Microsoft matou de vez o Windows Media Center

23 Comentários

Há produtos da Microsoft que conseguem ser imunes ao passar dos anos e têm associadas verdadeiras legiões de fãs. O Windows Media Center é um desses produtos, que tem sabido manter-se firme e com um público muito dedicado.

Mas a Microsoft resolveu agora dar um fim definitivo a este software, não o trazendo para o Windows 10 e matando-o de vez e para todo o sempre.

windows_media_center_1

A presença de software de media center no Windows não é nova e data já de 2002, quando foi apresentado numa versão especial do Windows XP, dedicada aos conteúdos multimédia.

O Windows Media Center foi uma proposta da Microsoft neste campo e queria ser a aplicação que iria transformar qualquer PC e criar uma máquina dedicada à apresentação de conteúdos na televisão, deixando de lado as interfaces mais complicadas e não adaptadas.

Mas os desenvolvimentos do Windows Media Center terminaram em 2012, tendo esta aplicação sido mantida apenas a funcionar até ao Windows 8, podendo ainda ser instalada.

Na nova versão do Windows, o 10, a Microsoft resolveu quebrar de vez o suporte para este software, tornando-o incompatível e sem qualquer capacidade de ser instalado.

A informação do fim do Windows Media Center surgiu durante a Build, através das palavras de um alto quadro da Microsoft, que confirmou que este software não irá transitar para o Windows 10.

Qualquer PC com o Windows 7 ou 8 que seja actualizado para o Windows 10 será brindado com uma mensagem de erro que o obrigará a desinstalar o Windows Media Center, por este não ser compatível com esta versão.

windows_media_center_2

Mesmo que mais tarde a queiram instalar a mensagem será a mesma e o Windows Media Center não conseguirá ser instalado no Windows 10.

Esta situação, nova para todos os que esperavam que a Microsoft fizesse algum trabalho nesta área e que apresentasse uma qualquer novidade, acaba por ser uma situação que irá requerer uma decisão simples. Ou actualizam para o Windows 10 e perdem o Windows Media Center ou mantêm a versão do Windows e continuam a poder usar o Windows Media Center.

Para muitos será uma decisão simples. As novas interfaces do Windows 10 não são desenhadas para a televisão e o Windows Media Center, com a sua interface optimizada para estes dispositivos, será uma vantagem para quem tem um PC a servir de Media Center.

Este é mais um produto que a Microsoft termina e que muitos gostavam que fosse mantido e actualizado. Os números da Microsoft indicam que a sua utilização é marginal, mas a verdade é que os seus (poucos) utilizadores são devotados a ela.

via ZDNet

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Antigamente o Windows Media Center não prestava, agora que vai deixar de existir, é pena porque é bom. O ser humano é de facto muito estranho…

  2. Avatar de sakura
    sakura

    //build/ 2015 foi “revolocionaria” 25 abril.

    http://channel9.msdn.com/events/build/2015/2-621

    ver minut 35:42,

  3. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    em modo de compatibilidade suponho k va funcionar

  4. Avatar de BK
    BK

    Acho que tem a sua lógica em não aparecer no W10. Aliás, nem no W8 se compreende porque razão ainda existe.
    Teve mais utilidade no XP, agora é tempo de passar a outras coisas importantes.

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Ando há uns tempos a usar o Music Preview e estou a gostar bastante dele, encontrei uns 2 bugs que quase certo na proxima vai ser resolvido mesmo assim troquei pelo outros que tinha aqui instalado . Quanto ao Video Preview ainda não tive tempo de experimentar mas pelo que li vem com boas funções mas por enquanto fico com o VLC.
    Quem tem o windows 10 e ainda não experimentou pode fazer o download em http://bit.ly/1c9cHmL

  6. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Já era mais do que de esperar. Com eles a passarem para o wmp13 com suporte para vários ficheiros que necessitavam de suportes externos, eles não precisam do media player center. Mais que isso, neste momento já existem poucas diferenças entre televisão e computadores. O WMC era para fazer a transição entre um ecran de 12′ e uma televisão de 24′. Agora já existe suporte para ecrans bastante acima desses valores. As televisões já incluem vários suportes básicos para um centro de média. A 360 também já possuí suporte nativo para isso. Com a última apresentação do novo wmp, que já é de há 4 builds atrás, eles deixaram ver que vai ter suporte nativo (o mais famoso é os mkv mas há outros como o ogm) para muita coisa que necessitava de codecs e programas à parte. Falta é saber se o wmp14 será lançado juntamente com o windows 10 ou se virá depois… até mesmo com o nome de wmp15 (para encaixar com o ano, ficando o 14 como uma versão para o windows 7-8, que será abandonada até 2017).

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Por acaso nem me lembrava disso, e aproveitei e fui remover isso do meu Windows 7.

