Google termina suporte Chrome no XP, Vista e versões do OSX

20 Comentários

O domínio do Google nas diversas plataformas onde está presente é bem conhecida de todos. O browser da Google tem conseguido conquistar a sua posição de forma firme e sem dar espaço para que outros o ameacem.

Por ser um browser já com algum tempo de vida, sempre actualizado e com as melhores práticas de segurança, a Google resolveu agora, de forma definitiva, eliminar alguns pontos de problema. Para isso irá terminar ainda este ano o suporte para o Windows XP, Vista e algumas versões mais antigas do OSX.

google-chrome

Esta não é uma novidade para todos os que ainda usam estes sistemas operativos mais antigos. Já antes a Google tinha anunciado que o suporte para as versões mais antigas do Windows seria terminado.

A gigante das pesquisas acabaria por voltar com a sua palavra atrás e acabou por manter este suporte durante mais um ano, mas esse período está a terminar e é altura de abandonar de vez estes sistemas operativos.

Assim e a partir de Abril do próximo ano, o Chrome deixará de ter suporte no Windows XP, Vista e nas versões 10.6, 10.7 e 10.8 do OSX. Nessa altura o Chrome continuará a funcionar, mas deixará de ter actualizações da Google.

A Google defende esta sua decisão com o fim do suporte da Microsoft e da Apple a estes sistemas operativos, deixando assim também de ter de gastar recursos em versões que correm em sistemas que cada vez mais estão abandonados.

chrome_xp_2

A recomendação da Google vai agora no sentido de que os utilizadores destes sistemas operativos os actualizem para versões mais recentes, abandonando as que actualmente usam e que podem estar sujeitas a problemas de segurança, para além de terem deixado de ter as necessárias actualizações de segurança.

Parece que mais um browser abandona o Windows XP, procurando finalmente terminar a sua vida útil. No caso das restantes versões o dilema é o mesmo, com os utilizadores a terem de procurar alternativas para continuarem a navegar na Internet de forma segura.

É curioso ver que mesmo depois de quase dois anos após o fim de vida do Windows XP este ainda movimente tantos recursos nas empresas que desenvolvem e mantêm software.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patricia Pinto
    Patricia Pinto

    No osx n faz sentido haver chrome pois o safari e mto melhor optimizado para durar mais a bateria, ja no windows faz mais sentido embora gaste recursos n ha melhores opcoes (o edge é uma porcaria limitada que n faz nada)

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      É muito melhor você ter a opção de escolher seu navegador, do que ser obrigado a usar o que o vem junto com o seu sistema operacional.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        no ipad ha varios browsers e toda a gente prefere o safari, quando se tem um bom ninguem olha para outros

        1. Avatar de Bianca
          Bianca

          Isso é porque a Apple não dá acesso a certas partes do sistema para que os outros browsers sejam optimizados para iOS.

          Com isto tudo que utilize browser no sistema normalmente opta por abrir o safari automaticamente, se a Apple deixa-se deferir um browser do sistema todas as aplicações abririam o que seleccionamos assim só existe a alternativa que a Google por exemplo utiliza, que é adicionar a opção nas suas próprias aplicações para abrir o chrome.

          Portanto estes dois factos são muito importantes para que outros browsers não tenham o mesmo sucesso.

          Até ao iOS 8 a Apple nem deixava que os outras aplicações utilizassem o chamado “Nitro JavaScript engine” que só por isso limitava o desempenho na velocidade das aplicações e mais notável em browsers.

        2. Avatar de Darth
          Darth

          Quando nao se sabe- nao se fala. No ios os outros browsers nao podem utilizar o seu proprio motor. tem de utilizar o do safari

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    alguém sabe porque no windows 10 a ventoinha ouve-se tanto e no 7 é tao silenciosa? Os drivers estão todos atualizados nao entendo. Tenho exactamente o mesmo instalado que tinha dantes e no W10 tenho mais 25processos que no 7…Estou a pensar voltar ao 7 embora ate goste do 10

    1. Avatar de Assacrica
      Assacrica

      Pode não ser o caso mas existem alguns problemas de drivers no w10.

    2. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Pode ser uma de tantas coisas…

      1. Se o Windows 10 foi obtido por actualização, então pode estar na hora de instalar de raiz:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/aprenda-a-instalar-o-novo-e-poderoso-windows-10/

      2. Desactivar as aplicações em segundo plano:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/windows-10-como-poupar-energia-e-melhorar-o-desempenho/

      3. Desactivar aplicações no arranque:
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/como-optimizar-o-windows-10-gerindo-as-aplicacoes-do-arranque/

      4. Libertar espaço no disco:
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/dica-como-ganhar-algum-espaco-extra-no-windows-10/

      5. Remover malwares:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/adwcleaner-5-limpe-a-bicharada-do-seu-browser/

      6. Desactivar a Telemetria e outras funções relacionadas com a privacidade:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/como-fazer-para-que-o-windows-10-o-deixe-de-espiar/

      7. Verificar e resolver problemas:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/fixwin-10-a-ferramenta-que-resolve-problemas-no-windows-10/

      8. Desactivar a partilha das actualizações:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/a-sua-net-esta-lenta-a-culpa-pode-ser-do-windows-10/

      9. Desactivar serviços e funcionalidades que não são usadas:
      https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/dicas-aumente-a-velocidade-de-arranque-do-windows-10/
      http://www.blackviper.com/service-configurations/black-vipers-windows-10-service-configurations/

      10. Ou outros truques:
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/10-truques-essenciais-para-optimizar-o-nosso-pc/

      Tudo aqui… na Pllware! 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        agora da me informacoes de um site credivel..esse que deste nao presta

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Se nao achas este site credível nao venhas para aqui. Se tens problemas com o Windows pergunta nas paginas de supporte oficiais da Microsoft e deixa-te de tretas.

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            LOL
            +1

  3. Avatar de Fox
    Fox

    Porque o windows 10 é um … qual o termo técnico… “um tijolo”.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ja o trackpad por vezes deixa de funcionar quando o pc fica em sleep, tenho as drivers atualizadas e no 7 nunca falhou nem mesmo no 8.1

  4. Avatar de PFerreira98
    PFerreira98

    E pah só aleijados do W10… É para começar flames? E ainda por cima não se relaciona em nada com o conteúdo do post. 😮
    BTW admins do pplware, para quando uma app universal para o windows 10? 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Para quê app se cada vez mais os browsers dos sistemas operativos funcionam muito bem? Então no Windows Phone é bala, não te parece? 😉 Já para não falar no Edge 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        por ai se ve a importancia que dao ao windowsphone 😉

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        para a Apple fizeram logo uma app..é o melhor

  5. Avatar de André
    André

    Então mas a Google vai terminar o suporte a um sistema operativo que ainda tem atualizações oficiais? Falo do Windows Vista…