Afinal o Windows Media Center pode ser instalado no Windows 10

32 Comentários

O Windows Media Center foi, até à chegada do Windows 10, um dos softwares mais usados pelos utilizadores do sistema operativo da Microsoft.

A decisão que a Microsoft tomou de o deixar fora do Windows 10 não foi do agrado dos utilizadores, mas agora surgiu a possibilidade de voltar a ser instalado, mas de forma não oficial.

windows_media_center_1

A decisão da Microsoft de não permitir que o Windows Media Center fosse instalado no Windows 10 deixou muitos utilizadores descontentes, tendo muitos ponderado se realmente valeria a pena fazer a actualização, pelo menos imediata.

A alternativa não é a melhor, tendo ainda por cima um custo de 15 euros, algo que muitos não entendem e não aceitam.

As alternativas existem desde o primeiro dia, mas muitos preferiam ter o bom e fiel Windows Media Center.

Felizmente um grupo de utilizadores do Fórum MDL encontraram uma forma de trazer de volta o Windows Media Center, conseguindo-o instalar no Windows 10.

Os passos a serem seguidos não são complicados e estão explicados abaixo:

  1. Descarregar e descomprimir o ficheiro “WindowsMediaCenter_10.0.10134.0.zip” que podem encontrar neste link.
  2. Procurar o ficheiro”_TestRights.cmd“, clicar com o botão direito e escolher a opção “Correr como Administrador“.
  3. Surgirá uma janela de comandos, que executará um conjunto de instruções. No final reinicie o seu PC.
  4. Procure o ficheiro “Installer.cm,” clique com o botão direito e escolha a opção “Correr como Administrador“.
  5. Quando a instalação terminar será apresentada uma mensagem com o texto “Press any key to exit.”

windows_media_center_2

Agora que o Windows Media Center está instalado só precisam de o procurar na pesquisa e depois fixarem-no na barra de tarefas ou no Menu Iniciar.

Tal como antes esta excelente aplicação vai estar disponível para terem acesso aos vossos conteúdos, numa interface própria e com todas as funcionalidades que precisam.

Quem achava que o Windows Media Center tinha morrido de vez e que a Microsoft não o traria de volta enganou-se. Não é uma distribuição oficial, mas consegue trazer de volta o Windows Media Center a todos os que o queriam no Windows 10.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de david.pt
    david.pt

    Com soluções bem melhores, como o Kodi, não percebo porque teimam em utilizar o Windows Media Center

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Também estou perfeitamente de acordo.
      Até sugeria a criação de uma skin com as mesmas funcionalidades da consola do WMC para o KODI, acho que ficava bonito.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      kodi depois up 8.1 para w10 nao não dá AMD RADEON HD 7340

      1. Avatar de rui
        rui

        Saca de novo e instala por cima. Não é complicado. E o kodi funciona 5 estrelas no windows 10.

        1. Avatar de Nuno Nunes
          Nuno Nunes

          com os drivers da ati não é grande cois

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Também não consigo ver no Kodi com o Windows 10, só através do VLC…

    3. Avatar de José
      José

      A mim dá-me jeito, sobretudo por causa da X-box360, apesar de poder obter os dados por outra via, esta resume melhor, estava habituado a usar. E não invalida ter o Kodi por exemplo.

  2. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Kodi!!!!

  3. Avatar de Dc
    Dc

    mas alguém ainda usa o wmc???

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    tem muita gente que prefere usar algo simples para fazer algo simples como o bom

  5. Avatar de pedro figueiredo
    pedro figueiredo

    por exemplo com placa tv externas, pci pice usb, mais facil com WMC

    1. Avatar de david.pt
      david.pt

      Eu uso placa TV satélite e funciona perfeitamente no kodi e funciona ainda melhor usado em conjunto com o tvheadend ou mithtv

  6. Avatar de Luís Lemos
    Luís Lemos

    Não é que seja um erro grave mas alerto para uma falha neste texto aqui: “Surgirá uma janela de DOS(…)”. Aquilo que abre já não é o DOS desde o Windows XP (ou até mesmo desde o windows 95), o que abre é uma janela de linha de comandos. São coisas diferentes embora muito similares em aspeto.

    Quanto ao Windows Media Center em si, e em resposta ao que já aqui foi comentado, o Windows Media Center não é o Windows Media Player, o Windows Media Center tem muito mais funcionalidades. Consegue, por exemplo, fazer captura de placas de TV antigas, que já viram o seu software próprio deixar de ser suportado desde há umas 2 ou 3 versões do Windows atrás!

