Facebook lança chat em XMPP – O Facebook no teu IM

11 Comentários

Esta foi uma semana fértil em inovações para as redes sociais. Depois do Google lançar o Buzz e do Facebook ameaçar com o lançamento de um serviço de correio electrónico, aparece de novo este último mas agora para dar a conhecer o novo suporte de chat.

O Facebook acaba de lançar suporte para Jabber/XMPP, um protocolo aberto que permite de forma fácil a integração num qualquer cliente de mensagens instantâneas do cliente de chat do Facebook. Por curiosidade este é um protocolo também usado pelo Google no seu serviço de chat Google Talk.

Este suporte ao Jabber/XMPP remonta a Maio de 2008 mas desde Novembro que se ouvem rumores de uma possível e efectiva aplicação.

Existe uma hipótese que este anúncio leve a aumento massificado do chat do Facebook, já que pode agora ser integrado em práticamente qualquer cliente de chat existente na actualidade, incluindo o próprio iChat e AIM. O Facebook Chat já estava disponível através de clientes como Adium ou Pidgin, mas isto exigia em alguns casos extras para os mesmos revelando-se em suportes com fraca integração do mesmo. A equipa do Facebook garante, que a experiência de autenticação por XMPP ao Chat, está mais consistente e indolor que nunca. Esta pretende ainda lançar o suporte Facebook Connect para suporte aos principais clientes de chat existentes.
Fale agora com os seus amigos do Facebook sem ter de abrir o browser.
Homepage: Facebook Chat

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Vou experimentar. Tenho de fazer o download do pdgin e depois como faço? Coloco Jabber como protocolo e o username qual é? username@facebook.com.

    Obrigado.

    1. Avatar de racoq

      Sim, podes usar pidgin em Windows e linux por exemplo e em mac o iChat ou Adium. Tens apenas que ir ao link no final do artigo e escolhes o cliente IM que queres configurar. De seguida ele vai-te disponibilizar um link que ao clicar vai às tuas definições e te permite definir um alias (tipo username) para a tua conta. Depois de criares o alias, sais e voltas a entrar na tua conta de facebook e tens de ir novamente ao link deste artigo e clicar novamente no icon do cliente que queres. Neste passo dá-te os passos detalhados para configurar a tua conta 😉
      É fácil experimentem que isto dá um jeitão para quem já usa o adium ou pidgin como eu para aceder a MSN e GMail.

      1. Avatar de Hugo Silva

        O Palringo já possui integração do chat do Facebook há bastante tempo! Além disso, a configuração da conta do Facebook é completamente automática e podemos também utilizá-lo no iPhone.

        http://www.palringo.com/

        1. Avatar de racoq

          Mas isso era feito de parsing do código da página do facebook.

          O que queria dizer que quando eles mudavam algo de mais completo xau viola, lá ficavas sem acesso ao chat e tinhas que esperar que o palringo ou outros mudassem o código deles.

          A integração actual, usa o protocolo XMPP, que além de ser uma norma aberta te garanto que funciona muito melhor e mais rápido que qualquer implementação atè agora. Isto dito pela própria equipa do facebook e comprovado por mim, a rapidez de acesso.

  2. Avatar de Ana Narciso

    Muito bom! Já era tempo!

    O Facebook anda a a dominar, sim senhor.

  3. Avatar de Bónus

    Já uso há algum tempo no Adium. No Adium tenho Messenger, Google Talk e Facebook, tudo na mesma janela.
    Mas são boas notícias saber que vai ter suporte para Jabber/XMPP.

    1. Avatar de vitormachado
      vitormachado

      twitter e afins …

  4. Avatar de JUAN ALLAN
    JUAN ALLAN

    E VERDADE O HI5 JA TEVE O SEU AUGE AGORA E TEMPO DE MUDANCA FACE BOOK TA NO SEU MELHOR BJKS

  5. Avatar de la_marca
    la_marca

    já há muito que tenho os contactos do facebook no pidgin. Basta utilizar este plugin:

    http://code.google.com/p/pidgin-facebookchat/

  6. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    como vi alguns posts sobre o pidgin, tb existe uma extensão interessante para quem usa o chrome, o IMO IM
    https://chrome.google.com/extensions/detail/gleopadhbgjnbjffcgceachdejekfpno
    integra chat para vários serviços incluindo facebook
    Outra extensão interessante que descobri recentemente relacionada com o facebook é https://chrome.google.com/extensions/detail/lgmalddjnemjklnmenickgmkeehekdbk