguem executar código no Hypervisor, coisa que a sony dizia ser impossível

        2. Avatar de Silver-Eye
          Silver-Eye

          de novo esse “amigo” nao tem nada, Geo Hot, e o nosso querido amigo que libertou os Iphones da Apple (jailbreak).. Um pequeno genio.. e guess what.. parece que ja se vai virar para o Ipad quando sair..

          Incrivel, pegou numa ps3 e em questao de meses, conseguiu fazer o que outros tentavam ha anos..

  7. Avatar de taveira
    taveira

    fuck the ps3 meu rico € que dei por ela…. xbox 360 rulez

    1. Avatar de Skarface
      Skarface

      È isso mesmo, ainda bem que agora tens essa opinião!

    2. Avatar de Henrique Elói
      Henrique Elói

      ok, no problem… eu não instalo o novo firmware, caso não consiga ler blueray, só me resta uma solução, pedir o dinheiro de volta!

  8. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Ainda bem que não a comprei! Agora já não tenho motivos para a comprar..
    Pena..

  9. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    À 15 dias tomei a opção de comprar a xbox360, porque ja sei a politica da sony.

    Quando tive a PSP (a minha é a japonesa), foi a msma coisa.

    Bem, afinal chegou mais cedo do que previa.

    rofl para todos aqueles que se gabavam da ps3.

    Continua a ser uma boa consola de jogos, e o melhor blueray do mercado.

  10. Avatar de a Friend®

    Bem havia montes de investigadores que tiravam partido do CELL em Linux para processar enormes quantidades de dados, e agora estão tramados.

    A não ser que não sejam jogadores e excluam o update que retira esta funcionalidade.

    De qualquer forma acho que é mesmo muito mau retirar uma funcionalidade que cativou muita gente a compra da PS3 pelo mesmo motivo.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      esses simplesmente n fazem a actualizaçao..
      agr os q compraram para dar uso de consola + pc é q estao feitos:\

      muito feia esta jogada..diria ate q acaba por ser publicidade enganosa

      cumps

  11. Avatar de Kayn
    Kayn

    Que tiro nos tomates que a sony deu. Nos próprios e nos dos consumidores. A unica coisa positiva é a atitude semi preocupada com os dados do user em avisar. O live simplesmente bania a consola pra eternidade e ainda bloqueava o disco como bonus. realmente tem proporções bem maiores do que inicialmente se possa pensar. Ha muita gente mesmo a usar a ps pra muita coisa para além do média center caseiro – o enorme grupo de folding existente, por ex.
    A sony faz o que bem entender com a consola mas se vao dar uma justificaço deviam arranjar melhor. Motivos de seguranca é estupidamente vago e soa imenso a falso. mas a pior parte é estar a enfiar o pé no cu as pessoas ao mentir dizendo uma coisa e fazendo outra depois. Ja mereciam um bom boicote. Mas também ja o mereciam em muita coisa a muito tempo… mal por mal fiquei me pela x360 e wii. Da m$ ja sei o que esperar e a wii é a rainha do homebrew. A nintendo é esperta, sabe que a concorrencia é lixada e aproveita a situacao deixando que o povo tire o melhor partido do que tem. Afinal o pior que lhes pode acontecer é venderem mais consolas por isso.

    1. Avatar de ALL
      ALL

      homebrew = – jogos vendidos (+) + consolas vendidas

      Por alguma coisa a Wii tem o jogo mais vendido de sempre dos vídeo jogos…

  12. Avatar de Jose
    Jose

    A Sony fez muito bem sim senhora.

    Com a funcionalidade de instalar SO’s, a PS3 estava vulnerável, agora que a vão tirar ainda diminui mais a hipótese de crackear a PS3.

    A Sony não ia deixar a PS3 tão aberta por causa de 3% ou menos de users. Quem não quer que não actualize.