  8. Avatar de irlm
    irlm

    Já não vão trazer comando remoto “pavilion”

  9. Avatar de André Correia
    André Correia

    No meu caso, em que utilizo o media center para ver TDT no portátil com a placa de TV, já vai ser mais um ponto a ter em conta quando pensar em atualizar para o 10. Esse e também o facto de não estar bem esclarecido se a atualização gratuita durante o primeiro ano se mantém livre de custos após um ano de utilização.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Para ver TDT tens diversas soluções.

      Em relação actualização para o Win10, está mais que esclarecido! Após o lançamento do Win10, todos os utilizadores do Win7 e 8.1, pode fazer o upgrade para o Win10 sem custos, num prazo de 12 meses, se não o fizerem e caso mais tarde quiserem ter o Win10, terão de o comprar. Os que fizerem o upgrade, ficam com uma versão normal na semelhança das outras, não havendo custos de utilização após esse ano.

  10. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    Software inútil, já deveria ter desaparecido no Vista!

    1. Avatar de Gabriel Rodrigues
      Gabriel Rodrigues

      Concordo…

  11. Avatar de antunesn
    antunesn

    XBMC/Kodi é o caminho a seguir

  12. Avatar de Luís
    Luís

    Depois de ler a maioria dos comentários fiquei na dúvida se toda a gente percebeu que estávamos aqui a falar do Windows Media Center e não do Windows Media Player!

    Cheguei a usar o WMCenter para ver TV com uma placa TV e digo que não havia software à altura para o fazer! Deixei de usar este software há cerca de 1 ano quando comprei uma TV. Ainda assim, a TV não tem as funcionalidades que tinha o WMC. É pena que acabe, mas se os utilizadores também são em número muito reduzido, há que dar prioridade a coisas mais importantes

  13. Avatar de aldino
    aldino

    mas alguém usava essa mrd?? era a 1ª coisa k eu tirava no windows 7!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Essa é a sua opinião, bem rústica por sinal! Há quem saiba usar o software sem problemas e não achava porcaria alguma. Nunca deve terminado o WMC, por esse “desabafo” parace mais um grito de desespero.

  14. Avatar de luis
    luis

    O meu use case (pc media center ligado a projector) levou-me já há vários anos (6anos pelo menos) a ter o wmc com o mymovies server instalado. Esta solução continua a ser a forma preferencial de vermos filmes mas estou gradualmente a substituir pelo kodi com algumas vantagens nomeadamente os plugins mais variados que existem.
    a única coisa que ainda não vi o kodi a fazer foi fazer o download das capas para as pastas dos filmes que o my movies faz automaticamente mas acredito que a prazo isso também se resolverá.
    seja como for todas as pessoas a quem mostro o interface de capas de filmes do mymovies no media center continua a ficar maravilhada portanto devo continuar por cá no Windows 7 durante mais algum tempo.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      E não só! Quem tem Xbox usa sem problemas o WMC de forma muito simples na consola. Pena que na One já não exista, obriga a usar o Plex, mas este para se usar é pago! Ora bolas, afinal tínhamos uma opção gratuita simples e pratica para ter outras soluções nas consolas pagas! Para mim, apesar de usar também o Kodi, por causa da x-box 360 dá jeito continuar a ter o WMC.

  15. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    … e eu a pensar que tinha sido por causa do kodi….

  16. Avatar de Jose
    Jose

    Ainda não consegui nada com o Kodi nas consolas, por exemplo, quer na One quer na 360, na 360 felizmente tenho ainda o WMC, na One, espetam lá o Plex que é pago! Grande opção sem dúvida, mais subscrições num sistema que já por si tem subscrições! Qualquer dia cada opção que temos numa consola é paga. É isto não acontece só na Xbox o mesmo se está a passar nas Playstaions, cada vez mais temos opções pagas, tanto que na 4 ainda nem tão dnla, uma função preciosa hoje em dia, esta última conso,a em relação à ps3 na questão das capacidades multimédia, ainda tem muito para andar.

  17. Avatar de Yuri da Silva
    Yuri da Silva

    E qual será o software substituto?

  18. Avatar de raul leal
    raul leal

    Ainda bem, nao faz falta nenhuma hoje em dia, ha 10 anos atras e quando nao havia Box de tv com gravaçao e assim, ate podia fazer sentido. mas ainda assim era complicado de usar, as placas de TV pra ser compativeis tinha de ser das mais carotas e conhecidas, o interface nao era la grande coisa (era mais facil e rapido ir pelo Explorer buscar um filme e por a dar.) e as placas de TV em si ja tinham software de visionamento e gravaçao qb. e entao hoje em dia com Iris e meo box e mais que sufucientes uso de media em casa. para os resto que estes nao fazer instalasse um k-lite kodec pack no PC ou que quiser um soluçao mais integrada e interface mais bonitinho o Kodi (por mim so mais a antiga, vou as pastas buscar e por a dar filmes/musicas.).