VirtualBox: Como passar ficheiros entre a maquina real e virtual

13 Comentários

…e vice-versa.

A virtualização foi sem qualquer duvida uma das melhores tecnologias que apareceu nos últimos anos. Empresas com a VMWare, Citrix e Oracle são hoje uma referência neste segmento, oferecendo as mais diversas soluções pagas e gratuitas.

Ao nível das gratuitas, o VirtualBox da Oracle é um dos que mais se destaca pela simplicidade, estabilidade e funcionalidades. Hoje vamos ensinar como é fácil fazer Drag and Drop de ficheiros entre a máquina virtual e a máquina real e vice-versa.

virtualbox


Uma das tecnologias que marca esta nova onda de tendências tecnológicas é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos, de uma forma simples de ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações. Desta forma podemos ter um  único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos.

VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Para melhor a experiência com o virtualbox, é fundamental que instalem o Guest Additons.

O que é o Guest Additons?

Basicamente o Guest Additions é um conjunto de drivers que permitem:

  • Um melhor desempenho a nível da placa gráfica (uma vez que normalmente a placa gráfica instalada dentro da máquina corresponde a uma genérica)
  • Possibilidade da alteração da definição do monitor
  • Facilidade na partilha de ficheiros entre a máquina virtual e a máquina nativa (Share Folders)
  • O rato passa a funcionar de forma transparente no sistema nativo e no sistema virtualizado, isto é, não é necessário o CTRL (direito)para “tirar” o rato dentro do SO
  • …etc

Como instalar o Guest Aditions?

virtualbox_03

Como activar a funcionalidade de Drag and Drop?

Uma das funções fundamentais entre a máquina real e a máquina virtual, além do copy paste de texto, é a possibilidade de passar facilmente ficheiros entre a máquina real e a máquina virtual, e vice-versa, de uma forma simples.

virtualbox_06

Depois de activarem o Guest Additons , basta nas propriedade da máquina virtual criada, ir ao menu Devices e no submenu Drag and Drop escolherem Bidirectional.

virtualbox_04

Feita a configuração anterior, uma vez que escolhemos bidirectional, a funcionalidade Drag and Drop estará disponível entre e máquina virtual e a máquina real. Já agora, sabe como clonar uma máquina virtual noVirtualbox? …e aceder às pastas partilhadas?

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Boas Pedro

    Acho que devias usar mais vezes o Virtual Box. Eu uso todos os dias e até já tenho esta ultima versão e os bugs continuam, desde perder a net estranhamente ou ter de iniciar a vm sempre duas vezes para conseguir que ele inicie o Drag and Drop….

    Até pode servir para um utlizador normal, agora quando queres programar e a por carga é que os problemas aparecem..

    Abraço

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Não há nada como o VMware Workstation.

      1. Avatar de JmanPT
        JmanPT

        Depende do que queres e de quanto queres gastar. Para mim, com exceção de quando preciso de Nested Virtualization, o Hyper-V chega e sobra.

      2. Avatar de irlm
        irlm

        VMWare tools

    2. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      +1
      Bem tentei o Virtual Box mas para fazer debuging é para esquecer. Um pesadelo!
      Hyper-V não permite nested virtualization pelo que só me restou o Wmare Workstation. Não há melhor.

      1. Avatar de JmanPT
        JmanPT

        Não permite nesta versão… E não há assim tantos casos onde numa utilização “normal” seja necessário Nested Virtualization.

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Podes optar por não usar o drag and drop, e usar a partilha de pastas pela rede, essa nunca me deu problemas. Quanto ao desligar a placa de rede… deves estar com azar.

  3. Avatar de King
    King

    shared folders é muito melhor!

  4. Avatar de JmanPT
    JmanPT

    E porque não Hyper-V no W8.1 ou W10. Vem com o SO e tem essas features.

  5. Avatar de cleudvan
    cleudvan

    comigo essa função não funciona, e não entendo por que.

  6. Avatar de Anderson
    Anderson

    Essa opção nunca funcionou aqui, mesmo depois de instalar o guest additions. Não tenho esse problema no VMWare Workstation.

  7. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    O Guest Additons não é suportado no OSX, logo esqueçam drag’n’drop.
    Quanto ao resto, pastas partilhadas é 5*. Aliás, VirtualBox é o melhor para um uso “normal” pois tem a vantagem de funcionar em Windows/Linux/OSX, ao contrário da sua concorrência que ou está limitado a um SO ou a licenças.

  8. Avatar de Fabio Luis Rodrigues
    Fabio Luis Rodrigues

    Bom, a opção existe, mas não funciona mais