    1. Avatar de el_cubano
      el_cubano

      então deviam ter pensado nisso quando publicitaram a consola, não sei se repararam no ridículo de “retirar funcionalidade”, quanto a mim só fizeram pior porque se antes os hackers andavam picados pelo desafio que a ps3 oferecia, agora é que ficaram mesmo motivados, quanto a mim estou muito desiludido por parte da sony, acabaram de castrar um sistema que dos três oferecia as maiores potencialidades, agora transformaram a ps3 numa xbox cara, quanto a mim foi uma argolada das grandes

      1. Avatar de RicardoResende
        RicardoResende

        Eles Retiram também adicionam novas funcionalidades.
        Mas pronto.

    2. Avatar de João Ramalho
      João Ramalho

      desculpa mas não sei se sabes que ja foi crackada…. é indiferente que agora tenham apoio a unix ou não.

    3. Avatar de ruben
      ruben

      se tiveses um carro e a marca ao fim de dois anos obrigava te a andar a eletricidade por nao poluir o ambiente…tiravate o motor a disel ou a gasolina e tinhas de passar a carregar o carro durante 3 horas no minimo para faser 100 km … achas muito bem isso tambem…? a ps3 continua vuneravel meu amigo se nao percebes do que dises simples nao digas…a verdadeira razao por este sucedido e que a sony faz portateis tbm… portateis 1000 €
      ps3 300 €

      a ps3 vai ser desbloqueada mais cedo ou mais tarde…

  13. Avatar de aby
    aby

    inacreditável! 🙂

  14. Avatar de Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes

    A melhor “bluerrada” dos últimos tempos.

  15. Avatar de BigOix
    BigOix

    cambada esses da da sony primeiro grande alarido ps3 suporta sistemas operativos Linux compra-se , restrições na placa gráfica em Linux/virtualização = lentidão , e depois fazem inquéritos e depois da nisto, tem aqui uma grande oportunidade de venderem a consola como um computador económico e como uma maquina de divertimento e Depois fazem isto ???!!!! cambada , a tanta coisa que se podia fazer com esta consola, exemplos, servidores, DVR TDT , sistemas operativo completos para navegar na net , edição de textos etc.. de possibilidades

  16. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    É a Sony a tirar funcionalidades à PS3 e a Microsoft a adicionar à Xbox 360 😀
    Por estas e muitas é que eu tenho uma Xbox 360 e não me arrependo —> http://majornelson.com/archive/2010/03/26/USB-Memory-Support-for-the-Xbox-360-coming-April-6th.aspx , para aqueles que ficaram a pensar que é por causa da pirataria fiquem sabendo que sou contra, os meus jogos são todos originais http://profile.mygamercard.net/fmsantos39 , mas acho que é um erro fazer isso, porque conheço muito pessoal que usa a PS3 com o Linux e já estão a ficar desiludados com esta noticia.

  17. Avatar de B80
    B80

    Infelizmente as jogadas da sony no que dizem respeito à PS3 Tẽm, a meu ver, vindo a deixar muito a desejar. Primeiro foi o suporte a jogos da ps2 que deixou de existir, agora isto, já para não falar noutras coisas pelo caminho.

    Na sempre pensei em comprar uma ps3 com a ideia de poder utilizar a minha biblioteca de jogos da ps2, quando cancelaram essa “feature” deixei sequer de ponderar comprar uma ps3.

    Há uma coisa que me tem vindo a causar cada vez mais confusão de dia para dia, e essa coisa prende-se com a perda de direitos que os utilizadores de tecnologias têm vindo a ter. Pagam-se rios de dinheiro por software cheio de bugs e ninguém reclama, compra-se hardware e software e não podemos modificar porque não “temos os direitos”. Compra-se uma consola com certas expectativas e de repente uma pessoa fica a braços com uma coisa inútil que não lhe serve para nada.

