TI com um único chip para WiFi, GPS, Bluetooth e FM

18 Comentários

Mais uma empresa que vai estar na Mobile World Congress, uma empresa tão conhecida pelas suas calculadoras, traz um chip inovador que é capaz de reduzir os custos em 30%.

Chama-se WiLink 7.0, é da Texas Instruments e, ao juntar as quatro tecnologias (Radio Fm, WiFi, GPS e Bluetooth), conseguirá reduzir os tamanhos dos smartphones que, convenhamos, estão a ficar grandes.

Esta é claramente uma vitória para o mundo dos dispositivos móveis onde a Texas Instruments volta a quebrar barreiras com um chip nunca antes visto. São uns mínimos 65 nanómetros, ou seja, 50% mais pequenos que a alternativa existente no mercado e 30% mais baratos. Mas fazendo uma leitura mais abrangente do tema, vemos que apesar deste chip incluir a mais recente norma WiFi: 802.11n, não inclui o tão falado LTE, que era uma mais valia para o futuro destes chips. Quem sabe para uma versão 8.0 teremos WiMax, UWB e LTE.

Na MWC, esperemos então um prototipo de um smartphone com estes novíssimos chips para serem postos à prova.

Homepage: Texas Instruments

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Mais uma grande jogada na redução de custos.
    Quanto à redução de tamanho dos smartphones… é complicado!

    O pessoal também quer que eles sejam máquinas fotográficas de 8/10/12Mpx além de passarem a ser reprodutores Full HD…

    Posso ter exagerado, mas no que se refere ao ecrã (“queremos” que dê para ver um filme, uma série nos tempos mortos), penso que que a redução do tamanho dos smartphones não é expectável…

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Mas se calhar ao usarem menos dispositivos, conseguem melhorar a arquitectura do dispositivo para ter outros rendimentos. Ou isso ou põem mais tralha.

    2. Avatar de sj
      sj

      Pois, e se é touch queremos ter espaço para lá tocar com os dedos sem atingir outras coisas 🙂

  2. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Bom dia João,
    sabes se eles fizeram testes para comparar velocidades e qualidade de sinal? Não interessa ter um dispositivo pequeno se não funciona:S

    1. Avatar de Vítor M.

      Com o carimbo Texas Instruments… dificilmente será um flop.

      Em termos de performance vemos que estes dispositivos combinados têm uma excelente resposta, lembro por exemplo o aparecimento da arquitectura Centrino, na altura uma revolução importante.

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        Sendo a marca que é inspira confiança por isso duvido que lançassem um boato para o ar. Deve estar mais que testado e pronto a comercializar.

    2. Avatar de mmick
      mmick

      Estes chips sao a parte lógica/processamento destas tecnologias e dependem muito pouco da qualidade do sinal. Em todo o caso todas essas tecnologias compartem uma boa parte da lógica que nao faz sentido ter vários processadores independentes para tal.
      Este processador combina a lógica das tecnologias e ainda é fabricado num processo mais pequeno: menos consumo e tamanho, mais velocidade, menos perdas por calor.
      LTE nao faz falta (ainda) por diversas razoes:
      1) uns >95% dos telemóveis em 2010 nao vao usar essa tecnologia e >80% em 2011 também nao
      2) as operadoras e empresas de chips investiram muito para optimizar as antenas,chips, etc para a corrente tecnologia 3.5G que consegue (em telemóveis) >10.2Mbps (até >21Mbps)
      3) as operadoras ainda nao têm oferta de LTE e em 2010 será minima a oferta
      4) os telemóveis estao a ficar grandes mas NAO pelos chips internos e sim pelos LCD/AMOLED/Baterias! As baterias têm que ser >1200mAh, ecras 3.7-4.3″…como querem que façam as coisas? 🙂

      Outro pormenor: já viram o tamanho dos SIM? SAO ENORMES e pouco evoluiram o que leva a que o leitor de SIM seja grande grande grande. Outro problema é que os fones usam na sua grande maioria jack de 3.5mm que também é enorme para hoje em dia. O ideal seria usarem 2.5mm (ou menor) e fornecerem (de série) um adaptador pequeno ou BONS fones de 2.5mm de série.

      1. Avatar de Nuno Jorge
        Nuno Jorge

        Acho que o SIM e o Jack de 3.5mm devem manter-se.

        O SIM porque é manuseado por toda a gente, já assim é pequeno ao ponte de perder-se, se fosse mais pequeno ainda… Podiam era arranjar algo que não fosse um cartão sim mas umas credenciais de autenticação na rede. Assim substituindo a utilização de um cartão SIM.

        O Jack de 3.5mm penso que seja um standard, que aos poucos as empresas de smartphones foram adoptando. Sempre detestei ter que usar os headphones que as marcas de telemóvel queriam por terem uma ligação proprietária… (Caso da Nokia com Pop-port)

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          A questão das credenciais na rede iam ter algumas influencias, porque existe muita gente que troca de telemovel todos os dias (porque tem varios) e isso ia ser problematico e as credenciais na rede ligadas ao telemovel já existe, chama-se CDMA e é utilizada em alguns paises africanos, alguns estados dos EUA também utilizam, isto porque atinge melhores velocidades de transmissao mas peca porque o equipamento e o nº de telefone tem uma associacao directa 🙂

      2. Avatar de Frigo
        Frigo

        Agora apareceram os micro SIM que sempre poupam um bocado, e um tesoura faz a transformação, rumores engadget: http://www.engadget.com/2010/02/02/micro-sims-can-probably-be-fashioned-from-shaved-down-sims/

        1. Avatar de ManThing
          ManThing

          E mantens o problema do leitor, ao que percebi o problema não é bem o cartão e sim o leitor que é grande, mas nada que não seja modificado um dia, mais martelada menos martelada na parede e alguém vai descobrir uma outra maneira de o fazer.
          Não existe uma única maneira de se fazer as coisas, existem várias, umas melhores que outras, basta descobrir.

  3. Avatar de LMSS
    LMSS

    Olha o Campinhos lol

  4. Avatar de Cavalão
    Cavalão

    Uma pequena dúvida (correcção)na frase onde consta “São uns mínimos 65 manómetros”, não será nanómetros em vez de manómetros?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Nuno Jorge
      Nuno Jorge

      Quando li nem reparei, o cérebro está treinado de tal forma que li nanómetros…

  5. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    “apesar deste chip incluir a mais recente norma WiFi: 802.11n, não inclui o tão falado LTE”. O LTE não tem nada a ver com o WiFi, não podes fazer esta comparação assim directamente. O LTE é uma evolução do 3G, e já que o 3G (com muito maior penetração no mercado) não está incluído no chip não vejo porque é que o LTE deveria estar.
    Para além disso, existem poucos fabricantes de chips para 3G, a larga maioria dos telefones usa chips da Qualcomm. Isto deve-se aos elevados custos de licenciamento da tecnologia, pelo que não vejo como no LTE será diferente.

  6. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Os smartphones não podem (ou não devem) reduzir muito o tamanho, já que também são usados para Web, Jogos e vídeos. Daí, não convém reduzir o tamanho do ecrã.
    Quanto à espessura e peso, isso sim é bom que reduzam.

  7. Avatar de dockme
    dockme

    Boa notícia! Acho que o pessoal aqui não está a ver as vantagens certas. Tudo em 1. E menos gastos de bateria.
    Pelo menos o meu velhinho PocketPC não se porta bem quando ligo os dispositivos de bluetooth e wireless. Os gastos da bateria aumentam consideravelmente.

  8. Avatar de Filipe Caetano
    Filipe Caetano

    Só falta mesmo ter também gsm..