Estudar no Interior dá direito a bolsa de 1500€

21 Comentários

O programa + Superior visa levar os estudantes a escolher estabelecimentos de Ensino Superior que se situem, principalmente, nas regiões do interior (mas não só), áreas com “menor pressão demográfica”, por forma a capitalizar estruturas e promover o desenvolvimento regional.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC), nesta segunda-feira, publicou em Diário da República o despacho que regulamenta a segunda edição do programa + Superior e foram conhecidas as 14 Universidades e Institutos Politécnicos que poderão contemplar 1020 bolsas com o valor de 1500 euros anuais a alunos que escolhem essas escolas.

pplware_ipg00


Que estabelecimentos foram contemplados?

Basicamente há um interesse em contemplar as regiões do Interior e outras zonas com menor pressão demográfica, os alunos que preferirem estas escolas poderão usufruir de uma das 1020 bolsas.

Para isso devem escolher uma destas instituições:

  • Instituto Politécnico da Guarda
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade de Évora
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Bragança
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Instituto Politécnico de Portalegre
  • Instituto Politécnico de Santarém
  • Instituto Politécnico de Tomar
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Instituto Politécnico de Viseu
  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, do Instituto Politécnico de Coimbra.

pplware_ipg01

O MEC refere que este programa é uma parceria do Ministério com as CCDR, “que financiam as bolsas através dos respectivos Programas Operacionais Regionais” e que são estas comissões “que decidem o número de bolsas a atribuir por região”. Se alguma instituição ficou de fora, poderá dever-se à não mobilização prioritária de investimento no seu programa regional.

O facto de algumas instituições de ensino superior terem ficado de fora deste programa tem suscitado algumas críticas, às quais o MEC tem estado sensível e tem dialogado com os responsáveis.

Este ano há mais instituições visadas, no ano passado apenas foram contemplados por este programa 1000 estudantes para 1001 bolsas disponíveis.

Quem pode concorrer às bolsas?

A estas bolsas de mobilidade podem concorrer os estudantes que se tenham inscrito no Ensino Superior numa das três fases do concurso nacional de acesso, que abriu na segunda-feira. O prazo para concorrer termina a 5 de Outubro.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao V.
    Joao V.

    Politecnico de viana do castelo??

    Isso é litoral..

    1. Avatar de Pedro Alves
      Pedro Alves

      Não sabes ler?

      ‘Basicamente há um interesse em contemplar as regiões do Interior e outras zonas com menor pressão demográfica’.

  2. Avatar de Daniel M.
    Daniel M.

    Ridículo. Eu como não moro perto desses estabelecimentos, mas próximo da universidade mais conceituada do momento em Portugal, pago e cheio. Isto sim, é discriminação demográfica.

    1. Avatar de Xico Fininho
      Xico Fininho

      Não não é. Se moras perto da universidade mais conceituada do país tens sorte e motivação para trabalhar logo de novo para ter boas notas para conseguires lá entrar, ao passo que outras pessoas têm de fazer centenas de km todos os meses e ainda arrendar uma casa se quiserem lá estudar e se conseguirem lá entrar.

      É como dizer, coitado de mim, que nasci em lisboa, capital do país, onde se canaliza a riqueza toda do país, onde há mais emprego… se as pessoas fogem do interior por alguma razão é

      1. Avatar de Pedro Alves
        Pedro Alves

        Grande comentário.

        1. Avatar de CMM
          CMM

          Também gostei

      2. Avatar de Silva
        Silva

        Gosto! 🙂

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      discriminação demográfica foi o que o interior sofreu durante os últimos 20 anos após entrada na CEE. O interior perdeu tudo, desde pessoas a infraestruturas, empresas e condições.
      Congratulo esta ideia e medida para tentar incentivar a repopulação do interior a partir das faixas etárias mais jovens.

      1. Avatar de carlinhes...
        carlinhes…

        Com 1020 bolsas a dividir por 14 estabelecimentos temos 72 bolsas por instituição… quer dizer… região… Acho que não se irá longe no repovoamento… embora seja melhor do que nada… Resta saber se há novas assimetrias na distribuição dessas bolsas…. enfim… issoserão contas de outro rosário…

    3. Avatar de zé manel
      zé manel

      Que comentário mais triste, além de frisares que é na universidade mais conceituada do momento!

    4. Avatar de luis
      luis

      Qual é neste momento a Universidade mais conceituada do país? Vou-me candidatar este ano ao ensino superior e gostaria de saber.

  3. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Para alunos do litoral a estudar no interior (IPT) há 1 ano, também é possível realizar candidatura?

  4. Avatar de neapo
    neapo

    Os alunos e desempregados que queiram ter um curso profissional, um curso ligado ao mercado de trabalho e que os prepare para o mesmo, vai para onde? Bolsas? Nah é tudo para o superior! Isso é que é futuro (lá fora e não é para todos)

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Tanto disparate num comentário só.

  5. Avatar de dias
    dias

    Querem que deixe de haver diferenças entre regiões? então distribuam por todas o igual valor:
    se têm 18 milhões, distruam um por cada distrito… se lisboa tiver o mesmo valor que tem a guarda, a guarda vai poder oferecer a quem cá mora o mesmo que lisboa… assim talvez quem cá more cá fique…

  6. Avatar de Vasco Cruz
    Vasco Cruz

    boa noite! eu gostaria de saber se quem concorre a mestrado, tem direito a este tipo de incentivo?!
    obrigado

  7. Avatar de Silva
    Silva

    Acho isso ridículo, pode até ser bom, mas deve ser repensado..
    Sou de Valença, Viana, entrei no ano passado para Bragança. Infelizmente não pode concorrer a Viana por causa da nota da prova de ingresso, o que me ficava mais rentável, como podem imaginar… e por ser de viana não me pude candidatar a esta bolsa.
    Não acho justo pessoas do porto/braga terem direito a essa bolsa e eu não, que fico a muitos mais kilómetros de Bragança, pagando o dobro do preço do bilhete de autocarro..
    ps. Apaixonei-me por Bragança é claro, mas não pelo preço do bilhete de autocarro nem pelas horas de viagem.
    Obrigada 🙂

  8. Avatar de Irina
    Irina

    Então e as pessoas que nascem no interior e vêm para outras zonas do país? Quantas é que não têm possibilidades e têm e que se deslocar de qualquer maneira porque o interior não oferece tantas áreas de formação? Enfim, acho que isto pode ser uma grande ideia mas não é 100%.