    Isto está a ficar cada vez mais giro, está…

  18. Avatar de joka
    joka

    a sony ja comeca a meter nojo

  19. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Não acho isto uma desgraça como muitos estão a fazer. É certo que a Xbox neste momento (depois de comprar tudo temos uma arvore da natal mais cara que a PS3…) está a fazer mais que a PS3 com menos (hardware). O que é certo é que a Sony parece ter uma confiaça absorda para a quota actual pois sabem movimentar a industria como querem (basta comparar os exclusivos de uma e da outra). IP-TV? Para quando com canais Portugueses (e mesmo noutros países a oferta é ridicula)? Gostei de ver essa nova funcionalidade mas parece que morreu pela iniciativa.

  20. Avatar de Justo como Selvagem
    Justo como Selvagem

    É isso aí, Geohot achou e a sony fechou!

    E agora, quem poderá nos ajudar ?

  21. Avatar de Gatuno
    Gatuno

    o lado positivo da sony fazer isto é que os hakers vao ficar fu* com eles e vao concentrar os seus esforços para crakar a ps3… mas por a caso a sony anda a meter um nojo com as decisões deles!!!!

  22. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Sai a dia 1 de Abril, será que é mentira? 😛 lol

    De qualquer forma tanto me faz =)

    Cumps

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Eu vi esta notícia no Kotaku e lá referia 1 de Abril, desconfio que seja mesmo mentira, por causa da dita data.

  23. Avatar de kekes
    kekes

    A Sony a fechar-se em cocas. Devido a trair a confiança dos utilizadores poderá levar uma abada na próxima geração, já está agora a levar… A Xbox e a Wii estão-se a safar magnificamente bem, sem o magnifico hardware e sem o Blueray… Imaginem se permitissem tais coisas.
    Mas prontos cada um tem o seu método de negocio, e faz o que quer e não é por isso que deixa de ser uma boa maquina de jogos, assim como as outras 2 concorrentes.

  24. Avatar de Kaian
    Kaian

    A Sony que um dia curtia 🙁

    Espero que eles voltem atraz e ative essa opção do slim 🙂

  25. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só tenho 1 coisa a dizer, bela maneira de começar já a publicitar a PS4.

  26. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    “Isto significa que actualização será opcional, mas todos os utilizadores que não o façam, não irão conseguir aceder à rede da Playstation e jogar títulos ou reproduzir conteúdos blueray que necessitem da versão 3.21 ou superior do firmware.” ou seja, é obrigatório!!!

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Isto significa que actualização será opcional, mas todos os utilizadores que não o façam, não irão conseguir aceder à rede da Playstation e jogar títulos ou reproduzir conteúdos blueray que necessitem da versão 3.21 ou superior do firmware.”
    Onde esta o opcional nisto ?!?

    1. Avatar de ismael
      ismael

      K se f###… nao actualizo preciso do linux nela… prefiro perder a net… maldita a hora que a comprei ate porque como minha que é deviam me deixar fazer o que quiser com ela é uma estupidez sempre tive plays desde a 1, mas parece-me que esta vai ser a ultima…

    2. Avatar de Invision
      Invision

      ya, são mesmo imbecis. É tudo menos opcional

  28. Avatar de Marco
    Marco

    Pois já foi mesmo, e infelizmente não era nenhuma prank do dia 1 de Abril. Que pena. Tenho um amigo que quis actualizar a ps3 dele e pumm… Lá se foi a opção de instalar um outro OS. Por enquanto na minha não vou fazer a actualização e vou esperar para ver se a Sony me obriga ou não a fazer a actualização ao firmware. Vamos ver o que a Sony vai fazer…

  29. Avatar de 2n2u
    2n2u

    Eu não faço o update, uso proxy e tenho net à mesma e jogo Online na mesma. Na próxima geração de consolas quase de certeza que não vou encher os bolsos à SONY, e não sei até que ponto é legal fazer o que eles fizeram.

    1. Avatar de ismael
      ismael

      Isso tambem tenh (o proxy) mas o problema vão ser os jogos o pessoal vai mesmo ser obrigado a actualizar porque tou mesmo a ver os proximos jogos a exigir a actulização depreposito… é mesmo triste… para mim vai ser a ultima consola que compro da sony… pah temos pena, ela é minha devia poder fazer o que bem me apetecesse com ela.