    1. Avatar de Bzaina
      Bzaina

      A palavra DOS é apenas um acrónimo usado para os sistemas operativos que usam linha de comandos. Ninguém falou em ms-dos, se era isso que estavas a tentar referir, pois o windows 95 era um ambiente gráfico que corria sobre o ms-dos…

    2. Avatar de Pois !
      Pois !

      TODOS os Windows correm sobre o MS- DOS, os novos apenas o escondem melhor …

    3. Avatar de Peter
      Peter

      Sim é DOS, os comandos são os do DOS logo é uma linha de comandos/terminal/emulador, o que quiseres chamar, DOS. Outra coisa é o sistema correr sobre o MS-DOS ou sobre o seu próprio kernel mas isso não está em causa

  7. Avatar de Paulo Brites
    Paulo Brites

    Anda tudo a fazer uma instalação não oficial e não suportada pela Microsoft, através de ficheiros que podem ter o mais variado tipo de código malicioso e obtido em servidores estranhos, parece-me a decisão mais acertada.

    Depois quando ficarem com o Windows 10 minado e inoperacional, depois vão chorar para os Fóruns da Microsoft a dizer que o Windows 10 não presta e nada funciona.

    Mas claro, cada um é livre de fazer o que bem entender.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Com a minha placa tv analogica PCI, este Windows Media Player crasha.
    Já o antivirus não detectou nada de anormal, mas nunca se sabe… o que não falta é vulnerabilidades zero-day por aí…

  9. Avatar de André
    André

    “Quem achava que (…) a Microsoft não o traria de volta enganou-se”
    Nem por isso, não foi a Microsoft que o trouxe de volta.

  10. Avatar de Rogério Varela
    Rogério Varela

    No kodi não consigo usar a minha placa pctv e no média center funciona perfeitamente

  11. Avatar de Dass
    Dass

    Este pessoal do windows ainda não caiu em si, que precisam de aplicações de código aberto. E não estas merd….s de código fechado que só alguns controlam. a Microsoft nunca vai evoluir só vai parar a evolução das coisas.
    Antes tinham tanta fé que windows média center é que era um espetaculo e que era o melhor agora até pagam para ter software que nao é atualizado à décadas. Enfim não evoluam não.
    Tem sistemas operativos de código aberto e software, querem continuar a bater com os cornos na porta… Estejam a vontade.

  12. Avatar de João Baptista
    João Baptista

    Conforme os passos indicados não consegui fazer a instalação. Quando aparece a janela de DOS ela termina rápidamente indicando não ter ficheiros e isto como administrador. Alguém sabe como ultrapassar este problema? Obrigado.

    1. Avatar de António Santos
      António Santos

      João, experimenta ir à pasta bin e executar o ficheiro “Install.bat” como administrador. Isso funcionou no meu caso.

      1. Avatar de João Baptista
        João Baptista

        Não funcionou. Obrigado pela sugestão.

  13. Avatar de joaquim
    joaquim

    Ja experimentei o windows media center, deixa muito a dejesar,…
    O kodi e muito bom, mas para mim fenomenal mesmo e o Plex.

  14. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    pior programa da m$ e ainda há uma ”trupe” de buelos que quer isto de volta, bahhhh

  15. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Já tentei instalar e não consegui :S

  16. Avatar de Pois !
    Pois !

    Já agora, que estamos a falar em instalações não oficiais no “melhor Windows de sempre” e para desgosto do império do mal, lá em Redmond, continua a ser possível instalar aplicações de terceiros para personalizar o 10 tal como se fazia antes, com vista a deixá-lo igualzinho a qualquer uma das versões anteriores, incluindo o 7, o 8 e o primo “dot one”, também já é possível mudar-lhe o regime das actualizações e fazer com que deixem de ser automáticas e obrigatórias, tal como nas versões anteriores e como não poderia deixar de ser o “melhor Windows de sempre” já foi derrubado e todos aqueles que não consigam activá-lo gratuitamente, no âmbito da promoção oferecida, ou que queiram usufruir das versões com licença por volume, incluindo a versão “enterprise” de 32 ou 64 bits, já é possível activá-las completamente, de borla e de modo que recebem todas as actualizações de forma NÂO obrigatória.

  17. Avatar de Santos
    Santos

    Boas,

    Para quem tiver problemas com a instalação tem outro jeito de contornar o problema da seguinte maneira:

    É muito simples basta ligar/arrancar o Sistema em “MODO DE SEGURANÇA” a seguir executar o 1º comando “TestRights.cmd” como Administrador, em seguida reiniciar novamente em “MODO DE SEGURANÇA” por último executar o 2º comando “Installer.cm” como Administrador e está feito sem mais demandas.